Menu

28 março 2013

Objeto de transição, mais uma fase linda!

Em tempo... 

O sol começa a brilhar (pelo menos na vida, pq no rio ainda chove!)!!!! Estamos, todos, medicados e apesar de estarmos tossindo ainda, o pior já passou.
Minha ajudante voltou e o mês... esta no fim!!! Abril está as portas e Maio, meu tão querido e esperado Maio, mês de férias, está cada vez mais próximo!!!!

Mas vamos ao post...

Um tempo atrás, quando Laís ainda estava ‘garrada’ no peitinho e eu queria colocá-la no Peitinhos Anônimos, eu falei sobre o objeto de transição... que llaís nunca teve e que eu achava que ela usava minha outra mama (a que não estava mamando no momento) como objeto de transição. Usava o peito para se acalmar e se sentir segura.

Daí que o tempo passa.... rsrsrs

E num belo dia, minha mãe decidiu comprar um Leão de pelúcia, para completar o valor de uma compra e parcelar em mil vezes no cartão. Rá!!!! Daí que ele se juntou com os mais de milhão que ela tem e que cada dia um era a preferência da vez....

E assim ficou por algumas semanas...

Aí num dia ela cismou com o bicho... e ele passou a ser o pelúcia... o pelúcia para dormir, o pelúcia para levar para escola, o pelúcia que não estava na casa da vó ou que tinha sido esquecido por lá – e as duas opções geravam um choro magoado.

O pelúcia já caiu no vaso sanitário da creche, já foi para a maquina, uma meia dúzia de vezes... Já dormiu no chão, no carro, na cama da mão, da vó e no sofá!

E eu não sabia a importância do pelúcia... Até que a tia da escola reclamou que ela não queria compartilhar o leão e sugeriu que ele ficasse em casa no dia seguinte.

PRA QUE FUI DAR OUVIDOS A ELA???

Não levei o pelúcia... (normalmente, eu que levo pq ela vai dormindo) e quando estramos no carro que ela se deu conta começou a chorar... dormindo mesmo, a lagrima descia. E ela chorava.. e chorava.. e soluçava. E não tinha argumento que a convencesse...

Perdi um tempo na escola tentando acalmá-la...  mas foi em vão.. deixei ela soluçando.

Quando fui buscar, contei que o leão tinha ficado com o Sapo (um pelúcia quase do tamanho dela) e que eles tinham aproveitado nossa saída e feito uma bagunça na nossa casa – Toy Story fellings e um culpado para a bagunça!! Rá!!!

Ela chegou de mão na cintura, brigando com ele para arrumar aquela confusão e que era para ele não deixar ela sozinha de novo... cheguei suspirar!!!!

Agora pelúcia vai para escola sim.. (e a tia que de um jeito por lá) Percebi que ela se sente mais segura quando leva um de seus preferidos para a escola... pode ser só achismo meu, mas não vou correr o risco. O Leão dorme junto e depois segue junto com ela para a creche. E mesmo dormindo ela vai agarrada com o pequeno leão.

Acho que esse é o primeiro objeto que identifico como sendo importante para ela... Já teve a fase da Dora, a fase do unicórnios (que não passou ainda), do pluto, da Dora grande... Mas o leão é o primeiro que dá segurança a ela... acho que trás  o conforto de casa.

Além disso, ele nos ajudou muito no processo de desmame... pq ela não precisava mais, só do meu colo e meu peito, para conseguir dormir.

E assim segue mais uma linda fase da minha pequena.

*

P.s: Eu estou uma furona de mão cheia... o outro blog esta lá... paradinho ainda.. pq não consegui terminar meus objetivos.. !!! Vou aproveitar o final de semana para colocar a vida em ordem.

Segunda feira tem novidade e sorteio delicinha aqui no blog!!!

Se eu não aparecer mais por aqui ou por aí... Boa páscoa!!! Muita paz a todos.

22 março 2013

Nuvem cinza, novo projeto e bodas de cerâmica!!!

Ta f*** por aqui!! (acabei de dizer isso em alto e bom som)

Eu resfriada, com crise alérgica e tosse. Laís resfriada, com crise alérgica e tosse. Marido resfriado, com sinusite infeccionada e tosse... Ta bom para vc ou quer mais???
Se quer mais.. minha ajudante semanal esta com a mãe dodoi e não vai a duas semanas... (casa = caos)
Mais um pouco.. faltam quase 10 dias pro mês acabar ainda?? Essa conta está certa??? ou os meses tem tido mais dias que deveria???

