Menu

31 outubro 2011

Sobre a hora de dormir e a hora de ficar sozinha!

Eu sou um ser que não dorme cedo.... NUNCA a não ser que esteja caindo pelas tabelas E Laís acabou indo pelo mesmo esquema.

Sou uma pessoa que funciona muito bem a noite e no inicio da madrugada.. consigo fazer tudo melhor. Minhas melhores faxinas quando morava em casa eram as das madrugadas!!! E consequentemente, acordar cedo sempre foi um martírio. Todo mundo sempre disse que eu era dorminhoca. O caso é que não sou.. só gosto de dormir num horário diferente da maioria. O Problema é que não sou o Jô Soares e não posso me dar a luxo de acordar as 11h todo dia, então sofro e vivo com sono.

Quando eu estava gravida, eu ouvi de tudo. Ouvi que eu tinha q habituar Laís com horários regrados para dormir, desde a barriga e que não podia brincar ou fazer farra com a barriga depois de certa hora pq se não ela nunca ia dormir cedo (??). Ouvi que eu nunca mais ia dormir e que nunca mais eu ia dormir até mais tarde. Ouvi tbm que às 20h tudo tinha q ser desligado para que Laís dormisse... aff!! Ouvi foi coisa..

Sabe como aconteceu???
Não fiz nada disso.. e tbm não aconteceu nenhuma das previsões.

Somos uma familia que dorme tarde. E consequentemente acordamos tarde quando podemos. Vejo isso com muitos lados positivos e alguns negativos.

Como positivos, dormir mais tarde me dá mais horas junto com Laís. Aproveitamos, jantamos mais tarde, brincamos mais tempo, banho de banheira... e depois quando eu já não aguento mais ela pede o cantinho dela para dormir (a cama compartilhada vai e volta.. tenho que voltar a falar disso aqui!). Outro ponto positivo é que Laís nos acompanha aonde vamos sem aquela coisa do voltar correndo para ela dormir, sem aquela coisa da criança birrenta que só esta assim pq esta cansada de mais e não quer estar ali. Tbm podemos dividir a atenção e os afazeres e ninguém monopolizar a pequena. Quando eu estou com ela, marido faz alguma tarefa (tá.. nem sempre!) e quando eu tenho que fazer alguma coisa, ele fica com ela... (alguem avisa que vendo televisão não vale?!). Outra coisa boa é que Laís tbm gosta de esticar o sono pela manha, às vezes ele pede, ainda de olho fechado, pede para ficar mais no cantinho e mamar um peitinho para dormir.. às vezes temos que acordá-la..

Como ponto negativo, dormir mais tarde tbm é acordar mais tarde.. e com isso não sei como vai ser com escolinha, escola e trabalho no futuro ( Será que ela vai se arrastar de sono tanto quanto eu, ou uma dia vai se adaptar a rotina do acordar cedo??). Outra coisa ruim é que, coisas que só posso fazer depois que ela dorme, acabam sendo ainda mais tarde.. aí nem sempre tem quem aguente. rsrsr

O engraçado na nossa rotina, que não me incomoda nem um pouco, é que nem sempre ela é igual. Mas já aprendemos a lidar com as prováveis situações de sono de Laís.. e a tirar proveito disso. Isso foi bom por conta da alimentação dela.. hj ela não fica mais sem comer pq causa da hora da soneca.. ou pq tomou o café muito tarde e não quis almoçar.

Só que nisso tudo tem um porém..  o dia passa...acorda (nem sempre Laís acorda junto), trabalha, almoça, trabalha, pega Laís, brinca, arruma, brinca, faz janta, brinca, da banho em Laís, brinca, toma banho, deita para dormir, convence a pequena a não brincar mais... e????

As vezes sinto muita necessidade de ficar sozinha.. sem nada para fazer.. ninguém me chamando ou falando comigo. Sempre fui assim.. mesmo quando morava com meus pais. Minha mãe conta que eu levantava da cama e ia ficar na sala e na cozinha sozinha nas madrugadas #pessoaestranha

 Gosto de olhar a televisão.. olhar sem ver, sabe.. sem absorver nada.. tbm gosto de fuçar a internet.. as vezes nos blogs.. as vezes em sites de fofoca de artistas, no novo vicio do Face.... Mas gosto principalmente de ler meus livros! aff.. Juro... Ganho uma noite (pq não acredito que eu perca uma noite lendo um livro) inteirinha lendo um bom livro.. às vezes até um nem tão bom livro... mas que me tira de órbita, sabe?! Sem precisar ficar colocando a cabeça para funcionar!! Apesar do cansaço e das olheiras, no dia seguinte fico renovada.

