Menu

27 dezembro 2011

Mamãe carrasca?

Eu lembro que uma vez, quando eu ainda estava grávida, uma pessoa do trabalho me falou que marido tinha o perfil de babão, que ensina coisa errada e tal.. e que eu tinha o perfil de educadora, que Laís não ia ter moleza comigo. Hj isto esta muito forte na minha cabeça.

Laís teve uma fase em que obedecia a todo mundo, menos a mim. Hj consigo "controlar" ela muito bem e se não consigo, quando a coisa fica a beira de um ataque de pirraça, eu simplesmente a pego no colo e saio. E acho q tenho me saido muito bem.

Outro dia meu pai veio e contar que Laís ameaçou bater nele e que, na hora, ele repreendeu e falou meio que brincando que EU não ia gostar disso quando chegasse. O engraçado é que ela disse: "Mamãe não... diculpa vovô!" 
Tipo: - Não fala para minha mãe que o bicho vai pegar... desculpa ae.. !! srsrsrs

Sinto que os terribles estão cada vez mais presentes na nossa rotina.. esta um tal de se joga no chão, de finge que chora, de não para tudo, e a mais nova é: ã-hã... tipo.. "não mesmo!!!" rsrsrs E eu tento, quase sempre me manter calma para contornar da melhor forma.. as vezes, na maioria delas, é pirraça ou manha mesmo... outras é sono, fome.. ou irritação pq alguma coisa incomoda.. e acho q conseguir identificar isso e prestar atenção nela e nas necessidades dela é o minimo que tenho que fazer para conseguir ter sucesso nessa empreitada.

Até mesmo quando a coisa é manha, pode ser para chamar atenção, sabe.. dizer: "Oi, to aqui... vc estava longe ou tem mil e uma obrigações mais eu quero atenção e quero agora... " E até para isso tento não perder a paciência, simplesmente. Tento ser firme e mostrar q eu estou ali, mas que com pirraça não funciona.

Esses dias, vi uma cena que me soou tão estranha... Até acho q algum tempo atrás eu veria como uma coisa normal... hj não consigo entender. Então...a criança estava chorando, por sono e irritação.. a mãe, que estava com outro bebe no colo, pegou o chinelo e foi bem em cima dela ameaçando bater firme se ela não engolisse o choro. A criança trancou a boca para não chorar.. depois q a mãe saiu, ela abriu o berreiro de novo. A mãe não bateu nem nada.. depois pegou e a pôs para dormir...

Não condeno! Até pq cada um sabe onde lhe aperta o calo e pq estou aprendendo que temos que nos colocar no lugar do outro e tal... e cada um sabe qual é a melhor forma de educação para sua familia. Mas aquilo não é uma cena comum ou agradável para mim. Não acredito que funcione, não comigo! 

Sou bem firme com Laís.. e não tolero tapa, grito, empurrão.. (essas coisas típicas) mas sou firme no meu tom com ela e nada mais. Ensino, estimulo o "bom comportamento" e vejo que em 90% a minha forma de falar e educar da bons resultados.

Acho q esse é um ponto que nunca concluímos. É um ponto de melhoria continua (hehe), que agente tem sempre que melhorar, entender mais, conhecer mais a analise critica do trabalho ainda esta na veia! rs. O resultado disso são adultos melhores no futuro? Espero que sim.. Pelo menos a minha parte estou tentando fazer!

4 comentários:

  1. Que bacana isso né amiga? Por aqui já ouvi tbm coisas do tipo que sou dura demais, que ela ainda não entende nada, e etc... Mas tem q ser firme agora, pq o tempo passa e depois pode ser tarde demais. Confesso que ainda preciso e muito aprender a lidar com certas situações, preciso me controlar, mas a maternidade é aprender diariamente. Te admiro como pessoa, como mãe e como educadora.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Por aqui a Lara me obedece melhor também! Eu sou um pouco rígida, mas eu não esquento a cabeça com qualquer coisa.
    Já o meu namorado, xinga, xinga, xinga, e ela não obedece.
    Acho que é o jeito de falar! Não gosto quando ele grita com ela. A firmeza e o tom de voz nada tem a ver com grito!

    Parabéns pela educação da sua linda! =D
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Acho que educar é sinônimo de amor. Ninguém falou que é fácil, a gente vive atormentada por culpas... Mas eu brinco, amo, mimo quando é pra mimar, mas não tolero birra. Vou contornando, podando... tem que ser! Bjks de outra mãe que não parece, mas é durona tb rs
    E em 201, sai o nosso encontro ou não sai?

    ResponderExcluir
  4. Jogar as coisas longe?! Meu Deus, isso é o que mais me pega.

    Mas vamos lá, respirar fundo e educar, repetir, falar que nossas meninas merecem o nosso melhor.

    Bjos.

    ResponderExcluir

Adoro comentários!