To chata e não quero tornar isso aqui um muro de lamentações... mas PQP.. se for seguindo... vou chorar mil pitangas aqui!!!!!!
*
Justamente por isso... incentivada pela querida Ivna, comecei um novo projeto. Na verdade ainda não comecei, pq ainda estou escrevendo... mas quero colocar em pratica a partir de Segunda feira.
O projeto 101 coisas em 1001 dias... Acho ele ótimo para agente colocar em pratica coisas do dia a dia, coisas bobas e coisas importantes que sempre vamos deixando para depois...

Como eu ja sou enrolada e gosto de enrolar ainda mais... resolvi registrar o projeto num blog novo. Como nome simples e atualização de acordo com meu progresso. O Projeto 101 em 1001, ainda está em construção... e eu chamei algumas pessoas para fazerem as suas metas.. e compartilharem comigo lá no blog.. não sei se vai rolar.. mas o meu deve estar por lá na segunda... e espero com ele conseguir fazer muita coisa que fica pendente no ar.
*
Hoje faço bodas de cerâmica (e como registrei no blog ano passado, quis fazer de novo)!!!! :)
E as comemorações vão ficar por conta dos remédios tomados na hora certa e da louça e roupa para por para lavar!!! srsrsrs
Mas eu não gosto de deixar passar em branco.. e a algumas semanas, eu encomendei uma arte linda de uma conhecida que é muito talentosa (na verdade nem a conheço, conheço a tia dela.. mas dá no mesmo) e recebi, sem que marido percebesse.. e deixei na sua mesa de trabalho (vantagens de se trabalhar próximo)!!!

Fica aí nossa versão de Família Incrível... 
Amei muita coisa!!!!
Tantoooooo que aguardem uma surpresinha aqui no blog!!!

20 março 2013

Dia do blog,mas não de dia blog!!!

Oi gente querida e amiga.. vim muito rápido só para dar o parabéns as vizinhas de rede pelo dia do Blog!! Parabéns a todas as blogueiras (e blogueiros) queridas que compartilham desse vicio... desse canal de comunicação que nos faz tão bem, que nos faz aprender, que ouve nosso desabafos e não derrete diante de tantas babas pelas crias!!!!

Quase 3 anos de blog... muita coisa boa registrada por aqui, muita coisa boa compartilhada... por isso esperem um sorteio bacana para os próximos dias!!!

É isso.. vim só deixar esse recadinho!!! rsrs

Estamos em casa desde ontem... com tosse, dor no peito e no ouvido!! Pegou a família toda e hoje vamos todos para o médico de novo!! espero amanha estar melhor, de volta ao batente (chefe vai querer minha cabeça na bandeja) e com a pequena feliz, contente e sem tosse!!!

15 março 2013

Amamentação prolongada e Desmame prolongado

ou Sim, eu consigo esperar pelo desmame natural! 

ou ainda, Minhas peitcholas são minhas de novo!!! 

Hehehe Esse post poderia ter vários nomes diferentes... mas acho que nenhum deles ia consegue ser objetivo o suficiente para dar título a nossa história. 

Minha relação com a amamentação pode ser vista durante toda a existência do blog... até o meu surto, no ano passado, eu falava sobre isso, pelo menos uma vez por mês rsrsrs!!! Fixação monotemática podem ser as palavras para nomear... ou simplesmente viver intensamente essa experiência, explica o quanto ela fez parte da minha vida aqui e no mundo real! rs 

Desde minha decisão de deixar as coisas seguirem seu rumo, eu meio que relaxei. 

Confesso que não muito. Confesso que tinha dias que eu tinha vontade de fugir, que tinha dias que eu não tinha um pingo de paciência mais... Mas respeitei o momento da Laís e o final do nosso ciclo. 

38 meses de amamentação!!!! Posso dizer que conclui minha função de alimentar e carinhar com louvor e premio de bonificação. Foi fácil? Não! Foi difícil? Não!!! Sempre senti que era uma coisa natural da nossa vida e, fora as muitas de crises que tive por conta disso, posso dizer que passamos por ela da melhor forma possível; com muito amor. 

