Menu

21 maio 2011

Blogagem coletiva: Amamentação -Delicias e Dificuldades

Essa semana rolou uma blogagem coletiva proposta pela Ananda sobre amamentação... e como eu vi tarde demais fiquei de fora de novo. Mas li tudo que consegui e vi muitos relatos bem parecidos com o q eu vivi e vivo. Muitas dicas.. muita coisas boa.. aí resolvi participar tbm mesmo que atrasadinha. Pode??
*
Então...Eu não pesquisei ou li muito sobre amamentação durante a gravidez. Pesquisei e li muita coisa.. mas nunca ou quase nunca relacionado a amamentação. O maximo que cheguei do assunto foi através de uma bolsa da AMAMENTE(um tesouro, eu fui perceber depois!) que a irmã do Padrinho de Laís, que é Pediatra, me deu #pausa Paulinha, acho que nunca tive a oportunidade de agradecer o grande presente que vc me deu. Então MUITO OBRIGADO!!!! #despausa Nessa bolsa tinha quatro produtos da marca, que eu olhei achei bacana mas confesso que não liguei muito.

NO hospital Laís vei para o peito exatamente 11 minutos depois que nasceu (tenho foto para confirmar) e mamaou um pouquinho e tal. Eu não tinha leite, era só o colostro. Quando fomos para o quarto ela veio acordadinha, linda que só, e uma enfermeira veio para me dar as orientações sobre a pega e a amamentação. Aquelas primeiras horas foram trabquilas. Laís colocava a boca no peito e logo pegava no sono. Aí mudou o platão.. e as orientações mudaram.. e isso foi seguindo a cada plantão dos quatro que peguei.

Na segunda e ultima noite no hospital, eu ainda não tinha leite, Laís chorava de fome, nenhuma enfermeira vinha para dizer ou fazer qualquer coisa. Eu chorava junto pq não sabia o que fazer. Marido brigou, achou ruim, e elas vieram com 30ml de leite artificial. Eu pensava: "Não quero ela com fome, não importa o que isso signifique". E assim seguimos... Laís mamava, mamava e nós complementávamos com 30ml de leite artificial.

#pausa Na primeira nooite em casa, a orientação que eu tinha era de acorda-la de 3 em 3 horas para fazê-la mamar. Como eu estava cansada coloquei a TV para despertar. Marido não percebeu e desligou a TV no fio. Acordei 5 horas depois, desesperada. Laís estava dormindo um sono lindo. Acordou 5 minutos depois, mamou normalmente e eu nunca mais segui a regra das 3 horas durante a madrugada #despausa

Com cinco dias de nascida o leite finalmente desceu, e desceu jorrando e com isso nós interrompemos o Leite artificial que não voltou mais nenhuma vez. Laís pegava o bico direito, eu acho, mas como eu preparei muito pouco o bico do peito ele feriu bem rápido. Logo eu amamentava apertando o q estivesse a mão para suportar a dor. Eu, literalmente, suspirava de dor! Até que numa golfada da Laís ví sangue e liguei correndo para a pediatra que me orientou usar o bico de silicone. Bico este que eu tinha, naquela bolsa. Junto com mais dois tipos de conchas e mais o Absorvente para seios.

Usei as conchas para proteger o bico enquanto estivesse de sutiã e o bico de silicone durante a amamentação por quatro meses. Usei de verdade! E foram minha salvação. Os sangramentos nunca mais aconteceram e quando o bico rachava eu passava a pomada e colocava a concha Antiempedramento e na proxima mamada estava tudo bem!

Ah.. a pomada que usei foi a Mater Care, que eu tbm ganhei amostras da Paulinha, e que depois eu descobri que era comparada em benefícios a Lansinoh, só que com o preço menos salgado.

Assim... falo com propriedade que amamentei pq quis muito. Pq não tive orientação nem tinha tanta informação quanto tenho agora.

E continuo amamentando um ano e quatro meses depois, sem previsão de parar. Ouço muita coisa... muitos questionamentos do tipo:"vai ser difícil tirar"; "ela esta te sugando!"; "vai ficar dependente!"; "ela já come de tudo, não tem pq mamar!"... Sabe o q eu digo: Faz bem para ela, faz bem para mim. Não atrapalha a ela nem a mim... não tenho pq parar nem previsão para isso. E fico rindo vendo as caras feias em minha direção.
Laís mamando no dia do Batizado!

8 comentários:

  1. Esse tema amamentação sempre me chama atenção, por isso vim aqui!
    Eu não precisei do bico de silicone, mas as conchas sim, elas foram a melhor coisa, depois de quase 2 meses sentindo muita dor durante a amamentação. O bico do seio podia descansar e cicatrizar, aí a dor passou. Outra coisa que me ajudou foi desmamar, fazer a ordenha e pude, por um tempo doar leite!
    Amamentação é essa mistura de dor e alegria, porque apesar de já estar tudo prontinho, a gente não sabe como usar, precisa de ajuda, apoio e orientação!
    Beijocas,
    Aretusa, mamãe da Doce Sophia.

    ResponderExcluir
  2. Minha linda, passei para desejar um domingo incrivel e agradecer o comentário querido..boa sorte no sorteio! Beijos, Re

    ResponderExcluir
  3. Amiga, Enzote desmamou com um ano... e eu sinto saudades desse momento. Então já que td mundo dá opinião eu vou deixar a minha aqui. Amamente o quanto der, o quanto puder. Laís te agradece e vc tb agradecerá muito a ela por esses momentos únicos. Não tem preço, é muito amor, e quem não gostar que tampe os olhos e cale a boca =D

    ResponderExcluir
  4. Adivinha quem está no Especial de Hoje? rsrs...beijo, beijo, beijo! Re

    ResponderExcluir
  5. Tb amamento a minha filha que hj está com 1 ano e 7 meses. Tb vejo caras feias, comentários chatos... às vezes até acho que está na hora de parar, mas vou deixar que Deus resolva isso, sabe?
    Parabéns seu blog é lindo!

    ResponderExcluir
  6. Que lindo relato Laís! JOão tá com um ano e sete meses e está mamando também! É bom demais, né?

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Que lindo, Martha.
    Siga amamentando, é bom demais! Não liga para as caretas, não.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Lindo relato. Parabéns por ter conseguido. Admiro muito as mulheres persistentes! Um beijo!

    ResponderExcluir

Adoro comentários!