O problema é que com o adiantar da hora que Laís vem dormindo.. está ficando cada vez mais raro meu tempo de zerar a cabeça. Durmo e acordo sempre cansada com a cabeça fervilhando. O difícil é que não consigo mudar a nossa rotina para entrar esse meu tempinho. Com o horário de verão, no ano passado eu quase surtei de tão cansada. Esse ano até que esta sendo mais ligth... mas aquele tempo só meu esta ficando cada vez mais na lembrança!

Como nossa rotina esta para mudar.. acho que vou ter que entrar no esquema de pessoas normais que mandam as crianças para a cama às 20h... Vou sentir falta do meu tempo com Laís sem me preocupar com o relógio.. mas vamos regras as coisas um pouco mais.. Não sei se vai dar certo, se não der voltamos ao que era.. !!! ou vamos adaptando para chegar a um meio termo!

27 outubro 2011

Muitas coisas da pequena!!!

Como sempre... antes....

Obrigado pelos comentários no outro post... acho mesmo que o assunto é polemico.. mas não acredito que exista uma verdade absoluta ou um lado que esteja mais certo ou mais errado do que o outro.. cada um tem sua realidade e TEM que se adequar a ela... não tem jeito... 
E como dizem: "o que não tem remédio, remediado está..."
*
 Agora sim... 

Para quem quis me bater pq eu demorei esse tempão para desvendar o enigma........ a palavra é.......(boooba!)........ Guitarra!!! Laís adora a Dicarra dela.. fez o tio comprar uma novinha dessas de camelo e saiu feliz tocando a Dicarra dela.. !!!! 

Outras palavras ela tbm troca a ordem das silabas... tipo: Ascaco (casaco) e Chacorro (cachorro, que já foi dito certinho, mas agora virou chacorro mesmo!), Camarrão (Macarrão), e outras palavras fofa como: cocas (costas)
*
Esses dias.. nós estávamos vendo um livrinho da Polly... dí numa das paginas tinha, além da Polly (bonequinha estranha) uma borboleta e um Beija flor... perguntei se ela sabia quem era... ela disse primeiro: bobota... bobotinha... Daí apontei pro outro, crente q ela ia dizer piu-piu.... um beJa fô, mamãe.. beJa fô lindinho!! #morri
*
Laís conhece mais bichos que eu... (uma oferecimento: Go Diego, go!).
Quase morro esses dias quando ela aponta para um Cavalo maninhooo!! O detalhe é que, até aquele dia cavalo era vavalo... o bicho virou cavalo, e cavalo maninho ainda por cima.
Depois ela mostrou um pexe boi... nem me assustei mais
*
Algumas coisas q são engraçadas, me preocupam um pouco... tipo.. Agora tudo é Compa pa mim... vou compa pa vc, tá bom!!! Alowwww quem fez essa menina consumista desse jeito com 1 e quase 10 meses???
E outras são fofas de mais e mostram um pouco do que pode ser a personalidade dela.... Esses dias eu estava na cozinha e cortei o dedo com a faca. Segurei um pqp e gritei só um aiiiiiiiii. Laís parou na porta e soltou:
-Que foi,mamãe? Fez dodói?
Respondi: - Cortei, filha!
- Vai melola, vai melola! Não chola mais, não, tá bom!!! Com a cara mais gostosa e carinhosa do mundo. Posso? 
*
Tbm to percebendo que, apesar dos Terribles estarem próximos, Laís sabe bem onde pisa. Super Nany baixa aqui em casa!
Quando ela risca algum lugar q não pode, já vem pedindo o pano para limpar... Se grita ou bate, tem que pedir desculpas.. se não pede, fica sem brincadeira e atenção até pedir (dura no máximo um minuto esse tempo! rs) Daí pede desculpas.. e por ela mesmo (isso já arrancou varias risadas) diz q não pode fazer aquilo!
*
Com a chegada do calor (que demorou uma cadinho.. pq em outubro usar casaco aqui no Rio é uma coisa no mínimo estranha)... os banhos noturnos voltaram com tudo... e com eles mais uma diversão.. 
A banheira que foi pro chão, virou quase uma spar.. ela recosta.. se estica, diz que tá com pidiça.. e joga o baldinho com água no pecoço.... #mordo
*
A nova frase do modo Repeat: Eu xou Laís!! Daí saí apontando para quem estiver em volta dizendo que é quem. Eu sou a mamãe Mata... e tem tbm o papai Dimilxo... o vovô Nietcho 
*
Lembro de uma vez, com Laís ainda bebe, passar em algum lugar (nesse ou em outro planeta) e ouvir alguém dizer: "-Nossa, quanto cabelo! Vai gastar litro de condicionador... "
Muito obrigado pelo aviso! Sabe que eu nem ia perceber se vc não tivesse dito! (o tom é de ironia, viu!)
A cabeleira da criança esta cada vez mais linda, eu sei.. mas, da mesma forma que a mãe, a criança não é lisa e os cabelos fininhos e as pontas mais finas ainda.. estão dando um trabalho da gota para desembaraçar...
Jogue suas tranças Rapunzel!!!! Por enquanto é o rabo de cavalo nosso de cada dia que está salvando! rsrsrs
*
Ai.. escrevi de mais!! rsrsr vou deixando.. e depois junta coisa de mais para registrar aqui!!! rsrsrs E como o tempo esta curto.. quando consigo... escrevo na madrugadas e programo!! rsrsr
*
Só mais uma coisa... Sarah, não consigo comentar no seu blog quando estou no trabalho... no seu, no da Flavia.. e em alguns outro.. e como de casa o tempo é mais corrido.. quando quero muito comentar mando por e'mail rsrsrs...
E Aninha, mamãe da Alice... fui correndo lá no blog responder e saber noticias a pequena, mas não achei o blog... se mudou o endereço, depois vc me avisa, viu!
*
E para terminar.. minha pequena lambuzada de Danete .. ai ai ai!

