Menu

30 julho 2012

Eu to "quescendo"

- Mãe.... eu to quescendo! Olha como eu to gande.. 
- Hoje sinto que quesci bastante. Hoje eu sinto que sou um GIGANTE*!!!

Esse nosso papo começou ontem, pq Laís cismou de usar uma sandália nova. Só que ela não tinha sandália nova, tinha uma sandália que ganhou e que sempre ficou pequena, por isso não tinha usado ainda. Ela queria ficar pincesa, de vestido e de sandália rosa (da hello kit, eca!)

E lá foi pagar a sandália no armário, dentro da caixa e me fez enfiar no pé dela.. Claro, sobrou dedos para o lado de fora. Ela estranho e eu expliquei que ela estava muito grande para aquela sandália.. que poderia escolher outra... Ela não queria outra

Ela abriu um sorrisão e foi contar para o pai que ela tinha quescido, que era grande, do tamanho de um gigante.

- Olha meu tamanhão... 
- Olha meu pezão (tam 21)
- Olha como eu to quescida!!

Eu não podia deixar passar...

- É filha, esta muito grande.. Logo mamãe não vai mais aguentar carregar vc no colo...
- O pai.... paiiiiii! Eu to quescida e nem posso mais ir no colo da minha mãe. Pq eu sô gande.

* Da musica Aniversário, do Grupo Palavra Cantada.
Alguém já percebeu que virou vicio lá em casa?

24 julho 2012

Apenas mãe, nada mais que isso (serie)

Essa não é uma copias.. mas é quase.. hehehehe

A Si postou ontem, lá no Minha pequena Isabela, um texto com esse titulo e com uma idéia ótima... Falando sobre os assuntos polêmicos da blogsfera que ela não costuma relatar lá no blog, mas que, às vezes, dominam a rede.

Acho q a idéia era quebrar essa coisa de “eu sigo um padrão e sou melhor” ou “eu não sigo e sou pior”... e eu adorei. Gostei mesmo.. principalmente pq somos normais, pq não tem manual e pq cada um tem sua realidade.

A blogsfera que era um espaço de mães e tia virtuais corujas babando os pequenos. Onde se fazia amizade com quem tinha afinidade... babava as crias e os vizinhos virtuais fofos... onde se compartilhava. Não mudou. Mas o mundo pintado de cor de rosa, as bandeiras levantadas, as discussões inflamadas,  os julgamentos... as coisas chatas, invadiram boa parte da rede e cansou muita gente boa.

Eu já falei de alguns desses assuntos. Alguns já falei até de mais. Já aprendi e revi mil conceitos depois de que passei a 'fazer parte'. Já fiz muita coisa diferente do que é o “indicado”, já bati muito o pé para seguir o que aprendi...

Chega de papo, se não faço um testamento....

Meu Parto foi cesárea. E teria sido marcada se Laís não demonstrasse sua personalidade desde cedo.  Fiquei 10 horas em trabalho de parto e o GO disse que eu não tinha dilatação. Nem louca que eu brigava com ele (meu marido me internava). Acho incríveis os movimentos de parto normal e domiciliar, mas acho q a briga é bem maior e que, infelizmente, para algumas realidades, nunca vai acontecer.

Sou adepta da Amamentação prolongada. Não por bandeira, mas pq aprendi muito e pq bati o pé que conseguiria... e minha filha virou uma... viciada em “leitinho de mamãe”!!! mas oh! To cansada dessa vida heim... e faria alguma coisas diferentes...

Chupeta/Andador/Cama compartilhada... para meu desespero Laís não pegou a chupeta e me usa como tal; Não quis andador, mas Laís aprendeu a andar com o walking wings e no cercado... se jogando de um lado para o outro (tacando a cara naquela proteção); Cama compartilhada... ai ai ... em segredo confesso que vivo uma relação de amor e ódio.. Fomos adeptos por muito tempo.. e sempre que é preciso, recorremos a ela.

Alimentação... caixinha de Ades é minha maior aliada. Laís as vezes come sanduíche ao invés de comida. Chocolate e balinhas já estão nos preferidos de Laís. Ao mesmo tempo, não tenho o que reclamar da alimentação dela. Come de tudo e bem. Legumes e verduras são preferidos aos beliscos(biscoitos e afins)... mas às vezes os beliscos me ajudam. Então não tenho crises... 

