Menu

30 setembro 2013

Então que já deu... Uma historia com começo meio e fim!!!

Esse até poderia ser o titulo de um post para falar da minha relação com o blog ultimamente... pq ta abandonadinho, o bichinho... as vizinhas, então... aff!!! Mas vamos que não dá para parar e o assunto aqui é velho conhecido: A creche-escola!!

Então... já falei aqui sobre os inúmeros problemas e questionamentos que tive com a escola de Laís. Na verdade, seguindo minha linha reclamona, acho que nunca falei de algum ponto realmente positivo que a escola trazia para a nossa vida.

Falei quando Laís entrou, sobre minhas duvidas e depois sobre toda a confusão que aconteceu com a venda da escola e depois “retomada” dos antigos donos e o problema que isso tudo causou (aqui).

Daí tbm falei sobre como as coisas andavam (aqui e aqui) e que o ritmo não estava muito melhor (aqui) do que no ano passado. Minha insatisfação perdurou.

Mas tinham pontos positivos? Sim. Laís se machucou pouquíssimas vezes, nunquinha reclamou de ter sido mal tratada ou deixada de lado, teve duas professoras muito dedicada (ano passado e esse ano – mas as duas sem ser durante todo ano letivo) e evoluiu muito no quesito convivência, desenvolvimento e conhecimentos básicos a idade dela – que talvez era o mínimo que eu podia esperar da escola.

Mas...

Cansei!!! A partir de hoje Laís passou a ficar com minha mãe...

E vamos aos motivos que é para eu não esquecer (se é que esqueceria) e para alguém que se enxergar nessa situação pular fora tbm!

- Alta, altíssima, rotatividade de funcionários. E o pior é que para a dona da escola todos eram o fim da picada... Mas tinham sidos contratados por ela, o que demonstra, no mínimo incapacidade de avaliação de profissionais. Além de terem como reclamação quase como um coro sobre salários e pagamentos.

- Aulas de balé que serviram para mascarar um aumento na mensalidade, já que as crianças tinham uma ou nenhuma aula por mês. E isso ficou demonstrado no tempo que demorou até que tivesse a primeira apresentação dessas aulas (elas eram durante o período da creche, então não sabíamos como era o andamento das aulas) e no tanto de vezes que Laís voltava com a roupa na mochila sem ter sido usada.

- Reuniões de turma que não era com as professoras ou cuidadora e sim com a dona da creche, que usava nosso tempo para falar de nomes nos objetos e sobre a mãe que reclamou disso ou daquilo, ao invés de nos dizer sobre o desenvolvimento e a rotina das crianças.

- Retorno. NUNCA TIVE!! (minto... para não dizer que nunca tive, no peirodo em que a creche estava sendo administrada pela irmã da dona ela me chamou para conversar sobre uma mudança no comportamento de Laís e o que estava sendo feito para que isso fosse contornado!!! Fiquei mega feliz.. e logo depois triste de novo... pq não tive retorno disso tbm, já que ela saiu da creche)

O que eu sabia do dia-a-dia de Laís era através dela mesma. Ou das perguntas que eu fazia a professora dela ou as meninas da creche. Mas era tudo sempre muito vago. A professora só estava lá pela manha e acaba quase nunca encontrando ela. As meninas da creche não tinham preparo para esse retorno que deve ser dado. Elas estavam lá para cuidar das crianças e ponto.. tipo ponto mesmo, não adianta pedir que pensem e dêem retorno aos pais..

Os donos da creche só diziam: - ‘Tudo bem!’, ‘Ela está bem!’,  ‘O dia foi otimo’....

Quando fui questionar sobre a reunião com a professora, onde ela poderia me falar sobre os dia-a-dia de Laís e seu desenvolvimento, a resposta que tive foi: “-Acho  antiético a professora falar das crianças na reunião e vc em uns minutinhos no final da reunião para perguntar o que quiser...

Carai... nesse dia eu me coçava (de verdade) para não voa no pescoço daquela uma...Aff!!!

Daí que cansei, né?!

Mas antes, consegui o tel da professora. Que moça bacana.. e que dó pensar em tudo que ela podia passar para Laís até o final do ano mas não conseguiria.

