Menu

31 outubro 2011

Sobre a hora de dormir e a hora de ficar sozinha!

Eu sou um ser que não dorme cedo.... NUNCA a não ser que esteja caindo pelas tabelas E Laís acabou indo pelo mesmo esquema.

Sou uma pessoa que funciona muito bem a noite e no inicio da madrugada.. consigo fazer tudo melhor. Minhas melhores faxinas quando morava em casa eram as das madrugadas!!! E consequentemente, acordar cedo sempre foi um martírio. Todo mundo sempre disse que eu era dorminhoca. O caso é que não sou.. só gosto de dormir num horário diferente da maioria. O Problema é que não sou o Jô Soares e não posso me dar a luxo de acordar as 11h todo dia, então sofro e vivo com sono.

Quando eu estava gravida, eu ouvi de tudo. Ouvi que eu tinha q habituar Laís com horários regrados para dormir, desde a barriga e que não podia brincar ou fazer farra com a barriga depois de certa hora pq se não ela nunca ia dormir cedo (??). Ouvi que eu nunca mais ia dormir e que nunca mais eu ia dormir até mais tarde. Ouvi tbm que às 20h tudo tinha q ser desligado para que Laís dormisse... aff!! Ouvi foi coisa..

Sabe como aconteceu???
Não fiz nada disso.. e tbm não aconteceu nenhuma das previsões.

Somos uma familia que dorme tarde. E consequentemente acordamos tarde quando podemos. Vejo isso com muitos lados positivos e alguns negativos.

Como positivos, dormir mais tarde me dá mais horas junto com Laís. Aproveitamos, jantamos mais tarde, brincamos mais tempo, banho de banheira... e depois quando eu já não aguento mais ela pede o cantinho dela para dormir (a cama compartilhada vai e volta.. tenho que voltar a falar disso aqui!). Outro ponto positivo é que Laís nos acompanha aonde vamos sem aquela coisa do voltar correndo para ela dormir, sem aquela coisa da criança birrenta que só esta assim pq esta cansada de mais e não quer estar ali. Tbm podemos dividir a atenção e os afazeres e ninguém monopolizar a pequena. Quando eu estou com ela, marido faz alguma tarefa (tá.. nem sempre!) e quando eu tenho que fazer alguma coisa, ele fica com ela... (alguem avisa que vendo televisão não vale?!). Outra coisa boa é que Laís tbm gosta de esticar o sono pela manha, às vezes ele pede, ainda de olho fechado, pede para ficar mais no cantinho e mamar um peitinho para dormir.. às vezes temos que acordá-la..

Como ponto negativo, dormir mais tarde tbm é acordar mais tarde.. e com isso não sei como vai ser com escolinha, escola e trabalho no futuro ( Será que ela vai se arrastar de sono tanto quanto eu, ou uma dia vai se adaptar a rotina do acordar cedo??). Outra coisa ruim é que, coisas que só posso fazer depois que ela dorme, acabam sendo ainda mais tarde.. aí nem sempre tem quem aguente. rsrsr

O engraçado na nossa rotina, que não me incomoda nem um pouco, é que nem sempre ela é igual. Mas já aprendemos a lidar com as prováveis situações de sono de Laís.. e a tirar proveito disso. Isso foi bom por conta da alimentação dela.. hj ela não fica mais sem comer pq causa da hora da soneca.. ou pq tomou o café muito tarde e não quis almoçar.

Só que nisso tudo tem um porém..  o dia passa...acorda (nem sempre Laís acorda junto), trabalha, almoça, trabalha, pega Laís, brinca, arruma, brinca, faz janta, brinca, da banho em Laís, brinca, toma banho, deita para dormir, convence a pequena a não brincar mais... e????

As vezes sinto muita necessidade de ficar sozinha.. sem nada para fazer.. ninguém me chamando ou falando comigo. Sempre fui assim.. mesmo quando morava com meus pais. Minha mãe conta que eu levantava da cama e ia ficar na sala e na cozinha sozinha nas madrugadas #pessoaestranha

 Gosto de olhar a televisão.. olhar sem ver, sabe.. sem absorver nada.. tbm gosto de fuçar a internet.. as vezes nos blogs.. as vezes em sites de fofoca de artistas, no novo vicio do Face.... Mas gosto principalmente de ler meus livros! aff.. Juro... Ganho uma noite (pq não acredito que eu perca uma noite lendo um livro) inteirinha lendo um bom livro.. às vezes até um nem tão bom livro... mas que me tira de órbita, sabe?! Sem precisar ficar colocando a cabeça para funcionar!! Apesar do cansaço e das olheiras, no dia seguinte fico renovada.

O problema é que com o adiantar da hora que Laís vem dormindo.. está ficando cada vez mais raro meu tempo de zerar a cabeça. Durmo e acordo sempre cansada com a cabeça fervilhando. O difícil é que não consigo mudar a nossa rotina para entrar esse meu tempinho. Com o horário de verão, no ano passado eu quase surtei de tão cansada. Esse ano até que esta sendo mais ligth... mas aquele tempo só meu esta ficando cada vez mais na lembrança!

