Menu

11 janeiro 2013

Sobre o amor... e os 3 anos


Lembro bem quando eu estava grávida de Laís, quando todos falavam sobre aquele amor desmedido que eu deveria sentir pelo bebê e aquela conexão que deveria existir desde o momento da descoberta, mas que me deixava tão confusa pq naquele momento eu só conseguir curtir a “condição” gravidíssia e na além.

Daí quando estava prestes parir fui visitar um casal de amigos na maternidade (estava tão imensa que me perguntaram se eu estava indo internar! Rá). Eles receberam o pequeno apenas 4 dias antes de Laís e nosso amigo me falou de uma amor que não tinha comparação com nada que eu tinha sentido antes. Pensei? ”ah ta!!! Eu amo tanto meu marido, tanto... duvido que seja uma amor maior que esse!”

Eu sempre fui daquelas que poderiam facilmente entrar para o grupo das “Mulheres que amam demais” pq sempre fui assim... muito entregue ao que eu sentia e tinha a certeza de que nada podia ser maior que isso. Sabia que seria diferente, um outro tipo de sentimento, mas nunca que ia ser maior nem tão pouco menor.
E Laís nasceu... Eu não senti nada.

Na verdade senti sim. Senti uma absurda necessidade de cuidar, um senso de responsabilidade imenso pq aquele serzinho não tinha como se cuidar sozinha. E a responsabilidade sobre isso era minha. Podia até ser compartilhada, mais nunca poderia ser transferida.

Aí a primeira semana passou, a segunda tbm, todos precisaram voltar para suas rotinas e, para a maioria das pessoas, o mundo não se alterou em nada. Mas eu não, não para mim! Tive 5 meses de intensivão, sabe?! 24 horas por dia para cuidar de uma bebê calma que quase não dava trabalho, que quase não me impedia de fazer nada (só que eu não tinha nada para fazer além de ficar com ela).

Nesses primeiros meses, o senso de responsabilidade não diminuiu pq ela não era mais tão pitica, muito pelo contrario, ele ia aumentando conforme íamos nos conhecendo. E conforme íamos nos conhecendo (pq é uma relação de dois indivíduos), eu ia descobrindo cada pedacinho dela, cada cheiro, cada reação, cada olhar... de uma forma que ninguém mais podia (fico tristes pelos pais não terem essa oportunidade).

Aquela necessidade de cuidar ia aumentando conforme eu me apegava, apaixonava e amava profundamente cada partezinha daquele ser. E ainda hoje fico pensando se é possível um sentimento tão profundamente intenso.

Esses dias olhando para ela dormindo no meu colo, fiquei pensando será possível mesmo sentir uma coisa tão forte, sentir tanta necessidade de outra pessoa, de estar perto, de cuidar, acalentar, necessidade de ver sorri, ver crescer cada coisinha, ver a personalidade se formando... Um amor desmedido, não um amor bitolado.

Um amor que vê o cuidado na hora do exporro, na hora do chega mais e abaixa a bola. Amor no “é a mamãe que manda e ela é braba” (ela diz isso!), no olhinho me caçando para “pedir autorização” – que ela certamente vai tentar burlar se for contra o agrado dela.

Laís é independente mesmo sendo um grude comigo.

Gosta de liderar e não se acanha se não conhecer aquela criança que esta brincando ali no mercado  e chega junto para brincar.

Quer conhecer todo mundo. Saber o nome, quem é a mãe (mesmo dos adultos), saber onde mora e onde estuda.

Diz as preferências dela sem achar que esta fazendo alguma coisa de errado. 

Pede para ela e para quem estiver do lado. Mas no dela ninguém mexe até que ela tenha enjoado.

Diz que é moça grande pq faz xix no vaso grande, mas ainda tem suas escapadas e ainda pede peitinho.

Gosta de brincar de família, mamãe, papai, filhos e sempre tem um lobo mal. Mas essa brincadeira quase nunca é com as bonecas. É com os pôneis, ursinhos, animais de plástico, giz de cera de tamanhos diferentes e até com os furadores da mamãe.

Tem uma imaginação que vai longe, não se contenta com o fim da história e nem que ela seja simples. E não tem problema contar a mesma historia varias vezes seguidas, ela até gosta. Depois vem ela com a versão dela.

Conta que quando era bem picutinha se escondia na barriga de mãe e que quando o médico tirou ela disse: “Noooossa!!! Quanto cabelo nessa quiança!!

Usa expressões da forma certa e com o sentido certo: “Qué dizê..." (quando diz algo  e queria dizer outro); “tipoooo..” (para exemplificar); “Bem..." (para começar uma resposta)

Quando está de bom humor usa todas as palavrinhas mágicas naturalmente, sem ninguém lembrar ou dar tempo para que recebe a resposta conseguir não rir, tamanha gentileza. Diz “não, obrigado!!” (quem no mundo diz não obrigado, automaticamente para tudo e para todos?)