Nessa ligação descobri que ela estava acumulando 3 fases da educação infantil quase ao mesmo tempo. Que ela não podia ficar com a agenda para registrar o dia de Laís, afinal, em palavras dela, “ela quem sabia como era o desenvolvimento e o dia de Laís”... mas não podia pq isso tinha que ficar nas mãos da dona da escola, que tem letra bonita e não escreve mais que o cardápio diário.

Descobri com muita felicidade que Laís era das melhores alunas (ela disse a melhor, mas acho que foi para me ganhar! rs) que ela respondia muito bem a todos os estímulos, que ela reconhecia tudo que já tinha passado até aquele momento, que era a única de seu tamanho que ia até o quadro fazer as atividade da fase a frente da sua...

Mas descobri tbm que ela estava de saco cheio da rotina da creche e do tempo que passava fora de casa. Que ela sempre reclamava disso e que seu rendimento nas ultimas semanas tinha diminuído, pq ela estava com preguiça.

Então...  Não esperava que ensinassem Laís a ler e escrever, pq não precisa disso. As coisas acontecem no tempo certo. Mas acho que a coisa tem que ser feita da forma correta. Acho que passo muito tempo longe dela, então precisava saber do seu dia: como é para comer, como é para dividir o lanche, como é para assimilar o que lhe é dito, como é no trato com as outras pessoas??? Como é a aceitação do novo que lhe é apresentado, como é a aceitação do estimulo, para mais, para menos???

Acho que o maior erro deles foi tentar vender um peixe que eles não eram capazes de servir. Eles cumpriam bem (do mínimo que se pode esperar) a função de passar o dia com Laís. Mas esse dia era um completo escuro para mim... e tudo que não quero é viver no escuro em relação ao dia da minha filha.

O problema é que tenho que ser realista. Eu ainda trabalho 9 horas por dia e ainda passo o dia fora de casa e ainda preciso que Laís seja cuidada nesse período.

Daí que num dia desses de consulta médica, aproveitei que não trabalhei e fui conhecer uma escola que fica bem perto da minha casa. É reconhecida a muito tempo em toda a região, tem uma boa e grande estrutura, parece que tem um diálogo com os pais bem bacana, vai até o ultimo ano do fundamental... Meio que o que eu preciso e quero que seja.

Só que é só meio período. O que é o normal entre todas as escolas, né?! Mas devia ser normal tbm as pessoas (mulheres ou homens) trabalharem em meio período para acompanhar o desenvolvimento dos filhos... mas isso, isso já é outra historia!!!

Nesse momento Laís está de férias... e, ao contrário do que achamos a princípio, ela esta muito feliz e empolgada com a idéia de ficar na casa da vovó, de férias, esperando crescer mais um pouquinho para ir para escola grande!!!

Vou montar um “plano de ação” para fazer esses dias não pesarem tanto nem para ela na frente da TV, nem para minha mãe que não deixou de ter suas responsabilidades.


Agora é cruzar os dedos e esperar que dê tudo certo!!!!

18 setembro 2013

Fortaleza – Parte 2

Sumida e sem assunto, eu sei... Mas preciso/quero registrar nossas férias... Então senta que lá vem: 



Fortaleza em 6 atos!!!

Praia do Cumbuco

Fomos a praia do cumbuco por conta do pacote que fizemos.. e lá tivemos o conhecimento do roteiro turístico das praias de Fortaleza. Posso falar sem sobra de duvidas que começamos muito bem e se o vôo de volta fosse naquela noite, eu voltava feliz!

Ficamos num restaurante com ótima estrutura, comida razoável para esse tipo de lugar (o que se confirmou nos outros restaurantes de praia que fomos), piscina, armários com chave (que vimos ser muito importante nesse tipo de passeio, principalmente se vc não esta em grupo), vestiário...

Cumbuco é lindo, lindo, lindo!!! Dunas perfeitas, água morninha, e vistas incríveis.