Como nossa rotina esta para mudar.. acho que vou ter que entrar no esquema de pessoas normais que mandam as crianças para a cama às 20h... Vou sentir falta do meu tempo com Laís sem me preocupar com o relógio.. mas vamos regras as coisas um pouco mais.. Não sei se vai dar certo, se não der voltamos ao que era.. !!! ou vamos adaptando para chegar a um meio termo!

8 comentários:

  1. Oi, Martha.
    Eu sou exatamente igual a você. Não durmo antes da meia noite.
    Mas eu acostumei a Clara a dormir às 21h quando bebê. Depois, até para poder curtir o pai à noite, esse horário foi se esticando até 22h, 22h30min... Só que isso me deixa mais cansada, porque ela só aceita dormir comigo. Depois é que posso sair da cama dela e cuidar de mim, da casa, descansar, fazer qualquer coisa antes de dormir. Como ela cortou a soneca diurna, passei a colocá-la de novo para dormir mais cedo. Tenho conseguido entre 21h e 22h, no máximo, excetuando dias em que tivemos compromisso à noite. É uma maravilha, porque sobra um tempinho até eu dormir. Não abro mão disso. Além do que ela dorme melhor.
    Antes disso acho que eu nem iria querer que ela dormisse, pois acordaria muito cedo e eu sofreria demais. Ela acorda por volta as 9h e no fim de semana é frequente eu conseguir dormir até às 10h, porque ela também dorme até tarde! Só que eu não vou deixar ela esticar muito tempo assim. Vai ter que acostumar a acordar cedo mais dia menos dia, para não sofrer como a mãe dela, que até hoje sofre ao acordar cedo e passa a manhã feito zumbi. rs.
    Uma sugestão para você seria ir reduzindo o horário de colocar a pequena na cama aos poucos, de meia em meia hora, até ficar em um horário razoável para vocês. Tudo é questão de costume e, quanto antes, melhor. Depois de adultas como nós é muito mais difícil mudar, não é? Criança se adapta mais fácil.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Martha, neste ponto somos o oposto! Eu não funciono a noite depois das 20:00h! Na verdade, eu funciuono com o sol, enquanto ele está lá eu estou bem, ativa, quando ele se põe e a noite chega, é minha hora de serenar.

    Tem vantagens e desvantagens também, como qualquer coisa na vida! Para desvantagem minha, meu marido é como vc, então nosso ciclo não bate, hehe, e a Ísis está mais para mim, apesar de fugir do sono sempre!

    Sorte na nova rotina de sono!
    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  3. Não precisa ser tão radical e colocar Laís para dormir às 20h.
    Pode ser às 21h30 - 22h. Pode acreditar que ainda vai dar tempo de fazer outras coisas, inclusive ler.

    Por aqui está sendo assim.

    Eu chego do trabalho 19h e ficava pouco tempo com a Laura qdo colocávamos ela pra dormir às 21h.

    Agora, prolonguei para as 22h e está sendo ótimo.

    Aproveitamos juntas, ela dorme relativamente num bom horário e ainda da tempo pra outras coisitas.

    Depois quero saber da cama compartilhada. Precisamos cortar isso por aqui.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga!
    Ih...aqui também a gente acostumou a dormir tarde e no começo eu tentava fazer o Matheus dormir cedo,mas daí como o marido chegava bem tarde da facul para ele aproveitar um pouco o filho deixava o pequeno acordado para brincar com o pai...acabou que ele acostumou a dormir tarde também...afff...mas a gente se resolve isso é o que importa né?!
    Linda semaninha para vcs!
    Beijãooo
    Apareça sumida!

    ResponderExcluir
  5. Oi querida,

    Cada familia tem seus horarios, mas seria bem saudavel estabelecer o habito de dormir e acordar cedo com a pequena. Tem muitos beneficios.

    bjooooooo

    ResponderExcluir
  6. É minha amiga, vai ter que mudar tudo, ai ja viu ne?
    Tb sinto necessidade de ficar só sem fazer nada, por isso mesmo que o Gui desde que nasceu dorme pontualmente as 20:30 no máximo as 21h, todo santo dia a mesma rotina: Janta com o Papai qnd chega do trab. toma banho com ele, faço seu leitinho, deita na nossa cama e puf!
    Ai fico bestando e aproveito pra fazer o que n faõ qnd ele esta comigo. Mas a rotina perfeita as vezes me atrapalha, qnd viajamos é uma tortura pra ele se adapatr nos lugares, em restaurantes e etc...

    Bjo jana

    ResponderExcluir
  7. Martha, eu também sou boêmia, mas meus pequenos estão indo para cama agorinha: 20:00 horas. Tenho umas boas horas para mim pela frente...
    Acho que vai ser bom para Laís dormir mais cedo.
    Beijocas

    Ana Cristina
    eucomosquatro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Martha! Saiu o resultado do sorteio Keko lá no blog. Boas notícias para vocês!
    Bjocas

    ResponderExcluir

Adoro comentários!