Quando não está... PQP!!!  Tira o ser paciente que me tornei depois dela, do serio!!! Acha que o mundo gira ao seu redor, que eu sempre tenho dinheiro e ela sempre precisa de presentes. Que as coisas não acabam, pq ela quer o pêssego naquela hora e não depois que eu for no sacolão.

O banho noturno a desperta... muito!!!! rsrsrs Então quase sempre temos uma criança pulando na cama as 23h e toda suada de novo.

Separa meninos de meninas. Coisas de meninos de coisas de meninas. E não tente convencê-la que a mamãe gosta de azul, pq vai ser tempo perdido. Mamãe e todas as outras meninas gostam do rosa, sua cor “pefilida

Mas tem ótimo relacionamento com meninos. Brinca sem diferenciar, se anima a conhecer, pergunta tudo... Não acontece o mesmo com meninos adultos. Ela que é tão dada, pode te dar uma beijo estalado e uma grande abraço e contar toda vida dela se você for mulher... Se for homem, esquece! Daqui a algumas horas ela fala com vc.

36 meses completos de amamentação e paixão total pelo peitinho. Mas ela diz que quando fizer 3 anos e for quiança quescida não vai mais pedir peitinho. Nem um pouquinho assim ó!!! Mamãe que está bem cansada e com certeza que o ciclo se encerrou, torce para que dê tudo certo.

Eu juro que podia passar horas e horas, linhas e linhas aqui, falando dela. De sua personalidade linda e apaixonante. De seu temperamento forte e decidido. De sua beleza delicada, extremo oposto de mim... Mas fico na duvida se alguém que chegou até aqui vai querer ler mais um tanto assim.  (o blog ta aqui para isso e quero muito voltar a registrar esses detalhes que se perdem na memória)

Então queria encerrar esse post, no dia que minha princesa completa 3 anos para dizer que encontrei em mim a felicidade depois que conheci e amadureci o amor que sinto por ela. São 3 anos de dedicação, cuidado e amor que mudaram a minha vida e agradeço todos os dias por isso!!!! 

7 comentários:

  1. ai que post mais lindo...quanta sinceridade vinda deleee!
    vc deveria escrever um livro...!
    adoreeei
    e sua princesa tá cada vez mais linda e com cara de mocinhaaa!
    bjão
    perolasdealanis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para a Negla Gata!
    Que ela tenha um ótimo ano, repleto de amor e proteção, experiências e ensinamentos!
    Beijos!
    Nine

    ResponderExcluir
  3. Amiga, que lindo texto! Tô feliz Pq vc tá conseguindo postar com mais frequência. Mto bom saber esses avanços absurdos no crescimento da pequena. Uma fofa!
    E quando a gente acha que não tem mais pra onde crescer esse amor, ele pum, vai lá e cresce!!! ;-)

    Parabéns pra pequena!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que lindo post. Peço a Deus que essa pequena seja benção na vida de vc´s sempre. Feliz anivesário pra essa gatinha linda.
    É amiga... sobre esse amor não é fácil falar. Acho que aquela frase que vc me mostrou outro dia cabia bem no final do post: "Do nada em mim o amor fez o infinito". Tão simples e tão lindo assim.

    Espero de coração que a festa tenha sido um sucesso. Passei o dia pensando em vc´s, só não consegui te ligar.

    Beijos, amo vcs!

    ResponderExcluir
  5. Amiga linda to aqui ... olha eu aqui .... voltei e não desgrudo mais !!!!

    seu cabelo ta lindo ... eu vi a foto ontem enquanto ainda tinha net e dai caiu e dai que só voltou hoje rsrsrsrs vc ta um arraso, isso sim que é dar uma mudada no visual e não esta meia tigela que fiz kkkkkk ADOREI !

    ps.: na verdade eu comecei a ler seu post e parei antes de terminar pq eu tinha que dizer antes que surgisse outros comentario ... chorei quando li ... e dai a Lais nasceu e eu não senti nada kkkkkkk juro poderia ser eu a pessoa da história kkkkkk engraçado né .... tanto pode ser para mim que eu ja sei que dai o amor foi aumentando e hoje vc nem respira se não tiver este chaveirinho ai com vc rsrsrsrs

    linda vou la terminar de ler .... saudades viu ....

    bju

    ResponderExcluir
  6. voltei rsrsrsrs

    olha eu confesso, eu estava muito carente de postagens assim, tão apaixonada, tão cheia de verdades ... engraçado como vi minha relação com a Bela em quase todas as linhas, o genio, a delicadeza (tão diferente de mim) enfim AMEI CADA PALAVRINHA E SIMMMM EU CONTINUARIA A LER MAIS 150 FRASES SE TIVESSE ....

    LINDA SAUDADES MIL DE VOCÊS ...

    bju

    ResponderExcluir
  7. Parabéns para a Laís!! Desejo muitas alegrias e toda a felicidade do mundo. Ah, e um feliz aniversário pros pais da Laís tbm né..!

    beeijos
    Laís

    ResponderExcluir

Adoro comentários!