Menu

06 outubro 2010

Cabelo pelo chão...


... essa é minha vida ultimamente. Meus cabelos não estão mais na minha cabeça, estão por toda parte. No inicio eu fiquei assustada! Um pouco depois que Laís nasceu eu comecei a perceber que meu cabelo estava caindo como se fossem arrancados tufos inteiros, era muito cabelo (argh!) na hora de lavar a cabeça, na hora de pentear, na hora da escovinha básica... e até enquanto eu estava dormindo.

Daí comecei a pesquisar e vi que:

"Durante a gravidez, as mudanças hormonais fazem com que a queda de cabelo natural, que todo mundo tem, diminua. O cabelo, em geral, fica mais forte e grosso. Você não notou no ralo do banheiro, quando lavava a cabeça, grávida, que havia menos cabelo lá? É o mais comum de acontecer. Os folículos capilares entram na chamada "fase de repouso".

Quando o bebê nasce, os hormônios voltam ao normal -- mais ou menos cerca de três meses depois do parto --, e todo o cabelo que não caiu durante a gestação começa a cair. E é aí que você percebe e se assusta, achando que vai ficar careca.

Além disso, especialistas afirmam que outros fatores, como estresse, cirurgias e mudanças rápidas do peso corporal também podem provocar queda de cabelo, pelo mesmo mecanismo. O problema é que uma mulher grávida tem grandes chances de passar por tudo isso ao mesmo tempo, quando o bebê nasce.

A queda de cabelo normal de uma mulher adulta é de 100 a 125 fios por dia. Nos meses do pós-parto, você pode perder até 500 fios por dia, o que é muito, porém não o suficiente para deixá-la careca. É apavorante ver todo aquele cabelo no ralo, no chão, na escova, nas roupas pela casa. Mas procure não entrar em pânico, porque a situação tende a melhorar, mesmo que demore um pouco.
...
Mais ou menos seis meses depois do parto seu cabelo já deve ter voltado ao "normal". Isto é, pode ser que ele mude, pois esta é mais uma das surpresas da maternidade: um cabelo que era liso pode ganhar ondas, o ondulado pode ficar mais liso, o seco pode ficar oleoso e vice-versa. Imagina-se que essa diferença se deva às grandes mudanças hormonais por que o corpo passa."

Fonte Baby Center

Só que Laís já vai fazer 9 meses e meu cabelo continua caindo como se eu fosse ficar careca a qualquer momento. Esses dias eu cheguei me assustar com a quantidade que saiu enquanto eu lavava meu cabelo. Vou procurar um dermatologista! (eu acho que já falei isso, mas não fiz! hehe)

Enquanto isso a ultima da Laís é ficar catando meus fios perdidos pela cama e arrancando uns direto da fonte! Vê se pode!

10 comentários:

  1. Amiga procura mesmo um dermatologista, pq isso é sério.
    A minha cunhada deixou pra lá e agora está com uma careca enorme encima da cabeça, nossa ela ta mto deprimida, perdeu a auto estima, muito mau mesmo.
    E quem sofre mais é o filhinho dela né?

    beijus pra vcs

    ResponderExcluir
  2. Eu comecei a perder cabelo lá pelo 4º mês pós-parto, e foi parar lá pelo 7º.
    Mas é bom procurar um dermatologista, sim.
    No meu caso, apesar de cair MUITO cabelo, não notei nenhuma falha. Mas mesmo assim deveria ter procurado.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, espero que você consiga resolver o problema...

    Pelo que li no texto que você posto, meus cachos nunca mais voltam?
    (dá licença que eu vou até ali chorar e já volto)

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Que assustador!! MJas espero que nao seja nada.. de qualquer forma, mesmo estando na internet, sempre é bom ouvir um especialista, melhor ir ao dermato sim, de repente ele passa um remedinho que pare de cair ou que volte os horminio como era antes, sei la.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Me apavorei agora amiga hehehe...meu cabelo sempre caiu muito e nao esta diferente agora que estou gravida....ainda cai bastante..ja pensou que meus fio cairem ainda mais? kkkkkkkkkkkkkkkk

    bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Amiga, vamos dar as mãos! Meu cabelo também está caindo muito, sério, é como você falou, tem cabelo em toda parte da casa e quando vou lavar, cai muitoo, tanto que até entope o ralo.
    Mas não me preocupei pois sempre tive muito cabelo e percebo que tem uns "novos" nascendo. Não sei, acho que devo procurar também um dermatologista, o Iury já tá com 7 meses.

    No mais, ri muito pois o Iury também adoora arrancar meu cabelos, é pura diversão! rsrs

    bjão em vocês, e se você for lá no derma, depois conta pra gente!
    té mais!

    ResponderExcluir
  7. Meu cabelo também caiu bastante, mas depois que Alice parou de mamar percebi que a queda diminuiu bastante, voltou ao normal...
    Acho legal vc ir ver o Dermato, só ele pode diferenciar se essa queda toda é normal ou tem algum problema causando isso.
    Em compensação sua Laís continua super cabeluda! Muitos bebês que nascem cabeludinhos perdem o cabelo... Mas a Laís não, pelo que posso ver nas fotos hehehe
    Ela tá muito esperta e sapeca!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Acho que até hoje não consegui me recuperar da cabeleira! hehehe...
    É uma sensação muito ruim, mesmo. Mas nada que um bom dermatologista, vitaminas, alimentação e o tempo, não curem. :)
    Beijos,

    Bruna

    www.maetamorfose.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, amiga. Eu não percebi grandes mudanças neste sentido. Porém, meu cabelo, que era enrolado, quase alisou depois da gravidez... Ficou uns meses beeemmm diferente, não tinha como arrumar, um horror (porque não era um liso arrumadinho, era arrepiado)... Acho que só voltou ao normal depois de um ano ou mais, nem me lembro direito. Sei que demorou muito. A cabelereira disse que acontece, os hormônios mexem com tudo, né?
    Procura, sim, um dermatologista, assim vc fica tranquila.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Pois é, Martha, eu também perdi horrooooores de cabelo enquanto amamentei. Depois que cortei, parece que parou de cair, ficou só o normal.

    Li teu comentário em outro blog, sobre ter perdido muito peso. Guria, isso aconteceu comigo. Estava com 51kg quando engravidei, fui a 60 grávida e, depois, cheguei a 44kg. Queria morrer, nada mais servia, minha bunda tinha sumido.
    O pior é as pessoas dizerem que isso é bobagem, pior é engordar. Sério, engordar deve ser horrível, mas emagrecer demais também é! A gente se sente feia também!
    A boa - ou não - notícia, amiga, é que a gente volta a engordar. Depois que eu parei de amamentar (quando a Vale já estava com um ano e meio), logo comecei a engordar. É diferente, o corpo engorda diferente, mas engorda. Já voltei aos 50kg.
    Aliás, hoje me matriculei na academia para transformar TUDO em músculo, hehehe!
    Bj

    ResponderExcluir

Adoro comentários!