Menu

13 fevereiro 2014

O retorno à escola.

Desde que decidimos tirar Laís da creche no meio do segundo semestre do ano passado, a expectativa sobre a nova escola, sobre a aceitação e adaptação de Laís e sobre como seria nossa rotina e logística era muito grande. 

Daí que as aulas começaram no dia 04/02... 
 Registro do primeiro dia!!!
Antes disso, a preparação foi grande. 

Um lista de material consideravelmente grande, indicando alguns produtos de maior qualidade (que a papelaria queria substituir por produtos de qualidade muito duvidosa, que gerou um certo rombo e desconforto. Mas que foi justificada pela escola e por alguns pais conhecidos, afirmando que não existia pedidos de materiais extras e contribuições para as 654 milhões de festas que a escola inventa. E como nossa experiência vinha de 2 ou 3 pedidos de contribuição por mês, estamos apostando que compense... 
3X4 para a escola (descabela na volta da Aula)
A mochila, lancheira e garrafinha, foram comprados no meu mais novo queridinho Aliexpress.com (tentação, gente!).. e chegaram em cima do laço. Mas foram aprovadíssimos para a nova fase escolar de Laís. 
Voltamos sempre andando para vir arrastando a dita cuja!!!

O uniforme comprei um dia antes das aulas começarem... o que foi bom, pq acabei comprando o modelo novo, de comemoração de 25 anos da escola e que apesar de a blusa ser branca, é bem mais bonitinho do que o antigo, que era mais seco e serio. 

O Sapato... #pausa Anote o fato de que sou uma pessoa surtada #despausa... Bem, o sapato eu ia usar, para o inicio do ano, o mesmo do ano passado. Ele foi comprado um numero maior, e apesar de ter sido bem usado, está e perfeito estado. Só que eu não contava que ( e devia contar, afinal EU sou a mãe da criança) era que o pé de Laís tivesse dado o salto de dois numero de um ano pro outro. Aí saí eu, a menos de duas horas do inicio da aula, atrás de um sapato escolar para a criança. Tanks Good achei um que coubesse no pé dela e no meu bolso desprevenido 

A Rotina... Laís estava numa rotina doida e de me enlouquecer. Indo dormir 1 da madrugada e acordando 1 da tarde. Comendo errado, sendo atendida em todas as vontades, fazendo o que queria do jeito que queria e na hora que queria. 

Daí umas duas semanas antes, fui colocando as coisas nos eixos... Acertando horários de dormir e de acordar, acertando horários de comer... e confiando que a rotina da escola encaixaria tudo no lugar. 

A logística é o que foi mais complicado, pq a escola é do lado da minha casa, mas longe da minha mãe. Transporte escolar nunca foi uma opção para meu marido e, mesmo que fosse, o que leva na escola não passa no bairro dela. A opção seria irmos buscar e levar na escola todos os dias (passado duas vezes por um pedágio nada amigo), o que se mostrou inviável depois de menos de uma semana. 

Começamos a pensar em alguém para cuidar de Laís em meio período. Mas, se está difícil achar alguém para faxinar uma vez por semana.. imagina alguém que fique todos os dias e tudo que isso envolve?! 

Por fim, meu pai ofereceu para ir levá-la na escola todos os dias (o melhor dos mundos, se não fosse o calor)... e assim vamos ficar. Revezando entre uma coisa e outra, até que as coisas se ajeitem. 

Finalmente as aulas começaram... e uma pequena mostra de como a pequena está regaindo foi nosso diálogo de ontem: 

- Ô mãe, eu estava enganada. Eu nem sinto mais falta da minha escola antiga, nem dos amigos antigos. Eu estou gostando muito da minha escola nova. Ela é muito bacana e tenho muitos amigos muito legal. Os amigos da escola antiga eu posso visitar depois. 

Nesse momento o coração da mãe fica muito feliz e satisfeito da decisão que tomou. 

Até o momento a escola é tudo que eu imaginava. A professora, por uma coincidência do destino , é esposa de uma amigo da época de faculdade e tem se mostrado o que eu esperava para Laís. A turma deve ter umas 15 crianças e tem uma professora auxiliar. 

A agenda fornecida pela escola, não tem dados da rotina, como uma agenda de creche, mas vem com comunicado TODOS OS DIAS. 

O lanche tem sido um problema. Não sei se pelo habito (ou falta dele) Laís quase não tem comido os biscoitos que mando ( e às vezes pede batas daquelas chips, que não gostto de mandar para a escola). O lanche volta intacto, mesmo sendo os mesmo biscoistos que ela devora em casa. O suco tenho variado entre o de caixinha, o mate gelado e os de uva... e sempre são bem recebidos. Aí tenho intercalado entre mandar frutas ou iogurte para complementar... uma hora chegamos lá. 

O mais importante é que Laís volta todos os dias imunda, sinal que curte muito o dia. Sempre cheirando a tinta ou massinha e com um sorrisão no rosto. Sempre contando em detalhes sobre seu dia e sobre as atividades. Sobre a área de brinquedos e sobre ainda não ter tido aula na piscina (que bom pq o maio e a tica são ozóis da cara). 
A blusa imunda!

O Horário de saída da escola é perfeito. Posso chegar em casa, trocar de roupa e ir caminhando. Ou mesmo se precisar ir no transporte do trabalho (que demora mais) posso ir buscá-la com folga. 

To feliz, sabe. Muito!!! Pode ser precipitado, visto que temos uma semana de aula e um ano inteiro pela frente. Mas estou muito confiante que fiz a melhor escolha para vida escolar de Laís. E se nada mudar, ela só saí de lá para cursar o Ensino Médio!!!

4 comentários:

  1. Ah que delícia de post!
    É isso mesmo, querida, a gente acerta, erra, acerta, erra de novo... e assim vai.... Espero que vcs tenham acertado na mosca com essa escolinha. Ao que parece, sim.

    Ela está uma lindeza de cabelos curtos.... uma fofa!!!

    E quanto ao "sapato" escolar: não pode ser tênis?????

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Laís é uma fofura de menina... parece muito sapeca, rs
    Adorei o blog e estou seguindo, sempre que der estarei por aqui...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Aimmmm que delicia ela ter gostado da nova escolinha!!!
    E os sapatos hein? Ri muito!!

    ResponderExcluir
  4. tão bom ler e ver que não perdi nem um detalhe de tudo isso aí =D

    tão bom ver que esta tudo entrando no eixo por mais que vira e mexe descarrilha muita coisa entra e não sai mais =D

    tão bom ver esta garotinha tão esperta sendo realmente aproveitada e estimulada =D

    tão bom ter vocês =D

    ResponderExcluir

Adoro comentários!