1 ano e 2 meses!

Eu recebo os e’mail informativos do baby Center Brasil e, desde a época da gravidez, é uma das minhas principais fontes de informações. Sempre me ajudaram muito, mas depois que Laís nasceu, senti que a coisa ficou meio genérica, uma coisa que varia do desenvolvimento de um bebe para o outro.
Daí que hoje (eu que já tinha escrito um monte de coisinhas da Laís para registrar aqui no cantinho) recebi o infromativo sobre a fase de 1 ano e 2 meses, e olha... descreveram a criança naquele texto.

Seu filho está se especializando em teimosia. De repente reclama da roupa que você escolheu, ou do sapato, ou decide que só quer comer macarrão, ou faz questão de colocar água no copo sozinho, mesmo que vá fazer a maior molhadeira. Ele faz isso porque está experimentando coisas novas e observando na prática o que dá certo e o que não dá.

Se parece que você passa o tempo todo dizendo "Não!" ou "Cuidado!", procure dar uma arrumada no ambiente em que ele fica para torná-lo menos preocupante e diminuir o nível de estresse em casa. Reserve um espaço livre com alguns brinquedos seguros (como bolas) para que a criança possa explorar à vontade.

Pode ser que você tenha jurado, num passado distante, que não ia mudar a cara e a decoração da casa quando tivesse filhos. Mas pense bem: vale a pena ficar dizendo não a cada segundo? Ou tendo calafrios a cada "fina" que ele tira da quina da mesinha de centro?

Tirar enfeites frágeis e objetos delicados do alcance do seu filho vai facilitar a sua vida, não só a dele. A mesma recomendação vale para lugares que vocês frequentam muito, como a casa dos avós.


Eu já tinha reparado que dizemos NÃO varias e varias vezes para a pequena. Tantas que as vezes é chato até para mim e acabo deixando algumas coisas passarem para ñ ficar repetindo e repetindo a mesma coisa: “NÃO!”, “PARA!”, “VOLTA!”, “VC VAI CAIR!”, “CUIDADO!”...

Eu costumo chamá-la de furacão. Laís Furacãozinho. Furacãozinho derruba, sobe, desce, pega revista, rasga revista, lê revista, senta, levanta, ri e chora. Esses dias, quando o tempo começou a “virar, minha mãe me ligou e avisou q, como estava friozinho ia deixar para eu dar banho na Laís... meia hora depois quando cheguei para buscá-la, minha mãe estava com ela na banheira. E a sapeca fazendo maior farra! Ela tinha “fugido” para a chuva, por trás da minha mãe!

Alem disso, ainda tem os tombos. Todo dia tem uma marquinha diferente. E tudo acontece em coisa de segundos na nossa frente. Agora fico perguntando a todo mundo: Seu filho se machuca (va) tanto assim?? È normal??? Todo mundo diz q sim.... então... Um dia ela rola por cima da bola, no outro puxa gaveta do criado mudo, depois bate o nariz no carrão. Tadinha da molequinha!!! E ela choooora de cair lagrima!

Sinais de agressividade
Nesta fase podem começar a surgir indícios de agressividade, principalmente entre irmãos ou amiguinhos da mesma idade. É mais provável que a agressão seja causada pela frustração da criança, e não por maldade.

Com 1 ano e 2 meses, as crianças ainda não entendem o que as outras pessoas sentem, ou seja, não são capazes de empatia. Para elas, os outros amigos não passam de objetos. Não é egoísmo: todo mundo é assim nesta idade.

Para seu filho, é interessantíssimo observar que, quando puxa o cabelo da colega, ela dá um grito engraçado. É o mesmo tipo de experiência que ele começou a fazer há alguns meses, de jogar o brinquedo ou a comida no chão só para ver o que acontecia.

Quando ele estiver brincando com outras crianças, fique por perto para interferir quando necessário. O melhor jeito é dizer "Não pode bater, porque machuca!" e tirar a criança da situação. Os especialistas afirmam que não adianta bater de volta. Procure não dar muita atenção ao mau comportamento, porque senão seu filho pode começar a repeti-lo de propósito.

