Menu

27 junho 2012

"Criança não trabalha, criança dá trabalho"

Assim é o trecho da musica do Palavra Cantada (nova mania lá em casa) e eu assino em baixo!

Quem espera ter um bebe que não chore, não acorde de madrugada, não tenha cólicas, não fique resfriado, não faça manha, não rejeite a comida na introdução aos sólidos, não faça pirraça nos terribles, se adapte perfeitamente a escola, acorde um dia e tire as fraldas sozinhos (não... que desfralde antes mesmo de completar um ano), que brinque sozinho, aprenda tudo facilmente, fique quieto na hora que vc mandar, que seja uma criança educada, que tire boas notas, que entre na adolescência em perfeita harmonia... que, praticamente seja um robô?

Quem quiser isso aí, pode desistir da maternidade e comprar uma boneca. Criança dá trabalho!

É ruim? Não (quase nuca). É difícil? Às vezes. É cansativo? A maior parte das vezes. Eu quero de novo? Sim. É nessa hora que o povo pira. 

- Como assim? ta doida? tu parece um faquir? tu não tem tempo nem para se coçar... 
- E? 
- E? e, que cê ta doida,... de pedra!

Desde que Laís nasceu que, mesmo nos piores dias (essa semana eu tive alguns dias assim), eu dizia que o trabalho que eu tinha/tenho não é maior, nem menor do que o que eu esperava. Que tem que levantar de madrugada, sim. Que tem que dormir na mini cama e depois ir trabalhar, pq a vida não para. Que tem que sentar no chão. Sujar a cara. Sujar a mão. Fazer gelatina (para ela largar tudo lá na geladeira), fazer bolo e suco e depois lavar toda a louça

Criança requer atenção, requer cuidado, requer tempo. E nem sempre a gente tem tempo. Ou paciência. Mas... e daí? o dia tem 24 horas, não tem? Bora contar até 10, fazer a paciência voltar e encontrar o tempo e o bom humor para ficar com a cria. 

Não sou bem humorada, paciente e disponível o tempo todo. Mas me esforço muito. E, na grande maioria das vezes (pq tbm tenho meus dias ruins), eu não reclamo do status. Nem do ônus e do bônus que veio com ele.

Essa semana Laís ficou resfriadinha. Não foi nada de mais, mas ela não conseguia dormir. Agitada por causa da congestão e do tanto de catarro que saía. Teve febre algumas vezes. Na maioria, de madrugada (vlw Murphy!). E ao mesmo tempo parecia, como é no normal, a criança mais ativa do mundo. Pula, corre, grita, canta, conta, come, deita, levanta, espirra, tosse, senta, pula, grita, sobe, mama, mama, mama, aperta, agarra, ri, chora.... Ai.. cansei... E não dormi. Quase não dormi esses dias. Fiquei meio panda, meio mulambo.

Ontem a noite eu estava com vontade de colocar os bofes para fora de tanto sono. Mas ela queria brincar. Tinha passado o dia inteiro longe. Fui fazer pula pula no colchão inflável que está na sala. Depois deitei... mas ela queria brincar mais... Só fui dormir meia noite, depois que ela estava dormindo pesado na cama dela, sem febre e agasalhada. 

"Criança não trabalha, criança dá trabalho" Mas o trabalho é compensado, quando ela canta essa (e qualquer outra) musica, com as mãos no meu rosto para me fazer ficar feliz! 
-Cê tá Feliz, mamãe? vou cantá para vc ficá feliz!

6 comentários:

  1. ainnnn e eu que pensei que vc ia terminar dizendo que decidiu encomendar o segundinho (eu sou doida por um, mesmo com tudo isso que vc disse ai em cima rsrsrsrs) mas marido por enquanto me mata se eu disser que preciso de um teste de farmacia imagina só se digo que deu positivo kkkkkkkkkkk

    Marthinha eu estou daqui na torcida para que o animo por ai volte com tudo ...

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, verdade!
    Qd eu, ainda não grávida do segundo, dizia pras pessoas que queria outro, ouvia "mas você tá louca! Dá muito trabalho!!!"

    Sim, dá trabalho, mas o que nessa vida não dá, Meu Deus?
    Fazer dieta? Dá trabalho.
    Trabalhar? O próprio nome já diz?
    Se exercitar? Dá trabalho.
    Casar? Vixi, dá muito trabalho!
    Ter casa? Dá trabalho.
    Ficar bonita? Dá trabalho.

    Ter filho? Dá trabalho, mas a recompensa é infinitamente maior que a de qq outro trabalho que se possa ter!

    Ah, a gente ama palabvra cantada por aqui tb!

    ResponderExcluir
  3. Amiga...

    Adorei seu post, e engraçado que tô bem nesse momento de reflexão. Não sobre o segundinho, pq vc sabe que eu não penso/não quero, pelo menos por muitos anos ainda. Nem é pelo trabalho, já te disse. É pelo rumo de minha vida, muita coisa tinha que mudar. E no fundo, desde que comecei a pensar em ter filho, eu sempre pensei em apenas 1. Enfim, Estou pensativa esses dias pensando no tanto de trabalho que dá, e no tanto de recompensa que temos todos os dias, seja num sorriso, num abraço, num simples Ti amo mamãe. Eu estou aprendendo a dar mais valor a esses momentos, do que ficar enfatizando os traumáticos, tipo birras, e manhas e etc e etc e etc...

    Vamos que vamos... Pq a maternidade é uma caixinha de surpresa que vamos descobrindo todos os dias e nos encantando cada vez mais!

    Amo-te!

    ResponderExcluir
  4. Assino embaixo! Bom pensar assim mesmo se um segundinho ainda ronda seus pensamentos, pq se 1 é trabalho,2 é trabalho dobrado, hehehe.

    A Ísis tb canta para eu ficar feliz, lindas essas duas, né?
    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  5. Oi, Martha

    Adorei o teu comentário lá no meu blog.

    Olha, uma fofura o teu cantinho.

    Aqui em casa criança dá trabalho, mas também trabalha, kkkkkk.

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Depois q a priminha da Maria nasceu, não se fala em outra coisa aqui em casa e o pior: estou me animando!!!! Muitas conversas! Bjs

    ResponderExcluir

Adoro comentários!