Menu

20 fevereiro 2014

Blogagem Coletiva – Coração Materno/Escolhas

Deus do céu que tem uma milha de tempos que não participo de uma blogagem coletiva. Na verdade a muito tempo não vejo isso pela rede. Na verdade o povo está meio cansado dos blogs.. rsrsrs essa que é a verdade! 

Até eu canso, mas volto, pq me relaxa escrever, ler, conhecer, saber dos pequenos e dazamiga... 

Eu tinha visto uma postagem lá no Para Beatriz sobre o Projeto Coração Materno e tbm tinha visto pela internet a fora o projeto gringo que inspirou a criação do projeto por aqui. 

Hoje vi o vídeo e li o texto e gostei muito (inclusive, lamentei não ter dado minha contribuição no vídeo)... e como tenho lido muita coisa e sentido falta de outras tantas, resolvi dar minha parcela de contribuição. 

*

Antes de conhecer os blogs eu não sabia o peso que as decisões maternas tinham. Não sabia da pressão pelo parto/amamentação/cama compartilhada e seus dissabores e arqui-inimigos... 

Quando quis engravidar, não sabia que tinham grupos e mais grupos de apoio e (des)apoio às mulheres que queriam engravidar. E achava que para engravidar era só dar uma simples namoradinha que pimba, lá vinha.... 

Depois, eu queria um parto normal, mas não sabia que teria que brigar para conseguir isso e que meu médico, talvez, não estivesse pensando necessariamente no que era melhor para mim e para Laís, e sim para sua agenda e carteira. 

Achava que amamentação era algo natural, mas que as mamadeiras e chupetas faziam parte da vida dos bebes desde o nascimento. 

Achava um absurdo o casal perder sua intimidade e deixar uma criança dormir na mesma cama por anos a dentro. 

Achava que tudo bem, cada um sabe o que é melhor, mas vivia cagando regra achando muitos absurdos na maternagem e vida alheia... Aí veio a realidade e tomei cuspe na cara a dá com pau... 

Demorei meses para engravidar, até quase chegar ao ponto de surtar achando que não era possível eu ser um E.T. (e muito tempo depois descobri um mundo de tentantes na blogsfera e por grupos a fora). 

Não consegui o PN, chorei quando o medico marcou minha cesárea e me achei uma incompetente por ter entrado em trabalho de parto, mas ter entrado na faca. Só que depois achei até que saí no lucro, pq o normal era entrar na faca. 

Briguei muito para conseguir amamentar exclusivamente, vi que não era tão natural e simples assim.., e briguei mais ainda para seguir a amamentação prolongada. 

Depois vi o cansaço e a saudade serem maior que meu orgulho... coloquei um travesseiro no canto da cama e uma criança espaçosa passou a ocupar esse lugar!!! 

Ainda acho que cada um sabe o que é melhor para si. Na verdade agora tenho certeza de que cada um sabe o que é melhor para si, mas algumas coisas mudaram. 

Agora sei que a informação pode nos fazer chegar onde não imaginamos. A informação pode fazer a gente mudar escolhas ou reafirmar as antigas. Pode fazer com que vejamos que estamos agindo completamente “errado” e que há um caminho melhor para seguir. 

A informação pode nos fazer conhecer nosso corpo e não tomar sustos.. pode ajudar a não ser enganada ou ouvir “vc não precisa saber disso”. 

Quase 4 anos de blog, de blogsfera, algum tempo de grupos no face e outro tanto de pesquisas no Google a fora...

Aprendi nesse tempo que tem muitas realidades diferentes da minha... INUMERAS.. que podem ser boas para mim, ou não.. das quais eu posso tirar muitos exemplos ou só exemplos do que não seguir... mas quem escolhe sou eu. 

Já briguei (internamente) com muitos posts e comentários dos blogs e Face. Saí de grupos que cagaram regras na cabeça dos outros, que por terem (ou se considerarem assim) mais experiência que as outras – tanto experiências boas, como ruins – querem ditar o que o grupo pode, e deve, postar ou não. 

