Menu

19 julho 2011

Alimentação.. algumas considerações!!!

Relendo o post sobre a alimentação de Laís, percebi que descrevi um dia em que tínhamos sucesso na alimentação dela. O que acontece!!!... Mas acontece tantas vezes quanto os dias em que ela mal toca no parto de comida na hora do almoço ou quando, em alguns finais de semana, não aceita nada alem de beliscar uma carninha, comer frutas e o sucesso de sempre: o peito!

Daí começaram a chegar os comentários #aqui eu faço uma pausa para agradecer muito a blogsfera e principalmente as pessoas que tem carinho (ou até mesmo se identificam em alguma coisa comigo) pela contribuição/troca que sempre tenho através dos comentários #despausa.

Então, chegaram os comentários... e logo nos primeiros eu me acalmei e fui analisar como é de verdade a nossa rotina. Pq Laís come de tudo, não tem pq ela não querer se alimentar. Aí eu percebi que ela come sim.. muito.. o dia inteiro. Mas ela só belisca. Não come uma quantidade boa (pelo menos não boa para agente!), aí agente vai e oferece outra. E ela é meio gulosinha e olho grande, aceita tudo.. mas come nas quantidades que o organismo dela aceita.

Só que isso faz com que na refeição seguinte ela não tenha fome, ou pelo menos não tanta fome para comer o tanto que deveria. Ainda não consegui contato de nenhum Nutricionista especializado em alimentação infantil (pessoal do Rio, quem souber de alguém, indica aí, vai?!), e nem consegui conversar com a prima do marido, que é nutricionista e pode dar umas dicas. Mas já consegui chegar a algumas conclusões sobre tudo isso!

- A culpa é minha (rá!).. e da minha mãe tbm! Pq nós nunca seguimos uma rotina mais rígida com relação a alimentação da Laís.
- A culpa é minha (aí, só minha mesmo) pq sempre foi mais cômodo deixar ela mamar a hora que quisesse, principalmente nos momento de estresse.
- Laís é uma criança magra... não tem como ser diferente, é o biotipo dela. O que eu preciso me preocupar é se ela esta ingerindo todos os nutrientes que ela precisar, e não se esta ingerindo 200% de cada um desses nutrientes!
- A amamentação atrapalha sim, mas não a amamentação em sí. O que atrapalha é o fato de não ter horário.. de a coisa continuar em LD e Laís pular nas peitcholas na hora que quer. O que não é motivo para desmame, mas sim de controle (uia! isso vai ser difícil!)

Chegada a essa e a outras conclusões é chegada a hora das ações.

A primeira, mais importante e mais difícil: Criar uma rotina de alimentação e seguir a rotina ao pé da letra. (Isso é, nada mais, do que regrar a alimentação dela, em horários e quantidades). Acho q assim nós vamos nos moldando. Tanto ela aos horários - ela deve comer naquele momento, pq não vai ter lachinhos extras; quanto agente às quantidades - vamos nos habituando a quantidade necessária para satisfazer a fome dela.

Só isso se desdobra em varias pequenas ações que vamos ter q nos acostumar ao longo do dia, como: não dar o peito a cada vez que ela tropeça (eu sei!!), não encher de lanchinhos pq ela acordou mais tarde (viu, mãe!), ter sempre as coisas que ela vai comer, mesmo quando sairmos, não ser tão inflexível e abrir mão vez ou outra, sem deixa a exceção virar regra.

No momento confesso que e tudo mais fácil na teoria e, que aplicar isso, vai deixar alguns cabelos brancos (meus e da minha mãe! heheh), mas de qualquer forma já é um começo.

Ah... como a consulta com o ped é só em setembro, vou tentar ir na nutricionista antes disso.... e para dar uma tranquilizada vou ver se consigo traduzir um livro que a Pat, mãe da lindinha da Alice, do Se for assim, tá bom! me passou. É um livro do Dr. Carlos Gonzales, que tem ótimas visões sobre alimentação e peso, mas que eu ainda não consegui ler muito pq o livro é todo em espanhol!

Por enquanto é isso.. vou sentar e ver com mamy uma boa rotina para Laís e vamos ver no que vai dar.. quando tiver novidades sobre isso.. conto aqui!

Obrigado mais umas vez pela ajuda de vocês, viu!

Só para eu ficar feliz, ontem deu tudo certo!!!
Ainda não acertei nada definitivo com a minha mãe sobre a rotina da pequena.. mas como as coisas já estão sendo ditas a dias... ontem foi tudo se encaixando e Laís seguiu o dia se alimentando diretinho. Já com porções menores e sem lanchinhos entre as refeições.
A noite não rolou LD e ela finalmente JANTOU (mesmo que pouco) comigo!

Vamos seguindo assim!

