Menu

09 abril 2013

O Sono e a falta dele...

Oi gente boa... eu sempre disse que sou uma tratante!!! Nunca cumpro minhas promessas.
Até cumpro, mas em relação ao blog... ta f* organizar meu tempo!!!!
Em fim... vamos ao que viemos!!!!

Eu sempre fui tachada de dorminhoca, de que dorme demais, que vê a vida passar, entre outros. E eu sempre tive vontade de mandar %$%*& pq não acho que sou, nem nunca fui, nada disso.

Eu durmo, em média, 5/6 horas por dia quando tenho uma noite inteira. Em boa parte delas eu durmo 3/4 horas. E nos finais de semana enfio o pé na jaca e durmo até a hora que me der vontade (só que provavelmente, nesses dias eu vou dormir ainda mais tarde que o de costume). O que acontece é que eu sou uma pessoa que funciona melhor a noite e meu ritmo é assim e já cansei de tentar lutar contra ele. Vou só me adaptando.

Com a chegada de Laís a coisa mudou um pouco, pq agora essas 3/4/5 ou 6 horas de sono são com um olho meio aberto, meio ligada no que me cerca. 

O problema disso é que Laís puxou a mim ou entrou no meu ritmo desde sempre.

Eu lembro de Laís, quase RN, dormindo no carrinho ao lado da minha cama e sacudindo a cabeça ou as pernas na horas em que percebia que estava quase dormindo. Sempre ligada a tudo que estava ao seu redor e ao que acontecia, Laís sempre entrou no no ritmo sem grandes dificuldades ou reflexos no seu comportamento.

Nós não temos exatamente uma rotina. Nunca consigo implantar (mas hoje li uma coisa que esta me incomodando então vou tentar, juro! rsrs). E o resultado disso é nossa DESorganização e a falta de sono das duas.

Eu já tentei organizar nosso dia para Laís dormir pelo menos as 22h e nem fazer antes disso, pq se não ela acorda a meia noite ligadona. Já funcionou algumas vezes, mas confesso que não foi na maioria delas.

O problema, dessa vez, é que tenho andado mega mais cansada. E estamos num período de uns 2 meses com resfriados seguidos na family, o que torna tudo ainda mais cansativo e pesado.

Fazemos um ioiô com a cama compartilhada. Fazemos uso dela quando nos convém. e isso é um dos pontos negativos da nossa rotina. Pq quando Laís dorme na nossa cama, todos tem que dormir mais cedo, se não ela não cede nem por reza braba. A casa tem que estar toda apagada e em silencio. 

Aí vão falar: "mas vcs acostumaram a criança assim!!"
Não, não acostumamos. 

Laís sempre dormiu onde estivesse e como estivesse. O comportamento é diferente no sono do dia e no sono da noite, mas mesmo assim nunca tornamos esse quadro a condição para Laís dormir. O que acontece (eu acho) é que ela quer participar de todas as atividades da casa. Quer estar ligada enquanto todos estiverem e isso significa ficar acordada até a mãe terminar a louça gigante ou o "trabalho" no computador, e até mesmo o programa bacana na tv.

Todos sofremos, pq quando vamos tentar fazer diferente, ficamos 2 horas tentando fazer ela dormir. Daí nem ela dormiu, nem fizemos o que queríamos/precisávamos fazer.

Acho que as soluções não mudaram desde meus últimos posts sobre o sono (e fui olhar e vi que são inúmeros!!) Acho que o que falta é colocar em pratica e MANTER uma rotina minima que seja, para os dias de Laís.
*
Para o post não parecer desabafo, e realmente não é, deixo registrado umas de nossas ultimas noites;
Nós duas, deitadas no colchãozinho dela ao lado da nossa cama, depois de quase 1 hora e minha paciência já estava no 5º sono.
Laís ja tinha pedido água 3 vezes;
levantado para ir ao banheiro mais 1;
pedido mamadeira (que não tomou nem 1/5);
pego o pelúcia;
pego o paninho;
pego outro pelúcia;
pedido historia lida, história contata;
esqueceu mais alguma coisa não sei onde... 
e por fim estava deitada abraçada comigo.
Quando quase foi... começou a bater a perna na cama.
Quase foi de novo... pegou o paninho e começou a bater no rosto.
Meu sangue subiu... perguntei calmamente se ela estava querendo me ver bem nervosa.
Não adiantou muito. Ela demorou mais uma meia hora para dormir!!!

Vamos para a próxima noite.
*
Amigas (e amigos - que acho que não tem nenhum amigo que passe por aqui) não esqueçam que temos sorteio de aniversário na próxima segunda e todas as inscrições até dia 15/04 às 17h vão concorrer a uma caricatura fofa!!!

4 comentários:

  1. aah, o povo gosta mesmo é de falar...

    mas ninguém vê que a gente dorme com um olho no peixe, outro no gato!!!

    é SODA..
    nem ligoo...sério!rsrs
    bjos na sua gatinha LINDA!
    perolasdealanis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Martha,

    Entendo totalmente o desespero para tentar fazer dormir uma criança que não dorme (não quer dormir, se bate e debate inteira) e a gente caindo de sono do lado... eu já cheguei a dormir antes da Laura....

    Mas o que eu faço muitas vezes é ignorar os pedidos dela, mesmo que ela chore. Claro que este "mesmo que ela chore" tem fundamento em outros dias que ela chorou muito e ficou sem o que queria (água, brinquedo, ir para a sala, subir em mim....) e hoje ela sabe que não adianta chorar, que só vai perder tempo. Mas tivemos dias bem difíceis antes....
    ainda temos, para falar a verdade. Nada é constante, uma reta, tem dias bons e dias ruins.

    Espero que as noites melhorem por aí!!!

    Beijos grandes!!!

    ResponderExcluir
  3. Martha, o povo fala! Fala se dorme, se não dorme. Se dorme junto e se dorme separado. Haja saco!
    Mas essa coisa de não ter rotina não sei como é, porque aqui em casa desde RN nós temos uma rotina fixa com o Davi (hoje tem 3 meses) mas assim é fixa de acontecimentos, não de horários. Eu gosto de por ele pra dormir antes e depois fazer as coisas. Mas uma coisa é um bebê outra é uma criança né.
    Mas torço por melhores noites de sono pra todos vocês

    ResponderExcluir
  4. Oie !

    Tanto cada caso é um caso (tanto que não da o direito de ninguem meter o bedelho) que morro de medo de um segundinho (a Isabela nunca me deu trabalho a não ser com as birras então o proximo pode dar né) ...

    boa sorte ai com a princesinha !

    ResponderExcluir

Adoro comentários!