Menu

02 fevereiro 2011

Pediatra, amamentação e a vida!!!

Então... Na segunda foi dia de Pediatra.. e ainda bem que a tela do computador ñ tira foto, se não vcs iam me ver com uma grande cara de bunda (ta bom... conteúdo familiar.. mas é cara de bunda mesmo!!!)

Acontece que.. . o catarrinho e a febre eram só um resfriado, mas a pequena ñ engordou absolutamente nada (engordou 70 gramas que eu acho q foram meio roubadas por causa do escândalo que ela fazia na hora). Isso em um mês e meio. E como a alimentação dela esta um problema... aquela criança comilona, continua assim só para os lanchinhos e para a “caninha”, e o leite ainda não faz parte do seu cardápio... ele orientou (quase mandou mesmo) que eu reduza ao maximo a amamentação, dizer “não” mesmo quando ela insistir, esquecer aquela historia de livre demanda nos finais de semana, inserir iogurte, requeijão e continuar insistindo com outros leites.

Agora visualiza a mãe aqui querendo ter uma crise de choro enquanto a pequena se esgoelava de tanto chorar – pq é assim em toda consulta e dessa vez foi diferente mais nem tanto!!! Visualiza mais... Laís no meu colo, ainda no consultório, gritando a plenos pulmões: “PTNHOOO, PTNHOOO”! Puxando meu vestido e tentando enfiar a mão para tirar o peito... Isso pq ela estava com sono e queria dormir...

Então.. e agora???

Pausa###
Ah.. já ia esquecendo.. antes disso.. eu percebi, naquela hora.. e logo apontei para ele, que Laís estava com alguma coisa atrás da orelha. Era fungos, por conta do calor e do cabelão... e a mãe surtada aqui ñ tinha percebido. Mas esse é dos problemas o menor... pq ele já passou pomadinha, agente já ta passando desde terça e o troço já melhorou. Mas oh.. fiquem atentas a todos os cantinhos dos pequenos.. essas coisas aparecem muito rápido...
Despausa###

Voltando ao problema da amamentação... Então... sei que Laís já tem mais de um ano e que amamentar até hoje é uma conquista, sei que ela não vai mamar até os trinta anos, sei que a amamentação, hoje, representa muito pouco do que ela precisa em termos de nutrição e alimento, sei que a amamentação é muito mais um conforto do que outra coisa.. Sei tudo isso... Mas não acho q, nem Laís, nem eu, estamos prontas para esse desmame agora. Nenhum indicio, nenhum sinal... nada.. continua tudo como antes... Ptão anônimos ainda está à toda.. e de repente diminuir? Parar? Não sei!!

Vi em vários blogs relatos lindos de desmame natural. Sonho com isso! Acho que ocorre naturalmente, sem traumas para ninguém! Mas e ae???

Ontem Já tentamos uma nova rotina. Laís já comeu melhor durante o dia ( mas acho q ela é meio de lua mesmo, um dia come no outro nem quer saber!) a noite saímos e o horário da janta ficou um pouco mais tarde. Durante a saída continuei como antes e ela mamou algumas vezes, e quando chegamos jantou um pouquinho.

Por enquanto vou seguir assim.. Quando ela resistir para comer eu tento resistir para dar o peito para ver se ela come outra coisa. Vou tentar varios meios para conseguir inserir o Leite (q agora pode ser até o ninho). Vou continuar com a rotinas das mamandas de manha e antes de dormir e as, raras vezes, durante a madruga. E nos finais de semana confesso que ainda não sei e acho q vou pirar vou tentar diminuir a livre demanda, mas não vou proibir. Vou fazer o exame que ele pediu e aguardamos até a próxima consulta.

Sobre a vida... termino de falar amanha...

Para terminar, uma fotinha da Laís com os brinquedos espalhados pelo chão e um belo ralado no joelho!

