Menu

31 janeiro 2012

A ceche - sobre o depois e como estamos...

Está quase acabando.. hehe depois desse começo a falar sobre a festa! Quase um mês depois... rsrsrs

Então...

Laís tinha que começar a estudar o quanto antes e isso era certo. Acho q "tia", dona da escola, viu meu olhar de "Ai carai o q vou fazer" e na nossa visita seguinte me disse que eu podia pagara pelo mês de janeiro, somente o proporcional pelos dias que ela começasse a estudar... #todascomemora

Aí na segunda passada, dia 23, Laís começou na creche escola...

A rotina que seria (e esta sendo) seguida a partir daí seria:
Chegar : Entre 07 e 08h
Entre 08 e 11h30m: Aula com um intervalo as 9h para o lanche.
Almoço: 11h30h
Banho:12h
Soneca: 13h
Lanche: 15h
A partir daí atividades de recreação.
Saída:17h

Com isso definido, combinamos que no primeiro dia eça ficaria a parte da manhã e se oferecesse qualquer resistência para comer, minha mãe iria busca-la. Se ela estranhasse muito na hora de dormir, minha mãe iria buscar ela... Se ela entrasse em pânico em qualquer momento eu saia correndo e buscava ela.. minha mãe iria busca-la.

Achamos que a adaptação assim, e não com um pessoa fazendo companhia e com doses homeopáticas, seria mais fácil para o perfil dela.. e que ela se sentiria mais confiante se estivesse só com as outras crianças.

No primeiro dia já deixei avisado que chegaria mais tarde no trabalho.. imaginei que seria aquele show ara deixa-la, saímos de casa mais cedo que de costume e fomos. Quando chegamos e ela viu aquele monte de brinquedos disponíveis e chamando pelo nome dela, quase que implorando para serem brincados... ela me largou e saiu correndo para brincar.. e assim ficou enquanto eu conversava com a "tia" e resistia a ir embora com medo de deixar minha pequena lá.. "sozinha". Nem cheguei atrasada no trabalho.

Fiquei com os telefone na mão esperando que alguém me ligaria... ninguém ligou.. quando deu 9h30m eu liguei.. ela estava brincando na maior farra. Oi? Como assim? Alguém fala para ela sentir minha falta... !!!
....
Liguei de novo as 11h.. ela estava saindo da piscina e nem tinha perguntado por mim... Passamos pela hora da comida e pela hora do sono...
... 
Quando deu 13h30m eu liguei de novo... sei lá, né?! De repente não tinham conseguido falar comigo e Laís estava lá, se esguelando de chorar...
- Oi Tia.. e Laís? Como esta? e o almoço? (tensa)
- Oi Maenzinha (ódeo!)... Laís??? Esta ótima... brincou, tomou banho de piscina, consolou os coleguinhas que choravam... Almoçou bem, comeu quase tudo sozinha. Chorou um pouquinho só para dormir e esta lá.. dormindo feito um anjinho!!
- É??? tá... Desculpe por seu tão inconveniente e chata e ficar ligando de meia em meia hora.. :(

Não.. essa ultima frase eu não disse, mas juro que pensei!!!

Como eu não tinha chegado atrasada, saí mais cedo (sorry, chefe!) e fui correndo pegar a minha pequena e ver a reação dela naquele dia completamente diferente... Quando ela me viu, pegou minha mão e saiu correndo por toda escola me mostrando tudo... tudo.. ela gritava e falava muitas coisas ao mesmo tempo, toda afoita... De repente ficou manhosa, começou a chorar, a não querer falar com ninguém... Aí a loca aqui fica logo tensa, né.. ?!

Mas no carro ela mostrou o pq da sua manha.. saudade, cansaço pelo dia cheio de atividades, falta do peito... e só.. meia hora depois ela estava gastando todo seu lindo português (cheio de incorreções fofas") contando todas as coisas que ela lembrava da escolinha!!! Ponto para a escola.

No dia seguinte, tivemos um apagão aqui no Rio, e a tia pediu que eu a buscasse depois do almoço. Dos dias que seguiram.. até hj.. eu consegui ir diminuindo o numero de ligações para saber como ela estava e minha insegurança já diminuiu.

Os pontos positivos ficam sendo jogados na minha cara todos os dias... (hehehe):

- Laís dormia até as 11h todos os dias, agora ela acorda junto com agente as 7h sem muito choro e bem disposta sempre. No final de semana, que eu achei que, ou eu ia sofrer com ela acordando muito cedo ou o troço ia descambar e ela ia dormir até tarde e bagunçar toda a rotina, nós conseguimos um meio termo e acordamos as 9h. #todoscomemoram!!!!