A conclusão que chego é que temos uma ferramenta nas mãos, que pode mudar a realidade de outras gerações. Mas que tbm pode só fortalecer a culpa que nós já carregamos. 

Não me acho pior do que ninguém por ter entrado na faca, ganho um “cirurgia plástica” no final do procedimento e ter ficado lá amarrada em quanto meu medico fofinho, super legal, anotava em planilhas e papeladas do plano sem olhar para mim. Mas quero fazer diferente se tiver outra oportunidade, quem sabe. 

Não me acho melhor – ou pior – que ninguém por ter amamentado até Laís quase entrar na faculdade (como costumo e costumava ouvir). Mas quero muito fazer tudo de novo, igualzinho um dia, quem sabe. E tbm ajudar quem quiser ajuda nesse quesito. 

Não me acho pior que ninguém por ter que criar horários e lugares alternativos para namorar.. rrsrs por dormir toda torta e acordar com a coluna e o pescoço doendo, pq dormir agarrada cheirando o cangote da minha princesa, matando uma saudade que vai voltar com força total no dia seguinte. 

E curto muito a oportunidade de fazer parte de rede... as vezes de forma mais ativa, outras de forma mais passiva. Mais de uma forma ou de outra, conseguindo engrossar o coro de que somos o que melhor podemos ser dentro das nossas escolhas.. e se não formos, sempre há tempo para mudar!!!

Update:
Cheguei a 100.000 acessos, e para um humilde e simples bloguinho, isso é um numero absurdamente incrivel... to feliz (mesmo sabendo que boa parte desse acesso é minha mesmo. Rá!), muito feliz por isso!!!

18 fevereiro 2014

Ontem à noite (da serie: hoje de manhã!!!)

Lá atrás, quando Laís nem ia para a creche, eu lembro bem do quanto era difícil deixá-la na minha mãe. O quanto era dolorido aquele trajeto em que eu teria que deixá-la por lá e passar o dia inteiro sem ela. Aquele amor desmedido de inicio de relacionamento, saca?! 

Daí, lembro de momentos, e registrei aqui alguns deles, em que aproveitava o tempinho do percurso em ter minha casa e a casa da minha mãe, para ir carinhando minha pequena. Para ir namorando e “gravando” cada pedacinho da sua feição enquanto ela mamava. 

Mas esse tempo parece que já aconteceu a uma verdadeira eternidade. Depois disso veio a escola, a mudança da rotina e ela raramente me via de manhã. 

 Passei a querer conversar com ela a noite, para saber do seu dia e das suas aventuras, mas ela nem sabia o que era conversar, nem o tanto que eu ansiava por aquelas informações. Ela sempre me respondia: “- Pronto mãe, já conversamos, agora vamos bincá!”, depois de ter dito somente que o dia tinha sido legal e que comeu arroz feijão e “caninha” (sempre da mesma forma, com o mesmo “texto”) 

Nessa época eu até ficava feliz quando ela ia dormir mais tarde... me dava tempo de curtir e brincar e fazer minha obrigações de mãe (comida, banho, dentes... essas coisas!!) 

Depois nossa rotina virou de ponta cabeça e ela estava indo dormir depois de meia noite, sua necessidade de atenção estava beirando a loucura (a minha loucura) e nós acabávamos mais brigando – pelo cansaço, pelo estresse, pela carência – do que aproveitando nosso dia a dia juntas. 

Então eu comecei a mudar nossa rotina aos poucos... e passei a respeitar suas necessidades e as minhas. 

E passamos a aproveitar melhor nosso momento juntas. 

Agora, quando chega da escola, ela brinca na pracinha enquanto eu faço alguma coisa em casa, ou comida ou simplesmente vejo TV para desanuviar a cabeça. Depois janta, banho, filme (pq percebi que os desenhos estavam agitando a noite dela)... E como não conseguimos mesmo, ser igual as pessoas normais que dormem as 21h, tenho respeitado isso. 

Quando vamos deitar (o que ainda acontece no quarto dela) aproveitamos nosso momento... 