24 outubro 2011

Sobre trabalho, "Terceirização" e a saudade que sinto..

Na semana passada, a Mari, mão polvo, fez dois posts que falavam sobre a terceirização dos pequenos. Posts que me fizeram pensar, pensar muito (coisas que essa blogsfera sempre faz)

O assunto é polêmico e eu normalmente não trato assuntos polêmicos aqui. Não pq fuja de polêmicas, muito pelo contrario, até gosto delas. Acho q não me sinto tão gabaritada quanto outras mãe blogueiras para tratar de determinados assuntos. Nunca falei desses assuntos de trabalho e os cuidados de Laís pq não me sentia a vontade...

Mas... Sabe aqueles momentos que vc precisa colocar para fora se não sufoca... esse é meu espaço para isso.. e de repente ajudo alguem a avançar ou pelo menos entender uma, das diversas realidades que existem.

Ontem, na hora de dormir eu comecei a conversar com Laís (eu sempre faço isso para tentar diminuir o ritmo dela e nunca consigo!) .. daí fui começando a falar que, hoje, eu iria trabalhar, mas que logo estaria em casa para brincar com ela.. e tal.. mas nem consegui terminar a frase. Ela começou a balançar o dedinho em negativa dizendo: Trabaila, não mamãe! Trabaila, não! Trabaila, não mamãe! Trabaila, não! Mamãe vai ficar tomigo... tomigo, viu!.. vai mamãe, ficar tomigo?? vai?
...
O que eu respondo? Não sei.. Não posso simplesmente dizer que não vou trabalhar e que vou ficar com ela, pq não é isso que vai acontecer. E não tive coragem de dizer que ia mais que voltava e todo o discurso que deve ser feito para que ela entenda que não estou abandonando ela e tal.. não tive forças para isso.

Laís fica com minha mãe e meu pai... fica muito bem (apesar de atrapalhar muito o funcionamento das coisas lá rsrs) Minha mãe diz que ela chora e reclama minha falta por causa do peito.. mas não se se é só por isso!!.. Em fim.. Ano que vem minha mãe não deve poder continuar com ela, aí ela deve ir para a escolinha integral. E isso tudo é muito claro na minha cabeça e normalmente não tenho grandes neuras com isso... Mas ultimamente essa distancia esta me matando.

