Menu

24 abril 2010

Bula de amamentação

Durante a gravidez eu pesquisei pouco sobre amamentação. Não sei se pq era muita novidade, se era por falta de conhecimento ou pq tinha um certo receio de como seria. O problema é q agora tenho um milhão de duvidas. Nesses pouco mais de três meses, amamentei exclusivamente no peito. Nada de cházinho, aguinha ou suquinho. Mas sofro com tantas duvidas.

No inicio tive alguns problemas, e como Laís era muito grande ela teve que tomar o complemento por 5 dias até meu leite começar a "descer". Eu odiava, mas não queria q minha pequena corresse o risco de ter uma hipoglicemia ou que ficasse com fome ou até que não se desenvolvesse direito, então eu dei o complemento com o NAN 3 vezes por dia durante os três primeiros dias em casa e ela já tinha tomado os dois dias no hospital. Fiquei preocupada que ela ñ pegasse o peito, mas como ela sempre mamou no peito junto com o complemento ñ tive esse problema.

Hoje meu problema é outro, as poucas vezes que consegui tirar e reservar o leite, ela não pegou mais a xuquinha. E como volto a trabalhar daqui a dois meses, logo vou ter q começar a introduzir a mamadeira com leite materno. To meio sem saber o q fazer...

Ela é bem gulosa, as vezes mama por quase uma hora ou até mais, mas as vezes fico preocupada pq acho q ela esta mamando pouco, que ñ esta pegando o peito direito ou tantas vezes quanto precisa. Fico meio neurótica toda hora colocando a "teta" para fora e oferecendo a ela. Chega ser engraçado!

Estou pesquisando tudo q eu posso sobre amamentação, mas ainda me sinto meio perdida. To indo pelo meu instinto mesmo. Acho q ta dando certo, pq ela tomei ela tá se desenvolvendo bem, mas bem que amamentação podia vir com bula!!!

2 comentários:

  1. Martha, se ela ganha peso bem é porque tá mamando bem! Não fica encucando com isso.

    Agora o lance da mamadeira, eu conseguia dar a chuquinha e ela pegava. Quando a chuquinha ficou pequena comprei uma mamadeira Chicco de vidro (que é mais segura pra saude do bebê) e que tem o bico fisiologico (que simula a "teta"). Ela não aceita a mamadeira maior. E comigo não tá aceitando nem a chuquinha. Mas se saio e minha sogra precisa dar a chuquinha, Alice mama tudo rapidinho. Acho que comigo ela sente o cheiro da teta e não quer a mamadeira.

    Qtos meses a Laís vai ter qdo vc voltar a trabalhar?
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com a leitora acima.
    SE Lais ganha peso, ou ao menos nao perde - pq as vezes tem um periodo de transicao, ou ficou doentia ou fez coco demais e apos as mamadas voce percebe que esta satisfeita, ou nao acorda mais do que o normal (ou antes dos horarios) com muita fome, e porque tudo esta correndo bem.
    eu tive problemas com a Aina pq ela nao mamou no primeiro mes e eu ordenhava quase que 24 horas por dia e ela tomava no copinho. Depois ela teve a "pega" e tudo fluiu bem.
    Depois meu leite realmente diminuiu, e entao a mamadeira entrou em acao.
    Plasil, e ocitocina via spray nasal aumentaram consideravelmente o volume do meu leite. (mas converse ocm o medico antes), eu tambem congelei o leite que ate tinha a mais, pq as vezes ela mamava e adormecia satisfeita e eu ainda tinha leite entao eu ordenhava.
    Outra coisa, e que se as mamadas ficarem espassadas, o tempo para seu seio encher tb vai ser como um reloginho, entao vai demorar mais - qdo vc voltar a trabalhar, se vc ja estiver conseguindo coletar agora o leite, tente fazer na hora do almoco - se vc tiver condicoes de deixar em um lugar congelado e depois se nao for tao longe de casa, vc leva numa bolsa termica.
    E qdo vc chegar em casa, vc vai ter leite para oferecer no peito.
    No oitavo mes da Aina eu ainda ocnseguia dar tres mamadas a ela. Uma de manha, uma qdo eu chegava em casa e outra antes dela dormir.
    A mamadeira q eu introduzi foi a da Nuk - first choice, com bico largo q tb imita o seio materno e ate hoje ela dorme abracada com essa mamadeira.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir

Adoro comentários!