Menu

29 julho 2010

Não quero esquecer...


A Marina fez alguns posts relatando as coisas que ela não quer esquecer da maravilhosa. E eu ontem fiquei pensando nisso enquanto minha pequena estava mamando. Tbm tem tanta coisa que não quero esquecer que resolvi relatar aqui.

Não quero esquecer...
- O quanto a pequena sua (de suor mesmo) enquanto esta mamando. Pode estar o frio que for, ela pode estar agasalhada ou só de fralda... ela sempre fica toda suada enquanto esta agarrada na teta. As bolinhas de suor na testa e em cima do narizinho é a coisa mais linda do mundo!
- Quando a pequena esta agarrada na teta ela fica segurando minha mão e passando meus dedos pelo seu rosto. E se, por qualquer motivo, eu coloco a mão em outro lugar, ela se estica toda para pegar novamente – sem largar a teta.
- O seu sorrisinho de canto de boca quando eu fico brincando com ela enquanto ela está mamando. Ela quer rir e brincar, mas sem desgrudar da teta!
- As perninhas sacudindo para um lado e para o outro, quando eu chego do trabalho e ela quer pular para o meu colo, mas eu ainda estou longe do alcance dela.
- Quando a pequena esta dormindo pesado, ela faz um biquinho como se estivesse mamando e fica lá sugando a teta imaginária. È a coisa mais linda.
- Que ela aprendeu, nessa ordem, a gritar, a fazer “bruuuu”, a fazer bichinho e agora a fazer “agrrrrr” (rs!). E em todas as vezes não parou de fazer isso por uns dois ou três dias seguido!
- Quando ela dorme no nosso colo não há jeito que a faça ficar no berço sem chorar. Ela ajeita as perninhas na nossa barriga e não quer sair. Ela se agarra na nossa roupa, ainda dormindo, para não termos chance de colocá-la no berço.

28 julho 2010

Para nós, mulheres!

Eu estava preparando um post para contar as novidades da pequena. Mas recebi esse texto da Martha Medeiros por e'mail e não pude deixar de compartilhá-lo.

Primeiro, pq eu estava pensando nisso essa semana: Eu definitivamente não sou uma workholic... a minha melhor função - que eu acabei de descobrir - é ser mãe da pequena!

Segundo, pq gosto muito dos textos dela!

Eu não sirvo de exemplo para nada, mas, se você quer saber se isso é possível, me ofereço como piloto de testes. Sou a Miss Imperfeita, muito prazer. A imperfeita que faz tudo o que precisa fazer, como boa profissional, mãe, filha e mulher que também sou: trabalho todos os dias, ganho minha grana, vou ao supermercado, decido o cardápio das refeições, cuido dos filhos, marido (se tiver), telefono sempre para minha mãe, procuro minhas amigas, namoro, viajo, vou ao cinema, pago minhas contas, respondo a toneladas de e mails, faço revisões no dentista, mamografia, caminho meia hora diariamente, compro flores para casa, providencio os consertos domésticos e ainda faço as unhas e depilação!

E, entre uma coisa e outra, leio livros.

Portanto, sou ocupada, mas não uma workholic.

Por mais disciplinada e responsável que eu seja, aprendi duas coisinhas que operam milagres.

Primeiro: a dizer NÃO.

Segundo: a não sentir um pingo de culpa por dizer NÃO. Culpa por nada, aliás.

Existe a Coca Zero, o Fome Zero, o Recruta Zero. Pois inclua na sua lista a Culpa Zero.

Quando você nasceu, nenhum profeta adentrou a sala da maternidade e lhe apontou o dedo dizendo que a partir daquele momento você seria modelo para os outros.

Seu pai e sua mãe, acredite, não tiveram essa expectativa: tudo o que desejaram é que você não chorasse muito durante as madrugadas e mamasse direitinho.

Você não é Nossa Senhora.

Você é, humildemente, uma mulher.

E, se não aprender a delegar, a priorizar e a se divertir, bye-bye vida interessante. Porque vida interessante não é ter a agenda lotada, não é ser sempre politicamente correta, não é topar qualquer projeto por dinheiro, não é atender a todos e criar para si a falsa impressão de ser indispensável. É ter tempo.