- A alimentação deu um salto e senti isso principalmente no final de semana. A tia tinha dito que ela é muito independente e quer comer tudo sozinha e além disso ela tem lanchado muito bem, pq quando eu vou busca-la sinto que ela quase não mama pq está de barriga cheia. No jantar, por incrível que pareça e pela primeira vez desde que começou nas comidinhas, Laís tem comido bem todos os dias... e o horário da janta que era super tarde, já passou para um horário normal. No final de semana senti que a coisa estava dando certo pq ela veio me cobrar as refeições e a noite, se demoro, ela tbm faz isso..
O melhor é que ela come a maior parte da refeição sozinha, sentadinha em sua cadeira e sem fazer muita bagunça. E melhor ainda.. ela tem comido tuuuuuuuuuuuudo!!!

- O melhor "or concur" é a hora do sono. Estávamos indo dormir depois de meia noite, às vezes depois da uma da madrugada. Laís não tinha sono.. simples assim.. e queria passar a maior parte do tempo junto com agente. O que me impedia de fazer as coisas de casa, de sentar para ver televisão, de dar atenção para marido.. hehehe.. tudo era com ela pendurada no colo. 
Só que desde a semana passada Laís tem dormido muito mais cedo. Primeiro as 23h, depois as 22h30m, agora já entrou na rotina, as 21h30m eu já tenho q estar ligada pq logo ela vai querer dormir.. e isso para mim é o maximo!!!

Os pontos negativos:

- To ferrada, agora tenho q acordar cedo, fazer comida rápido, sempre ter janta pronta e não ficar na pista até tarde.... huahuahauhauha

Serio.. estamos todos nos adaptando.. Laís é uma criança fácil de mais de lidar, fácil de se adaptar.. e linda de se conviver.. Estou feliz por essas mudanças na nossa vida e feliz pelo processo ter se dado sem maiores problemas.

Acho q ainda vou escrever muito sobre isso... mas queria mesmo registrar nossa experiência inicial e tentar ajudar alguma mãe q esteja na mesma insegurança e medo que fiquei nesse processo nesse inicialização da vida escolar.

Laís esta muito feliz esta sendo muito estimulada. Minha mamy esta com saudades da pequena, mas esta com tempo livre e pode curtir a pequena todos os dias que ela quiser.. e não que tiver obrigação. Eu e marido estamos felizes (e duros) e tudo esta fluindo muito bem... querer mais??? Ainda não!!! 

30 janeiro 2012

A creche - A primeira mochila tem que ser tão difícil...

Resolvemos algumas coisa e Laís começaria o quanto antes. Daí partimos para a parte boa da coisa.. (boa e custosa heheh) os preparativos... mochila, materiais de uso pessoal, materiais de uso coletivo.. tantas coisas...

Tentei resolver a mochila... tentei, pq encomendei uma linda mochila de coruja (ou raposa, tanto faz) com a Gabi do Zoo Kids Produtos Importados, só que caí na besteira de mostrar para a pequena a linda mochila que a mamãe estava comprando.. e ela disse, quase uma grito: Não gotei dessa, mamãe!

Daí mostrei todas e, uma por uma, ela ia dizendo: não gotei! Até que....
Essa mamãe... essa.. é essa.. goitei dessa.. quero essa.. essa é linda.. eu quero essa, quero... 
...
mamãe moita a moxxxxila que eu goitei.. moita??

E assim tive que cancelar meu pedido e ver se a Gabi não ficaria brava (acabei de concluir que sou a pior cliente de compras pela internet de toda a rede!) e trocaria a encomenda para mim... Só que não tinha a ratinha rosa... E ainda estamos tentando resolver isso... Se tudo der certo Laís deve estrear sua mochilinha e lancheira de ratinha rosa só no inicio da "aulas", dia 06... Se não der, não tenho 2 opção.. ferrou!!

Fico imaginando como vai ficar linda minha pepequinha de uniforme e mochilinha e lancheira combinando!!!

Outra coisa.... não tem como não dizer que minha pequena é totalmente rosa chiclete!!!

29 janeiro 2012

A creche - sobre o "antes"...

Completamos uma semana de creche... sem sustos e, já posso dizer, com grande sucesso...

Do inicio.