Comecei a pensar no desmame assim que Laís fez dois anos e fui sempre repensando ao longo do tempo, quando via que nenhum de nós duas estava pronta para isso. Tivemos algumas tentativas de desmame "forçado", de diminuição do fluxo e quantidades, de convencimento que ela já não precisava mais daquilo. Nada deu muito certo. 

Até que no final do ano passado voltei a tomar o anticoncepcional que tomava antes da gravidez, para controlar os policistos, as espinhas e a TPM (para isso nem te ajudado tanto, pq meu humor está uó). Depois disso minha produção caiu drasticamente. A mama que produzia muito pouco, secou.. e a outra que jorrava, passou a ser um conta gotas. 

Às vezes durante as mamadas, Laís parava e pedia água ou a mamadeira. Às vezes ela se irritava muito pq estava saindo pouco... E isso tbm foi um processo de aprendizagem para nós duas. A coisa diminuiu muito. E depois voltou com muita intensidade. Não a produção, pq essa ia de pouco ao quase nada. Mas a vontade dela ficar lá, grudada, aninhada, puxando e sugando o que podia e não podia... isso foi um estresse.  

Tinha dias que "mamava" tanto quanto um recém nascido, mas na frente dos outros tinha vergonha e dizia que era coisa de bebe e que ela era moça "grande". Mas logo que sentia a necessidade, se escondia e se aninhava no meu colo, já puxando minha blusa. 

Uma amiga brincou com ela sobre isso... daí ela fez aquele sinalzinho de silêncio, colocando o dedinho na frente dos lábios, como quem diz: Segredo ou Quetinha!!!! Delicada, minha pequena!!! Rá! 

Tive muitos dias de estresse. Mas tbm tive dias de sentir que deveria respeitar a necessidade dela. Nos dias de mais estresse, sempre era pq eu sentia o bico do peito como se tivesse um chupão.. sabe como?? Quando vai puxando o sangue e vai dando aquela sensação de corte. Terrível. Nesses dias nós sempre brigávamos. Ela sempre chorava muito, eu me estressava mais, nos brigávamos mais... e depois fazíamos as pazes com ela mamando e dormindo em poucos minutos. 

Na semana em tudo acabou, estávamos mais ou menos assim. Laís me exigindo muito. Querendo muito mamar. Irritada pela falta do liquido, que já quase não saia. E eu cansada, com dor... Aí a noite.. para dormir.. depois de muito brigarmos.. a gente se aninhava e ela dormia! 

No dia 5 (quase duas semanas, já?!), foi mais ou menos assim. Depois de 1 hora me chupeitando. E brigando.. e brincando, dançando... tudo isso agarrada no meu peito.. ela me mordeu. Eu tirei ela e disse que ela não mamava mais aquele dia, que tinha me machucado e que eu estava com dor. Eu não estava mentindo. 

Ela chorou, gritou, esperneou, me bateu.. soluçou... puxava minha roupa. Juro que se marido não tivesse pego ela ou eu ia perder a cabeça ou ia ceder. Mas ele pegou (todos gritam aleluia!!!) e a disse que ela dormiria com ele. 

Foram quase duas horas de intenso choro, e grito, e briga, e manha, e, e, e.... Ele foi firme... Só que ela tbm. Ela não dava o braço a torcer e não se rendia ao sono que estava sentindo. No meio da “briga” tentei distraí-la com o celular.. ficamos tirando foto e quase conversando – postei até no face, na hora. Ela com a cara inchada de chorar! Mas a trégua durou muito pouco. 

Logo outra rodada... Ficou no quarto dela com o pai e lá, quase dormiu. Veio chorando e deitou do meu lado, convencida que ao podia mamar. Contei história, cantei... e logo ela dormiu. Abraçada em mim. 

Uma meia hora depois acordou chorando. Acho que pela agitação de toda aquela pirraça. Como ela não acordou, marido já estava no 10º sono e eu não aguentaria mais uma rodada daquela, dei o mama. 

Já não lembro o pq, mas no dia seguinte ela não iria para a creche e foi para minha mãe. No caminho se aninhou em mim, puxou minha blusa... e aquele foi o nos ultimo momento de amamentação. (mais eu não sabia) 

Na noite seguinte, marido queria seguir com a idéia de tirarmos o peito. Íamos “forçar” a tirada do peito. Eu não estava segura daquilo. Primeiro pq marido não dorme, ele desmaia.., e outra guerra daquela ia derrubar ele. Segundo pq eu não estava segura. 