Tudo isso para chegar ao post de hoje... huahuah 

Ontem ficamos quase 1 hora deitadas.. juntas, conversando, contando historia, fazendo planos, contando das amigas, dos detalhes da escola, da amiga que torceu o braço dela, da corrida que ela apostou, do lanche que ela preferia o biscoito de palitinho... 

Assim.. simples.. sem ninguém forçar, sem pular ou brincar, sem TV... 

Éramos só nos duas, no escuro, diminuindo o ritmo e aproveitando o nosso momento de mãe e filhas juntas.

Por fim, ela deitou no meu colo, ouviu meu coração disse para eu ouvir o dela, disse que o do papai batia bem devagarzinho, disse que queria dormir no colo (deitada em cima de mim), me deu um beijo estalado e outro de boa noite. 

Dormimos, nós duas, assim!!! E hoje a saudade não é menor, mas é mais tranquila do que era lá atrás.

13 fevereiro 2014

O retorno à escola.

Desde que decidimos tirar Laís da creche no meio do segundo semestre do ano passado, a expectativa sobre a nova escola, sobre a aceitação e adaptação de Laís e sobre como seria nossa rotina e logística era muito grande. 

Daí que as aulas começaram no dia 04/02... 
 Registro do primeiro dia!!!
Antes disso, a preparação foi grande. 

Um lista de material consideravelmente grande, indicando alguns produtos de maior qualidade (que a papelaria queria substituir por produtos de qualidade muito duvidosa, que gerou um certo rombo e desconforto. Mas que foi justificada pela escola e por alguns pais conhecidos, afirmando que não existia pedidos de materiais extras e contribuições para as 654 milhões de festas que a escola inventa. E como nossa experiência vinha de 2 ou 3 pedidos de contribuição por mês, estamos apostando que compense... 
3X4 para a escola (descabela na volta da Aula)
A mochila, lancheira e garrafinha, foram comprados no meu mais novo queridinho Aliexpress.com (tentação, gente!).. e chegaram em cima do laço. Mas foram aprovadíssimos para a nova fase escolar de Laís. 
Voltamos sempre andando para vir arrastando a dita cuja!!!

O uniforme comprei um dia antes das aulas começarem... o que foi bom, pq acabei comprando o modelo novo, de comemoração de 25 anos da escola e que apesar de a blusa ser branca, é bem mais bonitinho do que o antigo, que era mais seco e serio. 

O Sapato... #pausa Anote o fato de que sou uma pessoa surtada #despausa... Bem, o sapato eu ia usar, para o inicio do ano, o mesmo do ano passado. Ele foi comprado um numero maior, e apesar de ter sido bem usado, está e perfeito estado. Só que eu não contava que ( e devia contar, afinal EU sou a mãe da criança) era que o pé de Laís tivesse dado o salto de dois numero de um ano pro outro. Aí saí eu, a menos de duas horas do inicio da aula, atrás de um sapato escolar para a criança. Tanks Good achei um que coubesse no pé dela e no meu bolso desprevenido 

A Rotina... Laís estava numa rotina doida e de me enlouquecer. Indo dormir 1 da madrugada e acordando 1 da tarde. Comendo errado, sendo atendida em todas as vontades, fazendo o que queria do jeito que queria e na hora que queria. 

Daí umas duas semanas antes, fui colocando as coisas nos eixos... Acertando horários de dormir e de acordar, acertando horários de comer... e confiando que a rotina da escola encaixaria tudo no lugar. 

A logística é o que foi mais complicado, pq a escola é do lado da minha casa, mas longe da minha mãe. Transporte escolar nunca foi uma opção para meu marido e, mesmo que fosse, o que leva na escola não passa no bairro dela. A opção seria irmos buscar e levar na escola todos os dias (passado duas vezes por um pedágio nada amigo), o que se mostrou inviável depois de menos de uma semana. 

Começamos a pensar em alguém para cuidar de Laís em meio período. Mas, se está difícil achar alguém para faxinar uma vez por semana.. imagina alguém que fique todos os dias e tudo que isso envolve?! 

