Menu

27 fevereiro 2012

Em fim... A festa - Preparação

Em fim... será que alguem ainda quer ver eu falar disso???

Assim... acho q o tamanho de trabalho que essa festa deu.. e o tanto que ela envolveu de esforço fisico e mental me fizeram cansar um pouco de falar sobre isso.. (hehe) Mas nunca poderia deixar passar em branco, deixar de registrar como foi esse processo.. quais nossas ideias. quais meus anseios e medos.. e o principal.. qual o resultado disso tudo!

Puxa a cadeira, senta que lá vem post grande!!!!...

Então... para recaptular... já tinha falado da festa aqui, aqui, aqui e aqui.

Papelaria e conceito:

Fechei todo um pacote de conceito e papelaria da festa com a Eliane do Festa a Caminho. Achei ela em julho, apaixonei no trabalho, encantei na delicadeza e no bom gosto das peças e principalmente pelo conjunto da obra, sabe?! No inicio, achei que era areia de mais para o meu caminhãozinho e fiz um orçamento , como quem não quer nada. Minha surpresa, foi receber a proposta com um valor completamente compatível com o mercado e com o meu bolso (por compatível, leia-se nem exorbitante a ponto de "parecer ser feito de ouro", nem baratinho a ponto de parecer não ter qualidade). De cara fechei... como eu disse, trocamos milhão e meio de e'mails para minha vergonha ela contou quase 100, eu perturbei de mais de um lado, estava ansiosa, queria resolver tudo rápido.. ver as coisas, saber dos detalhes... por outro ela passavas por problemas e tinha um grande numero de festas... o que fazia com que nossos prazos não batessem... no fim, valeu de mais todo o empenho de ambas as partes entender o lados uma da outra.. e mais.. entender o onde queríamos chegar.

Eu achava incrível pq, mesmo a distancia, ela entendia o que eu queria sem precisar que eu desenhasse, se é que me entendem. Ela desenvolveu toda a identidade visual da festa e, junto comigo e minha mãe, ajudou a criar a "alma" da festa.

Quando as coisas chegaram, ainda conseguir ter uma grata surpresa. Mesmo já tendo visto as fotos de todas as peças, fiquei embabacada (essa é a palavra mesmo!) com a qualidade e cuidados nas peças. Não tem como eu recomendar a Eliane... eu recomendo MUIIIIIIIIIIITO!!! E mesmo sendo uma prestação de serviço, onde existe o pagamento e contrapartida ao trabalho, não tem como não agradecer o empenho e paciência, atenção e o cuidado dela em toda a preparação.

Lembrancinhas e coisas feitas por nós:

Como lembrancinhas eu não quis dar aqueles presentes que no fim são mais caros do que os tragos para a Laís.. não pelo dinheiro, mas principalmente pq essa não era a ideia da coisa.

Meu xodó foram a ecobags personalizadas... como elas deram trabalho!!!! Como foi satisfatório o retorno desse trabalho.. ai ai!! Fizemos absolutamente tudo. Comprei as bolsas no Mercado Livre, #pausa bolsa, tubete, bisnagas, mini tobe e até personalização.. o Mercado livre é uma ótima ferramenta para quem quer economizar. Compra em grande quantidade, mas paga-se menos do que se comprar em quantidade infinitamente menor. E tem a garantia de receber o produto e de não tomar volta (pelo menos eu nunca tomei! hehe) #despausa.

Fizemos todo o trabalhado em tecido, comprei 600 botões, cortamos caules e copas de arvores, compramos imãs de borboletas.... e montamos.. uma a uma. Cola aqui costura ali, arremata lá. para quem curte, alem de ser mais barato.. é uma terapia. No fim... o custo da bolsa saiu por 1/3 do menos valor que encontrei em um bolsa silkada com arte da festa (o que não era a ideia! rsrs)

Dentro das ecobags, foram vasinhos com adubo e semente com a mensagem "Vamos plantar o Jardim!" A ideia era de dar um kit de Jardinagem, mas os preços dos kits e das pecinhas soltas era absurdo. Cheguei a ver 15, 16 reais em cada Kit, imagine? Os vasinhos com adubos fizeram sucesso e eu ja fiquei sabendo de varias florzinhas florescendo por aí. Para ajudar... comprei os vazinhos em  loja de plantas artuficiais, o adubo, comprei um saco grande e separei nos saquinhos com zip (3,00 o cento) e as sementes consegui ver quem distribuia e achar o local mais barato. Como sempre, muita pesquisa, muito google, muita negociação!

Para as crianças..... minha grande amiga Manu me poupou um imenso trabalho e criou a toda a arte para os caderninhos de pintar, inclusive com uma foto de Laís em forma de desenho, que era o primeiro desenho do caderninho. No mais foi juntar o giz de cera e dar um lindo lacinho. Dei ainda uns óculos divertidos e um canudo maluco, daqueles que dão voltinhas. Lembrancinhas simples que não custaram dois reais por criança mas que, para minha surpresa, foram a diversão da garotada na parte dos play do salão.

