Menu

25 março 2011

A vida continua! Amamentação... até onde?!

Amigas queridas... obrigado pelas palavras carinhosas, pelo apoio e pelas orações.. muito obrigado!

Mas vida que segue, Laís que esta mais espoleta do que nunca, repetindo tudo que falamos e fazendo mil traquinagens.

Pois bem...
Eu que, à uns meses atrás, estava desesperada com a possibilidade do desmame, agora estou pensando firmemente na possibilidade... Pensei em listar os prós e contras do desmame nesse momento da nossa vida para ver o q tinha mais peso e assim ficar mais fácil tomar uma decisão.. Começo pelos:

Prós:
- A amamentação é indicada pelo Ministério da Saúde e pale OMS até os 2 anos de idade.
- Como Láis não pegou nenhum outro tipo de leite, o meu é uma grande fonte de vitaminas e todo aquele monte de coisas que faz bem pro bebe.
- Quando Laís esta com sono o l(p)eitinho é fonte certa de relax e soninho rápido.
- O mesmo acontece quando ela esta estressada, fazendo pirraça, quando caí e chora sem parar... ou seja, P(l)eitinho e sinonimo de calma, sinonimo de deixa a pequena mais relaxada.
- E, como não, é um perfeito "cala a boca" (não jogem pedra!) quando ela esta estressada e eu não sei o q fazer.
- É um momento nosso e de mais ninguém, o momento que matamos nossa saudade do dia inteiro longe, o momento que ninguém tira de nós duas...

Contras:
- As vezes a amamentação atrapalha a alimentação. Ela não prefere o peito a qualquer outra coisa, e as vezes comigo em casa isso atrapalha muito a rotina da alimentação dela.
- Ainda estamos em livre demanda, ou seja, quando a amamentação não atrapalha a comida ela é quase concomitante.
- A amamentação tem causado uma dependência muito grande, o que, ainda, me impede de fazer um monte de coisas.
- Eu estou 5kg abaixo do peso e preciso fazer alguma coisa para recuperar, e amamentando no ritmo que estamos, não vou conseguir.
- As peitholas estão uma de cada tamanho... uma boa diferença. E eu só vou poder fazer alguma coisa e ver como vai ficar depois que ela parar de mamar.

Se for colocar na balança, tudo tem alguma importância, tudo é relevante... mas confesso que não sei o q fazer. Decido e volto atrás, um milhão de vezes.

O que vcs acham?

Semana que vem tem surpresa... Bom final de semana!

9 comentários:

  1. Ai Martha, que difícil esta decisão!
    Eu te digo que como pessoa que adoraria ainda estar amamentando a minha filha (ela parou sozinha no nono mês) vc deveria amamentar a pequena sim, e tentar apenas regular os momentos, já que ela já come de tudo e até para não atrapalhar na alimentação dela.

    Agora, justamente porque eu não amamento há mais de 1 ano não se se não me sentiria assim como vc...Enfim, é vc quem deve saber o peso de cada coisa.

    Só posso te dizer que aqui, de longe, apóio e admiro o fato de vc estar amamentando a Láis, viu?

    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  2. Querida, vou te confessar um pecado. Morryyyy de inveja dessa frase aqui: "Eu estou 5kg abaixo do peso e preciso fazer alguma coisa para recuperar, e amamentando no ritmo que estamos, não vou conseguir." Que sonhooo!hhahaha.....

    Qto ao tamanho da speitcholas, elas voltam ao normal! Com minha 1ª filha achei que fosse ficar aleijada de peitos para a vida toda, mas não... e a diferença era gritante!

    Eu acho o seguinte... lá no fundo, bem no fundo vc tem a resposta. Ela está dnetro de vc. AMamentar tem que ser um prazer e depois de um bom tempo qdo alguma das duas não está mais tão feliz ou satisfeita, pq não parar!?

    Sei que vc tomará a melhor decisão! Bjo grande!

    ResponderExcluir
  3. Ai querida. Eu que amamentei só até os 4 meses, não posso opinar, muito.
    Porém, acho que eu persistiria mais um pouco.
    É um período que tem fim e que logo, logo vai ficar para trás, deixando muitas saudades.
    Aproveita mais esse momento a duas, vai...

    Bjão.