Fizemos o passeio de Buggy, pago a parte da comanda do restaurante, com um casal de mais idade.. Passeio com Laís não pode ter muita emoção... Alem da vista incrível e do passeio super agradável os pontos altos foram a parada na duna alta que á para ver boa parte do litoral e tirar foto com o burrinho #pausa vão chover ofertas de lembrancinhas ótimas com fotos que vc vai se empolgar e gastar um grana e ela não vão servir para nada depois. Estávamos empolgados e caímos nessa.. rá!! #despausa...

O outro ponto alto é o esqui-bunda!!!! A animação vale muito os R$5,00 por pessoa e R$10,00 para criança ir com um guia. O bom de lá, é que pagamos uma única vez e fomos varias. Mas para isso era preciso subir uma bela e alta duna. Fechamos o passeio de esqui-bunda no laguinho de água doce DELICIOSO!!!!!

O bom de cumbuco foi que, apesar de termos chegado tarde – já que fizemos o city tour antes, a praia é bem perto da capital.. então não passamos tanto tempo no ônibus.
   Praia de Canoa Quebrada.

Nesse dia fizemos duas ao mesmo tempo, o que foi bom e ruim ao mesmo tempo. Bom pq aproveitamos mais lugares sem pagar tanto mais, mas tivemos que fechar o passeio bem no meio, quando estava mega divertido.

Mais uma vez ficamos num bom restaurante de apoio. Foi lá que paguei o micão da calcinha em publico.

Mais uma vez tbm tinha o passeio de buggy pago a parte e dessa vez fomos com um casal novinho num “carro” tunado. Deus sabe o quanto eu odeio som alto no carro... e aprimeira coisa que o muleque faz quando entra no carro é ligar a P. do som alto. Laís num mal humor do cão pela hora que tinha acordado, por não poder descansar, por não estar afim de passeio... ainda tive que agüentar o ‘fidiumaegua’ tocando um batidão...

Grazadeus durou pouco, ele logo abaixou e logo começaram as lindas paisagens de Canoa Quebrada que já foi cenário de um monte de novela. O lugar é realmente lindo.. lindo... mas pela minha expectativa que estava enorme.. eu decepcionei um pouco. Nunca é bom criar expectativas de mais.. rsrsrs

Lá tbm tem esqui-bunda, mas ao contrario de cumbuco, paga-se por cada ida.. mas paga-se tbm, pelo carrinho que nos trás de volta ao topo da Duna.. Marido desceu de tirolesa.. e eu e Laís descemos juntas no esquibunda mais aterrorizante do mundo. Vale pelo passeio, mas né fácil não! Rsrs

Na volta do passeio, o melhor foi aproveitar o mar mesmo.. que estava numa temperatura ótima, super agradável e super leve. Tanto que perdemos a hora do busão que nos levaria ao outro passeio..

O que foi mais um coisa ruim.. “perdemos” muito tempo no passeio e no almoço.. quando fomos aproveitar a praia mesmo, já estava no final!!!

*Criança de mega mau humor

Morro branco

Esse passeio foi muito mais pros olhos do que pro corpo.. lugar mais lindo que já.. daqueles desenhados por Deus com muito cuidado e carinho, sabe?! Tiramos zilhoes de fotos incríveis (mesmo sem muito profissional) passeando pelas trilhas das dunas de 9 (ou 11, não lembro) cores!!!

O lugar é daqueles de vc ficar parado, olhando e não pensando em mais nada... olhando cada detalhe da beleza da vida. Um passeio mega rápido, mas que nos encantou e não cansou nada, apesar do tempo de caminhada em sol forte.

(Canoa Quebrada e Morro Branco ficam a uns 200kms da capital.. então passamos boa parte do dia indo e vindo no ônibus da companhia de viagens)

 Lagoinha

Antes, quando eu estava muito estressada eu dizia: Cansei! Vou viver de pesca e artesanato em Fernando de Noronha.
Agora eu digo: Cansei! Vou pra lagoinha!!!!!!

Acho que a uns 100km da capital... um lugar que mistura sertão e litoral. Lugar de pessoa muitooo simples e beleza incrível. Uma paz... olha para um lado, para o outro e não ver nada a não ser praia, duna, mar e mais praia.

