Menu

01 setembro 2011

Papo de mulher - "Regra" e Prolactina

Antes...
O que essa nova cara do blogger??? AMEI-E!!! Dá até um animo novo na pessoa.. uma vontade de escrever e escrever..de visitar.. e blogar... Aprovadíssimo!! só espero que ele dê menos pau do que o antigo!! Acho que vou ali fazer um backup do blog só para me garantir!!! rs!! Isso me lembrou tbm que preciso de uma cara nova para esse cantinho.. esse rosa esta me dando nos nervos!!!
*
Eu sei que chamar menstruação de regra é coisa meio antiga.. mas confesso que acho a palavra tão feia.. hehehe!!

Então.. voltando um pouquinho no tempo... a coisa é meio complicada. Tive cisto que "estourou", deu hemorragia e me fez fazer uma ooferectomia (retirada de um ovário) e salpingectomia (retirada de uma trompa)... depois tive ovário com micro-policistos... uma TPM brabissima, com dor e muita irritação... varias trocas de remédio... Aí resolvemos engravidar...

A médica na época (tive ela e mais outro até chegar no obstetra que fez o parto da Laís) não queria que eu parasse de tomar o remédio até que investigássemos o que tinha acontecido. Eu não quis esperar.. e tbm não voltei mais nela. Meu rosto encheu de espinha pela falta do remédio e a TPm tbm ficou bem mais forte. Agora vejo que isso poderia ter dado mais errado do que certo.. mas deu certo e engravidei 4/5 meses depois. Tudo resolvido?

Depois que Laís nasceu o médico disse que não precisaria me preocupar com os policistos pq, com certeza, a gravidez tinha dado uma equilibrada na coisa (não sei se foi isso q ele disse, mas foi o q eu entendi! rsrs). Eu fique uns 10 meses sem que a menstruação viesse ou desse algum sinal, por menos que fosse, da sua presença. (tão bom! rs!). Quando veio, foi num momento de muito estresse... e acho q foi isso que fez a não tão querida voltar.

Se antes, mesmo com todos os "problemas" o ciclo era certinho, quando voltou foi louquinho. Meses com ciclo mais curto, meses super certinho... e por fim.. para meu inteiro desespero, meses com ciclo maior..... Primeiro o medo de uma nova gravidez num momento não planejado, depois o medo que o problema fosse maior.. fosse um problema de saúde, com o útero ou o ovário.. sei lá.. passam muitas coisas pela cabeça.

Meu querido obstetra/gineco japa é mais difícil do que o presidente, passei meses tentando um consulta e nada. Desisti! Quando eu resolver engravidar de novo bato na porta dele. Mas esses tipo de médico não dá para ir no escuro, né?! fiquei com medo de simplesmente ir em algum de plantão e ficar com mais duvidas ainda... Uma amiga me recomendou um outro japa (um pouquinho mais longe) tão procurado quanto, mas que faz encaixes em sua agenda que são uma mão na roda... rs

Esses Japas são mesmo bons... adorei... saí de lá super-ultra-mega tranquila!!! Ele tbm é obstetra/gineco e entende das coisas. Fui logo contando minha historia e ele ouvindo paciente, mais sem aquela cara de "pamonha que não esta nem aí pro que vc esta dizendo" que muitos médicos fazem... Ele ia me interrompendo para explicar uma coisa ou outra. Nem ficou tão preocupado quando eu acabei de fazer meu "relato" e ficou menos ainda quando eu fechei dizendo que eu ainda amamentava.

Me examinou, disse que esta tudo na mais perfeita ordem e que nem precisaríamos investigar mais a fundo. Que a causa dessas alterações era a produção de Prolactina no meu organismo. Que quando se amamenta com regularidade, em quase 100% dos casos, a regra (por isso eu usei essa palavra no titulo do post) não vem, e quando se prolonga a amamentação a tendência é que não fique regular mesmo. Não sei explicar da forma mais científica, o que entendi e que uma coisa interfere na outra (e o Mister Google já confirmou tudinho!)

A outra noticia boa é que ela não recomenda que eu suspenda a amamentação. Ele disse que a produção tende a diminuir cada vez mais e que a coisa vai indo gradualmente, mas que se eu quiser interromper de uma vez ele passaria um remédio, o que ele não via necessidade. Além disso, disse que as mamas vão ficar menos desiguais com o termino da amamentação, mas que não era coisa para se preocupar naquele momento.

Ai.. gostei.. acho q voou trocar de japa..!! rsrsr
De verdade.. Além de o homem dizer tudo que eu precisava ouvir, me passou muita segurança, o que é fundamental nessa relação médico/paciente.

Achei que seria bom compartilhar isso aqui no meu canto, pq sei q (apesar de todos os estímulos contra) tem muita gente que esta na mesma situação que eu em relação a amamentação prolongada... e pode ser que tudo esteja seguindo normalmente, mas se a coisa der uma variada, ninguém fica se descabelando!! rsrs

Um comentário:

  1. Huuum, agora entendi o motido pelo qual a minha mentruação (desculpe, hehe) era irregular no período em que eu amamentei...

    Adorei o texto anterior da Lhaís na caminha! Aqui já compramos a da Ísis e estou com um friozinho na barriga de colocá-la, lá, hehehe, parece um adeus ao meu BB, aiai, ela tão pequena, a cama tão grande...hahahaha

    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir

Adoro comentários!