Por fim, meu pai ofereceu para ir levá-la na escola todos os dias (o melhor dos mundos, se não fosse o calor)... e assim vamos ficar. Revezando entre uma coisa e outra, até que as coisas se ajeitem. 

Finalmente as aulas começaram... e uma pequena mostra de como a pequena está regaindo foi nosso diálogo de ontem: 

- Ô mãe, eu estava enganada. Eu nem sinto mais falta da minha escola antiga, nem dos amigos antigos. Eu estou gostando muito da minha escola nova. Ela é muito bacana e tenho muitos amigos muito legal. Os amigos da escola antiga eu posso visitar depois. 

Nesse momento o coração da mãe fica muito feliz e satisfeito da decisão que tomou. 

Até o momento a escola é tudo que eu imaginava. A professora, por uma coincidência do destino , é esposa de uma amigo da época de faculdade e tem se mostrado o que eu esperava para Laís. A turma deve ter umas 15 crianças e tem uma professora auxiliar. 

A agenda fornecida pela escola, não tem dados da rotina, como uma agenda de creche, mas vem com comunicado TODOS OS DIAS. 

O lanche tem sido um problema. Não sei se pelo habito (ou falta dele) Laís quase não tem comido os biscoitos que mando ( e às vezes pede batas daquelas chips, que não gostto de mandar para a escola). O lanche volta intacto, mesmo sendo os mesmo biscoistos que ela devora em casa. O suco tenho variado entre o de caixinha, o mate gelado e os de uva... e sempre são bem recebidos. Aí tenho intercalado entre mandar frutas ou iogurte para complementar... uma hora chegamos lá. 

O mais importante é que Laís volta todos os dias imunda, sinal que curte muito o dia. Sempre cheirando a tinta ou massinha e com um sorrisão no rosto. Sempre contando em detalhes sobre seu dia e sobre as atividades. Sobre a área de brinquedos e sobre ainda não ter tido aula na piscina (que bom pq o maio e a tica são ozóis da cara). 
A blusa imunda!

O Horário de saída da escola é perfeito. Posso chegar em casa, trocar de roupa e ir caminhando. Ou mesmo se precisar ir no transporte do trabalho (que demora mais) posso ir buscá-la com folga. 

To feliz, sabe. Muito!!! Pode ser precipitado, visto que temos uma semana de aula e um ano inteiro pela frente. Mas estou muito confiante que fiz a melhor escolha para vida escolar de Laís. E se nada mudar, ela só saí de lá para cursar o Ensino Médio!!!

03 fevereiro 2014

A sereia do meu oceano – Festa de 4 anos!!!

O povo daqui é bem festeiro... não festeiro só de fazer a festa.. festeiro a ponto de cortar peixinho de 1cm para colar em forminhas.. então pensa se não ia comemorar bem comemorado o niver da minha pequenucha!!! 

Sendo assim, o tema desse ano estava decidido desde de antes do aniversario da Rapunzel... 

Mas... como nem tudo é do jeito que queremos... 

Tenho minha organização para fazer a festa de Laís... Janeiro, né, minha gente! Logo depois de Natal, aquelas continhas lindas de todo inicio de ano... então preciso fazer tudo organizada.. para não ficar capengando por meses a fora... 

Mas como eu tinha algumas inseguranças para o final do ano, não quis me comprometer a fazer e, teoricamente, ia ser só um bolinho!!! 

Mas quem tem uma mãe como a minha, não pode pensar na idéia de um bolinho nunca.. pq tudo vira festa!!! 

A idéia foi “orquestrada” por meses, mas a mão na massa mesmo, foi num espaço de duas semanas. Quem me conhece e sabe o quanto sou fissurada por detalhes, me chamou de louca e me deu esporro por não ter começado antes (de preferência, tudo pronto desde o chá de bebe)... 

Muitos detalhes para conseguir trazer o fundo do mar que minha pequena queria, para o simples espaço de festas do meu condomínio.. Mas conseguimos.. com êxito!!! 

Para decoração as cores azul (em dois tons), verde e rosa. Nada de Ariel (a não ser a animator’s, que Laís nem ligou!). Nada de bola (bexiga, balão). 