Tempo para fazer nada.

Tempo para fazer tudo.

Tempo para dançar sozinha na sala.

Tempo para bisbilhotar uma loja de discos.

Tempo para sumir dois dias com seu amor.

Três dias.

Cinco dias!

Tempo para uma massagem.

Tempo para ver a novela.

Tempo para receber aquela sua amiga que é consultora de produtos de beleza.

Tempo para fazer um trabalho voluntário.

Tempo para procurar um abajur novo para seu quarto.

Tempo para conhecer outras pessoas.

Voltar a estudar.

Para engravidar.

Tempo para escrever um livro que você nem sabe se um dia será editado.

Tempo, principalmente, para descobrir que você pode ser perfeitamente organizada e profissional sem deixar de existir.

Porque nossa existência não é contabilizada por um relógio de ponto ou pela quantidade de memorandos virtuais que atolam nossa caixa postal.

Existir, a que será que se destina?

Destina-se a ter o tempo a favor, e não contra.

A mulher moderna anda muito antiga. Acredita que, se não for super, se não for mega, se não for uma executiva ISO 9000, não será bem avaliada. Está tentando provar não-sei-o-quê para não-sei-quem..

Precisa respeitar o mosaico de si mesma, privilegiar cada pedacinho de si.

Se o trabalho é um pedação de sua vida, ótimo!

Nada é mais elegante, charmoso e inteligente do que ser independente.

Mulher que se sustenta fica muito mais sexy e muito mais livre para ir e vir. Desde que lembre de separar alguns bons momentos da semana para usufruir essa independência, senão é escravidão, a mesma que nos mantinha trancafiadas em casa, espiando a vida pela janela.

Desacelerar tem um custo. Talvez seja preciso esquecer a bolsa Prada, o hotel decorado pelo Philippe Starck e o batom da M.A.C.
Mas, se você precisa vender a alma ao diabo para ter tudo isso, francamente, está precisando rever seus valores.

E descobrir que uma bolsa de palha, uma pousadinha rústica à beira-mar e o rosto lavado (ok, esqueça o rosto lavado) podem ser prazeres cinco estrelas e nos dar uma nova perspectiva sobre o que é, afinal, uma vida interessante'

Martha Medeiros - Jornalista e escritora

23 julho 2010

Consulta com pediatra – 6 meses

Ontem fomos à consulta mensal com o Ped. Nossa! E foi uma ótima consulta. Relatamos a rotina de alimentação da pequena e esta tudo ok!

Na rotina, a intenção era introduzir, além da alimentação, o leite de formula mais ou menos uma hora e meia depois da papinha de fruta. Mas como eu consegui deixar leite materno todos os dias e nos fins de semana ela mamava diretamente da fonte, não tive a necessidade de introduzir o Aptamil na rotina dela – e nem queria mesmo! Com isso o Dr. Ped. orientou a introduzir o jantar na rotina dela entre 16h e 16.30h, substituindo a introdução do leite de formula e deixando a noite livre só para a amamentação.

Então ficamos assim:
6:30/7:00 – Leite Materno (teta)
9:00/9:30 – Suco de fruta
Soneca
11:00/11:30 – Almoço (papinha salgada)
14:00/14:30 – Papinha de fruta
Banho
Soneca
16:00/16:30 – Jantar (papinha salgada)
18:00 – Leite materno (teta)
Soneca
21:00 – Leite materno (teta)
23:30 – Leite materno (teta)
Hora de dormir
02:00 – Leite materno (teta) - ÀS VEZES, quando ela dorme mais cedo!

O desenvolvimento motor da Laís tbm está muito bom. O Ped quase não conseguiu colocar ela deitada para fazer os exames, ela só queria ficar de gatinho ou sentada. Ficava escalando a blusa dele para ficar em pé (foi muito engraçado!). Ele disse que ela está com uma boa postura e bom desenvolvimento. Na hora de pesar ela não quis deitar, pesou sentada. Foi realmente muito engraçado!