Quando eu engravidei o plano inicial era colocar Laís numa escola que tem perto do meu trabalho que é conceituada e tal.. e daí não dar trabalho a ninguem. Só que os meses foram passando e não vimos isso... Ainda teriamos 5 meses de licença para resolver isso (ledo engando)... Daí depois que Laís nasceu as coisas acabaram ficando mais apertadas... e descobrimos q a escola não era das mais baratas... Daí começamos a cogitar que a pessoa que me ajudava em casa alguns dias no mês pudesse ficar com Laís...

Daí meu pai ofereceu de eles ficarem com Laís.. era melhor para todo mundo por mil e um motivos. Gastos, confiança, cuidados com a pequena, tranquilidade no meu retorno... entre outros mil. E assim foi. Voltei a trabalhar com o coração na mão, afinal só eu tinha cuidado de Laís até então, mas tranquila em relação aos cuidados dela.

Logo depois bateu uma insegurança em relação a transferir para outra pessoa a responsabilidade que é nossa e fomos visitar a tal escola... decepção TOTAL! Alto custo, pouca estrutura, pouca proposta... nanão.. não dava... Daí que um pouco antes de Laís completar um ano, nó ficamos sabendo dessa creche-escola e fizemos uma visita. Ficamos encantados.

Assim, não temos mil e uma opções por aqui, na verdade era era nossa segunda e ultima opção de integral, então não temos mil e uma propostas com as quais comparar. Daí fui comparando com o que pesquisava na internet e com o que via das postagens sobre creches e escolas no blogs das amigas..(mais um ponto para a blogsfera)

A creche apresentada na epoca, tinha boa estrutura, tinha uma proposta pedagogica, um bom espaço, duas grandes arvores e muitos brinquedos... Perfeita! Só que não era o momento para aquela mudança... nem para agente, nem para meus pais e nem para Laís... fomos adiando!

Só que todos tem sua responsabilidades.. e sua vida e a coisa toda segue, não é mesmo!

Uma criança de um ano e tanto da muiiiito trabalho.. muita canseira. Minha mãe precisava retomar a vida agitada dela, precisava fazer uma cirurgia na vista, precisava ter tempo de cuidar de qualquer coisa que não fosse Laís.

Laís tbm precisava... de estimulo, de convivência com outras crianças, de regras e rotinas, de limites enquanto eu não estivesse por perto, precisava começar a ter contato com uma rotina escolar... Acho q era hora certa para a coisa certa a ser feito.

Visitamos a escola mais uma vez... Na verdade, mais varias vezes. Sozinhos, para ver o que tinha mudado. Com minha mãe e Laís, para deixar a primeira tranquila e sentir como a segunda poderia reagir, sozinhos de novo para assuntos burocráticos, sozinhos de novo para uma incerta (heheh) Daí fechamos!

Só que estávamos a todo vapor com a preparação para o niver de Laís e as vésperas da festa. Eu não tinha tempo, nem cabeça nem dinheiro para Laís começar a frequentar a creche na primeira semana de janeiro, quando a creche reabriria do recesso de uma semana. Por isso me organizei para ela começar a estudar no inicio de fevereiro. Daí tudo seria mais facil. Eu teria tempo e dinheiro novamente  (fazer festa tbm faz falir o ser humano, gente!) e minha mãe poderia se organizar tbm... Mas....

Eu teria que pagar os 12 meses... Pagar 12 meses e "usar" 11 meses não faz o meu estilo.

26 janeiro 2012

Feliz ano novo!!! Não, eu não to maluca!!

Então... pq tanto tempo sem postar? Simplesmente pq eu resolvi fazer tudoaomesmotempoagora e a uns dois meses a vida não da um suspiro de trégua e não tive, nem de longe, uma lembrança do que significam os marasmos de inicio de ano.

To devendo mil e uma novidades e informações e fotos.. EU SEI.. !!!  Estou sentindo muita falta desse canto e do canto #dasamigas. E, mesmo com a calmaria longe de dar sinal, vou tentar atualizar o canto com todas as nossas novidades, saber das novas de todo mundo.. e não sumir de novo...

Como estou a mais de um mês em fazer um post decente (hehe) vou indo por partes... Tipo Jack Stripador.. huahua Piada horrível, mas desde que uma amiga contou não consigo não falar!! hehe

Natal - Cês lembram do presente que eu ia dar, né?.. Então.. nunca tinha visto minha pequena tão, mais tão feliz quanto naquele dia. Ela gritava.. corria.. ria sozinha.. e gritava, o tempo todo: Muito obigada Papail Noel! você é diiiiimaixxxxx!!! Ela foi dormir depois das três da manha e só pq eu já não aguentava mais e fui embora. 
O Pula-pula fica na minha mãe, no meu apertamento não tem espaço, e Laís brinca razoavelmente com ele.. Acho q tem mais graça quando tem outra criança junto com ela... Foi um presente grande, não barato... mas que toda criança (e adulto - no natal ficou todo mundo com aquele brilho de quem queria estar lá dentro com ela) sonha em ter só para si. Não me arrependi mesmo!!

