Menu

14 julho 2011

Amamentação atrapalha na alimentação?!

Se alguem chegar aqui, através do Google, querendo saber a resposta para essa pergunta, pode ser que fique frustrada (a não ser que minha amigas me ajudem nos comentários! rs), pq eu estou longe de saber. Na verdade, me questiono isso todos os dias.Laís esta mais uma vez naquela fase de greve de fome. E eu estou mais uma vez me vendo desesperada sem saber o que fazer.

Durante a amamentação exclusiva, Laís ganhava quase 1kg por mês e éramos (somos?) adeptos da Livre Demanda. Desde que entrou na introdução de alimentos e na alimentação normal ela nunca se mostrou seletiva com uma coisa ou outra... comia tudo de tudo que oferecêssemos. Não lembro de alguma coisa que ela tenha provado e não tenha gostado.

O problema com ela não é a qualidade que falta, pq ela ainda come de tudo. O problema tem sido a quantidade. Vou explicar.

De manha: Laís mama lá pelas 5h, dorme e depois mama (chupeita) mais um pouquinho lá pelas 7h enquanto a levo para minha mãe.
Normalmente no café ela come uma fruta, um pedacinho(inho) de pão com requeijão ou de queijo branco. No final de semana, mesmo acordando mais tarde e mamando mais uma vez lá pelas 9h, eu tento fazer que ela coma um pouquinho do pão e um pouquinho de suco de chocolate (sustagem).

No almoço: Ela não tem aceitado nadica de nada de feijão com arroz, só come a carne e o legume, daí vai beliscando. Minha mãe sua para fazer ela comer metade do prato (que esses dias eu descobri que a quantidade desse prato é quase uma porção de um prato de adulto). Nessa parte é igualzinho, tanto lá em casa como na minha mãe.

A tarde, na minha mãe, ela costuma comer frutas e mais frutas (isso ela não rejeita nem por decreto, a não ser q esteja muito saciada) e um pouco antes de eu chegar minha mãe tenta dar a vitamina de leite com fruta. Tenta, pq as vezes ela toma 60ml, outras ela toma 150ml. Comigo a vitamina não rola de jeito nenhum...aí eu dou iogurt.

A noite é o mais difícil. Pq quando eu chego ela mama. Aí acontece alguma coisa, ela chora, pede peitinho. E pede de novo... As vezes eu consigo dar só uma vez, mas a maior parte da vezes entre a hora que eu chego e a ultima mamada antes de dormir, ela mama umas quatro vezes, mamadas curtas e mamadas longas, depende do estado de espírito dela. Aí para jantar eu acabo empurrando o horário para mais tarde e sofro para conseguir dar uma ou duas colheradas.

Inventamos mil e uma coisas para a alimentação ficar atrativa. Ela adora omelete, daí nos dias que esta muito difícil, eu coloco arroz, legumes e carne no omelete e faço uma pizza (como ela chama). Só que não da para fazer isso todo dia, nem dia sim, dia não.

Outro dia, (que tinha sido bem brabo e ela tinha comido pouco) eu coloquei o feijão numa taça de sobremesa, fiquei brincando com ela... Aí ela tomou duas meia taças de feijão.. fazendo a maior festa. Minha mãe tbm tenta de tudo. Fica uma hora tentando convencê-la a almoçar.. coloca canudo, mais de uma colher... inventa mesmo!

Daí minhas perguntas:
Será que seu eu desmamar Laís ela vai se alimentar melhor?
Será que ela esta enjoada das comidas q estamos dando?
Será que é normal ela quere comer tão pouco?
Será que um dia passa ou vou enlouquecer tentando fazer ela comer?! Rsrsrs
Será que nossa rotina e o q estamos oferecendo está tudo errado?

De certo já decidi que vou procurar um nutricionista infantil antes de qualquer atitude mais drástica! Até lá vou arrancando os cabelos!

Alguma outra dica!?

12 comentários:

  1. Oi Martha!

    Lendo seu texto eu fiquei me perguntando...por que mesmo vc acha que a Laís come mal? rsrsrs

    Eu vejo as fotos dela e ela me parece super saudável! E a rotina alimentar dela parece boa.

    Talvez, eu digo talvez, porque não sei bem como fuciona a mamada depois dos 9 meses, vc devesse parar com a livre demanda e estipular horário para as mamadas, afinal, ela já cresceu, já come outros alimentos, talvez não haja mais necessidade de livre demanda.