Laís tem mostrado muito bem quando esta insatisfeita. Grita, brigando e pedindo atenção... tenho tentado não ceder e pedir para ela falar baixo. O pior é que ela entende, fala baixo uma ou duas vezes e depois grita de novo. Tbm tem mostrado quando quer ou ñ quer alguma coisa...fala até na-na-na-não! Com o dedinho em apontado.

Na maior parte do tempo ela é bem carinhosa. Beija, abraça e aprendeu a fazer carinho. E agora to ensinando a pedir desculpa quando ela faz alguma coisa feia ou bate (eu até acho que ela não bate com o intuito de machucar, acho q é a forma de ela chama atenção que esta insatisfeita com alguma coisa), de qualquer forma ela tem entendido e depois que eu “acho ruim” com ela, ela beija e abraça, sem forçar.

Palavras novas
Toda vez que seu filho aprende uma palavra nova, vai querer repeti-la sem parar. Se ele aprendeu a dizer "au-au", vai procurar cachorros o tempo todo, vai querer ver figuras de cães nos livrinhos... Aproveite o interesse para contar histórias e conversar bastante com ele.

Outro fenômeno é que ele vai começar a repetir palavras mesmo sem saber o que elas significam. É nessa hora que pode escapar um palavrão bem cabeludo da boca do seu anjinho...

Brincadeiras de esconde-esconde continuam sendo um grande sucesso. Experimente, por exemplo, colocar um brinquedinho em um dos bolsos da roupa que seu filho está vestindo, e veja como ele se entretém tentando recuperá-lo

Essa é a parte que mais gosto do desenvolvimento. São tantas palavrinhas. Muitas indescritíveis. Entendemos bem, mas impossível passar para a escrita.

Animais
Cachorro: UA UA (isso mesmo, ao controrio! Seguido de um gruuuuuuuu!!! Pq cachorro ñ late, rosna!! Hahaha)
Gato: Menhal
Porco: Popô! (ela tem um porquinho/cofrinho e quando chegamos no interior ela viu porquinho e porções e ficou doida gritando Popo!!!
Galinha: Totó (que ela tbm disse lá na casa da bisa, que tem um monte de cocó, mas ela não se animou muito com as galinhas não, ela prefere a pintadinha)
Passarinho: Pssnho (o mais próximo que eu consigo descrever, mais é lindo de morrer!)

Coisas
Dinheiro: Dinhrrrrr (rsrsrs esse foi ilario, agora toda moeda q ela vê ela GRITA para ela por no Popô)
Xixi: xixi (adoro... !!! Ela sabe que o xix ta na fralda, mas não sabe o q é!. Heheh ela fala assim.. baixinho )
Boneca: Neném
Agua: Abu
Comida: Papa

Ah... já ia esquecendo, Laís além de dançar, canta. Coisa linda de ver. A TV lá em casa fica liga ad eternum e Laís adora as musicas das novelas. (sem entrar em mérito de ser bom ou não o contato com a TV, até pq só galinha pintadinha faz a pequena ficar parada muito tempo na frente da TV). Então... esses dias no inicio da novela das oito ela tava brincando no quarto dela, quando ouviu a musica (que eu adoro, e sempre canto alto quando começa a novela) ela veio correndo e ficou dançando na frente da TV cantando “mooooo”.... “moooooo”... “moooo” Uma lindeza.. sentei de rir.. !!! Depois q acabou ela voltou correndo para onde estava.

Ainda tem mais alguns pontos que foram abordados no Baby Center que eu identifiquei muito com Laís, mas escrevo mais na segunda!
Olha.. para quem tava desanimada falei um monte.. esse e’mail me inspirou... mais ainda tem muita coisa para registrar...

Hoje minha pequena completa 14 meses... uia.. passou rapido!

Bom final de semana para todos!