Ano novo - Laís descobriu um nova paixão.. FOGOS DE ARTIFÍCIO!!! Por ela teria soltado fogos a noite toda.. e o dia seguinte tbm... e nos dias que se seguiram.. 
Quando achamos que a festa de ano novo tinha acabado e iríamos dormir.. fomos cumprimentar a Dinda e o Dindo.. Laís acordou e fez a festa até as 4 da manha.. 

Aniversário - Trabalho, trabalho e mais trabalho.  Consegui um acordo e peguei três dias antes da festa para tentar arrumar tudo.  O bom disso é que passei o DIA com ela... nem fizemos nada de mais no dia 11, no fimzinho da noite passei numa lanchonete e comprei uma torta de sorvete. Laís ficou tããããããão feliz com aquele parabéns cantado com uma tortinha e dois palitos de fósforo, quem que visse diria que nem precisava da festa... rá.. mas eu nem ligo.. 
Na semana antes do aniversário, a pequena ficou resfriada.. e conseguiu emagrecer novamente o pouquinho que tinha engordado!! ai ai

Vou preparar com calma..um post sobre a festa.. que foi linda, linda, quente (tava um calor do C... ), estressante - levando em conta que era minha primeira grande festa, feliz e perfeita... São muitos detalhes.. vcs me entendem né.. ou não?! heheheh 

As fotos oficiais só devo receber no final da semana que vem..então é mais ou menos quando vou publicar..rs mas já adianto uma coisinha aqui...

Creche/escola - Laís está sob os cuidados da creche desde segunda feira.. e... não me arrependi ou titubeei por um segundo que seja. (próximo post)

Festas em janeiro - Somos uma familia organizada nem tanto ou quase nada e programamos todos os aniversários para Janeiro.. Olha que fácil.. depois ficamos um ano sem festas.. hehehe
Laís fez 2 aninhos no dia 11, eu fiz 27 aninho ontem e marido faz ..... hoje!!!! Palmas e cremes anti rugas para toda a familia... eeeeeeeeeee!!! rsrssr 

Agora vou me atualizar e deixar recadinho em cada cantinho que eu conseguir me atualizar de tudo que aconteceu.. e voltar ativamente para a blogsfera materna!!!.. Eu tinha preparado um post mentalmente para fazer no fim do ano, falando sobre a importância de muitas de vcs na minha vida.. não saiu.. mais ainda vai sair.. logo logo!!!

11 janeiro 2012

Feliz Aniversário Minha Pequena

Estou em casa com Laís.. e esse é o melhor presente que eu podia querer!!! Como não vou conseguir escrever nadica de nada hj.. decici republicar parte de um post que eu fiz para ela em maio quando comemorei meus 2 anos de maternidade..Hj meu bebe completa 2 anos de vida!!

Laís nasceu no dia 11.01.2010 às 11.10h. Isso deve significar alguma coisa um dia!! hehee
...

Falando de Laís... rrsrs

Penso que não sou outra pessoa depois da chegada dela. Sou a mesma pessoa que era antes. Alguns hábitos mudaram: não saio mais a noite, nem leio tantos livros quanto gostaria. Outros hábitos continuam iguais: continuo dormindo muito, vou aos Shopping... As amizades continuam firmes, mesmo das que não tem filhos ainda. A vida continua uma loucura como sempre foi... Então o que todo mundo fala que muda tanto não mudou comigo???

Não mudou... mais floresceu, nasceu junto com Laís. Com ela, por ela e para ela tenho dez olhos e vinte braços. Consigo pensar na comida, no banho, no cabelo na roupa da proxima estação e no pé que não para de crescer.. tudoaomesmotempoagora.

Hoje penso que tenho que resolver hoje e não posso esquecer nunca do amanha. Penso que tenho que me informar e estudar para tentar fazer o melhor (que eu puder) na criação e educação dela. Penso que tenho que estar bem e estar feliz, se não ela tbm não fica. Penso que não adianta jogar pedra em outra pessoa que faz diferente de mim, pq a realidade dela é outra. Penso que o que é regra hoje, amanha pode mudar totalmente, dependendo da situação ou necessidade. Hoje eu penso que preciso de ajuda, que não posso fazer tudo sozinha. E pedir ajuda significa saber engolir, deixar para lá e tbm retribuir. Hoje penso tanta coisa.