Rotina... Tanks creche por nos mostrar o que é isso, pelo menos, durante a semana.

Mãe que trabalha (fora de casa)... Sofro, mas meu sofrimento é mais de saudade do que de outra coisa. Não teria “competência”  para administrar uma vida em casa. EU, Martha, acho q o melhor é trabalhar e Laís conviver com outras crianças, ter uma rotina, ter estímulos, aprender com quem sabe exatamente o q ensinar no momento certo. Somos feliz assim e reconheço minhas limitações.

Adiciono mais alguns

Carreira... investir de verdade só daqui a alguns anos. Quero minha cabeça tranqüila por mais algum tempo.

Paciência... sou a rainha das teorias!!! Muito. Tenho maior discurso e juro que tento seguií-los a maior parte do tempo. Mas Nick Jr e Dicovery Kids me ajudam muito. Tbm preciso comer, tbm preciso tomar banho, tbm preciso ir ao banheiro. E tbm preciso não fazer nada.

Como eu costumo dizer.. essa é minha vida, esse é meu clube!!! Heehehe
Vem comigo?

20 julho 2012

O sumiço, a volta (?) e a febre!

Estou eu aqui de volta.. e juro q a intenção não era ficar tanto tempo sem postar... 
Nesses dias tive vários post mentalmente escritos: Noticias da pequena, fotos de traquinagem, festa JuLina, minha relação com a escola.. e por aí vai... mas faltou o tempo. Aquele lindo que teima em desaparecer quando mais precisamos dele, sabe?

Passei por um período bem atribulado no trabalho... na verdade a atribulação era q o volume de trabalho estava muito maior do que o grande que já é.. daí chegava em casa e aquele outro bonito que sempre desparece nesses momentos tinha se escafedido: o ânimo. Daí o máximo que estava conseguindo era jogar meu joguinho desanuvia a mente e mexer um pouquinho no Corel (pouquinho quase nada). De resto estava querendo distancia da tela do PC. 

Acompanhei de perto/longe o concurso do MMqD, mais pelo face do que por aqui, e vi ânimos se exaltando. Um ideia muito legal mais que não teve as melhores ferramentas, infelizmente. (eu não quis participar pq acho q estou longe de escrever algo que se aproxime do melhor post do mundo, em fim.)

Estou de longe acompanhando tbm varias vizinha mudando a carinha.. Vários post leannndos, daquele de ter e engolir o nó que forma na garganta... e até consegui conhecer alguns cantos bacanas... mas minha participação na blogsfera estava se resumindo a isso.. ou quase isso.. !!!

Até senti falta de escrever.. de ser lida.. da troca... Mas (tank god!) minha relação com o blog está bem mais leve e não encano mais, não é mais uma obrigação. É minha válvula e não penso em sair daqui nem tão cedo...Acho q ainda tenho muito assunto para compartilhar e para registrar aqui no blog. Tenho muita coisa para guardar na memória... e muita gente querida para manter contato e para conhecer!!!

Vamos que vamos!!!
*
Minha intenção era ter vindo aqui na quarta, mas tomamos um pequeno sustinho com a pequena, na terça a noite.. e acabei ficando de molho com ela por dois dias... 

Ela já estava resfriada, com muita tosse, desde semana passada. O ped tinha passado um xarope para tosse, anti-alérgico... mas não estava vendo nenhum efeito nele. Achei q era normal. Essas tosses tem um tempo para sumirem (poderiam nunca aparecer?! Grata!)... Mas era fato que ela não estava melhorando.. estava piorando, tadinha.. !!!

E na terça nos deu um susto com uma febre muito alta e um tremedeira sem fim...marido queria ir para uma emergência, mas eu só vou em últimos casos, últimos mesmo... sempre sigo as orientações que o ped já tenha passado ou ligo para ele para pedir novas orientações. Nesse dia, já passava das 23h... fiquei com vergonha de ligar para o Ped, apesar de nosso grande nervoso com aquela situação.