Fizemos o “ritual” um pouco mais cedo do que vínhamos fazendo e fomos para cama. Li um livro, contei uma história (pq para ela a história inventada é mais atrativa do que as do livro) e ofereci cantar uma musica. Ela perguntou se o peitinho estava doendo, eu disse que sim – não menti, passou a doer sempre que ela mamava. Ela me abraçou, abraçou o travesseiro virou para o lado e dormiu. 

Simples assim. 

Isso NUNCA tinha acontecido em 38 meses. 

Nas noites seguintes, repetimos o mesmo processo. E todos os dias não tivemos grandes dificuldades. 

Uma coisa importante: Nessa semana, ela estava começando um resfriado e mesmo assim... foi. 

Nessa semana o sono ficou um pouco mais agitado por conta da tosse que esta forte ainda. Teve dias de demorar mais de 30 minutos até que ela cedesse e dormisse. Teve um dia que eu cheguei me assustar, tamanha luta que ela travou contra o sono. Mas no fim foi vencida. 

Até que das noites atrás, ela pediu para colocar a mão no peitinho #pausa desde mais ou menos 1 ano e meio, Laís mamava um peito e segurava no outro. Sempre, sempre, sempre. Se eu tirasse, era uma luta.. era quase tão importante quanto mamar. Às vezes ela só colocava a mão.. noutras ela ficava puxando, PUXANDO o bico :) #despausa 

Então... Daí eu fiquei com medo de ser uma ‘recaída’. Mas ao foi. Ela dormiu em 5 minutos muito mais calma que na noite anterior. Ontem fizemos o mesmo. E ela tbm dormiu muito rápido. 

Conclusões: 
- Duvido que ainda tenha alguém lendo. Rá 
-Vivemos da forma mais intensa o maior sentimento da maternidade e sou muito feliz e realizada por isso. 
- Não acredito que TIREI o peito de Laís. Estávamos num processo longo de desmame e eu dei um start que ela estava precisando. 
- Fora a primeira noite, não foi dolorido para nenhuma de nós duas. E se tivesse sido, eu voltava atrás sem dor na consciência. 
- Laís sabe que o peito não esta machucado... às vezes ela ri e pede para dar um cheirinho ou beijinho e, dependendo do meu humor, eu deixo – tenho deixado pouco pq to numa TPM duzinferno! rs 
- Acredito que essa coisa da necessidade de colocar a mão no peito seja nornal e não vou travar enquanto não estiver nos fazendo mal. Até pq, logo começa a melhorar o calorão e ela volta pro quarto dela. 
- Já vi crianças que mamaram muito pouco com a necessidade de dormir com a mão no peito da mãe... então não estou me sentindo tão louca. 

Em fim... é isso!!! Foi assim que a nossa melhor e mais intensa fase, chegou ao fim. 

Vou tentar selecionar algumas fotos para colocar aqui. (não prometo, pq eu ultimamente to f*** com minhas promessas pro blog..) rsrsr

08 março 2013

Um pensamento...

Pq "encurtam" a hora nos finais de semana, quando estou dormindo ou brincando com a pequena... e "esticam" (muito) quando estou entediada fora de casa???

*

Estou com um post (daqueles enormes) pela metade.. outras tantas fotos que quero compartilhar aqui... e mais outro tanto de coisas na cabeça..
Mais... kd que esse tédio e chatisse me deixa fazer alguma coisa??

Bom final de semana para vcs... talvez eu passe por aqui antes de segunda! rs

07 março 2013

Comportamento e castigo

To sumida, eu sei... faz falta!!! To cheia de coisas para postar.. mas as vezes o tempo, a inspiração ou a conexão resolvem não ajudar... em fim!!!!

Senta aí que lá vem história.

Recebi a primeira queixa da escola sobre o comportamento de Laís... e dessa vez ela veio acompanhada de uma coisa bem séria.

Laís é uma criança educada e cordial a maior parte do tempo, principalmente se estamos na frente de pessoas desconhecidas ou novas para ela ou até que não são novas, mas são diferentes do convívio diário. Nessas horas ela é sempre um doce, educada, controlada... Um sonho de menina. Isso é bom, pq evita escândalos e birras públicas, mas não funciona em 100 % das vezes.