    Outra coisa que acho importante é ter os horários fixos das refeições e lanches. Vc disse que ela come frutas e mais furtas a tarde na casa da sua mãe, se ela come a todo instante mesmo que frutas, ela não terá fome no jantar. O melhor é alimentar a cada 3h.

    E se ela come quase metade de um prato de adulto, ela come bem no almoço! Colocar menos comida no prato ajuda bastante. A Ísis detesta prato cheio!

    Sustagem é outra coisa que tira a fome, não tem jeito, depois de tomar um copo daquilo a Laís não vai querer comer mais nada por um bom tempo.

    Sou nutricinista de formação e super recomendo a ida a um profissional com experiencia em alimentação infantil!

    Experimente anotar tudo que a Laís come! Vc pode se surpreender com a quantidade e variedade de alimentos que ela ingere por dia!

    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  2. Olha querida, o desmame é uma decisão tão pessoal que fica complicado eu dizer qualquer coisa. Na verdade eu acho que o desmame tranquilo acontece quando eles decidem parar.

    Não acredito que isso resolveria o problema da alimentação. Talvez seja uma fase, talvez ela seja mais complicada para comer os sólidos, afinal, é uma nova adaptação para ela.

    Converse com o pediatra, veja o que é mais recomendável. Mas não se precipite com o desmame, que você poderá arrumar apenas mais um complicador.

    Estou desejando sucesso aí com as colheradas.

    bjs,
    Dê Freitas
    mamydeprimeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não sei se eu consigo responder todas as suas perguntas hahaha, mas pelo que eu vi ela está se alimentando super bem, e parece saudável.
    Olha uma sobrinha minha, quando tinha um ano e pouco, tomava meio danoninho no café da manhã com meia banana, um biscoito de polvilho minusculo no almoço, um suquinho a tarde, e o resto do danoninho na janta. E isso durou até uns 2 anos. E ela cresceu e está nem saudável viu? haha

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Sofri assim com a Sofia.
    Até a pediatra dela me fazer entender que não adianta eu querer que ela bata um pratão de comida, se o estômago dela só aguenta aquela quantidade que ela suporta mesmo comer.

    O estômago deles é pequeninho mesmo, e se vc diz que ela come, ela come e fica satisfeita com aquilo mesmo.

    Mas a gente quer ver eles comendo sempre mais e mais e bem neh? Super te entendo!

    Se a nutricionista vai te deixar mais tranquila, marca sim! Mal não vai fazer não é mesmo??

    Beijãoo

    ResponderExcluir
  5. Oi Mathinha !!!! menina eu não tenho a respostas para as tuas perguntas masss vc me fez pensar em uma coisa ....

    pq será que lá em casa (leia se comigo) a Isabela não come ??? é incrivel na minha mãe ou com ela a danadinha come uma pratada mas basta eu chegar e minha mãe dizer (tó da pra ela) que ela não quer e chaga a cuspir .... fiquei intrigada kkkkkk

    beijosss Sii

    ResponderExcluir
  6. Ownnn queriii.... tô achando que ela come tão bem! Poucas crianças dessa idade comem assim! Acho que sua preocupação é quantidade né?! Pq a qualidade está ótima! Eu acho (só achismo de mãe, nada mais!) que o problema é trocar a refeição pela mamada nessa idade, mas acho que ela só completa né!?

    Bjkas!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Martha! Minha filha tb mama. Ela está com 1 ano e 9 meses. No café da manhã tb não come quase nada, não toma leite e se eu deixar quer mamar toda hora. Mas eu coloquei horário pras mamadas. As noturnas consegui tirar, então ela mama lá pras 6 da manhã e quando acorda ás 9 quer de novo, ás vezes eu dou, as vezes enrolo com o café (frutas, pão...), graças a Deus ela almoça bem, dorme de tarde e quando acorda a primeira coisa que fala é mamá!!! Depois só mama pra dormir. Adoro amamentar minha filha, mas vou confessar que tenho ficado um pouco cansada.
    Boa sorte com a alimentação da pequena!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, Martha! Eu achei que ela come muito! Se você visse a Malu então... ia achar que vive de luz, igual a Flor.

    Acho que as mamadas (independente de ser no peito ou na mamadeira) interferem sim, claro, pq enchem um pouco mais a criança - como qualquer porção de alimento faria... eu veria com a pediatra sobre os horários, sobre como intercalar melhor as mamadas com as refeições sólidas. Assim não estraga nem uma nem a outra. =)

    beeijos,
    Laís

    ResponderExcluir
  9. Vc sabe mais do que qualquer outra pessoa que não tenho experiências lindas sobre amamentação. Mas acho (só acho) que deve sim interferir. Pq a livre demanda a criança mama muitas vezes por fome, por brincadeira, por querer colo, carinho e etc... e aí ela vai enchendo. Quando de fato deve comer, ela está saciada.
    O meu caso vc conhece bem né? A mamadeira tbm interfere nas refeições da Sô, mas não por ela... rs! e sim pelas pessoas que ficam com ela. A sophia come muito muito melhor comigo.