Apesar de ter encomendado a papelaria, nós fizemos muitas coisas.. Personalizamos as colherzinhas com lacinhos e outras com borboletas cortadas com furador mini. Personalizamos a tampa da marmitinha com papel ondulado, mensagem e borboleta em relevo em três cores. Personalisamos tbm os topos para as trufas (q ficaram uma delicia, mas como estava muito quente ela ficaram meio deformadinhas, para desespero da minha mãe!).

Outra coisa que deu uma trabalhão, mais que deu um resultado incrível foram as asinhas de borboletas do tubete. Eu fiz as etiquetas com a Eliane, mas as asinhas foram tiradas de um molde de uma embalagem de xuxinha (reaproveitamento hehe) contornei, cortei, fiz a decoração em relevo com as florzinhas cortadas com o furador, colamos uma a uma, depois colamos o joguinho nos tubetes... e ficou lindo!!! Mas, como eu não gosto das coisas faceis... cismei que os mm's  separados por cor, nas cores da festa, ficariam mais bonitos do que tudo colorido.. e lá fomos nós separar os confeitos.. 

Os tecidos das mesas de convidados e das mesas principais, foram escolhidos a partir de um book de referencia feito pela Eliane. Mesclamos alguns, corremos atrás das marcas e estampas certas. Foi um investimento.. mas um investimento que valeu a pena. Poderá ser usados quantas vezes eu quiser, ficou leve e pode ser reaproveitado. 

Um grande problema e ao mesmo tempo uma grande felicidade minha foi a escolha dos pompons de seda como elementos de decoração ao invés das bolas. Grande problema pq, apesar de eles estarem dobradinhos e prontos para ser abertos no dia... e processo de abertura dos pompons foi o que nos tomou mais tempo. Ao todo devo ter espalhado pelo são uns 40 pompons, a ideia inicial era 50... mas se tivesse feito isso, teria começado a festa ainda colocando os ponpons... Ufa... !!! muitttttto trabalho... mas o efeito... lindo e leve.. e melhor.. DIFERENTE!!!

Montagem e fotografia.

Muita coisa ficou para cima da hora, só conseguimos levar as coisas para o salão no dia da festa.. a minha sorte foi ter um primo ultra expert em decoração e em todo o manejo que uma festa pede. Se eu estivesse sozinha.. tava ferrada. 

Como boa parte da decoração era feita por doces, a coisa foi feita as 45' do segundo tempo, quando eu já estava em casa tomando banho e arrumando Laís (atrasadas... ) Nisso dei sorte tbm, pq chegou minha Tia que tem muito jeito e tínhamos o guia de arrumação da mesa principal, feito tbm pela Eliane. Ai foi só colocar cada coisa em seu devido lugar.

Pena que nem tudo foi tão simples assim.... Eu e minha mãe é que ficamos por dentro de toda a idealização da festa... e na hora da organização não estávamos lá. Assim, muitos topos foram subutilizados e até não utilizados :( , a Banderola com a frase do painel, foi parar de volta na casa da minha mãe, já depois da festa iniciada. Algumas coisas que deveriam ter sido colocadas na mesa de doces em quantidade pequena só para dar efeito, acabou sendo entulhada na mesa, o que deixou ela um pouco "pesada".

No fim... como eu não tinha conseguido realizar na cabeça como seria essa montagem final, pq era diferente de tudo que eu tinha visto pessoalmente, fiquei satisfeita com o resultado... e Laís ficou maravilhada. Os convidados, TODOS elogiaram a decoração e criatividade... então.. esses por menores, ficaram menores...

Na fotografia tive a incrível ajuda do nosso companheiro de trabalho escravo Henrique e sua esposa Marselle, eles fazem um trabalho incrível de fotografia (vejam aqui e aqui). A nossa idéia, era fazer aquele ensaio no Jardim Botânico, Mas como São Pedro deu aquela faxina de mais de um mês lá no céu e não nos deu muita trégua com a chuva, nós acabamos adiando o ensaio (sim.. pq eu ainda vou fazer!!!).

Eles chegaram lá bem antes dos convidados (comigo bagulhada e muitas vassouras e papeis pelo chão, mesa desarrumada, uma delicia!!!) e conseguiram captar grande parte do que queríamos para a decoração da festa. (Aqui dá para conferir mais fotos, com mais detalhes do portfolio deles, do aniversário da Laís) Depois, estavam juntos com os convidados, junto com as crianças, sentados no chão, em cima das cadeiras... (hehe) tudo em busca dos melhores ângulos e das fotos mais espontâneas. Nada de foto posada, atrás do bolo..! Esse foi um dos meus pedidos e eles atenderem bem! Meu irmão foi o único que puxou Laís e correu para tirar foto atrás da mesa... ai ai... Fora isso.. tivemos fotos da família e dos amigos interagindo. 