10 comentários:

  1. Passa rápido mesmo, amiga!
    Parabéns pelo mesversário da pequena, ela está muito fofa.
    Essa coisa de dizer não toda hora cansa mesmo. Então eu optei por tirar várias coisas do alcance da Clara, principalmente aquelas que ela poderia se machucar ao quebrar, por exemplo. Assim, menos não eu tinha de dizer. Claro que não é bom tirar tudo e nem fechar tudo com tranca, pois a criança tem de aprender. Temos de deixar algumas coisa menos perigosas para que possamos ensiná-las. Fiz assim aqui e deu certo.
    Tenta mudar o jeito de falar em algumas coisas. Ex. ao invés de dizer "não abra a porta", diga "feche a porta". Me ensinaram isso e surte efeito, até porque as frases positivas são melhores para a criança.
    Ah, e criança cai e se machuca muito sim, ainda mais nessa idade. A Clara vivia com roxos na testa, hoje ela vive com as canelas roxas, até parece guri!
    rs.
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. essa fase é mto gostosa.. é dificil né amiga, elas mexem em tudo, rs, mas faz parte e depois a gente ve que passou tão rapido!! a Kamila está obecendo mais agora, com 1 ano ee 5 meses está entendendo melhor o 'NÃO'. mas continua teimosa, quando cisma com algo não adianta falar, tem que tirar de perto. também a fase da agressividade passou, nessa fase da Laís ela estava batendo na gente.. não é mole não rs
    beijosss a pequena está uma fofa como sempre

    ResponderExcluir
  3. Martha, estou adorando acompanhar seu blog. Sua Lais tem 1 mês e meio a mais que a minha Laura e estou vendo aqui o que vou passar daqui um tempo.

    Qto aos tombos, amiga, acabei de postar no meu blog o galo que Laura ganhou ontem ao cair de sua cadeirinha.

    Haja coração pra aguentar tantos sustos.

    E tb estou me policiando com os nãos.

    Parabéns a Lais pelos 14 meses. Muuuuuuuitas alegrias e saúde sempre.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  4. 14 meses já? NOssa, passa muito rápido! O cabelinho dela já está até comprido, de menininha! Fofa!

    Quantas coisas depois de 1 ano, né? Eu achei que depois do aniversário a Ísis deu um gás nas fofurices e aprendizados!

    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  5. Ah, adorei a cara nova do blog! Ficou lindo!

    ResponderExcluir
  6. Eu amo essa fonte de consulta beby center, li muito durante a gravidez, mas depois que sophia nasceu aconteceu a mesma coisa. Tudo ficou generico e as coisas não batiam sempre. Todo dia 11 de cada mês recebo. Hj mesmo recebi falando sobre os dentinhos que precisam ser higienizados e tal. Mas kd os dentinhos da Sô? hahahaha
    Mas, eles descreveram bem a Laís hein? Uma menina acima de tudo muito linda, saudável e muito arteira. E isso é muito bom...
    Amiga, hj foi um corre corre e nem pude falar com vc no gtalk, mas segunda feira colocamos o papo em dia!

    Um beijo nas duas!

    ResponderExcluir
  7. Meuuuu Deussss... lendo seu post fiquei imaginando o que eu ainda vou passar com minha Malu... e olha que com apenas 4 meses ela já tá terrível... quer pegar tudo... e lógico... colocar na boca...

    Acho que seja uma fase cansativa mas bem gostosa.. é um mimo quando os pequenos começam a falar né... rss...

    Um beijos nas duas...

    ResponderExcluir
  8. É dificil..com certeza, mas é tão gostoso né? Tão lindo acompanhar o crescimento, cada descoberta, cada fase...que linda sua pequena, cheia de energia...rsrs..bjks

    ResponderExcluir
  9. Aqui também temos um furacão... rs

    Mas não é uma, delícia?! kk

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Martha!!
    Amiga passei aqui para te dizer que vc ganhou o sorteio lá no blog do necessaire da bebêchila!
    Vc tem até segunda dia 14/3 para me enviar os seus dados para que eu possa repassar para a Ligia da Bebêchila.
    Parabéns!
    Um grande beijo!
    Danny e Matheus

    ResponderExcluir

Adoro comentários!