Menu

29 novembro 2012

Creche? Escola? O que fazer?

No inicio do ano eu escrevi alguns muitos posts sobre a entrada de Laís na creche( aqui, aqui, aqui) mas no fim.. acabei deixando de postar muita coisa (festa do dias das mães , festa junina, venda da escola) pq eu aprendi na marra que não posso postar quando estou nervosa... e daí depois que passava e eu via que não tinha outra opção, então preferia deixar para lá e passamos o ano com poucos registros da nossa vida escolar.

Laís sempre ficou muito bem, sempre teve muito carinho com as tias, sempre chegou em casa arrumadinha, nunca chegou assada e sempre alimentada... – ela é um poço sem fundo, então dá para ver quando ela esta com fome!

Tinha algumas desorganizações na creche, mas sempre eram em torno da falta de retorno de informação para mim; A agenda e uniforme demoraram muito a ser disponibilizados para comprar; Algumas vezes, precisei ser mais dura pq eles me ligavam por qualquer motivo, o que me deixava nervosa e em pânico.

No fundo eu entendia tudo que acontecia. Não tenho no meu bairro, ou num raio de uns 20km outra opção que fique com Laís em período integral, ou seja, eles não tem concorrência nem parâmetros, mas tem cuidados e carinho com as crianças e isso me demonstraram desde o inicio. Era uma escolinha que foi crescendo e vendo a necessidade dos pais.. e melhorando e crescendo...

Eles me ajudavam. Laís estava bem, desenvolveu de uma forma absurda no primeiro semestre. As coisas estavam se ajustando...

Até que a dona/diretora/cuidadora/professora da escola ficou grávida. Um exame errado, diagnosticou vários problemas e ela ficou desnorteada, pensou em fechar a creche.. um monte de problema apareceu.. mas tinha ainda a nossa necessidade.

Daí algumas escolas se interessaram em comprar a creche. Claro.. ela era a única que atendia integral, tinha publico para tal, tinha estrutura para tal e já estava tudo pronto, de mão beijada, né?! Hoje vejo isso!!!

Uma escola que já tinha um histórico no bairro e que tinha uma aproximação com algumas professoras foi a escolhida para assumir a escola. Fizeram uma linda reunião com os pais, dizendo que não iam alterar em nada a estrutura da escola, o funcionamento, regras, professores, valores.. nada.. pelo contrário, disseram que iam introduzir melhorias na escola de uma forma que os pais e, principalmente, as crianças não iriam 'sofrer' ou sentir dificuldades com as novidades.

Em fim.. os dias foram passando, semanas... eu não via nada acontecer. Não via reuniões prometidas, melhorias... via uma professora, que virou diretora/cuidadora/professora e estava assumindo turma de maternal, assumindo secretaria, assumindo as orientações da creche... e pegando firme até nisso!!!

Assim.. eu de inocente, não sabia o que estava se passando. Laís tinha mudado de professora e mudou de novo (o que para mim, no fim, não foi de todo ruim pq acabou voltando com a professora que iniciou cuidando do maternal). Teve varias doencinhas, desfraldou....

Eu pensei varias coisas nesse período: tirar Laís, deixar até o final do ano e depois colocar meio período numa escola mais tradicional no bairro, deixar pq as coisas pareciam melhorar, tirar de novo pq estava uma bagunça... um caos!!! Não foi pior pq não vi nenhuma influência direta desse meu descontentamento no comportamento de Laís...

Daí que descobri, através da então antiga dona, que os novos donos não foram tão corretos na negociação, que tinha uma porção de por menores.. (daqueles de te deixar de boca aberta e cabelo em pé) que ia deixar ela o prejuízo, iriam sair do imóvel dela (que esta gravida e a renda dela era essa) tanta coisa...

Em fim... fiquei super de pé atras.. pq quem faz isso com um, faz com qualquer um. Quem faz isso, pode não maltratar minha filha, mas pode fazer com a professora que cuida dela... que vai ficar descontente e vai sobrar para alguém...

A antiga ia abrir uma nova creche escola pq ela estava bem (os laudos que ela recebeu no inicio da gravidez estavam errados e a deixaram sem rumo - aqui todos entendem) e pq ela tinha o apoio do marido e das irmãs, que ja eram todos funcionários da creche. E ela sempre tratou Laís muito bem.. mais que carinho, sempre senti muito cuidado da parte dela e das irmãs delas.

Até aí.. a coisa era só comercial e eu teria que decidir comercialmente.

Mas a nova direção fez uma reunião para apresentar o novo espaço... e aí eles enfiaram o pé na cova. Ao invés de me mostrarem o que tinha de melhor para me oferecer.. eles passaram quase uma hora atacando os antigos donos e as instalações da antiga casa.

