Menu

13 setembro 2010

Leite de fórmula

Desde que Laís nasceu eu fui muito firme na questão do aleitamento materno. Fiz o possível e o impossível para que Laís fosse amamentada exclusivamente pelo meu leite. Durante esse processo teve muita dor – sim, pq no inicio dói! E quando racha, empedra e fere, dói mais ainda - e teve muita gente mandando dar água, chazinho, suco, mussilon – pq acriança “estava” com fome e sede. E assim Laís se alimentou exclusivamente do meu leite até 5 meses e 13 dias. Engordou muito bem, sempre o esperado e as vezes além do esperado. O que fez muita gente mudar de idéia em relação a amamentação.


Quando eu introduzi a alimentação dela não introduzi o leite formula (como contei aqui) porque eu tinha o suficiente para estocar para a única mamadeira do dia. Hoje ela já esta fazendo todas as refeições e meu leite tem sido um complemento. Pela manha, quando chegou do trabalho e depois que ela janta fica em livre demanda.

Acontece que de umas semanas para cá – não sei por qual motivo – Laís tem acordado diversas vezes durante a noite e só volta a dormir depois de mamar e se aconchegar comigo - parte que eu adoro. Ma seu tenho andado muito cansada e comecei a pensar uma alternativa para satisfazer a pequena de uma forma que ela não acorde tanto, ou que queira mamar menos !!! É! Eu sei que isso tudo tem haver com a rotina, que tenho que acostumá-la a dormir no berço, que não tenho que pegar no colo e dar a “teta” toda vez que ela chorar, mas eu simplesmente tenho andado cansada demais para isso. Então eu pensei no leite de formula que o pediatra tinha passado e que eu ainda não tinha dado.

Essa historia toda para contar que tentei!... Compre o Aptamil 2, bonitinho, fiz todo o processo da mamadeira, da hora de dormir, banho, carinho, mamadeira morninha e etc. Acontece que quando dei a mamadeira a ela, ela deu uma golada e trancou a boca. Achei que era pirraça e insisti. Laís fez vômito!!! Daqueles mesmo de nojo, sabe!? Nossa, fiquei morrendo de dó. Tirei a mamadeira de perto e tratei logo de dar a “teta” dela. Que mamou tranqüila até dormir!

E agora?! O que eu faço?!

Não quero desmamar, de jeito nenhum. Na verdade lá no fundinho eu até gostei de ela não ter gostado do leite. Mas sei que em algum momento o leite vai ser importante para ela. Fico preocupada de ela não aceitar o leite.

Bem... na sexta tem pediatra, vamos ver o que ele diz...

3 comentários:

  1. Situação dificil hein? Mas tudo é questão de costume (eu acho), sempre que é algo diferente os bebês rejeitam mesmo, mas depois acabam aceitando (na maioria do casos)... Veja o médico... Ele é o melhor pra te orientar.

    De qualquer forma te desejo sucesso!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Martha!
    Olha eu não amamentei exclusivamente até os seis meses pq tive que voltar a trabalhar quando Enzo tinha cinco e bem guloso como ele é uma mamadeira não resolveria, então nessa fase começamos a adaptação. Tive medo... mas Enzo tem 9 meses e já com a alimentação completa não largou o peito dele e nem dá indício de que vai largar (e apesar da minha mãe perguntar com ironia se vou dar peito até os 5 anos eu adoro esse vínculo e não pretendo tirar o peito dele nem tão cedo).
    Agora quanto a mamadeira aqui tb é uma luta. Ele toma água e suquinho na mamadeira, mas leite ele simplesmente não aceita! O jeito? Pratinho, colher e mt paciência!
    E essas noites de sono interrompido podem ter a ver com os dentinhos tb não?
    Pq Enzo sofreu viu? Agora que deu uma acalmada!
    Espero ter ajudado.
    Um beijão pra vcs duas!

    ResponderExcluir
  3. hehehe, a Lalá sabe mesmo o que é bom! Ora se ela vai querer trocar o mamá dela no peitinho para um na mamadeira? nãm...

    Mas Martha, brincadeiras à parte, acho que ela não tava com fome! Tenta dar na hora que ela tiver com fome pra você ver, ela começa com a carinha de quem não quer e depois põe pra dentro! E mesmo assim, acredito que ela não vá largar a "teta" rsrsrs
    Sei que noites mal dormidas são o óh! Eu tô passando por isso. Mas acho que ela não acorda porque tá com fome, por isso não vai adiantar dar mamadeira, é como vc mesmo disse, ela acorda pq quer a mamãe, o aconchego. Tenta colocar ela no berço com uma peça de roupa sua pra ela ficar sentindo teu cheiro e ver se acalma. Acho que assim pode ajudar. É só uma dica!

    bjos em vocês!

    ResponderExcluir

Adoro comentários!