Não posso fazer muita coisa em relação a isso. Como disse lá na Mari, parar de trabalhar não fazer com que agente passe necessidades, mas vai muito contra tudo que acredito e nunca foi uma coisa cogitada (a não ser que meu marido ganhasse por mim, por ele e mais um bom tanto..  ou que ganhássemos na loteria). Fora que não sei se daria conta de cuidar da casa, de Laís, do marido, de mim e ainda tentar um home office... na verdade tenho certeza que não daria conta.

Acho que toda essa confusão na minha cabeça esta acentuada por alguns acontecimentos e da minha satisfação que esta um pouco longe de me deixar feliz. Aí chego no trabalho, com mil e uma às vezes um milhão e uma coisas para fazer.. e só consigo pensar em Laís.. nas coisas dela e para ela... juro que as vezes chega a doer é normal isso? de tanta saudade. 

Não sei se clareou alguma coisa para alguem... ou se falei alguma coisa com sentido.. mas!!!

Sobre a terceirização... acho q virou polêmica pq a palavra está associada aquelas mães que "delgam" a criação dos pequenos as babás e as avós.. eu conheço casos assim, onde a mãe nem sabia por qual motivo o filho (bebe) chorava a noite, só quando a babá falava pela manhã.. e isso se a babá quisesse falar, se não passava batido. O que não acho q seja o caso da grande maioria que, apesar de trabalhar em horário comercial e o filho ficar com babá/avó/creche, consegue exercer uma maternidade ativa. Mães que se desdobram para controlar a alimentação, remédios e até as brincadeiras e o que as crianças assistem na TV.. e ainda dão conta de cobranças de chefes e prazos, contas que pipocam, casas que não se limpam sozinhas e maridos, que continuam maridos e precisam de atenção.

Acho o termo um pouco forte e injusto.... se olhar para essa descrição.. será certo dizer que eu terceirizo minha pequena? Sei lá.. não sei desses termos.. acho q no fim é só mais um de muiiiiiiitos que ficam na moda durante um tempo.

Vejo na rede muitas realidades completamente diferentes uma da outra e percebo que cada um "rebola" como pode, para fazer o melhor que pode na sua realidade. Imagino o quanto rebole para dar conta de tudo, uma mãe que fica fica em casa com o pequeno.. e tem q dar conta das contas, dos afazeres.. da educação.. e de mil e uma coisas... e não acho que ela seja limitada ou menos que eu por isso.. nem que fique de bobeira e de pernas para cima... mas tbm não acho que eu terceirize minha pequena.. muito pelo contrario.. fico aqui.. sentindo falta do cheirinho e da convivência com ela o dia todo!!! 

23 outubro 2011

Enigma..

Na verdade não é um enigma pq eu já sei o que quer dizer... mas sabe aquelas palavrinhas erradas que são fofas, mas tão fofas, que dá vontade de apertar? Então essa é uma palavrinha dessas... 

- Dicarra!!

Alguem arrisca um palpite?

Bom fina de final de semana...

19 outubro 2011

Sobre o dia das crianças!


Passou, mais eu queria aproveitar e registrar para não esquecer.

Eu gosto das datas comemorativas.. sou influenciada por coelhinhos, crianças com alegres sorrisos e velhinhos de roupa vermelha (pode apedrejar! hehe). E não era, tá... nunca liguei nessas coisas de dar presentes em datas específicas... Mas em meu primeiro ano de maternidade, quis aproveitar todas as datas. Dei coelho na páscoa... quis um brinquedão no dia das crianças e no Natal teve até fila para entregar presentes.. Fiz errado? pode ser.. mas Laís nem se deu conta de que uma coisa estava ligada a outra. Até acho q temos q selecionar brinquedos para doação, mas adorei cada um desses momentos que vivemos pela primeira vez.

Agora q já deixou de ser novidade (huahua) e Laís ganha presentes mesmo fora de datas comemorativas.... então não me preocupei tanto por não ter conseguido comprar o q eu queria e ela nem ligou para isso, mais uma vez.

Eu sempre digo que ela é uma criança muiiiiiiiito fácil de agradar. Ela fica feliz se vc der um briquedão daqueles q estouram o limite do cartão. Mas fica igualmente feliz quando ganha uma roupa mulita ou um chaveirinho com um bichinho de pelúcia.

