Menu

03 novembro 2011

Amamentação... mais do mesmo... minhas duvidas!

Hoje eu ia falar sobre roupas.. as roupas da pequena.. mas aconteceu uma coisa.. vem acontecendo.. e quero compartilhar aqui... 

Tenho sentindo que a nossa hora esta chegando... o desmame está cada vez mais perto da nossa realidade. Eu, que achei que Laís mamaria a perder de vistas, enquanto ela quisesse.. e até quando quisesse, estou me vendo numa situação estranha.

Eu já vinha percebendo que a demanda não é mais a mesma. Na verdade, está longe de ser a mesma. E não é por falta de procura, pq Laís continua seca pelo peito. Até acho q nos ultimo tempo ela está com mais vontade do que de costume. Não sei se sentindo a diminuição do fluxo. Não sei se sentindo a minha aflição. Ou se tudo é uma grande coincidência e ela só esta querendo mais o peito simplesmente por querer mesmo. 

O fato é que Laís ainda pede muito, ainda quer muito o peito (agora ela pede: Me dá peitinho?! Daí eu recuso.. e ela grita: Eu quero peitoooo!). Ela ainda se aconchega no peito e algumas vezes acorda na madrugada para mamar. Mas meu peito tem doído... acho q pela força q ela faz para sair alguma coisa. 

Eu sinto que demora a descer, a vir.. e ela puxa cada vez mais. Ontem... com sono, ela se irritou.. chorava pedindo peito.. e com ele na boca. Pedia o outro (como ela faz com o peito q sempre teve pouco fluxo) para o que sempre teve fartura, como se aquele não fosse o peito certo, mas era. Fiquei sem saber o que fazer. Por fim, ela dormiu

Depois, ainda dormindo, procurou novamente, aí senti o fluxo do leite. Confesso que fiquei com medo.. de a coisa toda acabar ali, assim, de uma hora para a outra. Mas ainda não foi aquele momento. Só que sei q ele não esta longe.

A Ivana escreveu esses dias falando do desmame do pequeno (e lindo) João.. fiquei preocupada.. fiquei tensa...  com o que esta por vir. Mas tbm fiquei comovida e encantada com a forma como essa fase tão bonita e cheias de altos e baixos (pelo menos no meu caso) se encerrou sem grandes rupturas e dores. Fiquei sonhando com um momento assim.

Já tentei conversar com Laís. Já tentei brigar para ir diminuindo a quantidade das mamadas. Mas ela não quer... não aceita. Pega o peito nem que seja para aquela sugadinha sem vergonha.. ou só para ficar lá.. como se eu fosse uma chupetinha q dá alento.

De repente a solução fosse a chupeta... mas está longe de ser uma das minhas opções por vários motivos. Não faz sentido oferecer chupeta a essa altura do campeonato. Mas o que fazer??? Como fazer??? Não acho q tenha alguma solução simples. 

Ontem minha mãe sugeriu q eu visse com o pediatra ou algum outro especialista alguma forma de isso acontecer sem traumas e sofrimentos para a Laís. Mas será que tem alguma fórmula mágica para ela simplesmente não querer mais o peito?? Não sei se tem!

Tem aqueles remédios q fazem secar o peito... As pessoas que colocam alguma erva amarga no bico para a criança não querer mais... As pessoas que fingem q o peito machucou... As que arrumam a SUA solução para o desmame.... como elas fazem com a vontade dos pequenos.

Fico martelando:
Como vou fazer na hora de dormir? Não sei fazer de outra forma.
Como vou fazer naquela hora q caí, que esta com medo, que esta com saudade ou com algum incomodo? Ela não que de outra forma.
Como vou fazer na hora que ela estiver molinha ou doentinha? Essa sempre foi (é) a melhor forma.
Como vou fazer quando ela quiser simplesmente ficar comigo... no peito? Essa é a forma mais gostosa!

Sei que essas perguntas podem se responder sozinhas.. e sei que podemos nos adaptar mais fácil do que imagino nessa nova fase sem o mama.  Mas enquanto isso.. alguma sugestão?

5 comentários:

  1. Oi! Acompanho sempre seu blog e hj resolvi comentar. Estou no mesmo dilema que vc. Minha filha fez 2 anos e ainda mama. Resolvi que vou tirar, mas não sei como....
    Ela tb dorme no peito e como vou fazer??? Que dilema! Mas sinto que já é a hora de parar, tem dias que ela fica muito manhosa e parece que já sabe que quero tirar e é ai que ela quer mamar mais.
    Deus abençoe vcs e boa sorte no desmame!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Martha!
    Eu sofri com esse lance de ter acostumado a Clara a dormir no peito. O único jeito que consegui fazê-la dormir depois do desmame foi no colo. Após passá-la para a caminha é que ela mesma pediu para eu ir para o lado dela na caminha até adormecer.
    Ela tinha chupeta desde os seis meses, é verdade. Troquei o dedo por ela, mas eu só oferecia na hora que tinha dormido e tinha de tirá-la do peito. Ela cuspia minutos depois e eu tirava do berço. Nunca ofereci em outros momentos e, assim, ela não se acostumou. Tirar a chupeta antes dos dois anos assim, foi tranquilo.
    Eu também tinha esses receios, como você, porque eu também dava o peito para consolá-la sempre. Mas a criança se acostuma, ela se adapta. Se você dá o colo quando cai, machuca, quer dormir e não consegue, enfim, você a conforta de qualquer maneira. E para a criança isso basta.
    Ao que me parece, com a diminuição do leite, provavelmente o desmame acontecerá de forma natural. Aos poucos você achará uma outra maneira de dar leite para ela e tudo ficará bem, tenho certeza.
    Se sinta muito vitoriosa por ter ido tão longe! Fique tranquila, depois que larga a criança não sofre pela falta. Já nós, mães, acho que sentimos por mais tempo. rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Martha!
    Como vc sabe, eu não amamentei a Ísis muito tempo e que ela saiu do peito por vontade própria qdo iniciei a mamadeira após a licença...não saberia como te ajudar nessa hora.
    Mas sobre a sua preocupação sobre como serão alguns momentos que vcs tem hj, após o desmame, posso te garantir que vcs encontrarão um jeito novo. A Ísis tb sempre mamava para dormir (primeiro peito, depois mamadeira) e hj lemos livrinhos na cama ou apenas ficamos deitadas juntas.
    Quando ela precisa de consolo, o colo e a mantinha dela dão conta do recado.
    O pai é importante nessa fase, porque ele não tem o peito, então a ajuda dele será fundamental para assumir esses momentos de crise até que ela esteja mais acostumada com a ausência do peito.
    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  4. Ixi por aqui vivemos o desmame de uma forma bem natural quando Enzo fez um aninho. Não fui eu quem decidi, aconteceu, sem traumas... Foi o nosso tempo, restam as memórias e fotos e ÓBVIO QUE DÁ SAUDADE. Mas a vida é feita de ciclos e esse se encerrou. Quando vc perguntou se há fórmula mágica... Não, vcs vão achar um jeitinho, confie nos seus instintos, profissional nenhum É MAIS MÃE QUE VC =)

    ResponderExcluir
  5. Oi Martha, acho que todas temos essas dúvidas né? Não tenho uma sugestão, mas posso dividir como foi o meu caso... já faz um tempo, quando a Malu tinha uns 9 meses, começou a não se interessar mais tanto pelo peito. Foi natural e tranquilo, sem crises de abstinência (hahaha). Espero que seja assim com a Laís tbm!

    beeijos
    Laís

    ResponderExcluir

Adoro comentários!