Menu

29 julho 2013

Uma mãe neurótica em processo de cura

Esse post deveria começar assim: "Olá, meu nome é Martha e sou uma mãe neurótica (quase super protetora). Mas estou sem dar ataque de piti a 2 dias."

Mas de madrugada eu sai correndo, pisando por cima de marido, pq ouvi algo cair no quarto de Laís e logo depois ele começou a choramingar. Não foi nada. Ela estava acordada brincando e se assustou pq se deu conta que estava todo mundo dormindo (eram quase 2h da madruga). No fim, peguei, levei para minha cama e dormimos de conchinha, nós duas, para espantar a friaca!!!

O post era para contar que estou em processo de libertação. Rá!!!!!

Eu sempre fui das neuróticas com as crianças dos outros. Como inventaram brinquedos tão perigosos em parquinhos, me digam? Escadas, pontes, casas no alto, escorrega... isso é perigoso minha gente. Vai que a criança cai de lá!!! E a mania de correr dessas crianças?? Não dá para simplesmente andar?? Tipo, a criança vem a mil e tropeça no próprio pé... tem noção?! E quando inventam de pular??!!! aff!! Meu coração dá sobressaltos..

Quando eu saia com amigos que tinham filhos (antes de Laís) eu ficava pensando em como eles conseguiam manter a calma. Pq eu, que teoricamente não tinha nada a ver com aquilo, tinha taquicardia só de ver aquelas crianças lindas e bem tratadas correndo por aí e voltando raladas, chorando (ou não).

Daí nasceu Laís... e PQP, ainda não sei como sobrevivem minhas amigas boas de cabeça. Pq eu sou neurótica. E para ajudar, minha filha e estabanada por natureza. Pensa aí, se é uma boa combinação?! Uma amiga, que vai se reconhecer aqui, diz que na verdade o que a faz ficar estabanada é minha proteção. Não sei.

O fato é que Laís caga para minha (super)proteção e medo. Caga mesmo. Fora o mar, ela não tem medo de nada. Pular, correr, subir, descer... de preferencia em grande velocidade. E se puder ser de cabeça para baixo fica mais divertido ainda. Aí diz para mim como mantenho regulares os batimentos do meu core???

Sou do tipo que entra em panico sabe?! Eu "sei" que se Laís ficar em pé na cadeira, a chance da porra da cadeira ir para trás e ela se estabacar no chão é grande. E aí vou me sentir o pior ser humano do mundo que deixa a filha caindo a torto e a direito. 

Serio... Murphy é meu amigo, daqueles que gosta de tirar um sarro com nossa cara, sabe?! Se tem chance de dar ruim, é certo que vai dar. A criança tem 80cm de porta para passar e por onde ela passa??? Pelo portal, com metade do corpo trombando na parede. Ou então ela esta brincando ali perto da mesa, hora de desencanar, né?! Não!! Ela vai levantar diretinho na quina da mesa e meter a cabeça/rosto/ombro ou qualquer coisa que a faça chorar um bom bocado.

Ela é estabanada, de verdade... Eu só neurótica sim, assumo (e mais um monte de outras coisas que meu marido ia adorar escrever aqui), mas sou prevenida tbm.

Mas vamos ao caso... rsrsr

Ontem estávamos no sitio do meu tio. E lá tem uma daqueles brinquedos que vc sobe por um lado na escada, passa pela casinha, depois ponte, depois desce pela corda ou pelo escorrega... daqueles bem divertidos que me deixam sem ar só de ver aquelas perninhas finas subindo pelos degraus da escada. É.. sofro!!!

Daí que sempre que íamos para lá, ou Laís brincava muito pouco, ou eu ficava lá de cabo a rabo do brinquedo, escorando em todas as partes do brinquedo com medo dela cair. Essa sou eu.. Já me apresentei, né?!
Laís com 19 meses, numa festa no sitio. Sendo acompanhada bem de perto por marido!!! :)

Então ontem não tinham muitas crianças, o tempo estava bom, eu não estava com a menor disposição para ficar de um lado ao outro do brinquedo e, vamos combinar né, Laís está grandinha já!!! hehehe

Deixei ela ir e ela foi (como se ela precisasse que eu deixasse para ela correr em disparada para o brinquedo) e brincou quase todo o tempo que estivemos lá. Não ilesa, claro.

Bateu o nariz no cavalinho, tombou de costas do balanço e meteu a boca na gangorra. E em todas esses vezes eu não saí correndo desesperada NENHUMA vez (marido já tinha ido!!! Rá)
*
Esse post é uma critica 'leve' a meu jeito de ser. Não levem a serio, apesar de ser tudo verdade!!!

8 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... você é muito engraçada Martha. E é assim mesmo, o coração fica na mão, mas sem neura, acho até que o meu marido é mais protetor do que eu, mas acho tambbém que é pelo temperamento de Marina, ela meio Lady, sabe?? kkkkk. Não é de ficar se estribuchando, então é tranquilo... Mas dei muita risada com este post.