Seguiu mais ou menos o mesmo esquema de Cumbuco e Canoa. Mas dessa vez não fizemos o passeio padrão... queríamos mesmo relaxar. Sentar.. olhar o mar.. a brisa passando... Mas daí marido viu quadrículos... e o preço era quase o mesmo do passeio padrão com o grupo.. A diferença é qu nós fazíamos o nosso tempo a nossa necessidade... e foi ótimo.

Seguimos até uma lagoinha próxima e nos esbaldamos em águas limpinhas, tranqüilas, sem mais ninguém... foi perfeito!!!! Fechamos com chave de ouro noss passeios pelas praias de Fortaleza.

Na volta foi água de coco (que é muito barato por lá), picolé (que derretia em segundos por causa do vento), espreguiçadeira e mar!!!! Delicia.

Foi, sem duvida a praia que Laís mais curtiu. Estava descansada, estava bem humorada.. achou um amiguinho.. e um fiozinho de água doce no meio da areia que ajudava que ela não fosse para o mar, já que ela morre de medo de onda!

Quando fomos embora deu uma saudade boa.. uma sensação de deixar tudo de ruim para trás...


* Criança a cara da riqueza!!!!

Beach Park

Ponto obrigatório para quem vai a fortaleza. Caro, muito caro!!! Conseguimos um desconto meio que sem querer e não tinha muito jeito.. Laís só falava disso.

Para ela,.. foi perfeito!!! Brincou muito, nadou muito... correu.. se jogou!!! Fez valer a pena para ela. Tiramos muitas fotos e ela estava radiante.

Marido e eu... bem. Não aproveitamos as coisas mais legais de um parque aquático, pq queríamos dar atenção a Laís.. as poucas vezes que fomos, nos dividimos.. e essa não era a idéia..

Tudo é muito caro lá dentro, mas aproveitei que estava com ‘quiança’ e levei umas coisinhas na mochila (o que é proibido), mas acabamos nem comendo. Fizemos um lanche muito bem servido, os três e passamos muito bem o dia com isso.

A praia de lá tbm é das mais lindas.. e fica muito perto da capital.. mas os preços dos quiosques não são iguais aos das outras praias tão bonitas quanto.

Assim... vale muito a pena pelo que o parque representa no “pacote”, mas não deixa a desejar ao parque aquático do Rio, por exemplo. E Laís amou... o que já fez o lugar ganhar uns bons pontos!!!!


Encontro com a blogueira querida.

Daí que uma blogueira querida tem a sorte de morar perto disso tudo aí. E eu, lógico, enchi o saco da pessoa pedindo mil dicas e conselhos. Apesar de sempre esquecer de mim e sempre demorar (rá) ela sempre me respondia com tannnnnnnto detalhe, que rendeu até um convite para um post vip aqui no blog.. rsrsrs

No sábado a noite, encontramos (encontramos não, pq eles foram nos buscar no hotel!! Chique, né?!) a querida Ivna e sua família.

Gente... muito louco essa historia de vc ser intima da pessoa e nunca ter visto. A afinidade sempre é automática.. pq se vcs compartilham tantos assuntos no dia-a-dia não é possível que não se deem bem!!!

O pequeno Enry ficou bem tímido no começo, mas foi se soltando (até pq Laís não o deixava em paz, já que ela estava de saco cheio de ficar só comigo e com o pai). E Eros foi só assunto com Ed... muito legal!!!

Fomos no Dragões do Mar... Um centro Cultural muito recomendado, mas que naquela noite não tinha nenhuma programação para a gente.. rsrs e de lá fomos para um restaurante otimo que só que é do lugar que conhece, sabe!!! E que ainda tinha um play incrível para as crianças e mais um cervejinha bemmmm gelada. Amei!!!!

O papo correu solto até tarde!!!

O pior (melhor no caso) é que gostamos tanto... que abusamos deles no dia seguinte.

Primeiro me levaram numa farmácia de atendimento (pq a louca fez um corte enorme no alto da cabeça e não quis ir pra um hospital) depois fomos para a feirinha, depois para um restaurante de bairro.. Fizemos um tour de verdade por Fortaleza.. com gente que conhece e que fala a mesma língua que a gente.

Foi incrível e agradeço muito a oportunidade conhecer essa família tão incrível e rica de cultura e que passa tanto amor pro pequeno, que teve tanto carinho por nós!!!


