Menu

22 outubro 2013

Sono??? A falta dele!!!

Quem disse que só mãe de RN fala sobre sono... aqui esse assunto nos persegue, mesmo que as vezes ao dando tannta ênfase e meio que empurrando com a barriga, é uma questão que me perturba.

Já falei aqui que sou uma pessoa noturna. Penso melhor, produzo melhor, sou muito mais ativa a noite. E pelo que minha mãe fala... sou assim desde sempre.

Eu lembro, e ela conta, de muitas vezes só ir dormir depois de todo mundo (meu pai tinha uma lanchonete que funcionava a noite, imaginem que horas que ele ia para cama?!)... lembro de, na adolescência, dormir o quanto pudesse, mas cismar de arrumar o guarda roupa de madrugada.

Minha mãe conta que me pegou algumas vezes fora do quarto, com a casa toda apagada e eu lá, ligadona no 220w, olhando, pensando, fazendo sabe-se lá o que.

Apesar de dormir até muito tarde se puder, tenho insônia desde sempre... Mas teimam em me chamar de dorminhoca. Sim... a pessoa que dorme 5/6 horas por dia é considerada dorminhoca. Os que dormem 8/9, já que dormem cedo, são normais... vai saber.

Mas assim.. posso ir dormir a hora que for, se eu tiver que acordar cedo como de fato tenho que acordar todos os dias, eu vou acordar... Pode ser que eu chegue atrasada, mas não vou ficar me arrastando e morrendo pelos cantos não. Trabalho o dia todo, saio quando chego, vou ao supermercado, ainda arrumo a casa e leio um livro... e vou dormir, de novo, lá pelas tantas...

Essa sou eu... E to falando disso para contar de outra pessoa.

Potaqueopareo... de tanta coisa, Laís tinha que puxar exatamente isso de mim?!

A gente nunca teve uma rotina regradinha, nem nunca dormiu cedo... isso é um fato. Mas o sono da criança é uma bagunça.

Desde bem pequena, Laís luta contra o sono com todas as forças e armas que pode. Quando recém nascida, balançava as perninhas para não dormir... e isso não é exagero. A muleca sacudia a perna sempre que estava quase dormindo e, ploft, acordava ligada.

Depois dormia embalada pelas canções do meu pai. E haja braço para nina para um lado e outro. A noite, até o final do 2º ano, ela dormia razoavelmente bem. Acordava uma vez na madruga e dormia por volta das 23h (o que é tarde para os outros, mas é na média, para mim). Em alguns dias mudava tudo, descacetava tudo e a rotina louca ia pro espaço.

Daí entrou na escola e pensei: pronto! Meus problemas resolvidos!!!

Ledo engano... ela não se adaptava em estudar a tarde pq acordava cedo, então não dava para tirar a soneca... e na manha, ela ficava cambaleando até a hora que não guentava mais... que sofrimento que senti quando vi uma foto dela com os olhinho serrados de sono.

Daí, meio que na imposição, resolvemos que ela dormiria na creche até umas 9h, acordava, lanchava, almoçava e dormia de novo... Sinceramente.. não sei como funcionava, pq não acreditava na rotina que me mandavam.. e acho que nunca vou saber..Sei que deixava ela dormindo e a tarde ela estava sempre bem.. e sempre indo dormir bem depois das 23h.

Agora que saiu da escola, pensei que, finalmente, isso seria controlado. Rá... pegadinha da malandra!!!

Ela esta muito bem... indo como quer.. uns dias dormindo até acordar... sem horário, pq minha mãe precisa fazer as obrigações dela. Em outros acordando cedo, dormindo a tarde e estando com disposição a mil quando chego... para só ir dormir depois de meia noite.

Daí entra o queridíssimo (sem ironia) horário de verão e, putaqueopareo de novo... Ela entende que não esta cansada e não precisa dormir... eu heim?!

Acordando tarde, ela não tira a soneca e dorme muito tarde... Acordando cedo, ela apaga a tarde e dorme muito tarde.

Depois de dias de desordem, ontem achei que seria o dia perfeito. Pontapé inicial para organizar isso tudo... Tá rindo já?! Não deu certo, óbvio.

A pitoca acordou as 7h (depois de ter ido dormir depois da meia  noite), linda e falante. Brincou, pulou, correu, almoçou, tomou banho e dormiu de novo por volta das 14.30h. Acordou quase 2 horas depois, por si só. Estava ótima e bem disposta. Fomos para casa, não ligamos a TV... brincamos no quarto por mais de uma hora.

