Menu

06 março 2012

Amamentação Prolongada... o inicio do Fim? (de novo)


Daí que tenho pensado horrores nessa coisa da amamentação prolongada. Não por questões ideológicas e tals e sim pq é a nossa hora.. nossa ligação.. nosso momento juntas, momento que não é de mais ninguém.

Só que...

Tô casando, na maior parte do tempo Laís não mama, só se aninha no peito (não que isso seja ruim! rs), ela esta muito grande (eu eu sou mignon mini), tudo é motivo de dar uma puxadinha na minha roupa leia-se me deixa quase pelada.... em fim... 

Os lados contra estão começando a pesar.. e Laís tem começado a entender... 

Outro dia comentei num blog, que falava do desmame fácil e bem entendido pela criança, que eu devia estar fazendo alguma coisa errada.. pq não adiantava o que eu dissesse, para Laís não existia o essa mamada não existe mais ou o vamos diminuindo ou até o não vai mamar na rua. Aí para juntar o sutil - evitar o show, ao agradável eu sempre cedia. 
...
Em fim.. esse é um assunto que sempre mexeu muito comigo. Dá para ver pela quantidade de post que falo sobre isso e pelo tanto que fico mexida quando vejo algum post sobre amamentação prolongada.

Ontem o Forum do MMqD era sobre isso:

Juntou o dia tenso com a indignação em relação ao tanto que ouço.. e comentei com um desabafo:

"Nem acreditei quando vi o tema desse Fórum.. ainda esses dias postei no Face, muito irritada, a minha resposta a esse questionamento..
Vieram me falar que Laís estava me secando (oi? não é o sonho de todas as mulheres ficar magra que nem palito? Pq logo comigo é errado? - não que isso me agrade.. em fim).. e que ela ia ficar muito dependente por mamar ainda. ( oi de novo? uma criança de 2 anos e 2 meses é suuuuuper independente, não?).
Nessa eu tentei fazer cara de paisagem.
Aí veio a pergunta: Vai "dar o peito" até quando? vai dar esse mama aí?
Repostas: Até os 30, talvez... depende do que ela quiser!
...
nesse momento ouvem-se passaros e grilos
...
Vamos combinar né?! Pq as pessoas se incomodam tanto...Qual o grande problema de minha filha andar, falar, correr, gritar, comer.... e vir mamar um pouco. Saciar a necessidade dela, seja por sede, seja por carência...

Assim.. não que não esteja nos meus planos o desmame.. esta sim.. e para logo. Mas pq estou sentindo como sendo nosso momento...

Mas aí vem uma fulaninha (sempre as mulheres! ehehe) que teve 10 filhos, todos na base da mamadeira pq "naõ teve leite" (oi? devo ser mesmo muito diferente, pq eu tive/tenho leite!) e diz que é um absurdo eu ainda amamentar... ai ai!!

Desabafei.. e vai virar post no blog! rsrsrs"

Daí que hoje, novamente no MMqD doida para participar, mas kd coragem! rsrs vejo um post sobre os Mitos da amamentação prolongada.. e...Caraca.. juro.. a vontade que deu foi de chorar. 

Sabe aquele alivio e aquela sensação de dever cumprido?? Sinto isso. Contra todos os argumentos, todas as dores, rachaduras, falta de apoio (orientação) do Ped, piadinhas na família, olhares tortos dos desconhecidos... em fim.. diante de todas as adversidades... cheguei ao 2 anos e 2 meses amamentando com toda honra do mundo. 

E não acho que fiz muita coisa, não. Entendo muito as pessoas que tem dificuldade. Entendo até que não quer passar por isso. Literalmente, hoje, tem que ter muito peito para prosseguir com a amamentação. Às vezes acho que até para amamentar o bebe pitoquinho, hoje, precisamos enfrentar muita coisa. Mas mesmo com tudo isso... o que eu fiz/faço que foi mais que minha obrigação??? O que fiz que foi/é mais que o ciclo natural das coisas, onde a"cria" nasce e a mãe alimenta??? Nada.. absolutamente nada! A Amamentação é natural do ser humano. Somos mamíferos ou mamadeiferos??? pq é normal e bonito um bebe pitoquinho com uma mamadeira na boca e eu amamentar MINHA filha com MEU peito não é normal??