Foi mais ou menos assim nossa programação das férias...

Volto para fazer a conclusão dessa viagem incrível com minha família!!! (e logo volto visitar a vizinhança, tbm viu?! Não me abandonem!!!)

13 setembro 2013

A tensão e a "volta" do amigo

Quando vc terminar de ler esse post vc vai pensar... "essa muié é doida de pedra" (talvez até antes do fim... Mas, enfim... Já ouviram: "ria da minha cara, ates que eu ria da sua..." ?? Xô contar... 

Eita semaninha sofrida essa. Na segunda, contei aqui nosso sofrimento por conta do nosso querido Ali, da mulher lá da empresa dos eventos que me tratou mal e da agonia da minha pequena pela falta do seu companheiro, né?! 

Pois é, marido tbm ligou para lá e, ao contrário de mim, foi super bem tratado. pediram para esperar até quarta e até pegaram o tel dele para entrar em contato caso encontrassem algo antes. (só para registrar, quem atendeu foi "A" secretária... essas mulherzinhas... aff!!!) 

Daí achamos melhor esperar até quarta e ver no que ia dar. Vai que por um milagre do céu acharam o bichinho e pensaram que a criança ia estar chorando e sofrendo pelo pelúcia perdido. 

Quando fui buscar Laís na escola, a tia disse que ela não tinha comido bem e que chorou para dormir. Que dó!!! Ela já veio pro meu colo perguntando se o Ali estava em casa, se tinhamos o encontrado, se alguem tinha ido entregar lá. 

Ela cismou que uma criança tinha acho e ia mandar pelo entregador por correio, para ela.. pensa como a mãe fica nessa hora? Chora, né?! 

Como tinam pedido até quarta para dar uma resposta, eu disse a ela que o entregador só deveria vir depois de quarta, depois do dia do Balé.... e até chegar a quarta... 

Laís chorou, não comeu, ficou com sono agitado, dizia que estava muito triste e com saudade, pedia a todo mundo (todo mundo mesmo) que encontrava que ela tinha perdido o amigo de pelúcia dela, lá naquele passeio dos livros... pedindo para as pessoas ajudarem a procurar.. e mandar o entregador vir logo. 

Muita gente ficou “comovido” com a nossa perda e pediu fotos para tentar encontrar algum leão igual ou parecido. As amigas DDD (SSA e SP) iam ver por lá... os amigos zona sul tbm, os zona norte... todo mundo ficou meio que apreensivo com a gente. Fora que viramos monotemáticos esses dias, o que foi bemmm chato!! Rá! 

Chegou a quarta e não teve aula de balé... mas tbm não teve uma boa resposta lá da organizadora! Meio óbvio, né?! Pq quem vai achar um leão de pelúcia, no chão, sem identificação, sem possibilidade de ter dois pais doidos, chorando junto com a pequena atras daquele leão.. daí a pessoa acha e entregar nos achados e perdidos para tentar localizar (?) os donos. 

Pensei de tudo, juro!!! Pensei do nosso (pq ele já tinha virado da família a essa altura) pequeno leão na casa de outra pessoa, com outra criança... que pode vir a gostar dele, mas não vai amar tanto quanto a gente #aloca. Pensei pior. dele jogado na rua.. com os carros passando por cima até ele se desfazer e ir para o lixo #aloca2 

Juro que engolia a choro cada vez que Laís vinha perguntar ou pedia para alguém para ajudá-la a procurar e amigo dela. 

Sou tão surtada, eu sei, que pensei em ir num psicólogo para me ajudar a dar a melhor solução para essa situação. Dizer a melhor forma de conversar com Laís.. sei lá... estava mesmo me achando louca. 

Daí ontem, com as esperanças meio perdidas... minha mãe foi no centro do rio, onde tem muitas lojas só de bichos de pelúcia.. e acabou comprando uma que ela disse que era "parecido" (nada parecido - cores invertidas, o dobro do tamanho) e já tinha colocado na caixa do correio... 

A Si, fez uma cartinha linda para entregarmos (e lermos para ela, como se fosse o Ali mandando o irmão dele para ela não sentir saudade).. 