Eu saí e ela continuou brincando. Jantou lá pelas 21h, pq lanchou tarde (e pq nosso horário é mais tarde mesmo)... tomou banho as 22h e eu levei um tempo penteando o cabelo. Pediu a mamadeira de praste e deitou com o pai... com a casa todo desligada (para os nosso padrões 23h era cedo ainda, lembra?!)... Ela já estava cansada e molinha..

Fui tomar banho e quando voltei contei historia... e mais uma e outra... falei para dormir... Ela ficou brincado de elefantes com a mão... eu briguei... Ela continuou... eu briguei de novo... Só parou quando eu tirei o Ali.

Pediu o travesseirão... bateu o pé em mim, no pai, em mim de novo.. a caminha no chão estava lá.. e nada.
Briguei de novo... Pediu água.. Pediu para fazer xixi... Pediu torrada com geléia.. Pediu para ficar acordada.. eu não tinha mais forças, deixei. Já era quase 1 da madruga...

Na sala, ela estava deitada, desenhando chorando baixo... fui.. fiquei.. só em corpo... pq a alma, já estava para lá de Bagdá.

Marido assumiu... foi pro quarto dela e ficaram (sei lá como) brincando até as 2h... Aí ela bocejou e ele sugeriu dormir, só um pouquinho...Fim!!!

Todo mundo destruído.

Todo mundo não... pq a bonita esta lá... dormindo ainda.

Sei que esta tudo errado.. mas não sei onde, pq quando tentamos fazer certinho... criar uma rotina, não dá certo. Mesmo se insistirmos por vários dias, ela simplesmente não consegue dormir cedo, por mais que acorde cedo... e isso me lembra alguém.

Vai passar? Tenho que virar pessoa diurna para não surtar? Amarro a criança na cama???

Alguém me dá uma coberta e um travesseiro??? To com sono!!!

5 comentários:

  1. Aqui meu menino as vezes ainda acorda várias vezes na madrugada. De 6 meses para cá é que tenho conseguido dormir melhor.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Posso ser honesta? Eu acho que está tudo de cabeça para baixo e a última que tem culpa é a Laís. Não que haja um culpado, tem o que faz bem e o que pode estar fazendo mal.....
    Acredito que a rotina seja o item fundamental para qlq criança dormir direito, item número 1 para o sucesso de uma "boa noite de sono" infantil.
    Uma das piores épocas do sono da Laura e que as dificuldades aumentaram MUITO foi quando ela fez a cirurgia e eu baixei guarda para todo o padrão de rotina pré-cama.... Laura sentiu o poder de pedir e exigir o que queria e eu estava super fragilizada, dava o que ela pedia.... então ela só dormia na minha cama, com a TV ligada, tomava mamadeira 3x durante a noite, expulsava o pai da cama e eu ficava morta e acabada, mas não tinha coragem de negar, pq, né? Ela tinha acabado de passar pela cirurgia, por mais que já tivesse completado 2 ou 3 meses.....

    O que eu quero dizer é que vcs, provavelmente, não têm rotina de sono e fazem o que ela quer, o que ela pede.... e que ela sabe muito bem que pode postergar o horário de dormir até que ela não aguente mais, seja 1 ou 2h da manhã. Mas é ela quem está no comando e não vcs. Ela sabe disso e usa isso a seu favor, é claro. Quem não usaria???
    Quando ela pede água, pede para fazer xixi, pede bolacha e recebe bronca, é exatamente isto o que ela quer: interação contigo e com o pai. Ela não quer dormir e se for necessário pedir tudo e, por fim, levar bronca, tudo bem, pq não somente ela não está dormindo como está em contato com vcs, não está sozinha, não está no colchão para dormir. Ela está interagindo com os pais, o que é muito melhor (na cabecinha dela). (continua)

