Menu

12 abril 2013

Objeto de apego e transição = problema?

Outro dia contei aqui sobre o "Ali", o leão de pelúcia que tem acompanhado o dia-a-dia de Laís e se tornou objeto de apego e segurança para ela...


Acontece que esse objeto tem nos acompanhado DIA E NOITE, em TODOS OS CANTOS. Em casa, na vó, na escola, no shoping e só não vai pro banho, pq se não vai ter que esperar muito tempo até que seque.

Ok! até aí.. tudo bem! Fase bonitinha, fofinha que eu pensava que ajudava ela a ter uma segurança maior, acompanhava na escola, deixava minha pequena com mais cara de bebê... uma fofura!!! Ai ai...

Só que... está atrapalhando Laís na creche e nas atividades da escola.

Uma das tia veio me avisar no meio da semana que o bicho era motivo de manha, choro e briga com os amiguinhos. Que ele não ouvia as tias, não dava atenção e fica muito dependente de estar com o bichinho no colo.

Essa semana estou mais mole com ela, por conta dos resfriados repetidos e, consequentemente, pouco tempo de sono. Aí ela fica mais manhosa e chorona e eu, que estou numa semana dark no trabalho e estou numa fase de culpa materna, acabo cedendo e deixando ela abusar um pouco da manha. 

Mas... no mesmo dia conversei com ela, que precisava melhorar o comportamento e não chorar sem motivo, obedecer, prestar atenção nas tias... melhorar o comportamento, e que se não agisse assim, o Ali não iria mais com ela para a creche.

No dia seguinte mandei ele na mochila, para evitar um drama muito grande como o do outro dia, mais ao mesmo tempo não deixar ele a vista dela.

Quando fui buscá-la na escola me avisaram que a coordenadora queira conversar comigo hoje, mas a tia me adiantou que o problema persistia. Muito choro, manha, pirraça, falta de participação e apego excessivo ao Ali.

Fiquei P. né!? Sei que ela não vai entender de cara que precisa se comportar, mas esse não é o tipo de comportamento típico dela. A própria "tia", que cuidou dela assim que ela entrou na creche, está estranhando muito o comportamento dela nos últimos tempos.

Conversei com ela, proibi a ida do Ali ou de qualquer outro brinquedo para a escola, até que o comportamento melhore. Expliquei que cada vez que ela desobedecer ou chorar sem motivo, eu vou deixar de fazer alguma coisa que ela goste... Estou indo na base da repetição.

Assim... 
#fato 1 - Estou meio insatisfeita com algumas coisas na escola e isso vai ser bom para colocar alguns pingos nos i's. 
#fato 2 - Não acho que o apego ao pelúcia seja a fonte do problema.
#fato 3 - Minha paciência anda bem menor do que deveria e, por consequência, dou menos atenção direta a Laís.
#fato 4 - Grande parte dessa irritação pode ser por conta do pouco tempo que esta sendo para dormir e descansar. E isso tem se refletido tbm no grande tempo que demora para que ela durma (quanto mais agitada e mais cansada, mais difícil para ela dormir).
# fato 5 - Sofro todos os dias quando penso que eu deveria ter um papel muito mais ativo e presente nos dias de Laís. Mas não tenho escolha (por enquanto) e ninguém morreu por ter que ficar na creche.
# fato 6 - Não acho que Laís desgoste de ficar na creche. Muito pelo contrário, ela prefere ir para creche do que ir para a vó a grande maioria das vezes que dou essa opção a ela.
#fato 7 - Estou perdidinha da silva entre administrar minha cabeça, casa, trabalho, coisas e coisas, e ainda tentar ser uma boa mãe.
#Fato 8 (e chega) - Acho que essa coisa de manha, birra, fingir que não está escutando é mais uma fase do desenvolvimento de Laís, que está começando a aprender a lida com as situações da vida. E nem sempre agente tem o que quer do jeito que quer... e a criança não gosta muito disso.

Em contrapartida Laís tem se mostrado mega inteligente e interessada em aprender mais coisas, palavras, situações. Sua criatividade (me) impressiona com diálogos e história inventadas para brincar sozinha ou com agente. Fazer graça para a gente e para quem quiser ver, não a inibe ou envergonha. Crianças maiores ou menores tbm não, e ela sabe tirar bastante proveito disso.

Não acho que tenha algum motivo especifico para isso estar acontecendo, mas acho que tenho que acompanhar de perto.

* Alguém me arruma um relaxante muscular e um calmante para eu dar conta de tudo...

*
O sorteio está quase chegando gente.. vamos participar, vai??? (#alocadosorteio)
Segunda feira faço o sorteio da caricatura personalizada. É só preencher o formulário do post e torcer!!!

Bom final de semana

2 comentários:

  1. olha na minha humilde opinião não devemos "culpar" o leão, é serio a Isabela esta nesta mesma fase (inteligente ao maximo mas só faz o que quer e quando quer então acredito mesmo que é uma fase e devemos ficar de olho e sim por aqui tb tiramos os "prazeres" dela como punição mas não que eu ache que tenha relação é só para ela sentir na pele mesmo.

    ah eu tenho um blog materno tb quando tiver um tempinho passa lá para visitar (kkkkkkkkk)

    beijos linda e bom final de semana

    ResponderExcluir
  2. Amiga, eu sou meio da linha de parar e enxergar o que a criança quer dizer. Isso pode não ser a causa, e sim a consequência de alguma coisa que ela está sentindo. Olha pra ela como a criança que ela ainda e'.
    Nossa vida corrida, acaba levando a gente a tratar nossas crianças como iguais as outras da mesma idade, da mesma classe.
    Talvez ela esteja querendo algo mesmo, vale a pena investigar!

    Não sei se era isso que vc queria ouvir, mas falei o que acho tá?!

    Beijos

    ResponderExcluir

Adoro comentários!