Menu

02 maio 2013

Criatividade ou viagem na maionese? (Update)

Estava sumida, eu sei... Coisa feia de se fazer... mas prometi a mim mesma (e ao projeto 101 em 1001) que vou postar pelo menos 2x por semana.. e to com credito.. pq em Abril eu bombei.. - acho que nunca postei tanto como em abril.. rá!

Então...

Laís é uma criança criativa... daquelas que fica ligadas 24h por dia. Até aí nenhuma novidade: todas elas são. Só que minha pequena princesa é um tanto quanto viajante na maionese. Não, criativa. Ela inventa e cria historias elaboradas e cheias de pais e mães e filhos e animais correndo perigo... e super heróis com capas. Pode ser com bonecos, pelúcias, unicórnios, potes plásticos e até com a mão que vira elefante (dedo indicador levantado simulando a tromba, saca?!).

Nos achamos lindo... mas nos estressa muito pq nem sempre temos disposição/tempo/criatividade/saco para acompanhar a brincadeira. O que acaba estressando ela.

Até aí tudo bem... pq baixa a #mãedemerda e eu apelo para a Discovery kids amiga de todas as horas. 

Eu juro que não quero. Que tento diminuir e colocar outras atividades. Que as vezes passamos o dia com a bendita (queridinha) desligada... e vamos para a quadra andar de bicicleta (eu ainda não falei aqui, mais minha linda esta pedalando... #orgulho)... mas no final, quando não restam mais força e pensamentos coerentes na cabeça da sujeita... eu apelo para a bichinha. E ela ajuda, tá?! Desculpa, mais ajuda a familia não surtar... É uma triste constatação que queria mudar... e mimi mimi mimi.

Em fim..,

Até aí tudo bem, certo?

Até a dona da creche, pessoa escrarecida e que vai estar fazendo o melhor que puder para minha pequena  (assim, errado mesmo) . Então.. até ela chegar e falar:
- Ei Laís... Até Amanha viu!!! Menina viajante.
- (oi?) - essa fui eu e minha cara...
Ela percebeu e completou:
- Ela viaja na maionese, menina. Fica lá com a historias delas.. com unicórnios e bichos imaginários. Ainda encontrou o Arthur, outro que viaja na maioneses.. aí ninguém segura.
...
Grilos cantaram... e eu fui para casa.

Na verdade.. nem me aborreci muito.. ela falou muito em tom de brincadeira e sei que eles tem muito respeito pelar crianças e tals.. 

Daí passou uns dias e Laís contou que ficou de cantinho na escola (Cantinho = castigo) pq ela queria ficar perto do Arthur e a Tia não deixou. 

Daí fui verificar no dia seguinte. E neste dia seguinte Laís tinha sido repreendida novamente pq não queria a hora da historia.. que só queria seu brinquedinho e que todos acompanhassem a brincadeira dela. E mais... que tinha ficado de cantinho pq quando se junta com a Arthur, não presta atenção em nenhuma atividade e não deixa as crianças evoluírem e que isso estava comprometendo o desenvolvimento dela.

:O

Morri!!!

Assim... deixo claro que acho que Laís precisa entender a autoridade das pessoas e que as coisas nõ podem ser no jeito que ela quiser.. que se eve seguir uma rotina e o que for para o bem comum de todos.. não a vontade dela. E já dei autorização para que Laís fosse repreendida e tirada das atividades que ela gosta, se não se comportasse bem, pq é assim que funciona em casa.

Mas tbm, Laís é das crianças mais fáceis de lidar. Meu pai, em sua corujisse absurda, diz que é muito facil tomar conta dela. É só ter disposição para acompanhar e uma TV para as horas de sufoco. 

Ela come muito bem, não bate, não se joga fazendo birra e entende na primeira vez que falamos - mesmo que tenhamos muitas primeiras vezes durante um tempo. E sabe quando faz algo de errado e tbm nunca mentiu... em fim... Uma criança de três anos normal.

Só fico pensando até onde esse comportamento deve ser estimulado ou limado. Até onde enforco as tias ou  dou as mãos a elas... e qual o tel da mãe do Arthur?? 

