Menu

31 janeiro 2012

A ceche - sobre o depois e como estamos...

Está quase acabando.. hehe depois desse começo a falar sobre a festa! Quase um mês depois... rsrsrs

Então...

Laís tinha que começar a estudar o quanto antes e isso era certo. Acho q "tia", dona da escola, viu meu olhar de "Ai carai o q vou fazer" e na nossa visita seguinte me disse que eu podia pagara pelo mês de janeiro, somente o proporcional pelos dias que ela começasse a estudar... #todascomemora

Aí na segunda passada, dia 23, Laís começou na creche escola...

A rotina que seria (e esta sendo) seguida a partir daí seria:
Chegar : Entre 07 e 08h
Entre 08 e 11h30m: Aula com um intervalo as 9h para o lanche.
Almoço: 11h30h
Banho:12h
Soneca: 13h
Lanche: 15h
A partir daí atividades de recreação.
Saída:17h

Com isso definido, combinamos que no primeiro dia eça ficaria a parte da manhã e se oferecesse qualquer resistência para comer, minha mãe iria busca-la. Se ela estranhasse muito na hora de dormir, minha mãe iria buscar ela... Se ela entrasse em pânico em qualquer momento eu saia correndo e buscava ela.. minha mãe iria busca-la.

Achamos que a adaptação assim, e não com um pessoa fazendo companhia e com doses homeopáticas, seria mais fácil para o perfil dela.. e que ela se sentiria mais confiante se estivesse só com as outras crianças.

No primeiro dia já deixei avisado que chegaria mais tarde no trabalho.. imaginei que seria aquele show ara deixa-la, saímos de casa mais cedo que de costume e fomos. Quando chegamos e ela viu aquele monte de brinquedos disponíveis e chamando pelo nome dela, quase que implorando para serem brincados... ela me largou e saiu correndo para brincar.. e assim ficou enquanto eu conversava com a "tia" e resistia a ir embora com medo de deixar minha pequena lá.. "sozinha". Nem cheguei atrasada no trabalho.

Fiquei com os telefone na mão esperando que alguém me ligaria... ninguém ligou.. quando deu 9h30m eu liguei.. ela estava brincando na maior farra. Oi? Como assim? Alguém fala para ela sentir minha falta... !!!
....
Liguei de novo as 11h.. ela estava saindo da piscina e nem tinha perguntado por mim... Passamos pela hora da comida e pela hora do sono...
... 
Quando deu 13h30m eu liguei de novo... sei lá, né?! De repente não tinham conseguido falar comigo e Laís estava lá, se esguelando de chorar...
- Oi Tia.. e Laís? Como esta? e o almoço? (tensa)
- Oi Maenzinha (ódeo!)... Laís??? Esta ótima... brincou, tomou banho de piscina, consolou os coleguinhas que choravam... Almoçou bem, comeu quase tudo sozinha. Chorou um pouquinho só para dormir e esta lá.. dormindo feito um anjinho!!
- É??? tá... Desculpe por seu tão inconveniente e chata e ficar ligando de meia em meia hora.. :(

Não.. essa ultima frase eu não disse, mas juro que pensei!!!

Como eu não tinha chegado atrasada, saí mais cedo (sorry, chefe!) e fui correndo pegar a minha pequena e ver a reação dela naquele dia completamente diferente... Quando ela me viu, pegou minha mão e saiu correndo por toda escola me mostrando tudo... tudo.. ela gritava e falava muitas coisas ao mesmo tempo, toda afoita... De repente ficou manhosa, começou a chorar, a não querer falar com ninguém... Aí a loca aqui fica logo tensa, né.. ?!

Mas no carro ela mostrou o pq da sua manha.. saudade, cansaço pelo dia cheio de atividades, falta do peito... e só.. meia hora depois ela estava gastando todo seu lindo português (cheio de incorreções fofas") contando todas as coisas que ela lembrava da escolinha!!! Ponto para a escola.

No dia seguinte, tivemos um apagão aqui no Rio, e a tia pediu que eu a buscasse depois do almoço. Dos dias que seguiram.. até hj.. eu consegui ir diminuindo o numero de ligações para saber como ela estava e minha insegurança já diminuiu.

Os pontos positivos ficam sendo jogados na minha cara todos os dias... (hehehe):

- Laís dormia até as 11h todos os dias, agora ela acorda junto com agente as 7h sem muito choro e bem disposta sempre. No final de semana, que eu achei que, ou eu ia sofrer com ela acordando muito cedo ou o troço ia descambar e ela ia dormir até tarde e bagunçar toda a rotina, nós conseguimos um meio termo e acordamos as 9h. #todoscomemoram!!!!