Nesse dia das crianças ela ganhou um boizinho pula pula da bisa.. e pulou tanto.. mais tanto.. até cair com tudo no chão e ficar meio desconfiada do bicho.. Agora ela prefere abraçar, beijar e colocar o bicho para ver televisão. Por enquanto, pular nele só se estivermos segurando.. huahua

E tbm ganhou dois presentes muito especiais.. e para isso eu preciso contar um historinha.

Quando nós fomos no Disney on ice, Laís ficou muito mais encantada do que eu achei que ficaria. Por dias e semanas, até.. quando ela via foto ela falava (do jeito dela) que o bichinhos dançavam e cantavam... e depois disso o pluto virou a paixão mega plus dela. Era puto para tudo que ela ia fazer... rs

Ela falava tanto.. mais tanto no bicho. Que percebemos que um pelúcia/boneco dele ia fazer sucesso. Pesquisei e achei esse da Multibrink que apesar de ser beeeem difícil de achar para comprar.. é lindinho toda vida.

Minha mãe quando achou um desses no shopping, tratou logo de comprar. Quando Laís viu.. o olhinho brilhou.. o sorriso abriu e ela disse... Miti (tipo.. agora quero o Mickey).

Um tempo depois a paixão passou para a minie..ela pedia na cara dura. E uma amiga querida fez a besteira de prometer para ela, sem eu saber, que daria a minie para ela. A noite, no mesmo dia, ela disse.. Tia Aice vai dar mini. Depois disso, tudo que ela ganhava tinha sido a tia Aice que tinha dado. No dia das crianças a Tia Aice compou!!! rsrsrs Trouxe de surpresa uma minie para Laís. Eu fiz marido ir buscar Laís para que a própria pudesse dar a minie para ela. E a reação foi igualzinha... .. o olhinho brilhou.. o sorriso abriu e ela disse... Micki Mose (ou mouse é a coisa mais linda que existe..!! rsrs)

Saímos e fomos na dinda, que tinha pedido para passar para buscar o presente da pequena. #pausa como já tem tempo q ela esta nessa paixão, minha amiga até chegou a cogitar de Laís ganhar a mesma coisa de duas pessoas.. já q ela sempre fala disso para todo mundo #despausa Chegamos lá... e vimos uma caixa igualzinha.. mas era outro pluto!!! Madrinha frustou, tadinha.. e Laís nem viu. No fds fomos correndo trocar por outro personagem da turma... e achamos logo o Micki Mose. Laís abriu assim q saiu da loja e ficou agarrada com ele o resto do fds.

Agora é assim... vai dormir: é a minie de um lado o Mickey do outro. Vai comer: a mesma coisa. Só não toma banho pq eles tem corpo de pano.

Incrível como uma coisa que poderia ter passado batido pelo tamanho de Laís... fez tanta diferença na vida dela!!!

#Minha mãe q está braba, pq quer comprar os personagens da nova paixão... eu eu não quero deixar!! huahauhua

18 outubro 2011

Cadê o meu bebê?!

Estava brincando com Laís... e ela foi buscar o palhaço para dar comidinha para ele (hehe), quando chegou disse:
- Abe boca, palaço!
Palaço??? Cadê o papaço que era a coisa mais linda???

Dapi passou uma propaganda de comida de cachorro, eu perguntei:
-Quem é aquele filha?
- Caçorro!
Ah??? Cadê o au-au??

Meu bebe esta crescendo tão rápido!

17 outubro 2011

21 meses ou 1 ano e 9 meses


Ainda esta em tempo??? Esta escrio desde quinta.. mas o tempo esta cada vez mais curto!

Na minha mesa de trablho tem uma foto com uma montagem da Laís com fotos desde o nascimento até os 6 meses completo... fotinhas daquela coisiquinha miúda com grandes bochechas.. Aí.. como o tempo passa rápido.

Com 21 meses Laís tem um vocabulário quase completo e palavras que ela dizia pela metade.. ela vai completando.. bidado, virou O-bidado! O R que não aperecia, já começa a aparecer no caurrro!

A comunicação é realmente o que mais chama atenção. Ela expressa por palavras o q ela quer, o que sente e as gracinhas (que na verdade são a maior parte, já que eu percebi que palavras de “sentimento” – fome, coco e essas coisas.. vem ao acaso e na sorte).

