Menu

06 junho 2013

Eu sou top???

To num dia ruim. 
Deixei Laís chorando na creche. 
Tive uma noite não das melhores. 
Voltei a trabalhar ontem e todo peso do mundo está de volta, daquele jeito que agente não gosta, mas precisa engolir.
Estou sem um puto furado, pq né, voltei de férias e aproveitamos "mais" que devíamos... mas as contas não ficaram pro mês que vem.
Passei as duas ultimas semanas de férias cuidando de Laís ou de mim, já que ambas ficamos doentes.
Estou me sentindo merda ao quadrado pq não organizei, arrumei, enfeitei metade do que tinha organizado para fazer.
Estou me sentindo mal pq tem um mote de texto que que quero ler, tem um monte de gente que quero visitar e não consigo ter tempo ou concentração o suficiente para isso... 

e putaqueopariu.... adorei!!!!!!

Não sou tão assim... mas é um sacode em algumas coisas. mas no fim fiquei feliz.. pq tenho muito mais amigas pelo blog.. do que fãs e seguidoras.
Ela é top: mãe blogueira
Já não bastam as noites mal dormidas por filho que te acorda querendo mamar, ou ser ninado. Já não bastam os estresses comuns à maternidade.Agora as mães precisam ter blog.E é esse tipo de blogagem que tem deixado o fardo da maternidade cada dia mais pesado.
Já não basta apenas ser mãe.É preciso entrar em trabalho de parto, parir em casa, amamentar exclusivamente até o sexto mês, entrar com papinhas orgânicas, recusar qualquer inserção de adoçante, corante, conservante, qualquer ante que vá modificar o alimento da criança.
É preciso amamentar até o dia do vestibular.Não pode chupeta, não pode mamadeira, não pode compartilhar cama, não pode mandar para a casa da vó, não pode creche. A mãe precisa trabalhar de casa (e ganhar um bom dinheiro com isso para ser independente), precisa deixar a casa um brinco, com seu detergente e seus produtos de limpeza feitos em casa, biodegradáveis, naturais. Não pode ter empregada, tem que dar conta de tudo. E não pode reclamar.
É preciso ter paciência com as crianças, brincar com brinquedos feitos com sucatas, estimulá-las com bolas, fios e giz de cera caseiros. Nada de brinquedinho da moda, nada de TV, nada de aplicativos.Mãe boa não manda criança para a creche ou para a casa da vó. É preciso estudar em casa. Ser bilíngue, ser musicalizado, socializado, disciplinado.Não pode fazer birra, não pode ser agressivo, e tem que ter senso crítico e de estética aos 3 anos de idade.
Para ser exemplar, a mãe precisa tirar fotos profissionais de suas crianças, no seu quintal todo arborizado, enquanto elas plantam as sementes de chicória que comerão disciplinadamente na hora do almoço em família. E não bastam fotos tratadas dignas de capa de revista. Tem que compartilhar nas redes sociais. Tem que receber 1.429 coraçõezinhos.É preciso exibir sua barriga chapada e seu corpo delgado 15 dias depois do parto. 
É preciso compartilhar seu prato de salada, seguido de um chocolate belga caríssimo. Tem de ser linda, de cabelo feito, maquiada às 6 da manhã,bem vestida. E as unhas nunca descascadas, pois o esmalte é gringo. Assim como seus demais produtos de beleza. Não basta ser mãe, não basta ter filhos, não basta ter blog, não basta exibir sua vida perfeita de comercial de margarina. É preciso saber programar, ter noções de SEO, ter views, seguidores, fãs. Uns 2.000 no mínimo. Tem de publicar lista de enxoval, guia de desfralde, dicas de amamentação. 
É preciso profissionalizar o blog, ganhar amostras, ir a eventos, sair em fotos.É preciso compartilhar uma vida magistral, sem máculas.Afinal de contas, quem é que gosta de expor seus defeitos?E não estou falando pelos outros. Convenhamos.A beleza da maternidade está na imperfeição.Na falta de saco para amamentar, na falta de tempo para brincar, na pia cheia de louça, na pilha de roupa que você não vai passar, na falta de grana, no esporro que você deu porque seu filho derrubou o suco no chão limpinho. 
Na falta de vontade de cozinhar e o almoço vai ser fast-food mesmo, com direito a brinquedinho, para você se sentir menos culpada. E vai ter suco de caixinha!Ninguém publica isso. Ninguém tira foto do filho brincando no tablet. Ninguém compartilha sua foto de pijama, com cabelo desgrenhado, desabafando pelo blog, enquanto tem filho chorando pedindo colo. A maternidade é assim: imperfeita, inacabada. Ainda que bela e divina,exatamente por isso. Não postamos sobre nossas falhas, mas buscamos no Google a fórmula mágica para lidar com elas.
Talvez, se fôssemos mais verdadeiras, mais sinceras em nossos blogs, não teríamos tantos sorteios, tantos anunciantes. Mas levaríamos a vida mais leve,teríamos mais disposição para aquela dedicação maternal. Teríamos mais amigas, em vez de fãs. Teríamos mais companheiras, em vez de seguidoras.
Milene Massucato, mãe de Nicolas e Lorena, é autora do blog www.diiirce.com.br

