Menu

09 agosto 2012

Leite é vida - Blogagem Coletiva

Coincidentemente minhas postagens dessa semana são sobre amamentação. A amamentação da minha pequena, que já dura 31 meses a serem completados (?) nesse sábado.  Coincidentemente, ou não, semana passada foi a Semana Mundial do Aleitamento Materno. E nessa semana eu recebi um convite da Nívea, para participar de uma Blogagem Coletiva.

A intenção da blogagem é contar alguma coisa sobre amamentação (ou alimentação, já que tbm vale para quem não teve muito sucesso nessa relação) e incentivar as doações aos banco de leite espalhados por todo o Brasil.

Fiquei pensando.. muito, sobre o que eu ia postar... Essa esta sendo uma semana "marcante" para mim em relação a amamentação. Mas falo muito sobre a amamentação prolongada, quando a coisa esta mais no controle. Daí que resolvi falar sobre o inicio e sobre os produtos e dicas que me ajudaram a ter força e firmeza para seguir com a amamentação.

* Antes que falem alguma coisa, esse post não é publieditorial. Não estou ganhando, nem ninguem me pediu para falar sobre esses produtos. E eles podem ser de qualquer marca, só que ganhei esses, então é deles que posso falar.

Pouco tempo antes de Laís nascer, a irmã do padrinho de Laís, que é pediatra, me deu de presente uma bolsinha com algumas pomadas e alguns produtos da marca amamente. Eu não sabia muito o que eram. Dei uma pesquisada por alto e não me informei mais a fundo sobre eles e amamentação em si.

Meu leite demorou longos 4 dias para descer. Até isso acontecer Laís chorou e berrou muito, tadinha.. e eu morria de medo da hipoglicemia.. de ela dormir e dormir e dormir sem se alimentar. E seguindo orientações da pediatra, quando eu sentia que o negocio estava muito escaço, eu dava 30ml de LA #pausa a orientação na verdade era para que eu desse toda vez que fosse amamentar, mas eu não fiz isso, pq mesmo só com o colostro eu sentia que tinha vezes que ela se saciava, outras vezes não. #despausa E sentia tbm que se não fizesse aquilo, ela ia desistir de puxar (pq era mais fácil o da mamadeira do que do peito, que não saia) e aí meu corpo não ia entender que eu precisava produzir aquilo para alimentar minha filha. Pode ser loucura minha... ou não, mas acredito piamente que esse foi o primeiro passo para o nosso "sucesso".

Então... logo que o leite desceu e a fome da pequena aumentou, meu "sofrimento" começou e vi nos produtos da Amamente um alivio para minhas dores.

Foram quatro produtos:



Só comecei  a usar depois que Laís nasceu. Eu usava mais para proteger o bico do peito do contato com a roupa. Ela é muito nos casos de mamilos invertidos, curtos ou planos e podem ser usadas a partir do 6º mês de gestação. Eu não tive problemas com o bico do seio, fora a queimação do contato com a roupa. 
Por ele ter a base rigida ele me incomodava muito quando o peito enchia muito. Com o tempo parei de usar.



Essa eu usei de gastar. A base é macia e o excesso de leite vai caindo no recipiente. O bom é que tbm impede o contato com a roupa e realmente não deixa o leite empedrar, pq vai saindo o excesso do leite. De pendendo do tempo. Logo no inicio eu chegava a armazenar o leite que saia nessa concha. Tive muito leite só nos primeiros dias, ou semanas, e vazavam e enchiam bem. E tbm feria horrores, então erra concha virou minha paixão.



Então.. veio no kit. Mas confesso que não me serviu. As vezes que usei fiquei atrapalhada, derrubei o troço na rua, vazava pelos lados.. e eu tinha nojo. Fora que era mais uma coisa para ficar roçando no bico ferido.  



Se a concha antiempredamento foi minha paixão... esse foi meu amor.  Na verdade comecei a usar os produtos por causa dele. Na primeira vez que Laís golfou sangue, a pediatra falou desses bicos. Fui sem medo de ela se acostumar (mas depois quando parei fiquei com medo de ela não gostar no bico em pele). Ele me ajudou a diminuir com as fissuras e feridas. Ajudou na cicatrização, já que eu não precisava tirar a pomada para amamentar. Posso definir meu inicio de amamentação como em antes e depois do bico. 
Muita gente vira a cara para ele, por conta de não ser natural, de acabar acostumando a criança do o bico artificial. mas assim, o que importa não é o alimento? Ela estar alimentada e eu sem dores? Então... ele é um belo apoio.

Pomada Mater Care


Essa pomada veio em amostras grátis no kit. Antes eu usava outra, a indicada pelo médico para a preparação do bico. Comecei usando a antiga.. era o mesmo que passar água (com a diferença que água refrescava). Daí passei para a mater care... olha.. não tenho do que reclamar. Muito indicavam uma importada, que é mais cara não que essa seja barata, mas acho que essa não perde em nada. A cicatrização melhorou muito depois que passei a usá-la. A sensibilidade tbm diminuiu. o Uso dela, junto com os outros produtos foi fundamental para que a dor parasse e para que o tormento virasse prazer de amamentar.

Crendices populares

Casca de banana, peitcholas ao sol, água quente. Compressa quente para estimular a produção e fria para evitar empedramento. E todas mais que indicavam... Se ajuda? Não sei... mas o que custa já que se está na chuva?

Alimentação

Eu comia igual peão de obra. Sabe.. uma pessoa esfomeada? Era eu.. desde a comida grossa até as besteiras. Evitava leite e alguns derivados em excesso, evitava verduras escuras. Refrigerante foi cortado a zero (sofrimento). Bebia mais de 2 litros de água por dia (muito importante), o que para uma pessoa que normalmente bebe pouco mais de dois ou três copos é muita coisa. E de resto comia tudo que pintasse pela frente.

Acho q a intenção dessa blogagem era compartilhas experiencias para tentar diminuir as duvidas e as barreiras que são criadas em torno da amamentação e tbm para incentivar a procura pelos bancos de doações de Leite Materno. 

Eu fiquei sabendo desses centro bemmm depois de todo meu "tormento" no inicio da amamentação. Mas sei que mais que receber as doações eles orientam sobre a pegada certa, o tempo em cada mama, como fazer para não empedrar... Numa próxima vez, quem sabe... não faço uma visita! rs

*




Essa é uma blogagem coletiva proposta pela Nívea Salgado do blog Mil dicas de mãe para incentivar a doação de Leite materno aos bancos de Leite no Brasil.

Um comentário:

  1. Adorei seu post!!!!Parabéns por continuar a amamentação. Eu faço relactação pq não aceito desistir de amamentar. O meu post está no meu blog http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/2012/08/leite-e-amor.html

    ResponderExcluir

Adoro comentários!