Menu

07 junho 2011

Como é que faz??? e a consulta com o Pediatra!

Alguém me diz, por favor, como é que faz para avisar a criança que as férias acabaram e que ela não pode mais ir dormir as tantas???
Durante as férias a pequena foi querendo aproveitar mais e mais o tempo com agente e foi dormindo cada vez mais tarde. Para mim, não estava fazendo tanta diferença pois sou bem da noite mesmo, funciono muito melhor... mas de férias nós dormíamos até cansar. E agora? Como avisa a ela que eu tenho que acordar as 6h30mim e que ela tem q dormir no máximo as 23h e não ficar brincando com o peito, pulando e fazendo graça???

Alguém me diz tbm como é que faço para fazer a criança querida abrir a boca durante as refeições para a comida entrar???
A pequena, que vai e volta em períodos de "alimentando super bem" e " nao querendo quase nada", está no período não querendo quase nada. Período tbm conhecido como estressa mamãe de tpm! Alguém mais conhece? Eu já inventei de tudo. Minha mãe tem toda paciência do mundo de ficar mais de uma hora para conseguir que ela coma a comida das formas mais criativas imaginadas. E a pequena com aquela boquinha (linda!) semi-aberta - para não dizer: praticamente fechada. Alguma dica???
*
Muito Legal, né?!

Isso tudo acontecendo logo após uma consulta de rotina com o pediatra. Consulta que sempre me deixa tensa pensando no quanto Laís engordou/cresceu/desenvolveu.

Dessa vez não podia ser diferente. Laís engordou apenas 250gr em 3 meses. Pânico foi a minha cara (deve ter sido). Pq no geral, apesar dos pesares acho (achava) que ela se alimentava bem. Mas o pediatra insiste que as vitaminas de leite artificial estão fazendo falta na complementação da alimentação de Laís.

Passou remédio de verme - que ele disse ser normal para a epoca, mudou uma das vitaminas - pq a Kalyamon estava dando reação alérgica em Laís, e passou um suplemento: Pediasure, para ser tomado nas vitaminas e leite e achocolatado e em qualquer coisa que Laís coma (Além do peitinho, das comidas e das frutinhas!)

Mas uma vez ele "orientou" que eu diminuísse a amamentação e colocasse horário para isso... reduzindo. Mas uma vez fiquei com a pulga atras da orelha!

O raciocínio (meu! rs) é que, apesar de engordar pouco e tal, Laís tem um otimo desenvolvimento. Conto nos dedos de uma mão as vezes que ela ficou resfriada, sem nem ficar caidinha. Quando a vontade da moça deixa, ela se alimenta super bem. Come todas a frutas que damos para ela, sem amassar ou cortar... Tudo se desenvolve perfeitamente bem (eu acho!). Pq desmamar ou diminuir ou desmamar? Ainda não vejo o pq!

Aí saio de lá com aquele peso na consciência e fazendo mil plano para introdução de um monte de coisas na alimentação de Laís. Novas vitaminas (que ela só toma a metade. Mingual'zinho quentinho antes de dormir, que ela comeu fazendo cara de "nada com nada" e rejeitou assim que pode. Leguminhos para pegar com a mão e sei lá mais o que.

Vou indo para ver o que da certo... Uma hora dá né?! Ou Não? Alguma dica para alguma dessas tantas perguntas???

10 comentários:

  1. Oi Martha! Que bom que aproveitaram bem as férias!

    Aqui sempre que voltamos de férias acontece da Ísis mudar um pouquinho os horários dela, mas com o início da rotina aos poucos tudo volta ao que era antes. As dormidas mais tarde são punk mesmo, mas depois volta tudo para o lugar. Eu sempre faço assim: no primeiro dia deixo para ver até onde ela vai e nas outras noites vou deitando meia hora mais cedo até chegar no horário de sempre. Aqui funciona.

    E sobre a alimentação, aqui é igual: a Ísis no geral come super bem, mas tem dias que come menos, e eu tento não me estressar. Ela não tem engordado muito também, mas está sempre dentro da curva de crescimento, então não me preocupo. Ela não toma vitaminas, suplementos e eu acredito que eles atrapalham um pouco a boa alimentação. A Ísis toma leite artificial, mas se ela ainda mamasse não introduziria o leite não.

    Siga seu instinto! Ninguém conhece sua filha melhor que vc!

    Beijos,
    NIne

    ResponderExcluir
  2. Tô com a NIne Martha, siga o seu instinto. Não acho que o leite materno esteja prejudicando o acesso a outras fontes de alimento. Isso é loucura. Continue investindo na alimentação dela, tentando variar e com o tempo tudo vai melhorar, vc vai ver!

    Bjos e que Deus abençoe sua filhota!

    ResponderExcluir
  3. Pediatra tem essa mania de culpar o leite materno por tudo.
    O engraçado é que o leite materno é completo e feito sob medida para o bebê, mas os pediatras insistem que tem que dar fórmula. Hunf!

    Concordo com as meninas: siga o que acha que é certo...
    Se ela tem períodos, é esperar o atual passar e ser feliz no próximo! hauahuahuah
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Ai ai amiga, acho que todas as mães são cheias de dúvidas né!? A Kamila tem dormido tarde de vez em quando, e se deixar ela dorme até 11h... A sorte é que a gente não precisa acordar tão cedo por aqui, e acho que ela gosta de ficar na cama nesse frio. Sobre a alimentação, a Kamila tb tem épocas. E as épocas que não quer comer, eu fico bem preocupada também. O segredo é paciencia e rotina, aos pouquinhos a gente consegue... Ou não, sei lá rs. Mãe sofre mesmo, beijos

    ResponderExcluir
  5. Martha, querida. Tudo bem?
    Olha, isso das férias é complicado até comigo. Nunca melhorou, nos altos de meus 30 anos, veja bem. rs
    Agora como explicar pra uma criança pequenucha? Não sei!