Ah... O Arthur virou o best friend do momento. Achei que isso fosse demorar a acontecer, já que eu tinha uma melhor amiga por mês na infância. mas o queridinho Arthur tomou o lugar do inesquecível Miguel (que não foi no aniversário dela, mas que sempre fez tudo que ela quis) e da queridinha Maria (que era unha e carne, mas começou a descer o braço e foi para os grupo do fundão, onde ficam os amigos que batem).

Ai que delicia a primeira infância!!!

*
Voltei pq o comentário da Dani me fez pensar!!! heheeh

Então... eu to nessa duvida.. se é certo ou errado. Estou a dias com isso me cutucando as ideias...

Fui desse tipo de criança tbm, sabe... e quando não estou estressada (quase nunca) acho muita, muita graça das historias inventadas pela Laís. Mas aquele comentário da "tia" me fez dar uma travada...

Help!!!!

5 comentários:

  1. Criatividade é algo maravilhoso, estimula todos os sentidos da criança.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Affe, posso falar? Fiquei com dó dela.

    Não se castiga uma criança por imaginar, por sonhar, por pensar diferente.... ela tem 3 anos, não está sendo alfabetizada, não está no meio do trabalho de faculdade, não está ali para saber contar de 1 a 30 em 10 segundos.... ela está na escola pq não tem outra pessoa para ficar com ela, porque, se ela ficasse em casa (com babá, empregada, avó, você), jamais seria repreendida por imaginar, por "viajar" na maionese. E não gostaria, de forma alguma, que falassem assim com a minha filha, mesmo.

    Pois hoje não querem isso? Que a criança vá longe, que imagine isso e aquilo, que consiga brincar sozinha, que invente um fogão de uma caixa de fósforos??? Lais não está fazendo nada errado, está sendo honesta, transparente e ingênua, ao confiar suas histórias às professoras que não sabem lidar com ela.

    Sabe a Lu, do Nicolilando por aí?? Ela tbm viajava um monte, inventava várias histórias e se lembra de várias delas até hoje... ela é brilhante, trabalha com desenhos, ilustra todo mundo de forma DIVINA, é uma mulher fantástica. E ninguém nunca deu bronca por ela ser assim (eu acho).

    Não gostei.

    Beijos grandes, chuchu!!!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Dani! Temos que deixar as crs aproveitarem a fase de ser criança!!!

    ResponderExcluir
  4. bom ja comentei no e-mail e vou falar aqui tb pq vc sabe que blog sem comentario é blog sem alimento ....

    adorei seu pedido de fone da mãe dos Arthur, adorei vc dizer que a Maria foi para a turma do fundão "cara jura que existe isso com 3 anos ? pq se tiver a Bela deve estar neste grupo ai.... não pq bate mas pq adora uma bagunça"

    óh por aqui eu estimulo, acho que criança que é podada vira adulto e adulto é "bixo" chato .... pode dizer a Lais que a Bela ama umas historias e ela pode preparar o repertório para sabado rsrsrsrs

    ps.: viajar na maionese ? independente de se respeita ou não pode avisar para a tia que eu não gostei que ela falou isso viu

    ps2.: a Isabela dominava o maternal 1 e sabe o que aconteceu ? quando virou maternal 2 ela foi separada de TODOS os amigos que ia no embalo dela (como mãe senti uma dor terrivel no coração) mas posso falar ? melhor assim ela fez novos amigos, aprendeu que a vida é de contante mudanças e continua se identificando com os mais peraltas da sala ..... eu achei tudo normal .... mas eu ia ficar muito brava se podassem a pequena por ela ser assim !

    beijos beijos beijos

    ResponderExcluir
  5. Olha, mesmo em tom de brincadeira, achei o comentário da tia muito chato. Como assim. viaja na maionese? Isso é coisa que se diga de uma criancinha? Criança tem que ser estimulada SIM, em todos os sentidos.É claro que na escola tem hora para algumas coisas acontecerem, mas o que custa fazer um acordo, combinar da menina contar a história um dia? Assim, talvez ela se satisfaça. Péssima pedagogia essa heim. Nota zero pra professora!

    E SIM, discovery kids salva meeeeesmo, mas eu prefiro disney junior mil vezes já que não tem os comerciais apelativos da discovery.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Adoro comentários!