Menu

19 abril 2012

Medo... de tudo!

Semana passada veio um bilhetinho na agenda da escola nos questionando se em casa Laís tinha momentos com “medo de tudo”, pq isso estava acontecendo com freqüência na escola. 

E está... já a algumas semanas! E ela sempre coloca a culpa no lobo! Lobo malvado! 

Quando isso começou, Laís já estava na escola mas ainda no período de adaptação. Conversei com uma das Tias, que disse que podia ter sido o teatro de fantoches que tinha acontecido naquela semana e que ia conversar com ela quando acontecesse outro teatrinho para mostrar que era de mentirinha. E mais, falou que na historia não tinha lobo mal. Tinha o lobo BOM! 

Depois disso, Laís vem sempre com a mesma historia.. 
- Estou com medo! 
- Do que , filha? 
- Do lobo! 
- Mas não tem lobo aqui... 
- To com medo... (fazendo biquinho)

E isso se repete de uma forma meio irritante, até. 

Assim... já tentei varias abordagens: Conversar e dizer que não tem lobo, que só tem lobo na historinha; Dizer que o papai é grande e manda o lobo para longe; Dizer que na escola, na vovó, em casa e tbm quando ela estiver com algum de nós, ela estará sempre segura; Já tentei ignorar; Dizer que o lobo mora na floresta e que a floresta é bem longe... em fim! Estou, no momento, alternando todas essas. 

Já conversei com a tia que fica mais com ela e ela disse que não tem lobo mal na historinhas que elas contam, tem o lobo bom, com musiquinha e tudo. O lance dos fantoches tbm ficou para trás, pq Laís usa os bichinhos de pelúcia em casa para dar vida aos fantoches próprios. 

Às vezes acho que é uma daqueles artifícios que ela já aprendeu para chamar atenção. Outras vezes sinto que ela esta com medo mesmo. Fico com receio de estar dando credito de mais e alimentar isso, mas tbm não sei se isso pode ser alguma coisa que eu deveria dar uma atenção maior, uma olhada com mais cuidado.

Estamos levando! E o “acordo” entre nós e a escola é ir observando e incentivando que isso passe. Mas não sei se estou no caminho certo, se é uma fase, ou sei lá o que pode ser. 

Alguma dica?
*
Não se esqueçam de participar do nosso sorteio de aniversário... É só preencher o formulário do post e aguardar o vídeo da pequena na sexta!

5 comentários:

  1. Aí, difícil! Olha, a Bia é MUITO medrosa! Ela não tem medo do lobo, adora histórias com lobo! Entretanto, a Bia já é medrosa assim há mt tempo! Ela tem medo de barulhos e de pessoas desconhecidas!
    O que nós conseguimos fazer pra amenizar aqui foi fazer brincadeiras com barulhos que ela tinha medo. Qt aos estranhos, é de grão em grão, falando, café vez que ela vai conhecer alguém, que a pessoa é amiga da mamãe ou do papai, ou do vovó, ou do tio, ou pai do fulano... Tá melhorando! Aliás, já melhorou muito, mas é trabalho a longo prazo!
    Se vc inventar brincadeiras com lobo... Quem sabe?
    Beijoca e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Amiga,

    Sophia tbm ja teve essa fase, ja voltou, ja veio, ja foi... Então, só posso dizer que continue incentivando da maneira que tens feito. Pode não ser o caso, mas algumas pessoas tem manias de intimidar a criança colocando algum medo. Sei pq ja fizeram isso com a Sô, mas logo eu pedi que parasse. A menina que trabalhou aqui botou medo dela do barulho do trem, e todo santo dia que ela ouve o barulho, ela corre pra perto de mim, faz beicinho, chora, e diz que está com medo. Complicado né? Mas os medos tbm faz parte do crescimento das meninas. Cabe a nós sabermos lidar com a situação.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Martha
    também acho que vc deve continuar incentivando as brincadeiras para ela perder medo. Mesmo que ela esteja falando por brincadeira, ou para chamar a atenção, uma hora ela vai perceber que não tem do que ter medo. A Mariana é bem destemida, mas de algumas coisas ela tem medo como do barulho (liquidificador, aspirador de pó, especialmente se é pega de surpresa). Mas já percebi que as vezes ela fala que está com medo só para vir no colo, ou ficar de mainha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. É dificil isso mesmo! O Herique também têm apresentado alguns medos. Realmenete precisamos estar atentos e tentar passar o máximo de segurança aos nossos pequenos...Mas, fique tranquila que tudo irá melhorar!!!

    Obrigada pela visita em meu blog... Está mais que convidada a participar da blogagem coletiva!
    Infelizmente não tenho o contado de todos os blogs, mas agora o seu já está na minha lista! Vou adorar ter você em meu cantinho participando junto com a gente dessa blogagem!!!

    Beijos e mais uma vez obrigada!!!

    Lívia.

    ResponderExcluir
  5. Querida que complicado..Bom, eu tenho um filho de 9 meses e ainda não passei por isso, mas,como leio muito,acho que posso ter a audácia de te comentar.
    Eu li [em algum lugar, revista, livro, não lembro] que isso é fase e, como toda fase, passa.
    A criança tem essa fase de medos por sobrevivência mesmo, está aprendendo a viver, teme desconhecido, assim como nós adultos, só que de forma mais forte.
    Sugiro que vá confortando sua filha como já faz, dando carinho, proteção que, mais dia, menos dia isso passa.
    Eu tive a fase de medo de E.T., contam meus pais, e durou viu rsrs, mas passou e aí surgiu o medo de outras coisas e hoje tenho medo de FEBRE no meu filho...enfim..nos resta confortar. Espero ter ajudado.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Adoro comentários!