Opa... como assim??? Quando eles pegaram era tudo lindo, arrumado, organizado e bem estruturado para receber a creche... e deixou de ser de uma hora para outra, quase três meses depois?

Começamos a questionar cada coisa absurda que eles falavam... e aí, nesse momento, os pais se juntaram com as mesmas duvidas e desconfianças.... e eles não tinham argumentos sólidos para nos convencer! A coisa foi feia. Feia para adultos que fazem negócios e são responsáveis pela vida de outras pessoas...

Saímos de lá e continuamos conversando com outros pais... e continuamos achando tudo muito estranho e mal explicado... Tudo muito mal explicado e meio que enfiado 'guela abaixo' pelo menos tentaram!

Como eu já tinha escutado os dois lados.. eu achei melhor conversar mais, ouvir mais, outros pais, as professoras, para decidir o que eu ia fazer. Onde Laís ia ficar, pelo menos até o final do ano.  Daí fomos conversar com a antiga dona... E foi aí que a coisa ficou feia pq a cada nova conversa sabíamos de mais detalhes, mas historias de outros pais, mas problemas que foram criados na escola!!!

Decidimos deixar Laís na casa que ela estava acostumada, com as tias que ela estava acostumada, a direção antiga. Eles passaram o final de semana limpando e arrumando tudo. Alguns pais até foram ajudar, afinal era o bem estar dos nossos filhos que estava em jogo.

No primeiro dia de alunos divididos entre escola nova e escola "velha",  eu fui na escola nova pedir a necessaire de Laís com os produto de higiene pessoal e ouvi deles que tinha jogado fora "pq estava acabando mesmo". Voltei na escola velha e fui conversar... entender mais um pouco...

Vi coisas que não cabem muito ficar descrevendo aqui. Fotos de um lugar que foi deixado, largado de qualquer jeito.. e que vão nos ajudar ao serem anexados ao processo que vamos (os pais, alguns pelo menos) mover contra eles.

Engraçado (só que não) como as coisas parecem vir aos nosso olhos quando vamos nos lembrando dos últimos meses...  criança muito mais na sala do que no espaço livre (que é otimo, com arvore e espaço para se sujarem bastante); o calor que chegou e com ele não vieram os pedidos de roupa de banho para os banhos de piscina e "magueira"; as diarreias; a estomatite.... só de pensar meu coração se aperta.

Voltei fervendo na escola nova. Posso falar que quase voei no pescoço daquela senhora... e ela dizia: 'Deixa ela falar....' com tom de deboche!!!

Aí eu vi... confirmei na verdade, que naquele lugar minha pequena seria um numero, um $ e que o espaço novo e boitinho que eles criaram não iriam de forma alguma proporcionar o cuidado que Laís (e qualquer criança) precisa.

Nos últimos dias Laís está na casa antiga, a que ela conhece, só que limpa e cuidada. Não esta com tantos amiguinhos como antes e um dos principais esta lá na escola nova descobri que a mãe tem um interesse particular pelo aluguel da casa nova, se é que me entendem, mas a amiga 'querida e preferida de todas do mundo todo' está lá com ela. Ela está brincando, fazendo atividades, dormindo, comendo.. tudo que fazia antes. E assim vai ficar até pelo menos final de janeiro, quando começa o ano letivo e eu tenho que decidir de fato o que fazer.

Eu estou com muita raiva ainda... de todos! Da dona antiga que não teve cabeça para administrar os problemas e jogou a toalha, e com ela Laís junto. Mas eu entendo... e se entendo, que a situação dela não dava para exigir.
To com raiva das irmãs dela, tias queridas de Laís, que estavam lá e viram a coisa acontecendo, mas que não podiam me alertar pq tbm precisam sustentar seus filhos.
To com raiva das tias que seguiram na escola nova, pq ela tbm viram as cosas acontecendo e pq continuaram... mas tbm tenho q entender ela tbm tem filhos para sustentar.
To com raiva.. muita raiva dos novos donos.. e desses eu não vejo nenhum paliativo que me faça entender o q aconteceu... ver como um negocio pode ficar a cima do bem e do mal.
E to com raiva de mim... que não vi, não desconfiei, não fui fuçar... não dei incertas... Ou fiz.. mas não foi o suficiente.

Acho q o primeiro ano "escolar" de  Laís foi ofuscado por tantos problemas. Mas sei que tenho essa necessidade nesse momento da minha vida e que não posso jogar isso nas costas da minha mãe e privá-la de suas atividades.