    ResponderExcluir
  4. Oiiii..olha,eu li agora seu post anterior..antes de td,eu sinto mt! e mt triste perder algm..mas tenho certeza q ele esta cuidando de vcs agora,viu...
    sobre o desmame..é dificil mesmo.por todas essas questoes,tb estendi a amamentação do Enzo ateeee..so parei mesmo quando ele entrou na escola, ai fui deixando aos pouquinhos,mas demoru muito tb..faça aquilo q seu coração mandar e sempre será a escolha certa!! ;-)
    beijos e um otimo fim de semana!!!
    ;-)

    ResponderExcluir
  5. Passando por aqui para desejar um excelente final de semana para toda família!
    Eu ando um pouco ocupa, por isso as vezes demoro passar por aqui, mas sempre que der estarei aqui fazendo uma visitinha.
    Beijos.
    http://vidaazulerosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Martha,

    Também só vi agora o seu post anterior. E sinto muito (de verdade) por você. Deixar definitivamente de ter a companhia de alguém querido aqui neste plano, é muito difícil mesmo. Mas pelo jeito, ele cumpriu bem a missão dele aqui né?

    Quanto ao desmame, eu já passei pela mesma indecisão algumas vezes. Eu pensava principalmente sobre o desmame noturno. Mas sempre era em algum momento de estress e-ou cansaço, e quando passava este momento, eu desistia do desmame. Quero continuar até quando ele quiser. Como disse a outra FAbiana, é um período que tem fim e que vai deixar saudades.
    Então quero curtir cada segundo.

    E sobre o Gu dormir sozinho no berço, não teve mágica não... mas confesso que foi uma coisa muito surpreendente pra mim. Eu achava que isto nunca iria acontecer. Mas um dia tentei e deu certo (só para constar, também tive tentativas frustradas, viu?)

    Um grande beijo pra vc

    ResponderExcluir
  7. Olha quem vem dar pitacos amiga?? Eu! Justo eu que carrego comigo um monte de frustações e culpa por ter amamentado tão pouco a Sô.

    Mas vou falar como se fosse comigo, o que eu pensava antes de Sophia nascer. Eu sempre quis amamentar até 1 ano. Mas não posso simplesmente dizer que pare. Mas que siga o seu coração. Eu acho sim que Laís já poderia experimentar outro leite. O ninho por exemplo. Pq com o tempo o leite materno não fica mais rico assim... Fica só aquele momento gostoso, de aconchego. Mas isso conta muito!

    Morro de inveja de vc, por vc ter ido tão longe com a amamentação, mas um inveja boa... rsrs!

    Super Beijo!

    ResponderExcluir
  8. flor, é IGUAL eu com a Kamila. adoro dar tetê pra ela, é o realmente um ótimo calmante (rs) e pra ela dormir é dar tetê e txum. não sei como ia me virar sem o tetê, pois ela não pega bico e nem outro leite. mas tem horas que dá vontade de parar mesmo, ela está mto dependente. a pediatra me aconselhou a ir diminuindo as mamadas, não ficar dando na hora que ELA quer. é dificil pois ela faz birra, puxa minha blusa, enfim, mas tem que ser firme. eu estou tentando, pra ver se ela começa a mamar só pra dormir... beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, amiga.
    Olha, hoje eu sinto saudades de amamentar - eu amava! E penso que poderia ter amamentado ao menos mais uns seis meses - parei aos 13. Penso mais pela imunidade mesmo.
    Por outro lado, com o desmame o pai pode passar a participar mais desses momentos, de dar o leitinho para ela e até fazê-la dormir. Isso fazia falta aqui, tanto para ele se aproximar mais, como em momentos em que eu precisava de um descanso. Por alguns meses foi ótimo.
    Hoje ela voltou a grudar em mim em vários momentos, mas acho que é porque passo mais tempo com ela, então tem horas que ela rejeita ele e não aceita mais que ele a faça dormir - o que me faz uma falta em dias que estou quebrada... Não tenho problema nenhum de ficar com ela, os cuidados dela são 90% meus, até por isso quando o pai está em casa precisamos compartilhar, para o bem deles e não só meu, entende? Para eles serem mais próximos.
    Isso é algo particular da gente aqui, como você tem as particularidades da sua família.
    Assim, penso pela imunidade eu teria amamentado mais. Por outro, acho que desmamei em um momento que foi tranquilo (não sei se mais pra frente não teria sido mais difícil) e eu me senti "menos culpada" em algumas situações quando precisava sair e deixá-la (aqui não tenho família, isso é muito pouco frequente, mas me sinto menos pressioada agora). Antes eu estava sempre desesperada preocupada como ela ficaria sem o peito...
    Coloca tudo na balança e segue o seu coração, amiga, é só o que eu te digo.
    Sobre a sua perda, lamento muitíssimo. Que Deus console vocês.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Adoro comentários!