Menu

07 março 2013

Comportamento e castigo

To sumida, eu sei... faz falta!!! To cheia de coisas para postar.. mas as vezes o tempo, a inspiração ou a conexão resolvem não ajudar... em fim!!!!

Senta aí que lá vem história.

Recebi a primeira queixa da escola sobre o comportamento de Laís... e dessa vez ela veio acompanhada de uma coisa bem séria.

Laís é uma criança educada e cordial a maior parte do tempo, principalmente se estamos na frente de pessoas desconhecidas ou novas para ela ou até que não são novas, mas são diferentes do convívio diário. Nessas horas ela é sempre um doce, educada, controlada... Um sonho de menina. Isso é bom, pq evita escândalos e birras públicas, mas não funciona em 100 % das vezes.

Laís é primeira filha, primeira netA, a bebezinha da casa.. e por isso ela é bem... Não mimada, pq ela recebe muitos limites – mais do que minha mãe gostaria, e tbm pq não tem tudo que quer na hora que quer...  Mas ela é bem carinhada, sabe!!! O q pode significar um passo de mimada L

Mas apesar disso, tenho muito, muitíssimo pouco do que reclamar de Laís. Poucos casos de birras e desobediências públicas... e em casa a manha é nossa maior inimiga. Choro a toa e tals...

Em fim...

Ontem me assustei quando a Coordenadora me chamou para conversar... me relatou dois problemas, igualmente sérios!!!

O segundo, menos grave, só que complicado:

Laís está desobediente... não a muito tempo, nos últimos dias. Não obedece, remeda a professora, acorda os amiguinhos que estão dormindo, fala alto quando não pode... em fim.. uma tremenda mala...

Tadinha da Tia da Creche, veio me confirmar bem chateada, pq esse não é o normal de Laís. Pediu que eu conversasse e disse que ela iria observar. A chegada de novos amiguinhos e uma professora que não tem pulso (e acredito que logo vai ser substituída) podem estar ajudando a acentuar esse comportamento.

O primeiro, mais grave, mas mais inocente:

Um amiguinho (negro) chamou o outro (negro) de macaco L e ela repetiu... e repetiu... e fez toda turma repetir tbm.

...

Juro que as palavras e o ar me faltaram quando a professora contou.

Mas ela disse que conversou com ela e percebeu que ela não tinha noção do preconceito embutido na palavra macaco.. que para ela, o macaco era um bicho que pode ser verde, azul ou rosa... e que ela estava indo só na onda zombeteira do amiguinho.

Laís é uma criança palhaça e zoadora por natureza e por DNA. Marido não perde o amigo, mais disfarça a piada... e ela é igualzinha. Ri dos outros, tira onda... fala que nojo pro flamengo (rs) dos flamenguistas... Até aí, eu tento não podar a personalidade gozadora dela, mas ensinar a respeitar as pessoas. Confesso que nem sempre consigo, pq ela acha uma barato tirar um sarro dos ouros e os outros gostam.. riem.. dão corda.. brigam comigo se brigo com ela. E ela nunca fez nada de mais... !!!

Quando conversamos, não toquei no nome do macaco... falei que o amiguinho não era girafa, minhoca ou formiga... nem era zebra ou elefante.. que o amiguinho era criança, tinha nome e que estava muito magoado com ela. Falei que ela deveria pedir desculpas e recriminar quem tratasse outro amiguinho mal.

Fale ainda, que o comportamento dela não se justificava, pq ela tem tudo que podemos dar a ela. Que tem todo carinho e amor do mundo e que na justificava aquele comportamento. Que quem agia mal, não tinha desenhos, presentes, docinhos ou brincadeiras. Que quem age mal as pessoas não querem por perto... os amigos deixam de ser amigos!!!

Que ela ficaria sem os desenhos dela naquela noite. Sem a brincadeira que eu tinha programado para agente (um jogo da memória de picolés) e sem o lapis de cor novo que eu tinha prometido. E que enquanto eu recebesse reclamações as coisas seriam assim.

Ela chorou, escutou, pediu desculpas.. entendeu.. desconversou...!!! Tentei o máximo que pude para que ela entendesse na linguagem dela, que aqueles comportamentos eram errados e que ela teria punições e restrições se continuasse assim.

Ela pode ficar com seus brinquedos e lápis antigos. Pode ficar na sala, mas teve que dormir cedo. E deveria pedir desculpas ao amigo, fazer as pazes... e se comportar com as tias.

...

Em fim... a parte difícil da educação!! Os limites e as coisas que agente nunca acha que vai acontecer próximo de nós...

Fiquei triste, triste por isso acontecer e triste por crianças que estão numa fase tão esponjinha que absorverem tudo que está a sua volta, sejam expostos a tais comportamentos. Fiquei triste pq minha princesinha precisa de limites e sou eu, não a escola, que preciso estabelecer isso (dói ta!), e nisso sou muito firme.

Em fim... acho q nós, mães e pais, educadores da próximas geração, somos principais responsáveis por promover a mudanças em conceitos tão velhos e feios. Realmente não vou entrar nos por menores do que envolve esse episódio nem aqui nem com Laís para não dar força a uma coisa que não deveria mais existir a muito tempo e no qual eu não acredito.

É isso...

Depois volto para contar como foi hoje e para contar uma mega novidade!!! (não, não estou grávida, viu Manu?!! rsrsrs)

3 comentários:

  1. é amiga a noticia não é boa mesmo ... mas óh fazendo a parte defensora (se a Dora tem um amigo macaco na cabecinha dela não tinha problema nenhum né) ... triste pq ela achou graça e repetiu mas triste mesmo é que se o tal primeiro amiguinho fez a graça é pq ouviu de alguém (em casa por ex) ...

    complicada toda esta situação, mesmo a parte "mais leve" pq ser a a "mala" da turma pode começar a trazer certo tipo de punição ou isolamento que certamente não vai ser legal !!!

    ps.: eu tenho a sensação de que a Isabela foi colocada numa sala este ano com apenas 2 amigos da antiga turma justamente por ser a que "manda" a que "comanda" e acho que isso impedia os amiguinhos de "ter escolhas" eu confesso que sofri mas achei bom pq assim ela aprende desde cedo que a vida é cheia de mudanças.

    bju

    ResponderExcluir
  2. Limites são necessários mesmo, não tem jeito.Achei as suas atitudes como mãe corretíssima e, acredito que, por mais difíceis que sejam tais situações, a nossa reação faz toda a diferença.

    ResponderExcluir
  3. Olha, acho totalmente natural essas coisas acontecerem, bem como é natural ficarmos chateadas pq a nossa filha (a nossa princesa amada, querida, a filha mais linda e educada do mundo) não pode destratar ninguém ou fazer malcriação... mas elas são elas... e têm personalidade própria. Além disso, estão experimentando o mundo.

    Vc está certa, dê bronca, dê castigo, puna da forma que achar conveniente, dê limites. Elas precisam disso.

    No mais, é confiar que vc está educando corretamente e acreditar que a sua filha é uma querida.

    Beijos grandes!!!

    ResponderExcluir

Adoro comentários!