E para completar logo depois da “pesagem”, na hora que eu ia começar a colocar a roupa dela ela fez xixi. Muito xixi! Molhou toda a bancada, lençol e ela toda. Fiquei muito sem graça, mas acho q ele esta acostumado! rs!

Ah! Laís está com 8.015kg e 68cm. Engordou 600gramas esse mês. Eu fiquei feliz pq, apesar da gulodice da pequena, achei q ela já não ia engordar tanto quanto antes.

Olha ela...

22 julho 2010

Toalha na cabeça e a “queda da cama”

Não sei porque, mas Laís não gosta de nada na nossa cabeça. É boné, é chapéu e, principalmente, toalha na cabeça. Ela fica com uma cara de raiva... depois de medo e depois... abre o berreiro. Chora, magoada mesmo! Depois pra ficar “de bem” de novo só com muita brincadeira e muito beijinho – sem nada na cabeça!!!

***

Laís caiu da cama... não caiuuuu.. mas foi quase! rs!
Estávamos nos arrumando para sair para trabalhar e ela estava acordada na nossa cama. Estava a toda, com um ótimo humor – que se registre que ela NUNCA acorda de mau humor, não puxou a mãe -, e nós estávamos na correria. Faz uma coisa, faz outra. Nossa cama fica encostada em duas paredes - pq nosso quarto é muito pequeno - para dar mais espaço para circular. Só que em uma delas ela fica afastada uns 10 cm por causa do ar condicionado e nesse dia um dos travesseiros caiu nesse vão. Ela já tinha tentado pegar ele enquanto eu estava na cama com ela, mas eu a puxei para baixo e fiquei distraindo ela. Enquanto eu arrumava as coisas no quarto dela, ela ficou na cama brincando enquanto marido tbm arrumava alguma coisa. Depois eu só escutei o grito dele. Tomei um susto! Ela foi virando e virando e ficou com metade do corpo no vão da cama e cima do travesseiro. Foi um susto! E ela só ria.. e ria.. É muita energia para as 7h da manhã!!!

16 julho 2010

Uma saudade....

Ai.. hoje to com uma saudade da minha pequena... o dia não passa!!!

Essa noite ela acordou as duas da madrugada , simplesmente, quis brincar. Quis treinar ficar sentando sozinha e tentar engatinhar. Isso porque eu (essa pessoa de olhos fundos de olheiras!) estava morta de cansaço e não conseguia aguentar o ritmo dela. Com um olho aberto e o outro fechado, eu coloquei ela na cama, entre eu e marido, e deixei ela lah... se divertindo. Virava e mexia ela puxava meu cabelo, se pendurava na minha barriga... ai, a noite foi longa!!!

Isso porque vamos viajar hoje e eu passei o pouco do tempo livre que tenho arrumando bolsa com tudo que tenho certeza que vou precisar e com o que não tenho tanta certeza assim...

Quando voltarmos (se tiver forças e não dormi sentada) eu faço um relato da viagem e coloco fotinhas.

13 julho 2010

6 meses da pequena!!!


Nem acredito que minha pequena completou 6 meses!!! Nossa como passa rápido! Cadê aquele bebezinho que saiu da maternidade comigo, que berrava a plenos pulmões quando ia tomar banho e a água estava um pouquinho mais fria porque o calor no Rio estava escaldante. Cadê o bebezinho que eu pegava com uma mão só, que ficava o tempo todo (mesmo muito interativa) deitadinha no carrinho... Cadê meu bebe que só se alimentava de teta...

Ai ai... já da uma saudade!!!!

