Menu

22 agosto 2012

Não consigo esperar pelo desmame natural?

(juro que é a ultima vez que falo disso aqui.. pelo menos até ter sucesso e encerrar nosso ciclo! Então se você não aguenta mais ouvir uma mãe de uma quase criança falando sobre amamentação, te espero carinhosamente no próximo post!)

Quando escrevi o primeiro post sobre desmame, na outra semana, eu estava indo de dias terríveis. De noites em claro de acordar mil vezes e de Laís me “sugar” como se não tivesse amanha e se fosse um RN.

Estava/estou cansada. E naquele dia esta a mil, exausta, irritada, com TPM no Maximo! (o que não foi de todo ruim, pq, modéstia aparte, adorei meu texto! Huahuahu)

Naquele dia Laís não mamou de manhã. Tbm não mamou quando peguei ela na escola, nem durante o período da noite. Brincamos, conversamos. Jantou, brincou mais e mais um pouco. Depois já tarde começou a chorar para dormir.. dei banho e o peito (marido não ia encarar fazê-la dormir) em 5 minutos ela dormiu.

No dia seguinte igual, com a diferença que ela tomou um tombão e não precisou do peito para acalmar.

No outro tivemos um problema e ficamos em casa. Ela mamou assim que acordou, mas passou o dia sem mamar, inclusive dormiu a tarde sem mamar. Deitou no colo do pai e dormiu. A noite mamou para dormir.

Assim seguimos até a sexta e eu fiquei muito empolgada. Nessa semana ela dormiu todos os dias a noite toda.

Mas chegou o fds e ficamos juntas todo o tempo. Já não lembro mais pq, mas marido estava. E quando estava, não estava propriamente disposto a encarar o tranco.

Começou outra semana, que foi mais intensa no trabalho. Então eu tbm não estava com  a maior das disposições. Na segunda fui fazer um programa mulherzinha e Laís foi comigo.. no meio dele se encheu e começou a chorar... Apelei pro peito e ela dormiu.

Nos outros dias... seguimos sem a mamada da manhã e diminuímos muitos as mamadas do final da tarde e intervalos da noite.

Nessa semana, regredimos.

Eu estava cansada. Sem disposição para encarar ela acordando de madrugada e isso tinha voltado a acontecer desde o final de semana. Trouxe ela para a cama e ela voltou a pedir de madrugada.

No fds voltamos ao ritmo de antes. Ela estava com virose e muita diarréia e, apesar de ela esta se alimentando muito bem, eu tive medo de desidratação.

Começamos a semana ainda com a diarréia, mas sem a mamada da manha. Mas as noites voltaram a ser insuportavelmente cansativas.

Hoje não agüentei e cedi de manhã.

O que tiro disso:

O texto que postei na segunda me ajudou muito a confirmar o q sempre acreditei: a coisa não precisa ser traumática, não precisa haver ruptura e é preciso ter disposição para encarar e para voltar atrás.

A nossa primeira semana me mostrou que é possível. Podemos terminar essa fase da mesma forma que ela começou: Intensa e difícil, porem com tranqüilidade e carinho para nós duas.

NECESSITO da ajuda e empenho de marido nessa empreitada. Consigo driblar ela, sem precisar enganar e mentir. Mas preciso ter disposição para isso (ninguém disse que seria fácil). Só que para dormir, não consigo. Preciso de um suporte.

Ela entende o que esta acontecendo e posso conversar com ela sobre isso. Ela se diz menina grande, mas quando falamos do peito ela se diz nenemzão. Entende que está grande e que o peitinho de mamãe esta acabando.

A mamadeira está sendo uma aliada.  Mas pensei muito e tirei-a de cena. Substitui pelo copo de transição que ela já usa desde os 7 meses (não o mesmo, claro!). Apelei, em principio para a mamadeira por causa do bico.. sei lá. Mas cheguei a conclusa que seria regredir.

O apoio de mais alguém tbm é importante. Como o ped falou, ela precisa se distrair. Então assim que conseguir a primeira noite sem mamar, vou seguir para a primeira noite sem ela em casa e deixá-la na minha mãe.

Proximo objetivos:

Repetir o sucesso da primeira semana.

Insistir durante a madrugada até que voltemos a dormir igual gente normal.

Tirar gradualmente as mamadas noturnas (que nesse momento devem ser só para dormir)

Bater no marido (brincadeirinha) Conseguir disposição do marido nos momentos que é preciso que Laís se distraia de mim.

Conversar na escola e pedir que falem sobre isso de forma sutil (grande problema).

Nunca deixar de levantar essa bandeira, passando minha experiência mas entendendo que cada realidade é uma realidade diferente.

E principalmente...
Dar muito amor e carinho, dengo, atenção, colo, mimos, ceder, impor, conversar, educar, ensinar... fazer o que é o meu papel como mãe da Laís!

5 comentários:

  1. Martha! Acompanho o seu processo de desmame porque vc é a pessoa que eu "conheço" que mais escreve sobre isso e que amamenta prolongadamente.

    E ó, marido tem que participar mesmo! Nas madrugadas principalmente. Aqui em casa depois do Pedro, as madrugadas com a ísis são exclusivas do pai, eu nem entro em cena, salvo se for alguma doença. Antes do Pedro eu e o pai já revesávamos: uma noite minha e outra dele.

    Agora com o Pedro, como ele ainda mama, nós combinamos que eu inicio a jogada, porque ele mama, mas se o danadinho não pega no sono, é a vez do papai entrar em ação, porque ambos precisamos do maior número de horas de sona possível.

    Boa sorte a siga em frente! Amei o texto que vc publicou antes!
    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  2. Então amiga... Olha eu aqui pra te dizer que me sinto honrada em ser sua amiga. E amiga assim de longe e muitooo perto. E te dizer que o quanto te admiro, pela garra, e pela persistência. Eu sei que vc consegue... Como conseguiu continuar, consegue parar. Da mesma forma intensa e carinhosamente!

    Sucesso... e não se sinta mal em falar (especialmente comigo), estou a sua disposição.

    Eu aprendo muitoo contigo e quero um dia poder ter a oportunidade de colocar todo esse aprendizado em prática.

    Amo-te!

    ResponderExcluir
  3. Amiga, senti que você está preparada, ou voltou a estar. Tô aqui te dando meu ombro amigo e desejando, e orado que dê certo, rápido mas também indolor(emocionalmente) pra vcs duas!
    Imagino o quanto é difícil, mas vai ser uma grande passo pra vcs!
    Torcendo tbm pro maridão colaborar, pq né? dificulta viu mardão! hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. e claro que eu estou aqui !!!!

    amiga vc vai conseguir eu sei que vai, que não é facil eu sei que não é até mesmo pq tem o lance "da separação" mas de leve vc vai driblando o nenenzão/ a mocinha.

    AMO AMO AMO !!!

    bju

    ResponderExcluir
  5. Oi Martha! Achei seu blog pesquisando sobre desmame natural!!! Minha filha tem apenas 1 ano e 1 mes e eu já to cansada de acordar a noite toda prá amamentar... Confesso que fiquei até com vergonha depois de saber que vc amamenta uma linda menina de 2 anos e 7 meses!!
    Escrevo para te parabenizar port tanta dedicação!!! Parabéns!!

    ResponderExcluir

Adoro comentários!