12 comentários:

  1. Martha
    Qto a amamentação pouco posso te dar algum conforto, porque a minha experiencia previa tanto com o Serginho qto com a Mariana foram de desmame muito cedo (por volta dos 4, 5 meses). Não porque eu quisesse, mas porque as circunstancias levaram para esse fim.
    Qto ao peso eu acredito que não seja tão preocupante. Tanto o Serginho quanto a Mariana qdo começaram a andar não ganharam peso, alias o Serginho perdeu muito peso nessa época. E talvez a compleição física da Lais seja de mais magra mesmo (e feliz dela porque me preocupo ao contrário com a Mariana que está com quase 11 quilos).
    Na minha humilde opinião, vá oferecendo os alimentos sem forçar até descobrir aquilo que ela goste. Acho que se vc começar a forçar muito daí é que talvez ela rejeite. E quanto ao peito, nunca ouvi falar que peito faz mal. Deixa a tadinha mamar.
    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Eita menina,que luta hein!!!
    mil beijos

    ResponderExcluir
  3. Martha, eu concordo com o comentário aí de cima: o Rapha - e muitas crianças que conheço - passaram um tempo sem ganhar peso por volta de 1 ano de idade. Há uma mudança no padrão de alimentação que é normal, e como ela está andando, gasta muito mais energia.
    E desmame é um negócio tão sério... não sei se precisa necessariamente ser natural, mas se partir de você, você tem que estar muito tranquila disso, para passar essa tranquilidade pra Lais também.
    (Acho que escrevi um pouco sobre o desmame do Rapha láaaa no comecinho do blog, se tiver um tempo vai lá dar uma olhada)
    Boa sorte pra vocês!
    Beijão,
    Ilana

    ResponderExcluir
  4. Oi, Martha.
    Eu desmamei a Clara com 13 meses, por iniciativa minha. Foi um processo que levou um mês, com a ajuda do pai, e acabou sendo tranquilo. Mas hoje, depois de ler tantos relatos de mães que vão até mais tarde, eu penso que se tivesse suportado a fase de mordidas (porque aqui a coisa era feia demais) com novos dentes, eu iria até dois anos por um motivo maior: imunidade. Em minha volta amamentando um ano eu já era considerada ET entre outras coisas que conto no blog e me motivaram a desmamar. Hj vejo que não é assim.
    Mas nessa fase a Clara mamava apenas três vezes por dia e eu evitava, ao máximo, dar o peito após as refeições (para que ela aprendesse a comer comida, entende?).
    A Clara tem estrutura abaixo da média (pequena como a mãe), eu tive bastante leite, por isso bati o pé quando a pediatra pensou em complemento antes de um ano. E ponto. Ela ganhava muito peso no início, depois foi diminuindo bem. Sim, tenho certeza vendo a maioria dos bebês que aqueles que mamam LA ganham mais peso. Mas eu não me importei. A curva dela seguiu crescedo, no ritmo DELA, e tão logo começou a andar e correr (10m) aí que diminuiu mais ainda os ganhos, gasta energia demais.
    Apesar de comer muito mais comida que tomar leite, com o peito e sem o peito, NADA mudou em termos de peso. o ritmo seguiu o mesmo. Porém, sempre que fizemos exames de sangue ela nada teve, anemia, nada, por conta da alimentação variada, mesmo que em poucas quantidades - de acordo com a necessidade dela. Assim, todos se tranquilizam (médicos e nós).
    Então, amiga, eu te digo que provavelmente pouco mude depois do desmame. Eu não me desesperaria no seu caso, esperaria a hora que você ou ela estivessem realmente preparadas. A partir de agora ela vai engordar menos mesmo (idade), vai gastar mais energia, o importante é continuar com a curva de crescimento crescente. Se preocupe mais com o fato dela ingerir alimentos nutritivos e variados que com a quantidade que está ingerindo. E fique tranquila, o apetite deles é variável mesmo. Só resista em dar o peito quando ela deveria comer comida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ownnn Amiga, o que eu posso dizer a ti sobre amamentação? Não fui exemplo pra ninguém, por motivos mil e hj ainda me sinto frustada por não ter conseguido levar adiante uma coisa que durante a gravidez eu sonhei que era amamentar minha filha exclusivamente até os 6 meses.
    Mas, já que não tenho exemplos e nem experiências pra contar, posso dizer aqui o que já te disse antes. Siga seu coração de mãe. Se sente que não é o momento então não desmame... Mas acho sim ótimo inserir o leite (sem ser o materno) na alimentação da sua Pequena.
    Vai reduzindo aos poucos, e deixe ser muito naturalmente. Não se lamente por isso e nem se preocupe. Deixe fluir!