Mas eu já tinha me programado de sair e dar uma procurada.. resolvi ir mesmo assim. Precisava fazer a minha parte. Tentado o que eu podia, né?! 

Fomos em dois ahoppings (só fomos em dois, pq eles são bem perto, quase caminho um do outro) em um, um pouco maior... rodamos tudo.. Na americanas tinha umas 6 prateleiras de pelúcias + uma cestão cheia e nada. Nas lojas de brinquedo, nada. Lais brincou, andamos e fomos pro outro.. meio que no caminho de ir embora. 

E...

... 

... 

Achei!!!! 

Na Americanas de lá, que só tinha duas prateleiras meio vazias e nenhum cestão.. todos os pelúcias estavam embalados ebem no meio, tinha um leão com aquela cara simpática do ali!!!! 

Chorei, viu!!! Pode rir, mas eu chorei!!! 

Foi o dobro do preço, mas considerando que tinha sido 10,00 na primeira vez, 20,00 não é nada para a tranquilidade da minha pequena. 

Quando chegamos na minha mãe, dei dinheiro para ela comprar um picolé – paixão total dela, e corri para embalar o Ali na caixa do correio. A idéia era dizer que o entregador não sabia o endereço dela... e tinha deixado ali. 

Na terça.. ela desenhou e escreveu uma carta para o Ali, do jeito dela.. o mais lindo!!! Daí minha mãe colocou a carta junto, como se ele tivesse trago... e colocou o Leão maior junto. Já que já tinha comprado.... rsrs 

Gente.. a quiança pirou o cabeção... Ficou em choque!!! Olhou meio desconfiada pro Ali retornado. Mas limpinho, com pelo lisinho e a Juba penteada. 

Ela pulava, dançava, gritava.. e sorria.. o que mais fazia era sorrir... ela não falava, “só ria”... linda!!! E os bobos tudo atrás... rindo junto com ela... 

Abraçou os dois, deu nome pro ‘irmão mais velho’, deu comida, suco, colocou para dormir, colocou cobertinha... Ainda ajudou no banho, que esta critico lá em casa. Já que o Ali estava limpinho do banho, ela podia tbm!!! 

Enquanto estava secando, ela disse: 
- Mãe, eu achei que aquele Ali não era o meu... mas era e eu estava com muita saudade. To tão feliz!!!!! 

Diz ae??? Motivos para ficar surtada atrás deles eram o que não faltavam!!!! 

Me perguntaram sobre falar a verdade.. ensinar sobre perda e responsabilidade... Se esse não seria um bom momento... talvez!!! Mas a vida já é tão dura, né?! Nós já passamos por tantas dificuldades no nosso dia-a-dia.. crescer já é tão difícil por si só... não achei que EU precisava fazer isso nesse momento. 

O que eu preciso é cuidar dela.. cuidar para que ela esteja bem cuidada mesmo quando estiver longe de mim.. cuidar para que ela crie princípios e seja educada. Cuidar que ela esteja feliz!!! 

E hoje ela está.. então eu tbm!!!!

09 setembro 2013

Uma perda irreparável...

Meu coração esta em pedaços... Culpa, raiva, frustração, agonia...E talvez nem devesse, afinal a perda não foi tão grande em espécie, nem foi uma perda pessoal...

Ontem... 

O Word está aberto aqui a algumas horas e eu não consigo escrever.. pq esta difícil até de falar, tamanha minha culpa...

Então... Já falei do Ali, leão de pelúcia da Laís aqui algumas vezes... tbm já postei mil fotos qem que ele aparece. O danado já foi problema na escola, mas tbm ajudou a Laís superar o desmame sem muito problema. Era (infelizmente, no passado) o companheiro de todos os dias e, principalmente de todas as noites.

Mesmo com a proibição de levá-lo diariamente para a escola... ele ia e voltava no carro.. estava junto com a gente na hora do reencontro com Laís. Na nossa louca rotina de sono era a primeira coisa que Laís pedia (a segunda é mamadeira e a terceira para colocar a mão no meu peito)... e acompanhava ela por toda a noite, ali do ladinho!!!

Juro que só de escrever me dá vontade de chorar...

