Menu

02 outubro 2014

Utilidade pública ou quase!!!

Daí que estava aqui, editando lindamente no word (coisa que eu adoro desde a época da faculdade, mais que nada tem a ver com meu trabalho) e pensei... pq não divulgar isso entre meus poucos queridos leitores!!! rrsrsrsrsrs

Ano passado achei o blog da Juliana Cassab, que fala sobre sua pequena e as "viagens da maternidade" e tbm falava sobre seu trabalho de edição e diagramação. Fiquei doida com o trabalho dela pq era tudo lindo e de muita qualidade. Claro que o que mais me chamou atenção foi o serviço de transformar o blog em um livro. 

Falamos inúmeras vezes, trocamos vários emails, mais no fim, acabei não podendo fazer por questões financeiras!!! Não que fosse caro, longe disso.. pelo trabalho que dá e pela qualidade, o preço estava otimo. Mas não daria para fazer todo o blog (eu ja tinha quase 400 postagens) e nem fazendo a metade dele eu conseguiria encaixar no "orçamento" doméstico!!!

Ela me ajudou colocando todos meus textos no word e ainda fez um PAP super legal ensinando a fazer isso lá no MMqD. 

Ideia adormecida!!!

Até que a Si teve a mesma ideia pro blog dela e me pediu ajuda. Na pesquisa achei o blog Os nós da rede com um post falando exatamente sobre isso. Direcionando para um site gringo que faz a conversão do aquivos .xml do blog para PDF e Word. 

Meu ingRês é otemo #sqn, mais me viro com o google tradutor. Não achei nada de mais, nem tem cadastro ou é necessário colocar senhas de acesso. Só subi o arquivo para o site, informei o endereço, fiz uma escolha nos parâmetros e mandei gerar. Assim... no susto. 

O resultado me surpreendeu muito positivamente!!!gerou um arquivo completão em PDF, todo diagramado de acordo com o blog, com fotos e comentários. E gerou 5 arquivos, separados por ano, em word tbm com fotos (em menor qualidade) e comentários. 

O pdf é pronto para imprimir.. perfeito!!!

Te falar.. to adorando editar e re-organizar (só pq sou louca, pq já é bem estruturadinho) todo o blog no word... e ver postagens da epoca que Laís falava suas primeiras frases!!!

Acho que vale muito, muito a pena como registro físico, como recordação, mesmo que não vá imprimir propriamente. 

É isso... para quem, como eu, não quer perder o que ficou por aqui... taí a dica!!!!

;)

2 comentários:

  1. Obrigada pelo ótimo trabalho, pela dedicação e claro ... Por fazer de grátis kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Querida Marta, já tinha passado por aqui e lido seu post. Aí qdo dei publicar sumiu, rsrsrs! Tentando de novo! Muito obrigada pela referencia tão carinhosa ao meu trabalho :) :) :).
    O contato com pessoas como vc fizeram valer o CoisasSódeMãe demais da conta.
    Vou testar essa outra forma que você mostrou aí e gerar meu pdfzão de segurança também, tks!!! Bjuju grandão no seu coração.

    ResponderExcluir

Adoro comentários!