5 comentários:

  1. UAU! Sem mais comentários!!!

    Beijos!

    Lívia.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    bom vc sabe que já te fiz um interurbano só para comentar o post e para isso acontecer é pq ele foi PERFEITO

    obrigada por partilhar sabe pq ? pq é maravilhoso se sentir normal !!!!

    amiga linda amo vc daqui no japão ida e volta 3 vezes kkkkkkkkkkkk

    ensinei a Bela a dizer isso e ela esta adorando kkkk

    ResponderExcluir
  3. Má, fique bem. Fique mesmo.

    Sei que tem esses dias que nos sentimos péssimas... sinto muito. Sinta-se abraçada.

    Quanto ao texto... simplesmente amei.

    Posso dizer que concordo com tudo e mais um pouco.

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  4. Queridona, dias difíceis, bem sei! Só posso te mandar meu abraço. E dizer que amanhã pode ser melhor, mas se não for, tem dias e dias pela frente para a virada. O negócio é ir vivendo cada dia de uma vez.

    Sobre o texto...bem, discordo das amigas aí de cima, mas pode ser que eu tenha entendido errado, a escrita por vezes tem disso. Não gosto de textos assim que colocam as mães como eternas competidoras e decisões comprovadamente melhores para as famílias que as escolheram como algo que foi feito apenas para cutucar o outro. Para desmerecer a escolha do outro. Como já te disse em outras oportunidades não acredito que a blogosfera materna seja assim, ainda que possa haver um ou outro texto mais agressivo. As escolhas e não escolhas são sempre de cada um e estamos em constante transformação. O que ontem me pareceu um absurdo hoje pratico na minha casa justamente porque pessoas resolveram publicar suas opiniões, assim como eu publico as minhas, vc as suas e tals. Inclusive seus textos sobre livre demanda muito me inspiraram a querer o mesmo para mim e cá estou eu amamentando meu Infante com 16 meses, enquanto a irmã foi só até 8 meses.
    Tem blog de todo tipo e todos são importantes. Se quero textos mega políticos e informativos, sei onde buscar, mesmo que não concorde com tudo, se quero textos leves tb sei onde achar, se quero acompanhar sobrinhos virtuais que vejo desde que praticamente nasceram ou pouco mais, tenho meus favoritos. Enfim...Discordo que as mães não postam sobre problemas. Não existe um único blog que eu acompanhe nesses 4 anos que já não tenha feito textos mega pessoais, inclusive o meu próprio. Não acho que a maioria pinte a maternidade como algo rosa com poás ou que participar da blogosfera materna esteja transformando a maternidade num fardo, acho bem o contrário. Tem aberto portas, aberto nossos olhos e nos mostrado possibilidades. Cabe a nós escolhermos aquilo que nos cabe, não achas?
    Grande beijo!
    Nine

    ResponderExcluir
  5. Eu achei que eu fosse ser a única a discordar!
    Valeu Nine, por ter escrito tudo que acredito! ;)

    Beijos Gatona
    E melhora logo!

    ResponderExcluir

Adoro comentários!