Teve muitas bolinhas de ar, feitas com bolas transparentes de arvore de natal. Teve águas vivas, feitas com lanterna chinesa e papel crepom. Fundo de ondas, feito com TNT. Toalha com ondas (a intenção era essa) feita com tecido. 

Nas lembrancinhas, minha mãe pirou... Como no ano passado não deixei ela comprar nada alem das tiaras de princesa, esse ano ela tomou as rédeas e comprou, antecipado, baú de tesouro – que foi com moedinhas de chocolate recheada de nutella e balinhas Finni, copo gigante e conchinhas - com colar e pulseira de perolas para as pequenas e colar de duas voltas para as mamys!! 
(vale lembrar que esse tanto de coisa só é possível pq minha lista e diminuta!!!) 

Teve ainda um bolo lindo (sempre arrasando) de sereia na praia. Teve Nominho da Laís em madeira, decorado com a cor da festa. Teve mini aquário para decorar as mesas (que deu a maior dor de cabeça, pq a idéia era que fosse com água, mas como as pessoas levariam, e quebramos a cabeça até montar e ver que ele ficava lindo só com os enfeites!!!) 

De guloseimas (outra coisa que não teve ano passado) minha mãe quis fazer as coisinhas que ela gosta, já que ela não é muito de doce. Tudo foi personalizado por mim... rá! 

Teve paçoca, amendoim, tic-tac, algodão doce, e halls soft.... diliça, diliça!!!!!!!! 

Na mesa de docinhos... tudo personalizado tbm... 

Bisnaga de brigadeiro, mais moedinhas (pros adultos), brigadeiro gourmet, brigadeiro de Avelã, damasco recheado e abacaxi com coco (que eu não gostei muito). Teve tbm copinho de mousse com limão e nutella e copinho de mousse de brigadeiro e mini cupcakes de ovomaltine. (a gente sabe que esse tanto aí é bem pros adultos!!) 

Sim, gente, minha mãe é um ser exagerado. Mas graças a Deus, nada foi feito em quantidades... e nada ficou rolando séculos na geladeira. Todo mundo aproveitou bem!!! 

Outra coisa que foi a sensação da festa, foram as suqueiras. Com água aromatizada de abacaxi com hortelã, suco de manga e suco de uva. Muitos litros de suco e água numa noite absurdamente quente!!!! 

A estrela da festa estava num dia ruim.. num dia sem paciência e sem muita animação.. o que me deixou triste e com vontade de não fazer mais. Masssss... todo mundo me convenceu que estava muito calor, muito do tipo de tirar o humor de um adulto esclarecido... que as vezes a criança só não está a fim.. e o dia calha de cair num dia especial!!! 

Ela disse que não queria mais festa... mas dois dias depois escolheu o novo tema!! (amo minha filha e seus temas alternativos. 

Sua roupicha. 

Confesso que não estava agradada das fantasias de sereia que estava vendo na net e pelas lojas... a calda sempre “segurando” as pernas, o top sempre desconfortável. Ou aqueles vestidinho que mais parecem uma camisola... Até que... achei uma linda, com um PAP... minha mãe (sempre ela) amou e colocou a mão na massa... 

O resultado foi uma fantasia leve, fresquinha e linda!!!! 

O melhor de tudo (mesmo que esse ano não tenha sido o bom humor da minha pequena) é ver o quanto Laís aproveita e o quanto tenho pessoas queridas do meu lado. 

Grandes provas de amizade e amor (gente que anda muitos km para passar miseras 24h com a gente), minhas amigas de chachaça tempos, sempre do meu lado... meu tio querido que vem de longe... quem vem até com criança dodói para estar junto com a gente!!! Esse é o melhor!!! 

E além de tudo.. o tanto que eu aprendo e me apaixono ainda mais pelas festas, pela pesquisa, pela preparação, pelas colagens, pela idéia... esse é meu mundo, não tenho mais duvida disso!!! 

E vamos para a próxima... ou as próximas!!!