Por conta da minha agitação e preocupação.. e de muitas coisas na cabeça... acabei esquecendo de tirar fotos com pessoas importantes... mas isso foi falha assumidíssima minha.. eu pedi para não ter fotos posadas, lembram? Na agitação, não lembrei de todo mundo! Mas a estela principal do dia apareceu.. e como, em fotos lindas, divertidas e espontâneas.
A mesa


Mesa de apoio Lateral - Lembrancinhas

Mesa de Guloseimas

Meu xodó na mesa de guloseimas! O trabalho valeu!

O Xodó que foi dado aos convidados!

Lindo jogo de vasinho que veio lá de SP (e que quebrou no fim da festa)

Meu outro xodó na mesa de guloseimas (adoro!!! Pena que o grandão é caro!)

O efeito dos pompons de seda! A entrada do salão!

Os centros de mesa!

A estrela principal!

Não estava querendo muito falar sobre isso.. não sei pq.. mas no fim.. me empolguei.. e quis registrar os detalhes, cada detalhe dessa empreitada que deu tanto trabalho.

Como acabou ficando muita coisa... dividi o post e e no próximo vou falar da festa em si e do que senti com isso tudo, expectativas, reações de Laís, alegrias e algumas poucas frustrações.. Tudo faz agente aprender alguma coisa.. e a organização dessa festa me fez aprender muiiiiiiiiiiito!

12 comentários:

  1. Tudo tããão lindo...super fofo mesmo =) Post grande...?!!? Sem problemas...tem cada detalhe mesmo kk
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amigaa, que festa linda, amei! Sabe que adoro preparativos da festa? Amo ver cada detalhe tomando forma e ficando do jeito que a gente sonha! E sou assim como você, pesquiso, vou atrás, e sempre vale a pena! Adorei a idéia do vasinho e adubo de lembrancinha, achei super original! Parabéns, ficou maravilhosoo, beijos

    ResponderExcluir
  3. ficou tudo muito lindo! Anotei as dicas! Laís estava uma fofaaa! Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Amiga eu nem poderia estar aqui .... tem praticamente um arquivo espalhado na minha mesa mas eu com este costume de deixar o blog aberto e coisa e tale .... não resisti quando vi o tema do seu post .... vc sabe que eu devorei cada palavra que vc colocou né .... e vc sabe que o ponta pé para eu fechar o buffet para a festa de 2 anos da Bela tb foi um post seu rsrsrsrs entãoposso dizer que vc esta envolvidissima nisso kkkkkkk

    a ideia do fotografo não deu muito certo pq estou em SP .... e a tal da terapia de cola aqui e costura ali tb não vai rolar pelo unico motivo de que a mamãe aqui não tem habilidade alguma e coordenação motora zero .... masss a festa da Lais ficou um encanto assim como ela .... vou viajar por estes link que vc passou e vamos ver se eu consigo ter alguma ideia do que fazer pq confesso que estou meio perdidinha !!!

    um beijão para vc e para a borboletinha Lais !

    ResponderExcluir
  5. ossa, que postão. Vou ler com calma. Por enquanto vi as fotos e amei os detalhes de borboletas. Muito bom gosto.

    Parabéns.
    Sua borboletinha merece.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Ah Martha!!! A festa ficou linda!
    Eu adorei!!! =D
    E claro, já peguei referências e as dicas! Não vejo a hora da festinha da Lara sair do papel e começar a mão de obra! hehehehehehe


    Parabéns pela dedicação à festa da pequena! Valeu o esforço!

    ResponderExcluir
  7. Martha, mas ficou uma graça a festinha. Cheia de detalhes, uma amor. Laís deve ter amado. Vim te conhecer e já gostei do que vi. Bjks!

    ResponderExcluir
  8. Amiga linda... Mesmo já sabendo de todos os detalhes desta festa maravilhosa... Não poderia deixar de comentar aqui o meu sentimento com toda a preparação da festa. Acredite, mais mesmo estando longe sofri junto contigo com cada detalhe dessa papelaria demorada...rsrs Mas valeu muito a pena!
    A festa está digna da aniversariante. Fico tendo essa festa como minha referência, mas ver se um dia crio coragem e embarco numa dessas... Nem que seja lá pelos cinco anos da Sô.
    Vc está de parabéns, porque mesmo com tanto cansaço deu conta de tudo e segurou a peruca!

    E isso aí... Que venham mais e mais festinhas e festões pra Laís.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Nossa que festa linda, apesar do trabalho valeu a pena pq ficou tudo maravilhoso.. menina tou me vendo doida aqui não sei nem por onde começar com a festinha de 1 ano da Alice... e tá tão pertoooo!! jesussocorrooo! rsrs
    Beeeijooooos

    ResponderExcluir
  10. Que linda festa! Adorei as dicas, tinha que registrar mesmo!

    Que bom que a Laís está melhor.

    Beeijos,
    Laís.

    ResponderExcluir
  11. Linda sua festa!!! Deu para ver que foi feita com todo carinho do mundo!!! Aqui também estou nos preparativos para os 3 anos da pequena... só que será das Princesas. Beijos mil

    ResponderExcluir

Adoro comentários!