Hoje cedo, quando fui deixar Laís, a antiga dona vei falar comigo.. que precisamos observar Laís e os acidentes que tem acontecido com os xixis na roupa. Que talvez seja para chamar atenção, ou que pode ser algum inicio de inflamação urinaria ou que pode ser só distração da minha pequena preguiçosa e super ativa que não quer sair do que esta fazendo para ir fazer xixi.. e ficamos conversando..

Saí de lá com a certeza de que estavam olhando para minha filha e prestando atenção nela.. isso é cuidado. E é isso que preciso para Laís no momento.

4 comentários:

  1. Já falei, mas vale a pena registrar. Pra quando Laís crescer, ver que apesar da distancia, sempre fui uma tia presente! rsrs.
    Como eu já conhecia toda a realidade, comento sobre a conclusão. Que foi a melhor conclusão que poderia. Saber que apesar dos pesares... Que mais te atingiu do que a Pequena. Não tem coisa melhor saber que ela continua sendo cuidada.
    E não sofra por uma coisa que vc já não pode voltar atrás... A doencinhas vieram e foram... e é isso que importa.
    Segurança, apoio, carinho, atenção e acima de tudo: cuidado, muito cuidado é o que deve ser levado em conta. Infra estrutura é bom, mas nesse momento é o que menos importa.
    Poder trabalhar com o coração sossegado não tem preço. E é por essa tranquilidade que nos arriscamos e fazemos escolhas. Na tentativa de acertar sempre. Tenho certeza que sua Pequena, a parte mas interessada nisso, sente e entende todo o cuidado que vc dedica.

    Ficarei na torcida por dias melhores sempre!

    Força na peruca...

    Amo-te

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga, eu estava sabendo do seu descontentamento em relação a escola, mas não tinha noção que a coisa estava tão braba! Que coisa!
    Eu nunca deixei o Enry em tempo integral, ou creche, por isso eu tenho pouco a falar.
    Mas não fique com raiva de vc não. O que vc deveria fazer vc já fez, colocou sua pequena em um lugar onde o carinho e o cuidado valem mais do que qualquer coisa.
    Entre ficar com ensino top e escola moderninha eu prefiro uma que meu filho não seja apenas número.

    Beijos
    Há quem escape ileso de problemas na escola?? afff.. rsrs

    ResponderExcluir
  3. Martha, esse assunto de escola tem sido meu calcanhar de aquiles, vc sabe, mas não gosto muito de falar nele porque nos dias de hje creio que a maioria das pessoas ve a escolarização dos pequenos como um mal necessário. O bom é que a Laís está melhor, as coisas se resolveram como deu e vc tem um tempo maior para pensar no que fazer para o próximo ano. O Pedro não vai para a escola, e a Ísis foi nesse semestre. Ano que vem eu não quero colocá-la na escola novamente, ainda estamos conversando em casa, mas como nos mudaremos daqui da fronteira para SC, creio que no primeiro semestre ela não vai com certeza.
    Sobre o xixi...nunca acreditei nessa história de que criança faz xixi para chamar a atenção...ou faz porque esquece, ou porque escapa (controle ainda não muito eficiente, o que é normal). A Ísis não escapa mais xixi durante o dia, mas um dia escapou na escola e eu fiquei fula pq a professora disse que escapou...não acreditei nisso e para mim ela pediu para ir ao banheiro mas não foi ouvida, ou demoraram para levar. Como já disse sou a chata da escola, mas depois desse dia em que dei uma dura no assunto xixi, ela nunca mais voltou com xixi da escola.
    Beijos para vcs!
    Nine

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que absurdo... que conjunção de fatos absurdos.... eu sei BEM o que vc está sentindo, ou pelo menos chego mto perto de entender, pq deixava a Laura em tempo integral na escolinha tbm e isso me matava, eu queria morrer... se, além de não gostar de deixá-la o dia inteiro na escola, tivesse passado por tudo isso... nossa, eu acho que teria matado um!
    Vc não precisa se culpar, pq mãe vai atrás, mãe pondera, pesa, analisa, a gente não enxerga com os olhos, nós sempre balanceamos as coisas, não é? E não dá para ser tão objetiva quando trata da escola dos nossos filhos, até pq nunca vai ter uma escola que a gente AME de verdade. Duvido que essa escola exista (e se eu encontrar, direi com toda sinceridade no meu blog).
    Agora, tudo isso o que aconteceu é mto frustrante... e, para ser honesta, se eu pudesse, colocaria a Laís em outra escola, nem com a direção nova nem com a antiga.

    Mas enfim, só vc sabe o que pode fazer, qual escola tem por perto (ou se não tem nenhuma, como vc disse, num raio de 20km), e por aí vai....

    Estimo dias melhores para vcs e que a pequena fique bem na escolinha que for matriculada no ano que vem.

    Beijos grandes!

    ResponderExcluir

Adoro comentários!