Ontem fomos na Fazendinha, em vargem Grande.. O Estação Natureza.. espaço natureza.. sei lá como chama.. (outra hora falo mais sobre isso) e o Ali foi junto... ele quase sempre ia nos passeios  junto com os pôneis... Mas como teria muita coisa fazer, ver, e brincar, Laís mesmo deixou ele no carro!!!

De lá fomos para a Bienal do Livro.. era o ultimo dia e eu queria muito ir. Como as duas coisas são muito longe da minha casa e as duas seriam nossa ultima oportunidade de aproveitar, desencaixotamos o carrinho de Laís que facilitaria nossa “jornada”.

Chegamos na Bienal com Laís dormindo e na hora de passar para o carrinho o Ali foi junto. Não teria problema... no carrinho da para entulhar tudo... e assim seguimos as mais de duas horas que permanecemos lá.

Na volta para casa, pegamos o caminho mais longo... somos meio doidos, mas gostamos desses momentos... Daí quando estávamos passando na orla, Laís começou a reclamar da cadeirinha... e pediu o pequeno. Kd? Em lugar nenhum “a mão” naquele momento.

Começamos a ficar apreensivos com a possibilidade de ter perdido ele... e procuramos mais um pouco quando o carro parava nos sinais.. Paramos para lanchar e futucamos mais atras do bicho e nada... Eu confesso que estava tranqüila... nosso carro é sempre uma confusão de coisas.. ele estaria lá debaixo de alguma coisa.

Mas não estava.

Provavelmente se perdeu no finalzinho da Bienal, quando já estávamos bem cansados... quando Laís estava empolgada com um livro de Dinossauro que tinha ganho, quando paramos na pipoca ou para pagar o estacionamento... ou até no caminho até o carro. Tinha muita gente... um mundo, e não prestamos atenção nisso na hora que entramos no carro.

Resolvemos conversar com ela antes que ela desse falta. Seria muito pior ela saber que não teria seu bichinho, no momento da carência.

Eu chorei, maridou ficou com um cisco no olho e ela fez beicinho. Triste, magoada, sem chão. Perguntando pq ninguém entregou para ela? Como ela iria fazer sem ele, que ela amava tanto? Que dó, gente!!! Total!!!!
Engraçado que nós perdemos pessoas queridas já, mas Laís não teve dimensão disso. Não tomou conhecimento da perda. E foi assim que eu a senti ontem... como se tivesse perdido um amigo.

Na esperança de tentar comprar outro igual, falamos que vamos tentar.. que vamos fazer de tudo para encontrar o Ali... e ela ficou animada, pq “uma criança teria achado o Ali... e dado a uma entregador para vir trazer para ela. E ela estaria esperando”... Mas não sei se vai ser assim.

Liguei no Rio Centro, liguei na organizadora da Bienal... queria saber de algum achados e perdidos... alguma possibilidade. Mas fui tratada com rispidez até.. Ninguém entendeu a minha “dor”.

Pode ser exagero? Talvez... mas estamos terrivelmente tristes com a possibilidade de chegar em casa e explicar para Laís que o ali não vai mais voltar. Ele fazia parte da nossa família.. Se não estava com a gente, estava em casa, tomando conta de tudo (desculpa usada quando esquecíamos ele).

Talvez isso dê a dimensão de perda para Laís? Talvez.. Mas aos 3 anos, dessa forma abrupta (sei que toda perda é abrupta, mas deixa eu sofrer?! rs)?? To triste, gente.. me consola?!

Laís podia ter se apegado a um personagem... ela tem tantos.. Dora, Nessa, Mickey.. seria mole comprar e dizer que demos um banhinho e ele estava lá.. limpo que nem novo... poderia ser que o amor continuasse.

Mas...

O Ali não tem marca, foi comprado de uma daqueles cestões das lojas Americanas a R$ 9,90 a mais de uma ano e meio... e lá na zona sul. Pensa aí qual é a chance de acharmos um igualzinho para ela????


Digo que nada é impossível pq não quero me conformar com a idéia de ensinar sobre perda tão cedo assim. Pq acredito que pouquíssimas coisas são impossíveis.. e pq to triste.