Menu

18 novembro 2011

Sobre bater.. preciso de um help!

Ninguém nunca bateu em Laís.. Filmes, desenhos, cenas... nada de violência esta acessível aos olhos da pequena. Até aí tudo bem.. nada alem do normal.... O problema é que minha doce bebe esta batendo. E batendo de pirraça mesmo.

Achei que era uma coisa involuntária, que acontecia na frustração de vez em quando... mas o mundo é frustrante, principalmente para uma pequena que esta começando a ter vontades e quer que elas sejam atendidas naquele exato momento. Daí o que era esporádico está me enlouquecendo.

Falo inúmeras vezes a mesma coisa:
- Laís não bate.
- Pode bater, filha?
- Não
- Então não bate, minha filha...
- Laís.. peça desculpas agora...
- Di-culpa! Dá uma beijo e sai rindo

Esse diálogo é repetido pelos menos umas 30/40/50 vezes..

Quando é comigo... e ela vai com a mão como se fosse me bater e eu sinto que, antes que eu brigue, ela já se reprime.. e pede desculpas.. mas com os outros.. Deus me livre.. estou cortando um dobrado.

Com o pai a coisa é complicada pq ele brinca muito de judiar (cosquinha, jogar para cima.. perturbar, mesmo, sabe?!).. aí ela quer revidar.. as vezes o jeito dela é esse.. Aí temos que ficar "interpretando" as ações dela para ver se é brincadeira ou não.

Ontem até de castigo ele tentou colocá-la.. mas ela não entendeu bem a coisa. E comigo nem sempre funciona. Quando não funciona.... eu brigo, explico, peço que se desculpe.. e se nada disso resolver eu digo q estou triste e que não quero mais conversar com ela. Aí ela se desculpa. Mas nem isso sei se é a forma certa.

O pior é que não é tapa... é intenção de tapa (existe isso). Pq não dói nem nada... só no pai que ela pesa a mão, mas tbm, ele tem 1,94 se não pesar ele não sente ! To brincando, mas to meio estressada com isso.

Não sei se é mais um pico de crescimento. Se isso ainda existe na idade dela. Se é mais uma previa dos Terribles twos. Ou se sou eu que to ficando doida mesmo.

Laís é uma criança super-ultra-mega carinhosa, educada (diz obidado e di nada para tudo), simpática com todo mundo, interage muito bem com crianças e tbm é super fácil de “driblar” e distrair nas horas da pirraça, principalmente em publico.. Então.. no geral ela é super fácil de lidar, mas...

Realmente não sei que/quais táticas usar para conseguir vencer essa fase.

8 comentários:

  1. Olá, tudo bom? Vi o seu blog em um blog amigo e vim conhecer. Confesso que estou adorando, tanto que já estou seguindo e vou sempre dar uma passadinha por aqui. Convido você para conhecer o meu também, espero você lá quando tiver um tempinho!
    Quanto aos tapas, não sei. Alice ainda é muito novinha, não passei por isso, mas acho que é meio instinto mesmo, só que temos que ficar de olho e ensinar, mesmo que tenhamos que falar 1000 vezes. Ser mãe é isso mesmo, não é? rsrs! Tomara que passe logo!! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Por aqui o que temos feito nessa hora é ficar bem sérios, olhar no olho da Laura e falar bem firmes "bater não pode".

    Segurar a mão dela e repetir quantas vezes forem precisas. Bater não pode.

    Claro, cada criança é uma. Laura não pede desculpas nem falo obrigada, mas dá beijo quando falamos que machucou.

    O segredo, como tuuuudo na maternidade, é paciência e insistência. repetir, repetir e repetir.

    Boa sorte por aí.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Ah minha querida Mathinha, vc ta passando por isso só agora? Eu que to com o Gui com APENAS 1 ano e já está batendo, por enquanto só nos rostos de casa qnd n fazemos o que ele quer, se tiver no chão se joga e se torce todo, eu o deixo lá, viro as costas e saio, qnd ele para eu volto, pra ele entender que n vou fazer o que ele quer na hora que ele quer. qnt aos tapas, ele começou a fazer comigo e eu de car falei:Se vc me bate eu posso te bater tb não é?" E acho que ele entendeu, pq n me bate mais e qnd vai fazer menção de faze-lo desiste, com o pai, ele faz e o pai briga e bate na mão dele, ele continua fazendo, eu sou firme e falo serio com ele. Bom, a pediatra disse que era normal, que era fase e ia passar, mas confesso que morro de medo dele fazer isso na rua...

    Bjo e bom final de semana pra vcs.

    Jana e Gui

    ResponderExcluir
  4. É.. acho que esta é uma fase que logo logo vai passar e sabe o que vai ficar disso? O aprendizado do pedido de desculpas..
    Elas não querem se passar por erradas.. sempre fazem algo na intenção de chamar atenção e agradar..
    Às vezes qdo dou risada de algum tombo dela (claro que tombinho), ou algo errado que ela tenha feito, ela fica nervosa e me bate. Aí eu falo: Filha, não faça isso. E ela : mamãe, não ria. É o jeito dela. E depois eu só falo: Não precisa bater, só falar com a mamãe. Mamãe te bate?.. estas coisinhas...
    Acho que o que vale é ensinar o pedido de desculpas mesmo e falar que não é necessário isso.. Tb sou contra revidar... bater de volta..
    Beijinhos em vc e na Laís.
    Carla
    www.arteclara.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amiga... Pra isso não nenhuma formula mágica... Apenas posso dizer que ensinar e repetir, repetir... até ela entender. Eu já passei por isso, já se foi. Já voltou, já se foi... E assim por diante.

    Só resta paciência... mesmo! Eu acho!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Martha, tá igualzinho aqui em casa! Tá me irritando tanto isso! Acho que é fase mesmo! Boa sorte aí!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Acho q é fase, e que vai passar logo, principalmente pq vc frisa q é errado.
    Mesmo q a gente não ensine, as vezes a escola e a TV ensinam... fazer o q?
    Lais docinho, não bate na Mamãe!
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Martha! Tudo bem?
    Nós estamos voltando de férias e eu estou me atualizando nos blogs...é muita coisa que a gente "perde" ficando 15 dias fora, aiai.
    Não sei como anda o causo de bater, mas ó, aqui é a mesma coisa. Na frustração, a Ísis levanta a mãozinha e bate, principalmente, no pai, que tb fica brincando com ela de morder, apertar, fazer cosquinha, essas coisas...daí o jeito dela se defender é bater e empurrar. Quando ela mordia ele, ele achava a maior graça, agora está difícil de tirar esse hábito dela, pq, né? ela pensa que é brincadeira! O problema é que ela pensa que pode morder a mim, ou outras crianças, aiai. Uma dica é observar os momentos...observar se ela não é "podada" demais, essas coisas. Mas é a fase guria, temos que cuidar sim, mas tendo consciência de que é normal!
    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir

Adoro comentários!