Menu

16 julho 2013

Das delicias e dificuldades de ser gente grande!!!

Ainn que saudade de escrever. Não pq tenho obrigação de escrever, mas pq o escrever me ajuda tanto. Mas e quando da aquele branco? Você sabe o que quer escrever e não consegue passar de uma linha... 

O post sobre o comportamento de Laís e como eu lido com isso está lá, escrito em uma linha. Não que eu não saiba o que quero registrar e compartilhar. Sei! Mas to com um bloqueio mental, sabe?! (e não tem nada a ver com o fato de eu ser loira. Rá!)

Não lembro se eu aproveitei a minha infância. Lembro do meu irmão mais velho, das brincadeiras, e das bonecas... Lembro da birra da minha irmã, das férias na casa da minha madrinha, de viajar no fusca do meu tio, de ir para Angra...

... Quando eu vi já era adolescente. Como o tempo passa rápido e como fico apavorada quando uma amiga fala de sua filha adolescente, que eu conheci pouco mais velha que Laís é hoje, que vive as fase gostosas e complicadas da adolescência... Ai ai... o tempo!!!

Da adolescência eu curti cada minuto. Chorei exageradamente e sorri exageradamente, como é de costume dessa fase da vida. E como quero que Laís tenha a mesma oportunidade. Ter amigos e mais amigos, conhecer pessoas e lugares (que sabe o mundo, já que eu não fiz isso ainda), reafirmar sua personalidade tããão forte e decidida.

Conheci meu marido na adolescência... e no finalzinho dela ficamos juntos. Crescemos juntos e amadurecemos quase juntos. Mulheres amadurecem mais que o homens, vai?! rsrsr

Mas como é difícil amadurecer, né?! Eu só tomei a proporção disso depois que Laís nasceu e o turbilhão de coisas desceu como avalanche na minha cabeça. Mas ao mesmo tempo passei a reagir muito, muito melhor a certos problemas que antes me tiravam do eixo. 

Viver junto é doce e azedo ao mesmo tempo. Quando agente é jovem (a velhaca de 28 anos, falando), a gente acha tudo o fim do mundo, tudo é pau-pau, pedra-pedra. Aí a gente passa para a próxima fase do cresce, reproduz e morre: o reproduz. E daí minha gente, é difícil mas é preciso entender que poder haver um pau-pedra e um pedra-pau!!!

To doida? Talvez! 

Mas esses meus momentos de reflexões estão me fazendo aprender muito. E aprender mais do que na base do choque como foi quando Laís nasceu. To tentando entender o que eu quero pro meu futuro e futuro da minha família, tentando entender o que os sonhos podem ser possíveis se a gente corre atras deles (não aqueles de quando dormimos, mas aqueles que idealizamos desde criança). To tentando entender que as vezes podemos ter que andar para trás para depois seguir em frente.

Mas tbm to revendo certas verdades absolutas. Algumas coisas que me faziam sofrer, e questionar, e chorar, e descabelar... essas coisas são tão pequenas em relação a coisas mais importantes na nossa vida. Que o máximo que ela me fazem hoje é pensar.

Tenho lido muita coisa, visto muitos videos, sites... auto-ajuda, terapia, remedio controlado,rá!  E isso tem me ajudado muito a organizar a cabeça, a vida, o tempo e, quase, a casa (só o dinheiro que não organizo!) Tenho pensado muito tbm nos valores que damos para coisas e deixamos passar a importância de outras. 

Eu nunca tinha feito nada com Laís na cozinha pq ficava estressada da bagunça e sujeira... relaxei e foi incrível. Ou nós que nunca dávamos valor as nossas férias pq sempre tínhamos responsabilidades de mais, conta de mais... e largamos tudo, fomos viajar e foi incrível.

O valor de passar algumas horas com a tv desligada, só batendo papo com marido... ou de mandar um e'mail para aquela amiga de adolescia que vc não tem noticia a tempo... ou andar de mãos dados com os pequenos, andando, brincando.

Acho que to precisando fazer terapia. Mas como to sem dinheiro esse fim de mês, vim falar aqui no blog mesmo!!! :)

5 comentários:

  1. Oiii Martha, pois é, sei como é esse "bloqueio mental" rsrsrs e sim menina, sou do nordeste, mais especificamente da Bahia... rsrsrs. Olha, essa de amadurecer é um balde de água fria, viu, as vezes acho que ainda não cresci o suficiente, porque são tantas situações que me tiram do sério e que depois eu penso como foi um desgaste desnecessário. Mas quer saber, vou levando, né? Acho que só em perceber como eu poderia ter reagido de outra maneira já é um avanço... rsrsrs. E o peso das responsabilidades vão pesando, né? Ou é a gente que coloca peso extra? Afff... é tanta coisa que acho que todos precisam de terapia para lidar com a maturidade... rsrs

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. imagina se tivesse sem bloqueio em amiga ? ja tinha escrito uma porção de Best Seller rsrsrsrs

    Por aqui na mesma "vibe" inclusive o remedio controlado kkkkkkkkkkkkkkkk brincadeira, mas ando levando as coisas de forma mais leve e principalmente botando fé de que para ir pra frente as vezes é preciso ir para trás ...

    por um momento me peguei pensando que tb não tenho grandes lembranças sobre minha infância e me lembrei de uma matéria que li e que dizia que tudo que é marcante na vida da criança ela certamente vai se lembrar e acho que é por isso que só me lembro das travessuras na rua o dia todo pq não tinha nada além disso ....

    amo muito tudo isso ....

    bju

    ResponderExcluir
  3. Menina, estamos todas iguais...

    Aliás, quando vc vem mesmo????

    Vamos combinar djá!

    Escuta, fique bem, fique tranquila, surte em uns dias e curta outros dias. A vida é assim mesmo e cada dia que passa eu tenho mais certeza de que nada é estável, nada é duradouro, nada é para sempre. Nem tristeza, nem cansaço, nem dinheiro.

    Curta sim. Vc está certa.

    Sabe que eu sempre deixo a Laura na cozinha comigo, mesmo correndo um risco enoooorme dela cair da cadeira, mas ela quer.... ela abre a torneira e molha tudo... e se molha inteira.... não quebra um ovo, mas fica ali do lado olhando.

    Vale muito a pena.

    São esses momentos que fazem os ups da vida.

    Beijos grandes!

    ResponderExcluir
  4. É amiga... Eu lembro muito de minha infância e lembro que aproveitei pouco, e esse pouco ainda foi mais do que minha adolescência.
    Vai e vem me pego pensando nessa vida de gente grande, nada fácil, nada simples, mais numa delícia incrível.
    Assim como vc tbm tenho aprendido que um passo para trás, não significa derrota.

    Adorei o post... Um desabafo leve, sadio, que tbm me fez pensar!

    Te adoro!

    ResponderExcluir
  5. Olá, adorei o seu texto, como me identifiquei com a parte de amadurecer depois que temos filhos, realmente a gente passa ver o mundo de outra maneira. bjs
    http://desejoserperfeita.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Adoro comentários!