Apesar de eu perceber que ela pensa muito na pronuncia da palavra, coisas fofas aparecem direto.

-Mamae, tazei pa vc!

- Bota, ascaco!

- Vou anda ombus!

- Compa Dora, pa mim??

- Fui padalia e compei pão pa vc!

- Me judaaaa (deitada no chão, como se tivesse caído)

- Adolo o Diego, Mamãe... Adolo vc, Mamãe! E a ultima.. Amo danxaaarr!!! Levantando as pernas, igual uma bailarina!

- Vou tomer tarninha.. vou tomer potoito... Tero amEIxa! Tero meacia!!

- Mamãe do Datinho esta mimindo, mamãe!?

- Para chola!! Palou, cholar, mamãe? Palou?

- éuma vex.. porquinhoS... da caisinha. O lobo mau... sopou (fuuuuuu)... caisinha caiu chão... derrubo caisinha...

- éuma vez... menina muliiiita...

- Laís ta Linda!!! (poço de humildade! Hehe)

- Mamãe... me dá peitinho.. eu tero peitinho!!!

- Póde, mamãe? Póde?

- Té, mamãe? Té?

- Mamae.. Não pode saí... trabaila junto de papai!! Vai ficar Tomigo!

- tero embora casa de Laís...

Ai... tanta coisa...

Os Terribles twos que já começam a dar o ar da graça! Laís, que sempre é muito carinhosa e educadinha está começando a dar ataques de birra. Gritos de pirraça, sabe.. Nada que eu não consiga controlar.. mas já começa me assustar...to acostumada com um bebezinho carinhoso.. criança pirracenta não é a minha.. Mas maternar é um constante cuspir para cima.. Vamos ver o q me aguarda nos próximos meses..

A alimentação tbm esta bem melhor.. a amamentação cada vez mais chupeitação ( o que me faz parar para pensar varias vezes sobre até onde ir... )...Laís era um bebezuco com bochechas rechonchudas.. mas nunca foi de muitas dobrinhas.. E até hj.. não das maiores crianças.. é uma magrelinha saudável, sabe? E, na maior parte do tempo, é saudável sim.. Adora frutas e legumes.. não tem habito de comer doces, não q seja proibido.. só não é habito, mesmo...e refrigerante, apesar de já ter experimentado, tbm não é preferência.

Outra coisa q esta a sendo incrível.. é o carinho!! Laís é muito carinhosa, amorosa, dengosa.. e todos os osas da vida. Beija, abraça, cheira.. diz, adoro vc, amo vc... melhola logo. Vou te dar papa.. vou dar só beijo para melhorar (o só beijo é pq brincamos dizendo q vamos morde.. daí ela diz.. moude, não.. só beija!)

Ai.. 21 meses e tannta coisa.. q nem lembro.. quando ela faz alguma coisa diferente penso q tenho q anotar par não esquecer..  aos poucos vou indo!
*
A semana passada e o fds foram corridissimo.. não achei q ia ter tantos acesso novos a partir da ultima postagem.. vou retribuir a todos os comentários e passar nos blogs amigos assim q acalmar!!! 

11 outubro 2011

Blogagem coletiva - "como era ser criança na minha infância"

Eu estava toda animada para falar dos 1 anos e 9 meses que Laís completa hoje (ainda estou.. vou falar disso amanha... ) mas não resisti quando vi algumas queridas blogueiras falando da Blogagem Coletiva que está rolando hoje sobre como era ser criança na minha infância. Adorei o tema que a Ingrid, do Desconstruindo Mãe (que eu não conhecia mais vou correndo conhecer tudinho) propôs. Acho q meio que para comemorar o dia das crianças.. meio para fazer esse monte de mulher feita (Rá!) ficar suspirando de saudade da vida sem complicações!! rsrsr
*
Então.. na minha infância...é fácil.. Eu era Bicho do Mato! Total... tímida, envergonhada, que tudo olhava pro pai para ver se podia ver, comer, ir... Chato né??? Não.. não mesmo...

Meu irmão é quatro anos mais velho que eu... o que significa que tudo que ele aprontava ele colocava a culpa em mim. E o que não aprontava ele mandava que eu fizesse. E eu fazia. Isso rendia muita confusão, muitas gargalhadas, muiiiiiiitas brigas entre nóis dois e muita bronca.