Todos esses questionamentos passaram e ainda passam na minha cabeça durante esse período e tento, com a menor das sementinhas plantar isso em quem me da acesso. Incentivar e orientar (com o pouco do conhecimento que tenho) sobre os benefícios da amamentação. Nem sempre funciona, eu sei... 

Agora estamos prestes a passar para um aproxima fase. Sinto que é a hora. Converso com Laís, digo o que o mama esta acabando, que já não tem mais leitinho de um lado.. e que do outro logo não terá. Ela finge que me ignora, mas tem funcionado. Aos poucos, vou tirar a amamentação da tarde, depois a da manha e por fim, a mais difícil, vou tirar a da noite.

Vai ser fácil? Pode ser que eu me surpreenda e seja. O risco que corro e de sentir que preciso esperar um pouco mais. E daí... não tem problema nisso!

Só um P.s: Agradeço a Blogsfera, mais uma vez, pq alguns blogs foram determinantes nesse processo... e agradeço muito ao Portal MMqD por nos proporcionar discussões tão importantes e valiosas como essa!

7 comentários:

  1. Martha, acompanho seu blog há um bom tempo, mas nunca comentei.... Com a minha filhota passei pelas mesmas situações.... E para mim, amamentar, tb nunca foi sacrifício, nem obrigação - foi natural. Ela parou com 1 ano e 10 meses, meio por vontade própria, meio por incentivo meu. Mas parou: sem traumas, sem arrependimentos e sem recaídas. Tudo da maneira mais natural possível. Se eu puder te ajudar de alguma forma.....
    Parabéns pelo seu blog - adoro!
    Bjus,
    Ligia

    ResponderExcluir
  2. A questão é que o povo gosta de falar! Que saco! Cada um com seu cada um! Se mamasse até os 6 meses nego ia dizer "mas jáaaaa desmamou?!" Se mamar muito tb falam, o povo tem que se decidir! hahaha...

    Faz o que o SEU coração manda! Ninguém saberá mais do que nós o que é melhor para nossa cria!

    Mil beijos! =)

    ResponderExcluir
  3. Sempre tem os pitaqueiros de plantão. Liga nao e faz o que seu coração manda.


    Beijos

    ResponderExcluir
  4. A verdade é que é bem assim como a Mari comentou ai em cima. Não importa o caminho que vc escolhe sempre vai ter alguém pra dizer que vc esta no caminho contrário... Por isso é bom a gente encontrar pessoas no mesmo caminho que a gente.

    Parabéns pelos 2,2 anos...

    Beijos

    Flavia

    ResponderExcluir
  5. Eu acho lindo a mãe que amamenta, mais lindo ainda a que prolonga a o mamá. Se eu pudesse teria feito o mesmo e nunquinha teria dado mamadeira pro filhote.
    Vc fez o correto e a princesa Laís agradece, né? Tem coisa mais importante que isso?

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. OI Martha,
    concordo com a Mari. O povo gosta de falar. Quem amamenta por muito tempo está errado, quem amamenta por pouco tempo também. O neg´cio é termos a sensação que fizemos o nosso melhor, não é? Essa sensação é maravilhosa e gratificante.
    As minhas mamaram até 1a4m e 1e2m respectivamente. E parei quando senti que estava me cansado, que não estava mais sendo bomp ara nós. E o que eu digo é que quando nós estamos certas de que é a melhora hora para desmamar, temos firmeza e segurança para fazê-lo do nosso jeito.

    Muito obrigada pelo comentário lá no MMqD.
    Acho muito difícil escrever em outro blog. Sempre fico com um medinho e um friozinho na barriga.


    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ai menina, eu sempre amei amamentar, só que tive alguns contra tempos e não pude ir tão longe, mais se pudesse iria, iria mesmo.
    E os outros? Nada tem com isso, isso depende de vc e da Laís e somente de vcs duas.
    Boa sorte, bjks

    ResponderExcluir

Adoro comentários!