9 comentários:

  1. Marthinha...

    tenho q repetir que cada vez mais me convenço que estamos sim no mesmo barco.
    Achei q essas considerações já um passo inicial e importante. Pois quando reconhecemos onde está o problema fica mais fácil resolver.
    Acho sim que a Laís está muito bem fisicamente (nas fotinhas) ela é um charme... (sei, sou suspeita rs).
    Vc vai precisar ser firme, mas te desejo sucesso viu?

    Estou aqui sempre...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Vc conhece a Pat Feldmann, culinarista que tme o site "crianças na cozinha"!? Ela tem ótimas dicas, sempre!

    Leo tem uma nutricisonista que o acompanha há 2 anos maravilhosa, mas ela é do SarahRio, senão eu até te indicaria ela...

    Bjo grande!

    ResponderExcluir
  3. Martha!
    Sou nova por aqui!
    Acho que a rotina é importante, mas ao mesmo tempo difícil de impor!
    O peito é muito mais fácil mesmo!
    Quer uma dica?
    O que eu fiz para facilitar a minha vida, foi deixar lentilha,feijão,carne congelados, e só me preocupo com arroz, e uns legumes!Fica fácil de preparar e não me canso, e claro ele é bom de colher...
    Não sei se isso é um problema, ou se a Lais não quer saber de comida mesmo!
    Não sou do Rio, mas espero que encontre uma nutri boa!
    Seja bem vinda no meu blog tb!
    Boa noite!
    Bjs
    Angi

    ResponderExcluir
  4. Eu achei isso importante, de diminuir os lanchinhos para que ela possa comer uma refeição mais completa como almoço e jantar. Afinal, se ela comeu algo pouco antes do almoço, vai ser mais difícil que ela coma o prato inteiro, né??
    E com certeza vocês vão encontrar na prática o melhor caminho!!
    Beijocas,
    Aretusa, mamãe da Doce Sophia

    ResponderExcluir
  5. Oi Martha!
    Obrigada pela força lá no blog.. sabe, às vezes tb me sinto uma mãe terrível.. pq nem tudo são flores... perco a paciência sim.. mas nem por isso deixo de amar minha pequena.. e acho que ela é sim muito feliz.. mesmo com a mamãe botando ordem na casa...
    Não acredito muito nessa maternidade cor de rosa em que tudo é perfeito.. afinal, somos humanas, né?? E estamos aí até mesmo pra aprender com nossos erros.. :)

    Acho que vc está certíssima em estabelecer uma rotina com a pequena.. aqui em casa sempre fui rígida (segundo o maridão, até demais) com relação à rotina.. então podemos programar tudo certinho com ela.. :) e isso é ótimo!! :)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Querida, fico feliz que esteja se encontrando na alimentação da pequena. Que bom que está dando certo.

    E não se sinta culpada, viu? De maneira alguma.

    Obrigada por me citar. É muito gostoso saber que posso ajudar alguém com as indicações de livros, pq tenha certeza de que alguém me indicou. E assim a corrente segue... essa é a principal magia da blogosfera. Que delícia.

    Eu fiz um post ( http://patriboudakian.blogspot.com/2011/07/sobre-o-peso-o-leite-o-doutor-e-o-tempo.html) sobre leite, peso e tal e lá tem uns links bacanas de textos traduzidos do Gonzales. A Paloma (http://fotocecilia.blogspot.com/2011/07/prazamigas-neuroticas-com-o-peso-do.html) tb escreveu sobre as curvas de crescimento. Vale muito a pena ler. Corre lá.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. ai ai amiga é assim mesmo, vivemos sempre em um dilema sobre alimentação! a Kamila tem fases que come super bem outras vezes não quer nem encostar na comida e só quer peito... agora sempre que ela fica pedindo peito eu dou alguma coisa pra ela comer primeiro. e nunca mais dei mamá antes das refeições melhorou bastante por aqui. e realmente a rotina é essencial, não é fácil segui-la mas elas se adaptam e se alimentam mto bem! beijos!

    ResponderExcluir
  8. Clap, clap, clap!!!!
    EStou orgulhosa de vocês!!!!

    Achei que você fosse ficar suuuuper chateada comigo por falar nas regras, nos horários, no fim da livre demanda (achei que você fosse ler e pensar "que mulher nazista é essa????"). Mas, que bom que você entendeu que tudo isso é BOM PRA LAÍS e que será para uma melhor alimentação dela, daqui pra frente.

    Sério: estou muito orgulhosa de você!!! Não só pediu ajuda, como aceitou os conselhos, arregaçou as mangas e está indo à luta. PARABÉNS!

    Bjos e bençãos.
    Mirys
    www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que bom que vcs já estão se acertando! Aos poucos tudo entra nos conformes, né?

    Nós estamos sempre preocupadas com alimentação, não tem jeito!

    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir

Adoro comentários!