    Um abraço! Conte comigo sempre ;)

    ResponderExcluir
  6. Martha a Lais esta cada dia mais linda !!!!
    Quanto a amamentação eu só posso dizer que o diploma de mãe vale mais que qualquer diploma de pediatra (com todo o respeito) .... então é isso (se é gorda é pq é gorda se não é gorda é pq não é) .... então SIGA SEU CORAÇÃO DE MÃE!!!
    A Lais é linda e pelo ralado no joelho muito arteira, rs .... criança arteira é sinonimo de criançã saudavel e eu acho que é isso que importa ....

    Beijossss

    ResponderExcluir
  7. Oi querida, eu sei o que vc esta passando, essa angustia, esse aperto no coração.
    Eu sei o quanto esse momento juntinhas é uma delicia.

    ** Pausa:
    Minha mãe tbm teve que desmamar meu irmão pq ele não estava ganhando peso, só que ele já tinha mais de dois anos e não almoçava nem jantava, querendo só o peito.
    ** Despausa

    Se vc achar que deve desmamar, comece aos pouquinhos... tbm achei que a Mel não estava pronta e no final ela que não quis mais o mamá da mamãe.
    Eu comecei tirando uma mamada por dia, ela nem sentiu. No lugar do mamá eu dei o leite no copinho.

    Querida, vou ter que sair agora, mas se precisar de alguma coisa, é só da um grito, ok?

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Martha! A Laís tb está na fase dos raladinhos nos joelhos, é? rsrsrs Essas meninas... não ficam mais sentadinhas de pernas cruzadas e vestidinhos engomados como as de antigamente...ainda bem!

    Sobre o desmame eu seguiria até quando o coração desejasse. A Ísis desmamou aos 9 meses e gostaria que ela tivesse mamado mais...

    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  9. amada aqui eu passo a mesma coisa.. tem dias que a Kamila quer comer, tem dias que não, e ela é igual pra mamar, faz um escandalo se eu não dou, puxa blusa, enfia a mão, berra.. também não me vejo pronta pra desmamá-la, nem ela.. mas estou tentando diminuir aos poucos, deixar mais pra horar de dormir, e nem pensar em mamar perto da hora de comer.. bjs

    ResponderExcluir
  10. Que saudade de amamentar! A Alice desmamou aos 5 meses e meio, pq comecei aleitamento misto quando voltei a trabalhar e ela preferiu a mamadeira. O ganho de peso nunca mais foi igual com o LA. Agora mesmo comendo bem e tomando LA de primeira ela não ganha muito peso, mas continua sempre na mesma curva, deixando a mamãe tranquila.

    Acho que nutricionalmente a Laís não vai ter benefício com outros leites, mas sim com uma dieta bem diversificada. Eu não encanaria com o leite, mas sim tentaria mudar o sistema de livre demanda. Pra ela aprender bem o horário das refeições, pra não ficar te manipulando e trocando comida por "ptao" e pra absorver melhor o ferro da dieta.


    Ela já fez hemograma, exame de urina e parasitológico de fezes?

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Ai amiga, não sei mt o que falar sobretudo isso.
    Quer colo?
    Sei como é difícil!
    Enfim, é apenas mais uma fase, logo logo vc sendo mãe zelosa como é descobre um meio de passar por isso (e vem nos contar tá?)
    Agora me diz, que Laís aprontou pra estar com o joelhinho assim?
    Terrível essa lindeza hein?
    hahaha
    Bjks nas duas

    ResponderExcluir
  12. sim que tiver liberado, vou começar o processo do desmame e que Deus nos ajude!!!

    ResponderExcluir

Adoro comentários!