Coisas que eu não pensava antes e nem imaginava pensar um dia. Na verdade são mais que pensamentos, são sentimentos. Sinto tudo isso!

E eu não sentia antes pq não tinha como sentir. E posso afirmar que não passei a sentir tudo isso, de uma hora para outra, a dois anos atras quando peguei aquele resultado. A coisa foi se transformando conforme a barriga foi crescendo, conforme fui sentindo os chutes e cambalhotas na barriga. E quando Laís nasceu veio como uma onda de transformações que não me deixaram nem me dar conta do tamanho daquilo tudo, pq eu não tinha tempo para isso. Agente vai se dando conta depois né?!

Acho que para sintetizar o que sinto depois desses dois anos só é preciso uma palavra: felicidade! Simplesmente isso!

Tem como não sentir felicidade quando a primeira palavra que a pequena fala quando acorda é mamãe?
Tem como não sentir felicidade quando a pequena faz aquela manha pedindo peitinho?
Tem como não sentir felicidade quando a pequena encaixa todo aquele brinquedinho de peças direitinho e ainda grita um eeeee no final?
Tem como não sentir felicidade quando tem um monte de gente e a pequena só quer a Mamãe? (felicidade e cansaço tbm, nesse caso! hehe|)

Filha, te amo!

10 janeiro 2012

Um Oi.. algumas noticias.. e volto já

Não resisto, né... minha cabeça não para.. todos os ossos e músculos doem (exageradaaa), as olheiras já não são mais roxas, são pretas (e isso não é exagero) .. o cabelo está todo desgrenhado... para trabalhar coque é chique né?! Pelo menos dizem isso!! hehe 

Essa Sou Eu!! A mamãe da linda aniversariante de amanhã.. a pessoa que cismou em fazer uma pequena grande festa e está quase morrendo com as mil e uma idéias que surgiram na cabeça e agora já tem (ou teriam) que estar prontas para não ter surpresas desagradáveis ou frustrações no sabado.

As coisas estão correndo bem... o dinheiro e o tempo que não não estão correndo no pé que eu queria, mas acho q é assim mesmo.. os gastos são sempre maiores do que planejamos e o tempo sempre vai mais rápido do que queremos... (não me deixem esquecer de não inventar mais isso.. dá muito trabalho! rs)

Laís está eufórica com os preparativos! Normalmente, se tiver alguém dando atenção para ela, ela não mexe em nada e fica muito satisfeita em ajudar nos preparativos do "pabens" dela. Está tão eufórica que caiu gripada. Uma gripe daquelas.. a bebe aniversariante esta cheia de catarro e coriza, com febre, com os olhos pequenos e um pouco mais devagar... mas é só um pouco para agente não ficar preocupado. Ontem ela entrou na bacia de roupa que estava cheia de agua. Muito legal para quem esta com febre!!!!

Minha pequena bebe amanhã faz 2 anos.. Como assim? Cadê o jato que passou e eu perdi??? Já tem isso tudo que esse serzinho falante tomou conta das nossas vidas? Nossa.. !!!!

Eu juro que se eu sobreviver a essa semana, eu volto!! Com todos os detalhes da festa (acho q só nisso vou fazer uns 10 posts), com as novas da pequena.. que está cada vez mais impossível, com as novidades da creche e o q isso esta significando para nós e  com o restinho que sobra do tempo para mim e para marido.. É muita coisa para um único ser pensante.. preciso dividir tudo isso aqui no canto!

Se eu conseguir, amanhã faço um post para a minha pequena.. se não.. 

Filha linda.. parabéns pelos seus 1 ano 11 meses e 29 dias.. os melhores e mais felizes!!! Mamãe ama até a lua! Ida e volta!

03 janeiro 2012

Motivos da ausência...

Nesse momento eu só consigo pensar nisso... faltam 11 dias para a festa da minha pequena e eu não consigo parar para escrever, ler, ou pensar em outra coisa (fora o trabalho nosso de todo dia) que não seja a tal da festa... 

Uma coisa eu já percebi.. eu não tenho pique para aguentar essa pressão toda não!!!

Logo eu volto com as noticias do Natal e do ano novo e com todos os detalhes da festinha!!!! Ah.. eu volto a visitar todo mundo!!!!
Os convites prontinhos!!!
Esqueci.. FELIZ ANO NOVO!!!!