Laís é primeira filha, primeira netA, a bebezinha da casa.. e por isso ela é bem... Não mimada, pq ela recebe muitos limites – mais do que minha mãe gostaria, e tbm pq não tem tudo que quer na hora que quer...  Mas ela é bem carinhada, sabe!!! O q pode significar um passo de mimada L

Mas apesar disso, tenho muito, muitíssimo pouco do que reclamar de Laís. Poucos casos de birras e desobediências públicas... e em casa a manha é nossa maior inimiga. Choro a toa e tals...

Em fim...

Ontem me assustei quando a Coordenadora me chamou para conversar... me relatou dois problemas, igualmente sérios!!!

O segundo, menos grave, só que complicado:

Laís está desobediente... não a muito tempo, nos últimos dias. Não obedece, remeda a professora, acorda os amiguinhos que estão dormindo, fala alto quando não pode... em fim.. uma tremenda mala...

Tadinha da Tia da Creche, veio me confirmar bem chateada, pq esse não é o normal de Laís. Pediu que eu conversasse e disse que ela iria observar. A chegada de novos amiguinhos e uma professora que não tem pulso (e acredito que logo vai ser substituída) podem estar ajudando a acentuar esse comportamento.

O primeiro, mais grave, mas mais inocente:

Um amiguinho (negro) chamou o outro (negro) de macaco L e ela repetiu... e repetiu... e fez toda turma repetir tbm.

...

Juro que as palavras e o ar me faltaram quando a professora contou.

Mas ela disse que conversou com ela e percebeu que ela não tinha noção do preconceito embutido na palavra macaco.. que para ela, o macaco era um bicho que pode ser verde, azul ou rosa... e que ela estava indo só na onda zombeteira do amiguinho.

Laís é uma criança palhaça e zoadora por natureza e por DNA. Marido não perde o amigo, mais disfarça a piada... e ela é igualzinha. Ri dos outros, tira onda... fala que nojo pro flamengo (rs) dos flamenguistas... Até aí, eu tento não podar a personalidade gozadora dela, mas ensinar a respeitar as pessoas. Confesso que nem sempre consigo, pq ela acha uma barato tirar um sarro dos ouros e os outros gostam.. riem.. dão corda.. brigam comigo se brigo com ela. E ela nunca fez nada de mais... !!!

Quando conversamos, não toquei no nome do macaco... falei que o amiguinho não era girafa, minhoca ou formiga... nem era zebra ou elefante.. que o amiguinho era criança, tinha nome e que estava muito magoado com ela. Falei que ela deveria pedir desculpas e recriminar quem tratasse outro amiguinho mal.

Fale ainda, que o comportamento dela não se justificava, pq ela tem tudo que podemos dar a ela. Que tem todo carinho e amor do mundo e que na justificava aquele comportamento. Que quem agia mal, não tinha desenhos, presentes, docinhos ou brincadeiras. Que quem age mal as pessoas não querem por perto... os amigos deixam de ser amigos!!!

Que ela ficaria sem os desenhos dela naquela noite. Sem a brincadeira que eu tinha programado para agente (um jogo da memória de picolés) e sem o lapis de cor novo que eu tinha prometido. E que enquanto eu recebesse reclamações as coisas seriam assim.

Ela chorou, escutou, pediu desculpas.. entendeu.. desconversou...!!! Tentei o máximo que pude para que ela entendesse na linguagem dela, que aqueles comportamentos eram errados e que ela teria punições e restrições se continuasse assim.

Ela pode ficar com seus brinquedos e lápis antigos. Pode ficar na sala, mas teve que dormir cedo. E deveria pedir desculpas ao amigo, fazer as pazes... e se comportar com as tias.

...

Em fim... a parte difícil da educação!! Os limites e as coisas que agente nunca acha que vai acontecer próximo de nós...

Fiquei triste, triste por isso acontecer e triste por crianças que estão numa fase tão esponjinha que absorverem tudo que está a sua volta, sejam expostos a tais comportamentos. Fiquei triste pq minha princesinha precisa de limites e sou eu, não a escola, que preciso estabelecer isso (dói ta!), e nisso sou muito firme.

Em fim... acho q nós, mães e pais, educadores da próximas geração, somos principais responsáveis por promover a mudanças em conceitos tão velhos e feios. Realmente não vou entrar nos por menores do que envolve esse episódio nem aqui nem com Laís para não dar força a uma coisa que não deveria mais existir a muito tempo e no qual eu não acredito.

É isso...

Depois volto para contar como foi hoje e para contar uma mega novidade!!! (não, não estou grávida, viu Manu?!! rsrsrs)