    Beijos e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga eu ia falar exatamente isso (o Ed é igual, se vc não corre, ele corre) e posso falar ? acho que se vc se sente segura assim quem sou eu para dizer "larga" ta bom eu falei algumas vezes lá em Trindade, mas juro que não achei vc neurótica, só protetora com sua bonequinha .... adorei o post levou o assunto de modo engraçado ...

    ti love

    ResponderExcluir
  3. hahahahahahaha adorei, menina, adorei....

    imagino o seu coraçãozinho, pq essas crianças testam os melhores dos corações seguros, imagino as mães que têm medo de tudo, como vc... mas é tão natural, elas são nossa vida, nosso tudo... não queremos que nada aconteça com elas, não é?

    Eu sou o OPOSTO de vc. Até meio relaxada, tipo, o que não mata, fortalece. Eu não tenho medo da Laura cair, bater, cortar... ela tem. E acho que a minha postura é mais liberal exatamente por ter uma filha que morre de medo de tudo, e que, apesar de ser criança e não ter a menor noção do perigo, ela não é daquelas que sai escalando tudo, subindo nas cortinas, descendo escorregador sozinha.

    Laura tem medo desses brinquedos que vc postou a foto. Ela não vai sozinha, por mais que eu insista que está tudo bem e que a espero no fim do escorregador, imagina! Dentro da casinha ela grita, até terminar a passagem, com medo de não sair de lá nunca... na ponte que a Laís está, por exemplo, Laura não anda sem dar as mãos e inúmeras vezes voltou e desceu o brinquedo pela escada, pq não tinha coragem de ir nessas pontes (com 1 ano e 11 ou 2 anos e 3 meses... ela morre de medo). Todo escorregador ela pede para dar as mãos e, por mais que eu fale para ela ir, tenho que ficar de mãos dadas. Não sei...

    Agora, em casa, ela não tem medo de nada, nada, nada e eu tenho que ficar atenta, mas deixo ela se estrupiar tbm. Ela sobe em TODAS as cadeiras, pula no sofá, pula DO sofá no chão, sobe na minha cama e fica pulando até cair no chão (de tontura, rodando e pulando, cai no chão do alto da minha cama queen/box). Eu já filmei, veja bem, FILMEI ela caindo da minha cama, pq estava filmando ela pulando e ela pulou pra fora, caiu, bateu a cabeça... Claro que fico com super dó, mas dou muito apoio para que ela entenda que cair e se machucar é normal, pq ela não gosta de se expôr. E eu não me importo que ela caia e se machuque. Antes ela cair e se machucar na minha frente do que virar uma menina toda boba que não sabe fazer nada, não consegue brincar com os amigos. Não, não, prefiro uma filha maloqueira a uma bem comportada.

    Dia desses ela subiu na cadeira do restaurante e caiu para trás, batendo a cabeça (nuca) no chão, ficou meio boba por uns minutos, eu achei que tinha cortado, mas não cortou e todos sobrevivemos. tudo certo.

    Beijos grandes!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro textos como este seu, em que parecemos umas doidas...rsrsrs Lá no fundo, somos mesmo!
    Mas sabe de uma coisa? Acho que a gente vai se acostumando a tudo para que logo desenvolvamos neuroses novas. É a vida...logo virão neuroses que os amigos ou professores perseguem nossos filhos, ou que os amigos deles são meio perigosos, que na festinha que eles estão sem a gente vai rolar sexo, drogas com funk no lugar do rock...o negócio é triste mesmo. E vamos vivendo...
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Martha, eu sou o oposto. E ainda bem, viu? Meu menino tem 2 anos e é um tombo atrás do outro. Enlouqueceria se fosse diferente.
    x

    ResponderExcluir
  6. Gente, essa amiga a quem ela se referiu sou eu.!! rsrs

    Sou tbm o oposto... Já me chamaram de relapsa inclusive, mas não sou. Estou atenta a tudo, só que penso... Se caiu, pronto, não adianta eu entrar em pânico e me desesperar, pq a queda não vai voltar atrás. Até já senti alguns medos, mas sempre encorajei a Sô que ela poderia ir mais e mais. Eu não dispenso aquelas palavras, calma, com cuidado, devagar... Mas ela avança sem mim. Cai muito, tropeça muito, mas em seguida levanta, e a vida continua.

    Mas não encane com o que eu disse... Se ser assim te deixa mais segura, relaxe consigo mesma e viva!

    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  7. Amei esse blog.
    Minha filha tem 7 dias de vida,e estou cheia de neuras, e já vi que e normal. Na hora de amamentar e ela não respira direito e se parece que vai engasgar eu entro em pânico. Minha sogra que tem me acalmado. Nada melhor que a experiência né? Tenho tentado me controlar pra não transmitir isso pra ela. O negócio é tentar relaxar...
    bjs a todas

    ResponderExcluir
  8. Hahahahha sabe que super me identifiquei com vc?!?? Eu sou mega neurotica com o filho dos outros e ja me imaginei assim como vc com meu filho. Uma loucura! Eu sou assim com Barto e Filo (o bom é que marido tb é!) e daí tenho certeza que como pais de humanos vamos ser zilhoes de vezes pior!! Ai ai...
    Mas acho que faz parte, ne? Nao sei.. Hehehe

    Beijos!

    ResponderExcluir

Adoro comentários!