- A alimentação deu um salto e senti isso principalmente no final de semana. A tia tinha dito que ela é muito independente e quer comer tudo sozinha e além disso ela tem lanchado muito bem, pq quando eu vou busca-la sinto que ela quase não mama pq está de barriga cheia. No jantar, por incrível que pareça e pela primeira vez desde que começou nas comidinhas, Laís tem comido bem todos os dias... e o horário da janta que era super tarde, já passou para um horário normal. No final de semana senti que a coisa estava dando certo pq ela veio me cobrar as refeições e a noite, se demoro, ela tbm faz isso..
O melhor é que ela come a maior parte da refeição sozinha, sentadinha em sua cadeira e sem fazer muita bagunça. E melhor ainda.. ela tem comido tuuuuuuuuuuuudo!!!

- O melhor "or concur" é a hora do sono. Estávamos indo dormir depois de meia noite, às vezes depois da uma da madrugada. Laís não tinha sono.. simples assim.. e queria passar a maior parte do tempo junto com agente. O que me impedia de fazer as coisas de casa, de sentar para ver televisão, de dar atenção para marido.. hehehe.. tudo era com ela pendurada no colo. 
Só que desde a semana passada Laís tem dormido muito mais cedo. Primeiro as 23h, depois as 22h30m, agora já entrou na rotina, as 21h30m eu já tenho q estar ligada pq logo ela vai querer dormir.. e isso para mim é o maximo!!!

Os pontos negativos:

- To ferrada, agora tenho q acordar cedo, fazer comida rápido, sempre ter janta pronta e não ficar na pista até tarde.... huahuahauhauha

Serio.. estamos todos nos adaptando.. Laís é uma criança fácil de mais de lidar, fácil de se adaptar.. e linda de se conviver.. Estou feliz por essas mudanças na nossa vida e feliz pelo processo ter se dado sem maiores problemas.

Acho q ainda vou escrever muito sobre isso... mas queria mesmo registrar nossa experiência inicial e tentar ajudar alguma mãe q esteja na mesma insegurança e medo que fiquei nesse processo nesse inicialização da vida escolar.

Laís esta muito feliz esta sendo muito estimulada. Minha mamy esta com saudades da pequena, mas esta com tempo livre e pode curtir a pequena todos os dias que ela quiser.. e não que tiver obrigação. Eu e marido estamos felizes (e duros) e tudo esta fluindo muito bem... querer mais??? Ainda não!!! 

4 comentários:

  1. Palmas.... E tudo isso que aconteceu contigo, vc sabe que aconteceu comigo né? É muiiiito mais dificil pra gente tenha certeza. Sophia, assim como Laís é sociável, brinca com todo mundo, fica com qualquer pessoa. E isso facilita.

    Fico feliz por mais essa etapa vivida com sucesso por vc´s. Dias difíceis podem até surgir, mas nada como um dia após o outro, pra vc se dar conta de que fez a coisa certa.

    Desejo sucesso e mais sucesso nessa jornada. Eu semana que vem começo a minha saga novamente. A readaptação. E confesso! Estou com medo e perdendo o sono já. Ai ai.. Vamos que vamos.

    Bjs

    (demae-prafilha.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. Oi Marta
    noticias otimas da Lais, hein. Pelo que vc contou ela ja se adaptou a escolinha e muito rapido. Por aqui eu sofro um pouco cada Dia, primeiro porque a Mariana sempre chora quando eu deixo na escola (isso porque ela fica apenas 2 horas por Dia) e segundo por causa do frio que causa uma virose atras da outra. Um saco. As vezes tenho vontade ate de tirar ela da escolinha, mas ela precisa desse contato com criancas e especialmente com a lingua. A partir da semana que vem vou fazer um teste dela almocar na escola e ver como sera.
    Obrigada pelo comentario gentil no blog. Eu tb lembrei do aniversario da Lais e da Emilia da Lia. As sobrinhas virtuais Mais proximas da idade da Mariana.
    Eu estou dando um Tempo no blog pq fiquei meio desanimada. Ja estava assim desde o ano passado e resolvi dar um Tempo. Mas acho que em breve eu volto.
    Bjs para vcs.
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Amiga, que bom que a adaptação foi fácil! E a rotina agora tá pra lá de maravilhosa né? Tirando a parte de acordar cedo, pq eu não gosto e tô fazendo isso por aqui! hahaha

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Que legal que deu tudo certo com a Laís na escolinha! Lendo seu post e lembrando da minha experiência tbm, cada vez mais acho que a adaptação é mais pras mães do que para as crianças... Eu não fiquei ligando de meia em meia hora, mas entendo perfeitamente! hahaha

    E outra, a escolinha só faz bem para elas... o tanto que evoluem e aprendem. É lindo de se ver. !

    beeijos,
    Laís.

    ResponderExcluir

Adoro comentários!