Mas não tem problema, estamos curtindo intensamente cada fase que a pequena vive... agora ela ñ quer mais sentar.. quer ficar em pé... quer ficar de gatinho para tentar engatinhar e ñ consegue.. e grita, e grita cada vez mais alto para conseguir ajuda... ela fica doiiiiiiiiiiida quando eu chego do trabalho... nada desliga ela, só tetinha... rsrs

Ela esta cada vez maior, cada vez mais tomando conta da nossa vida. Sair para comer fora??? Nem pensar... se ñ ela vai querer tbm não vai deixar agente comer!! Ir dormir cedo??? Na-não... se ñ vamos acordar no inicio da madrugada e ficar a madrugada toda brincando de fazer barulhinhos com a boca!!! Acordar tarde??? Isso não me pertence mais... (q coisa horrível!) Laís até nos acompanha na preguiça, mas temos que seguir a rotina da alimentação e quebrar isso não rola!!!

Estamos num momento de mudanças e adaptações e Laís esta se comportando direitinho. Ela acompanha agente na boa. Claro que no final do dia meus braços e minha coluna está que eu não aguento, mas fico satisfeita por estar com meu bebe.

08 julho 2010

Trocamos a cadeirinha da Laís!

Ela usava um bebe conforto da infanti, que sempre atendeu bem as necessidades de segurança e tal, mas eu nunca me dei muito bem com ele. A dificuldade para afivelar o cinto e, principalmente, para tirar Láis da cadeirinha começou a me incomodar quando ela foi crescendo e crescendo. E umas das orientações quanto ao uso é que, é preciso liberar o bebe da cadeirinha com facilidade.

Laís esta com 7,400kg e 67 cm, e completa 6 meses no domingo, ou seja, ainda poderia usar o bebe conforto por um bom tempo, mas achamos melhor não arriscar. Compramos uma cadeirinha reversível que vai de 0 a 25kg. A Neo Matrix da Burigotto.

-Dois protetores para a cabeça adaptáveis ao tamanho da criança (removíveis).
-Item de segurança indispensável para transportar a criança no automóvel.
-Barra frontal que proporciona maior segurança em caso de impactos traseiros.
-Reclinável em três posições.
-Cinto de segurança de cinco pontos de fixação com protetores acolchoados nos ombros.
-Três posições de regulagem do cinto na altura dos ombros.
-Sistema central de ajuste do cinto.
-Guias para passagem do cinto de segurança do carro (grupo II).
-Porta-copo removível que pode ser instalado no lado direito ou esquerdo.
-Base fechada, revestida com EVA para proteger o banco do carro.
-Estrutura em plástico de engenharia, leve e resistente.

A cadeirinha chegou na terça e na terça mesmo já testamos e instalamos – quer dizer, mais ou menos! rs! A cadeirinha é ótima, achei muito confortável, tem protetores para a cabeça e para os ombros e, o que é melhor, Laís ficou bem à vontade nela, mesmo com o cinto afivelado. Outra vantagem dessa cadeirinha é q não vamos precisar trocá-la por um bom tempo e como o bebe conforto era um empréstimo da Pequena Valentina, esse foi nosso primeiro investimento com isso. rs!

Só tivemos problemas na instalação no carro! O cinto traseiro precisava ter, pelo menos, mais 10 cm para poder prender da maneira certa. Agora estamos atrás de assistência técnica da Fiat para tentar trocar isso. Ai Jesus! Marido esta doido! Já ligou para uma porção de autorizadas, concessionárias e até ferro velhos, atrás de um cinto maior.

Mas vamos conseguir resolver tudo – assim espero – para poder aproveitar bastante a cadeira nos nossos passeios. rs!

05 julho 2010

Porque se sujar faz bem!!!


O melhor da introdução da alimentação é a festa que Laís faz com isso. Ela se empolga tanto comendo que faz uma bagunça, mas é aquela bagunça que depois tem comida até no cabelo. Nesse dia ela estava comendo a papinha de fruta: caqui – que é uma delicia, docinho, mas que faz muita lambança porque fica um pouco rala – bem... ela estava se esbaldando com o caqui.

Minha mãe estava dando a papinha para ela e ela já estava com a blusa toda suja, quando uma bomba (de fogos de artifício) estourou e deu um baita susto em todo mundo... a papinha voou e sujou todo o carrinho, o chão e minha mãe. Depois disso Laís se empolgou, ficou esfregando a mão na cara, ficou tentando morder as laterais do carrinho... tinha caqui por toda parte!