Menu

08 novembro 2013

Sobre "o" nome e "os" nomes

Não, não to animada ainda (pré inferno astral ou qualquer coisa do tipo), nem com tempo tbm, mas sinto tanta falta de escrever e de compartilhar e viajar nessa rede, vim tentar colocar nos bytes um de meus muitos posts mentais.

*

Não lembro se já falei aqui sobre a escolha do nome de Laís... Mas como to doida e ainda não consegui cumprir a meta de colocar marcadores em todos os posts, vou contar do começo...

Quando eu era criança... (eu disse que era do começo!)eu dizia que teria duas filhas e se chamariam Samanta e Samara. Não me pergunte pq, pq não vou saber responder, só sei que era cismada com esses nomes.

Depois tomei pavor dos nomes e da idéia de duas meninas e passei a ter certeza que eu teria dois meninos Kauan e Kaique (sou chegada em nome de dupla sertaneja, mas não dela, se é que me entendem.. rs). Daí passou... e eu tinha certeza que eu NÃO teria filhos. 

#pausa tempos depois, minha prima colocou o nome dos dois filhos dela de Kauan e Kaique. Mas ela, mais nova, não sabia dessa minha história. #despausa

Aí conheci marido e no segundo mês de namoro decidimos o nome do nosso filhO. Numa brincadeira, ficamos falando vários nomes... até que um fez borboletas voarem no estomago e decidimos que seria o nome do nosso baby: Caio. 

Só não imaginaríamos que ele demoraria quase 6 anos para viria e que viria uma menininha.

Lembro que na época da gravidez, todo mundo só falava de Caio, para cá, Caio para lá. Mas eu, bem antes do exame para saber o sexo, vivia incomoda por não ter um nome de menina. Sofria pensando que poderia ser injusta por ter nome de menino e não de menina. EU sentia que era menina e me sentia culpada (mas já?!) pelo nome não escolhido.

Daí começou a batalha. 

O nome não podia ser composto (meu nome é Martha Korine, pensa no trauma da pessoa);

Tinha que ter poucas letras (meu nome tem 32 delas e quase todas do alfabeto – aprendi a escrever meu nome e já estava alfabetizada!) ;

Não podia dar margens a apelido pejorativos (tive todos os apelidos imaginário com meu segundo nome); e
Tinha que rolar aquele sentimento... (esse era o mais difícil!)

O primeiro da minha lista era Lara. Simples, curto, fácil... mas marido não quis. Não se via chamando, dando brinca, carinhando a Lara...

O segundo Sofia. O nome dos nomes na época do nascimento de Laís, mas foi vetado de cara por marido.
Daí fiquei perdida... pensei Livia, Larissa, Lavínia, Laís...  mas com nenhum rolou sentimento.

Marido decidiu de cara: Laís. Mas eu não estava convencida. Agora eu quem não me via chamando Laís para lá e para cá.

Aí fomos fazer o exame... e, para surpresa de todos, o médico anunciou uma menininha. Depois do susto e do choque, marido entrou em êxtase e mandou para todos da sua lista de contatos que Nossa Laís estava a caminho.

Como assim já decidiu?

Fiquei puta... mas fiquei confusa tbm, pq gostava do nome, mas não tinha certeza...

Daí, começamos a chamar... começamos a “comprar”... a olhar o nominho dela em todas as coisas... e fui me apaixonando e, não tinha mesmo como não ser, virou a nossa Laís.

Daí agora, a coisa dos nomes volta a tona. Nas historias do nascimento de Laís e nos devaneios dela sobre O irmão. Sim pq ela não quer mais uma irmã de três anos... ela quer um irmão bebe para ela cuidar.

Ai, ficamos brincando... falando do nome Caio.. ela parou, pensou, bateu o dedinho na boca... e disse que até gostava de Caio... mas queria escolher Leo pro nome do irmão..

Aí o velho assombramento sobre não ter nome de menina me pegou e sugerir escolhermos tbm um de menina, vai que no dia que ela tiver, quem sabe, talvez, um irmãozinho, não seja irmãozinho, e sim irmãzinha.

Vai que...


Bom final de semana para vcs aí, viu!

3 comentários:

  1. Oi Martha, gostei muito so deu post e da forma divertida como você contou da história da escolha do nome desde o início. Ri com o gosto por nomes de supla sertaneja.
    Laís é um nome muito bonito.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bom eu AMO o nome Laís e é engraçado que eu não sabia do lance de ser fácil, sem pejorativo, sem isso e aquilo pq tb pensei nisso tudo rsrsrsrs

    Isabela não cogita em tempo algum um meninO e ela não abre mão do nome Julia (e aí como fica ?)

    amo vc gatinha e amo esta sua Laís espoleta

    ResponderExcluir
  3. Laís é um nome lindo, vocês acertaram em cheio! A escolha do nome é tão complicada né?! O da minha filha é Isabel e foi em homenagem à avó, meu marido queria Maria Isabel, mas eu tbm não curto nome composto, muito grande. Também não gosto de nomes que me remetam à pessoas que eu não gosto, nomes americanizados, nomes da moda... kkkk loucura né?! Mas eu pensei em tudo isso na hora de escolher o nome!

    Beijão!
    Andressa

    www..entrefotosebeijos.blogspot.com.br
    www.facebook.com/entrefotosebeijos

    ResponderExcluir

Adoro comentários!