Menu

24 abril 2013

Educação a base de troca...

No dia da reunião com a coordenadora da escola de Laís, falamos sobre Laís usar todo seu charme e poder de negociação para conseguir tudo que quer e só cooperar na base de troca, com as tias. Que ela fazia as tias, um em especial, de gato e sapato e conseguia mil e uma regalias para se comportar bem. 

A coordenadora disse que havia repreendido as tias, que Laís teria que saber a hora que podia e não podia, saber que não teria regalia diferentes PARA cumprir as coisas e que teria que cumprir as coisas e, se todos se beneficiassem, ela tbm se beneficiaria. 

Isso me fez pensar muito... pq fazemos muito isso com Laís em casa. Tipo: 
- Só vai ver desenho se comer! 
- Se parar de chorar eu dou picolé de limão! 
- Se não se comportar, pedir desculpas, plantar bananeira... não ganha um ovo de ouro!!! 

Em fim...

E ela começou a se aproveitar disso. Quando vamos repreendê-la, ela já pede desculpas, mesmo sem ter a intenção de não fazer novamente ou a noção de pq esta sendo repreendida... já vai no automático para se safar ou ganhar aquilo que quer. E estava conseguindo! 

Como não fazer??? 

Até procurei alguma coisa sobre isso na rede, mais não sei se não soube procurar ou se não tem nada mesmo... O mais complicado disso é a criança condicionar o seu bom comportamento e prêmios e benefício imediatos. 

Já vi (Super Nany) e li sobre incentivo. Seguir um grupo de regras num período determinado e se conseguir êxito absoluto, ganhar algo. Mas não em caráter de premio, e sim de fazer ou ganhar alguma coisa simbólica e diferente. 

Aí fiz um quadro, dois na verdade, com os temas que ela gosta e folha imantada para colar na geladeira. Mostrei os Smiles e expliquei como funcionaria. Mas não coloquei em pratica ainda. Ele vai funcionar basicamente para o que serve... e se cumprido o objetivo, vamos fazer algo diferente. Não usei a palavra presente ou premio que era para não confundir. Falei de merecimento. 

Estou (estamos, pq marido está na luta tbm) tentando primeiro consertar a nossa fala, o nosso dialogo com ela. Mostrando que não é na base de troca que vamos ceder as vontades dela e que ela tem que cumprir as “obrigações”. Que a gente precisa falar mil vezes, mesmo, para que ela aprenda e entenda e absorva. 

Que os presentes não vão vir com o mal comportamento, mas tbm podem não vir com o bom. Que o certo é se comportar e que vai ganhar alguma coisa, quando eu achar que pode (e que tenho dinheiro, mesmo que seja uma besteirinha). E o que acontece com comportamentos errados é que ela perde as coisas que gosta. 

Na escola tem funcionado... e o comportamento melhorou, a atenção voltou, as brigas de força com as tias diminuíram... 

Vamos indo. Um dia de cada vez!!! Educar é a arte mais difícil dessa aventura!! 

E quem disse que seria fácil?!

7 comentários:

  1. Olha que espertinha sua princesa!

    Aqui tento negociar com o Lucas, mas de uma forma que ele sempre saiba que tem o direito de escolher e não de mandar nas escolhas.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Educar ser humano é uma viaaagem. Saber o que é melhor sempre é quase impossível, mas com os erros que se aprende.

    Beijos
    http://irmacorujando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Educar é muito difícil! E essas crianças são super espertas!

    Quero ver quando minha Manu começar a falar...A gente acha que vai fazer e acontecer, mas na hora H, muitas vezes fazemos bem diferente, né?

    ResponderExcluir
  4. êta quiança inteligente...

    eles são muito espertos....

    quem disse que educar é fácil, né?

    siga seu coração e conte-nos como está indo!

    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Amiga, esse assunto e' complicado mesmo! Muitas vezes faço isso tbm, quem nunca?
    Mas sempre colocando a ordem em primeiro lugar, acho que está funcionando!
    Mas ele sabe negociar viu, de bobo não tem nada!! Kkkk

    Quero ver como vai ser a utilização dos quadros, quando começar vai contando pra gente!

    P.s. Com a carinha dela, até hitler cederia!! Fofa demais!!! Kkjjj

    ResponderExcluir
  6. É amiga... Educar é uma dificil arte. Estou vivenciando na pele. Confesso que de vez em quando aqui em casa rola umas trocas dessas, mas tem horas que esse é o único jeito (sei q não rsrs).

    Assim que nosso quadro chegar, pretendo colocar em pratica. E preciso de sua ajuda de como passar isso pra Pequena. Help!!!

    Amo-te!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ai Martha, é assim mesmo, quando percebem que pedindo desculpas livram-se do castigo, pedem logo que fazem uma peraltice. Eu não me comovo, quando são coisas bobas aceito as desculpas, mas quando é algo grave e que eu já repreendi antes, não adianta pedir desculpas antes da hora, vai para o castigo mesmo. E você sabe, fui criada assim, sem essa de recompensa, tinha que fazer o certo porque era o melhor pra mim, o bom comportamento era recompensado com reconhecimento e comportamento ruim era punido com castigo. Minha mãe sempre dizia que nossas escolhas tem sempre uma consequência e que escolhas ruins trazem consequências imediatas. Parecia um mantra isso que ela repetia mil vezes, mas percebo que é pura verdade. Mas a verdade é que não dá para negociar bom comportamento ou a criança fica mesmo confusa.

    Beijos!!

    ResponderExcluir

Adoro comentários!