    ResponderExcluir
  3. Essa falta de sono possivelmente vem dos hábitos de vcs e não digo que vcs tenham que dormir cedo, de forma alguma, pq vcs são adultos, são os pais e, em teoria, são os que mandam em casa e podem dormir a hora que quiserem, mas ela não aceita dormir antes de vcs, prefere colocá-los para dormir. Mas são vcs os pais, não ela.
    Eu janto pelo menos 2h antes de dormir, pq não durmo pós-jantada nunca! Jamais. Meu corpo não aceita. Todos nós somos assim. Não dou jantar para a Laura sabendo que ela precisa dormir em 2 horas. Se vc janta às 21h pq vai dormir meia-noite, tudo bem, vc é adulta (é a mãe, é quem manda e blá-blá-blá), mas se dá o jantar à Laís às 21h deve saber que ela não dormirá antes da meia-noite tbm. É nítido isto. O SEU horário não deve mudar, mas o dela, sim. Os seus hábitos não têm que mudar, mas os dela, sim.
    O sono é fundamental para crianças, inclusive para o crescimento físico delas. O sono bom, o sono certo, o sono que revigora. Criar uma rotina não será fácil, pq ela está sem desde sempre, mas vcs podem tentar (e não desistir na primeira semana).
    Ela não sabe o que é rotina e não sabe como reagir quando voltar a ser a filha, deixar de ser a que estabelece o horário de dormir.... precisará de tempo para entender e precisará de todo carinho, amor e cuidado de vcs, mas com firmeza, com certeza de que são vocês os que dão ordem na casa. E não ela.

    ResponderExcluir
  4. Laura estava achando que mandava em mim e no pai, até roubado o lugar do pai já tinha feito. Marido dormia no sofá e eu com ela, na nossa cama..... era o único jeito.... até que colocamos uma cama no seu quarto, deixamos que escolhesse roupas de cama e inauguramos seu quarto. Ela dorme conosco ao lado, mas dorme em 5 minutos.
    Nossa rotina é espartana, desde que ela nasceu. Sempre foi e quando abri mão dela, vi que não funcionaria para nós.... voltei a ser pulso de ferro e comandar a hora de dormir junto com o pai, até pq as crianças precisam dessa segurança, de serem orientadas, de serem cuidadas. Há uns 4 meses, a nossa vida noturna é assim: Laura sai da casa da minha mãe às 17h, chega em casa e me espera para eu dar o jantar. Dou o jantar por volta das 18:15 e brincamos até às 20h, quando entramos as duas no banho, todos os dias e sempre. Banho, colo, chupeta (que preciso tirar urgente!!!), água quentinha nas costas (ela está no meu colo), massagem, musiquinha calmante, o pai a tira do banho (ou eu saio com ela, se ele não estiver), ela é trocada no escuro do seu quarto (só com a luz da sala acesa ou, no máximo, do corredor), seco o seu cabelinho, troco de roupa no meu quarto enquanto o pai a entretém com carinho e sempre falamos mais baixo, mais devagar, mais lentamente, como se tivesse alguém dormindo mesmo. Dou mamadeira para ela por volta das 20:30, ela escova os dentes com o banheiro escuro, só passa pela sala que está acesa, mas os cômodos estão sempre escuros, dá boa noite para o pai e deitamos juntas na cama, quarto escuro, sem barulho, nada.
    Rezo com ela, canto noite feliz e um anjo do céu e ela dorme. Em cinco minutos.
    Antes de começar a novela eu estou de volta à sala com meu marido e ela dorme direto, até o outro dia pela manhã. Claro que ela acorda de madrugada chorando todo os dias, mas vamos lá, deitamos (um de nós) e ela volta a dormir em meio minuto. Voltamos para nossa cama ou ficamos capotados ao seu lado.

    Não é todo dia assim, lindo, mas são na maioria.
    Rotina é a melhor amiga de uma mãe, amiga, acredite. MELHOR AMIGA. Abrace e use, vc vai ver que sua vida será outra.
    Desculpe o texto enorme e se te machuquei, não era a intenção, de forma alguma!!!
    Bj enorme! Enorme!

    ResponderExcluir
  5. kkkkk normal ? vc acha que eu sou anormal por dormir as 21:00 e ainda faz bullyng comigo rá !

    amiga falando sério agora, eu acho que cada família é de um jeito mesmo, não adianta eu dizer aqui tudo que faço e fiz para a pequena seguir nosso ritmo, pq simplesmente aconteceu e posso falar ? NUNCA TIVEMOS ROTINA!!!

    Você mesma presenciou o mal humor da pequena (e da mãe dela) nos dias que fomos dormir mega tarde no outro dia estamos um farrapo e acho que é assim mesmo, cada um é de um jeito.

    Eu te pergunto, e se Lais tivesse que estar na cama, dormindo em paz as 21:00 como seria ? a sua rotina não permite isso .... na maioria das vezes nem em casa vc esta neste horário .... vai por mim que ter uma filhota que segue sua rotina é melhor do que vc ter que se virar em mil tendo outras mil coisas para fazer ....

    AMO VC !

    ResponderExcluir

Adoro comentários!