    Acho uma otima opção a nutricionista... Com ela vc esclarece as suas dicas, e quem sabe ela te passa a fórmula do sucesso... Tbm quero viu? rs.

    Bjão!

    ResponderExcluir
  10. Marthinha, amore: você pediu por pitacos... lá vão os meus!

    Eu tive a benção imensa de ter uma pediatra particular, 24hs por dia (nem que fosse no celular): a pediatra dos meus pequenos é a minha irmã!!! Uhu!!! Então, rolavam duas coisas: eu não queria ficar ligando toda hora e perguntando tudo (queria ser uma "mãe profissional"), mas também tinha a tranquilidade de saber que, quando a coisa enrolasse, ela estaria lá!

    A livre demanda, em casa, funcionou até o 2o mês de vida. Assim, LIVRE mesmo. Na hora em que queriam, na quantidade em que queriam. A partir daí, começamos a treinar as crianças que mamar tinha horário, dormir tinha horário, banho tinha horário e eu não tive NENHUM PROBLEMA! Eles sempre dormiram a noite toda, mamaram até os 15 meses (só peito), começaram a comer lá pelos 6 meses e comiam de tudo.

    Percebi que, para nós, foi muito importante adaptar a criança ao ritmo da casa (e não vice-versa), pois era ela que estava entrando num mundo novo (o nosso) e o resto da vida vai ser assim mesmo, né?

    Nunca, sério, nunca mesmo tive nenhum problema com isso. É claro que rola a fase da adaptação (que talvez você vá ter que passar...), onde a Lara vai fazer o que está acostumada a fazer (chupetar para ganhar colo, conforto e carinho) e você vai ter que mostrar que mamar é mamar, ganhar carinho é ganhar carinho. Coisas diferentes. Que podem ser feitas de jeitos diferentes.

    PORÉM, lá pelos 2 anos, os DOIS pequenos me deram problemas para comer. Num dia, comiam que era uma beleza. Noutro... puf! Pararam!!! A bat-irmã-pediatra entrou na jogada, de novo, e me tranquilizou porque é muito normal essa fase! Na verdade, as crianças não comem porque "não querem perder tempo comendo". Elas já descobriram outras coisas (brincar, cantar, fazer bagunça no banho, ver TV, se esconder) que são muuuuitoooo mais divertidas do que ficar queita, por 20 minutos, mastigando. Entendeu?

    Fica tranquila, respira que isso tudo passa. E, cá pra nós, sua pequena está comendo SUPER BEM!!! Talvez a quantidade seja menor do que você gostaria, mas olhe pra carinha dela! Parece uma criança desnutrida ou mal alimentada para você???? Para mim, não!

    Bjos e bençãos.
    E boa sorte!
    Mirys
    www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Martha, tem semana que a Maria fica horrível pra comer, aí eu taco Kalyamon nela... (Dr. reginaldo vai me matar!!!)... Outra coisa: lamento informar, mas a amamentação atrapalha sim. Aqui em casa acabou a livre demanda, só dou 2 vezes, ela já se acostumou e bate uma "pratada" na janta... Ainda, essa semana, por exemplo, ela só quis além do arroz e feijão e legumes, só coração ou linguiça!!! Tá escolhendo, viu! Bjs e um ótimo fim de semana...
    Ah, já fez o facebook? Tô lá!!! O Ed já é meu amigo!

    ResponderExcluir
  12. Bem, na época em que passei por isso também tinha mil dúvidas, um pediatra chegou a me recomendar o desmame (por volta de 1 ano), mas eu pensava, se ela já não come nada, vou tirar o mamar? Aí que ela seca mesmo. Resolvi continuar amamentando até chegarmos ao desmame, que aí foi uma decisão nossa, entende.
    Ela já teve fases terríveis, de não comer quase nada, mas também tem fases que pode inventar comida. Já fui mais paranóica, mas vejo que Sophia no geral come bem e come comida saudãvel, que é o melhor!! (mas às vezes come batata frita e adora!)
    beijocas,
    Aretusa, mamãe da Doce Sophia

    ResponderExcluir

Adoro comentários!