Uma hora depois a febre tinha baixado.. e fomos todos para a sala ver desenho e já passava de uma da manha.. !!! Depois ela ficou vendo desenho até sei lá que horas.. no dia seguinte ficamos em casa com ela com medo de ela piorar e para levar ao médico.

Resultado: Sinusite e otite. Ped preocupado com a febre... e direto pro antibiótico por 14 dias... !!!!

Remédio podia fazer efeito na primeira dose, né?! Hoje eu tive q trabalhar e ela ir para creche... metade de mim ficou lá.. ela chorava de uma lado e eu do outro... !!!

Mas vamos melhorar e voltar com novos ânimos por aqui!!!
Bom final de semana a todos!

05 julho 2012

O tempo e o tamanho

Na 1º foto a pequena esta com 4 dias. na 2º fotos com 2 anos e 4 meses.


Marido é grande.. e isso ajuda a ter uma dimensão do tamanho da minha pituca nesses primeiros dias. E ela nem era dos bebês mais miudinhos. Sempre foi "grandinha" e teve muito pouco aquela cara de joelho de RN. Mas mesmo assim sumia nas mãos de marido.

No dia que fomos no Zoo, acabamos "indo parar" em um Shoping pq o céu estava desabando e pq estávamos famintos, mas Laís estava apagadinha e ele teve que carregar ela por um bom tempo (até agente decidir o que comer e conseguir um caixa eletrônico) pq eu sou pequena, enrolada e indecisa!

Daí numa hora, na tentativa de achar um elevador, ele parou nessa posição e me veio na mesma hora a imagem dessa foto que tínhamos tirado mais de 2 anos antes, mas que era na mesma posição, quase com a mesma dificuldade e que teve a mesma beleza para mim.

Agora olhando.. dá uma saudade. Fui buscar nos meus arquivos fotos e mais fotos de Laís nessa fase pituca e crescendo. Pq do jeito que ela esta agora, parece que sempre foi assim: falante, inquieta, que corre e não para um minuto.

Aquele bebezinho que me olhava, babava e ria e me mordia com aquela gengiva banguela... agora me olha mal e depois da um sorrisão e pergunta se estou feliz, me dá lambida no rosto e me morde o queixo com aquela boquinha cheia de dentes.

Antes era ela levinha e eu trocava de roupa como quem troca de boneca. Vestido, laço, calça de mocinha, a cor que eu quisesse.... agora ela escolhe, vestido de "pincesa", cabelo descabelado, e o crock roxo. vai na gaveta e troca mil vezes de roupa, nunca combina uma com a outra, gosta de trança e cabelo de Rapunzel.

Antes agente dormia junto, agarradinha, a hora do banho era uma farra e sempre era no nosso colo ou na banheira e eu participava (mesmo que por telefone) de toda sua rotina.... agora ele pede para dormir "no cato dela", o banho esta quase independente.. ela esfrega, vê a temperatura da agua que a agrada e pede para tirar foto na toalha pq ela fica linda. Agora eu levo e busco na escola e sei do dia o q se resume as anotações da agenda e ao que ela vai soltando depois que chega em casa. Não somos mais nós que ensinamos as musicas diferentes.. (pelo menos não todas).

Minha pequena era um bebe ativo, mas era um bebezico.. hoje ela já dá bronca no primo que de um chute na canela dela "pq não pode bater no amigo"e "é muito feio isso"!!!

Meu bebê, depois que fez 2 anos, vem se transformando numa menininha linda e de muita personalidade!!!

03 julho 2012

A cadeirinha e o carro!

Antes de Laís nascer eu dizia com boca grande que ela só ia andar no bebe conforto e depois na cadeirinha. Uma amiga emprestou o bebe conforto (economia, agente vê por aqui!) e "usamos ele durante uns 4 ou 5 meses. Digo "usamos", pq Laís só ia nele para dormir... fora isso, ela gritava, chorava, se contorcia. To mundo dizia (e eu pensava): está com calor/frio e apertada/solta.... E nisso passamos um tempinho até que resolvemos trocar a cadeirinha.

Coisa lida de mãe... com 5 meses e meio!