    Olha, concordo com as meninas aí em cima. Siga seu instinto e pronto. Maaaas acho que pediatra passa segurança e precisamos ter um apoio com as crias. Não acho que criança nenhuma precise de leite artificial e tal. O da mãe já é o suficiente. Minha irmã tem uma filha de 2 anos que até hoje não come muito bem porém tira as vitaminas necessárias do peito. É saudável, feliz e quase nunca fica doente.

    Cada criança é uma e come o que precisa. Não acho que tem que forçar ou entupir de vitaminas. Alice mesmo não engorda muito e o pediatra dela nunca disse que precisaria dar complemento ou coisa do tipo. Pra ele o que importa é que ela esteja bem, dormindo bem, feliz e saudável. Eu fico meio encanada mas acredito no poder do meu leite, principalmente por ter o apoio de um cara bacana do meu lado, o pediatra.

    Não lembro onde você mora, mas se for em SP e quiser o telefone dele posso te passar. Ele não atende pelo convênio mas vale cada real.

    Tem um autor espanhol, Carlos González, pediatra e super bacana que escreveu sobre alimentação desde amamentação, chama Meu niño no me come. Se quiser posso te mandar o PDF por email. O FO*A é que está em espanhol. de repente vc pode tentar traduzir no Google Tradutor, se te interessar, é claro.

    Falei demais, né? Sorry!

    Espero que possa ajudar! Qualquer coisa me mande um e-mail.

    beijoca!

    ResponderExcluir
  6. Martha,
    Lendo o seu post parece que sou eu falando. A Clara é igualzinha a Laís! Igual, igual.
    Tem épocas que come de tudo, épocas que come quase anda. No geral, come como um passarinho. E, sim, engorda pouco. Na época do peito ouvi muito sobre complemento e bati o pé: não! Depois do desmame, passei a dar primeiro só Ninho, depois Ninho com Sustagem. E ela segue sem engordar muitom sempre menos que a média.
    Sabe o que um médico me falou? Que a média existe porque uns estão acima e outros estão abaixo. Simples assim. Estar na média não significa ser mais saudável, desde que a linha da curva dela seja sempre crescente - ainda que no ritmo dela. A genética entra aí. Eu era ainda mais magrinha que a Clara quando era criança, fui magrela até a adolescência. E sou baixinha e meu marido, apesar de "fortinho", também não é muito alto. Vou querer que ela seja alta de que jeito? O médico da alergia dela fala que é melhor ser magra que obesa e sempre diz (rebatendo o outro pediatra) que ela está ótima assim, que assim é melhor, é mais saudável. Só é de se preocupar se a criança tem anemia ou algo assim... Então fique tranquila, como vc falou, ela se desenvolve bem, como a minha pequena. A Clara tem tido suas alergias ultimamente, mas infecção, com febre e tal, mesmo indo para a escolinha desde cedo, ela teve pouquíssimo. Acredito que graças ao tempo que mamou no peito.
    A minha também andou numa fase de dormir tarde, mas, aos poucos tem de ir mudando. Cansando ela mais, espaçando mais o sono da noite da soneca diurna. Abaixando a adrenalina com atividades mais tranquilas antes do sono - banho, música calminha, livros, etc.
    Fica tranquila.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Um jeitinho de fazer ela voltar a dormir no horário habitual é não deixar dormir muito a tarde, porque de noite ela vai ficar com sono mais cedo!
    Funciona! hehe

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Martha!
    Adorei o "está no período não querendo quase nada. Período tbm conhecido como estressa mamãe de tpm!" estou passando por isso com meu filho exatamente nesse momento!
    Também concordo que nosso instinto sempre deve falar mais alto,mas o apoio de um pediatra que nos deixe seguras é um alívio!!
    Meu filho também não ganha muito peso,mas como você disse, o pediatra dele sempre leva em conta que ele se desenvolve muito bem e ganha em altura!
    Esta semana escrevi no Nossos Filhos sobre mamar-mamadeira e copinhos, alugumas dicas bacanas que espero que ajudem! Escreverei mais hoje, inspirada nos seus relatos...ainda bem que não sou a única e não estamos sozinhas, né?
    Espero você no Nossos Filhos.
    Um beijo,
    Juliana
    www.blognossosfilhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. É amiga... é tão complicado essa parte de alimentação, e peso, e etc e tal... Eu defendo a amamentação, mas acho sim que na idade da Laís, outro leite seria ótimo, mas isso não quer dizer que precise parar de amamentar, pq isso quem tem q decidir é vc. No momento q vc achar conveniente para as duas.

    Siga seu coração...

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Tb tomei um esporro daqueles por causa de alimentação e amamentação com a Maria Rita. Ele disse na minha cara q falta disciplina, tá bom pra vc?!... Amiga, tô voltando aos poucos... Dá um beijo em todos aí e passa lá no blog pra ver as novidades... Algumas novidades vc já sabe... Bjs.

    ResponderExcluir

Adoro comentários!