Menu

07 agosto 2012

Não consigo esperar pelo desmame natural - Decisão e dificuldade

Meu outro post não pretende desmotivar ou influenciar ninguém a não seguir a amamentação prolongada. Muito pelo contrario. Todos os dias eu tento, com a minha experiencia, mostrar as mil e uma vantagens da amamentação prolongada. Mostrar as vantagens de seguir com amamentação exclusiva até os 6 meses. Que a criança não precisa de nada alem do Leite materno. Que depois a papinha é complemento do peito e não ao contrario... e que o momento é magico.

Mas não é fácil. Não é comercial do MS. E depende muito da vontade, da pesquisa, das orientações recebidas, de sorte (pq não), de bancar, de sentir dor e de achar que tudo aquilo vale a pena... E VALE!

Só q minha vibe para esse bebezico (que já é menina quescida) já passou. Estou cansada, quase exausta.

Quando isso começou e tomei a decisão que não funcionaria esperar pelo desmame natural (pq ele é possível, só requer muito mais paciência do que disponho nos últimos meses), que a coisa teria que ser mais drástica. Só que eu não estava afim de mentiras (tipo: peito machucado, colocar babosa.. essas coisas) nem me achava capaz de bancar o escândalo que Laís faria. Nem tinha, até o momento, a compreensão dos outros que isso dependeria, não só da minha vontade, mas de ajuda.

Decidi... e voltei atras!! Eu ainda não estava pronta.

Entrei de férias e decidi que seria naquele momento... e voltei atras, pq passamos dias otimos juntas, conseguimos avançar em outros pontos que estavam pendentes (a cama e a cadeirinha).

Na verdade, decidi que ia levar enquanto desse... e que talvez a coisa do desmame natural rolasse lá em casa.

Acho q no fundo eu tenho medo.

Medo de perder essa relação. Medo de como Laís vai reagir. Medo dela ficar magoada comigo, de não querer mais meu colo. Medo do escândalo que ela vai fazer. De ver ela chorando de solução e não ir lá, simplesmente tirar as peitcholas e consolar. Medo de marido não segurar as pontas na hora de fazer dormir... de ficar indo e voltando, eternamente essa decisão/indecisão.

4 comentários:

  1. Faço minhas as suas palavras, tbm voltei atras e resolvi esperar o tempo dela, que esta cada vez menos dependente do mama da mamãe, mais eu acho tão gostoso, ter ela aqui, e um elo mesmo, tbm tenho medo de ela se distanciar... de não querer meu colo, por isso o tempo e meu amigo..rsrs
    beijos e Boa Sorte

    ResponderExcluir
  2. Oi, Martha, tudo bem?
    Venho acompanhando seu blog, sempre dou uma passadinha por aqui!

    Gostaria de te fazer um convite: participar da blogagem coletiva que estou organizando para o dia 09 de agosto, próxima quinta-feira, com o tema “Leite é Amor”. Explico: sou da área da saúde por formação e tenho amigos que trabalham em um dos maiores Bancos de Leite do país. Conversando com eles, fiquei sabendo que assim como acontece com os Bancos de Sangue, os Bancos de Leite têm uma queda muito grande nas doações durante o mês de julho, provavelmente em função das férias escolares e possíveis viagens das doadoras. Isso acontece no Brasil inteiro, e em muitas cidades os bancos estão com os estoques baixíssimos. Então pensei que seria uma ótima oportunidade para nós, mães blogueiras, nos unirmos em prol dessa causa nobre: divulgar essa necessidade dos Bancos de Leite e incentivar a doação. Topa se unir à blogagem?

    A blogagem coletiva acontecerá da seguinte maneira:

    - As blogueiras que quiserem participar solicitam o selinho da blogagem pelo e-mail contato@mildicasdemae.com.br.

    - No dia 09 de agosto poste um texto com o tema “Leite é Amor”. Vale contar qualquer momento especial durante o aleitamento do filho, independente se foi aleitamento materno exclusivo, com leite de algum banco, de fórmula industrializada (o importante é o amor de mãe, certo?). A primeira mamada, o primeiro olhar, as dificuldades, as dores, as alegrias... A blogueira é quem manda! Se preferir, pode postar novamente um texto antigo, mas não se esqueça de colocar o selinho da blogagem.

    - No fim do post, coloque o selinho da blogagem com o link para o Mil Dicas de Mãe (www.mildicasdemae.com.br). Lá no meu blog eu postarei nesse dia um texto explicando o que é um Banco de Leite, para que serve, a necessidade de doação (ainda maior nesse momento do ano) e uma lista de bancos de todo o país. Também colocarei o link para cada um dos blogs participantes, para que todos conheçam as lindas histórias que cada uma tem para contar!

    - Logo depois que postar, mande um e-mail para contato@mildicasdemae.com.br para confirmar sua participação na blogagem e participar do sorteio dos prêmios.

    - Para incentivar a participação das blogueiras, haverá o sorteio de dois livros sobre maternidade e filhos. O primeiro se chama A Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra, da psicoterapeuta Laura Gutman, e o segundo é Filhos – Manual de Instruções para Pais das gerações X e Y, da educadora Tania Zagury. Se quiser concorrer a apenas um deles, é só me avisar.

    Espero que possa se juntar a nós nessa blogagem!
    Grande beijo, Nívea Salgado

    ResponderExcluir
  3. Acho que é uma decisão difícil mesmo e acho que você tem que tomá-la com o coração! O que o seu coração de mãe diz a respeito? Se diz que é para você continuar, então continue... se diz para parar, então pare. Deus é sábio e dá às mães uma intuição que é só delas...
    Fique tranquila! Você sabe o que é melhor para você e principalmente para sua princesa!!!

    Beijos!!!

    Lívia.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Martha!
    Imagino como deve ser difícil mesmo essa decisão, porque amamentar é realmente muito bom! Para a mãe e o filho!

    Eu nunca amamentei prolongadamente, tenho essa vontade e vou tentar com o Pedro, mas não sei como vai ser quando ele deixar de ser um bebezico...será que darei conta?

    Por enquanto, na volta ao trabalho, eu ordenho meu leite e ele toma na mamadeira nas minhas ausências, mas aí, quando chego em casa, ele gruda nos peitos e não me larga, tadinho...É difícil, porque o BB fica mais ligado na gente, e eu tenho a Ísis para cuidar tb.

    Enfim, não é uma decisão fácil.
    Deixo meu abraço!
    Nine

    ResponderExcluir

Adoro comentários!