A cadeirinha foi ótima... enquanto era novidade e estava de brincadeira na nossa cama... Depois disso foi só martírio... Enquanto estava virada para trás então... era uma dor de cabeça fazer com q ela ficasse lá.. era tipo castigo, sabe.. ou para dormir... eu não via a hora de ela fazer um ano para virar de uma vez a cadeirinha.

Paralelo a isso existia o meu medo. Marido é um motorista muito prudente e cauteloso (apesar daquelas coisas de não perguntar o caminho e entrar na rua seguinte ao que o gps mandou! huahauh), mas no transito não dá para confiar somente na nossa dele direção. Agente vê mil e uma barbaridades no transito. Gente que acha q o mundo tem que parar para ele passar, gente que não presta atenção, que fala ao telefone e dirige, que bebe e dirige... em fim.. Não é tão simples assim ter um bebe "solto" no banco de tras.

Graças a Deus nunca nunquinha nos envolvemos em acidentes de transito.. por menor que fosse. Mas o risco esta aí.. todos os dias.. e principalmente quando viajamos polas BR's e RJ's da vida. 

Depois que Laís fez 1 ano e viramos a cadeirinha para frente, achávamos que ela ia sentar lá e ficar.. simples assim. Mas ela não queria! E gritava, esperneava, me puxava pela blusa... e eu cedia. Já tinha virado habito, mania, entrar no carro e grudar no peito... e depois levantar e ficar brincando.. e grudar no peito de novo. Eu ia sempre atras. Tinha medo de assalto. E acho q não tinha paciência e firmeza para ouvir ela chorando e manter minha decisão.

É ruim assumir isso... e mais, assumir que se (Deus me livre guarde) tivesse acontecido algum acidente, por mais prudente que marido seja ao volante, nós seriamos imprudentes por não colocar Laís na cadeirinha. 

O uso da cadeirinha e obrigatório por lei e, mais que isso, pode se decisivo no momento de um acidente. O Baby Center Brasil tem algumas orientações em relação ao uso da cadeirinha. Acho que vale muito a pena dá uma conferida aqui. 

Um trecho que hoje faz muito sentido para mim é que "...usar cadeirinha de carro para crianças deve ser um procedimento automático, como usar o cinto de segurança é para os adultos. Acostume seu filho desde pequeno a sempre usar a cadeirinha no banco de trás. Ele não vai estranhar -- vai simplesmente achar que é assim que as coisas funcionam. "

Isso tudo para dizer que é muito possível! Mesmo para quem nunca conseguiu, nunca fez disso um habito, nunquinha conseguiu ser firme para mostrar para os pequenos que a cadeirinha não é moeda de troca, castigo ou enfeite.

Nas férias, já pensando na coisa do desmame, eu decidi que Laís não mamava mais no carro. Decidi num dia, agi no mesmo dia e me mantive firme na minha decisão. Uma coisa que ajudou muito foi o fato de marido levá-la para a escola sozinha nesse período. E quando saíamos eu não ia mais atras, agora vou no carona, do lado de marido e logo vou no banco do motorista.

A primeira semana foi bem difícil. Quando tinha alguém atras com ela a coisa era quase mais fácil, mas normalmente não. Eu ia na frente mesmo nos dias que saiamos só nos três e isso ajudava, pq no caminho não tinha como mudar isso.

Nos criamos alguns habitos para que isso funcionasse:
- ter sempre giz de cera e papel no carro;
- ter sempre algum biscoito e/ou suco;
- sempre, sempre conversar muito com ela;
- cantar musiquinhas e fazer brincadeiras;
- e passar a ouvir musicas que ela gostasse (daí surgiu nosso novo vicio, Palavra Cantada!).

Assim estamos a quase dois meses. Laís viajou todo percurso para minha Vó na cadeirinha. E voltou tbm (nesse caso a estratégia, alem de todas aí de cima, foi fazer uma boa parada para descansar). Todos os dias Laís vai e volta da escola na cadeirinha. Se vamos na esquina de carro preguiça, é na cadeirinha.

Agora ela já sabe: A cadeira do Pai é a do motorista, da mamãe é do lado e a cadeirinha... é o lugar da Laís.