Minha irmã já é o contrario...sete anos mais nova, me tirou o posto de caçula (Rá) e quando eu tentava fazer o mesmo que meu irmão fazia comigo eu que me estrepava (rá de novo.. só me dano! rsrs)

Na rua, no grupo de meninas da mesma idade, eu era a maior (elas que eram pequena tá... eu não era nada grande) mais vivia brigando com uma delas pq, essa era dois dias mais velha que eu. Daí disputávamos quem "mandava" na rua.. Eu sempre perdia!! rsrs

Eu me dava bem era com os meninos que, ou tinha medo do meu irmão ou tinham medo do meu irmão.. srsrs daí eu "mandava neles... !!! Nossa.. nem lembrava o quanto me divertia naquela rua... (depois q eu cresci fiquei chata!! rsrsr)

Sabem que eu era apaixonada pela Xuxa??? Depois Angelica... depois minha paixão mor até o inicio da adolescência: Sandy e Junior! Eu imitava.. cantava.. chorava e chorava com as musicas românticas...

Sempre fui responsável com a escola apesar de nunca ter sido CDF, mas uma coisa q me marcou foram as varias mudanças de escola... passei por umas 6 até terminar o ginásio Uí... to velha.. já mudou o nome, não é mesmo? Isso é uma coisa que pretendo não deixar acontecer com Laís... acho q seguir uma historia em uma escola é muito importante para a criança..

Assim... não fico achando que era melhor ou pior.. Com certeza era diferente. A cultura era diferentes, as fontes de informações era diferentes, a cabeça dos mais velhos era diferente... vai perguntar para um mais velho se a infância dele foi melhor que a minha ou melhor que a de Laís.. com certeza a dele foi "melhor".. Mas não vejo assim..

Vejo que diversão, educação, respeito, amizade, conhecimentos, descobertas, desrespeito, insegurança, gente ruim, tudo isso... tudo existia antes... e existe agora.. e ainda vai existir na próxima geração. A forma como as crianças lidam com essas coisas é que dependem da estrutura que damos para ela, do acesso as informações, do carinho... e de mais 50 milhões de fatores...Essa sou eu, viu!!! Num Look anos 80, dando pipoca pro pombos... Laís até que parece um pouquinho comigo!

10 outubro 2011

Dora, botas e Diego, Go!

Essa é a nova paixão de Laís. Ela chega a dizer: Adolo Diego, mamãe!!!! E o botas... a mochila (mochila, mochila.. eu sou a mochila...!), o mapa... os fofos.. aff! Uma infinidade!

Laís descobriu o Canal NickJr na casa da minha mãe. Até então ela até gostava do Discovery Kids... mas não era aquele amor. Já com o Nick a historia é outra.

Minha mãe passou a conseguir um tempinho mais tranquila. Ela passou a reclamar menos que eu não estava... Fora outras coisas que eu nuca ia imaginar que um desenho pudesse fazer... tipo ensinar a falar baixo, a cantar as musicas inteiras (vcs tem q ver ela cantando: "Meu lanchinho, vou tomer, pa fica fotinho e quessssssser"!), a falar palavras q ela não falava antes, a falar até em inglês (deliciussss! quando acaba de comer alguma coisa!).

É claro que Laís não passa o dia inteiro na frente da tv, nem quero isso. Mas isso foi realmente uma revolução lá em casa. Antes ela não parava queta, sozinha, por mais de 5 minutos... hj tenho q controlar o tempo dos desenhos.

Tbm não tenho a pretensão que ela se alfabetize em ingles por conta da Dora Aventureira, mas que é uma fofura, vê-la falando palavras mais dificeis, coisas que nem imaginávos que ela já soubesse, ah isso é!?

Fora que, já que a paixão pegou e não tem jeito dela não ver o Diego e a Dora, vamos ver os pontos positivos tbm. A NickJr não tem 1/4 das propagandas que a Discovery Kids tem... reparei isso essa semana. Na Discovery Kids é 5 minutos de desenho, 5 minutos de propaganda da loja do solzinho... não dá né. Laís já aprendeu a pedir para comprar.. Imaginou ela vendo aquele tanto de bonecas e coisinhas.. ?!

As musicas são uma graça a parte. Todo dia chego e recebo um abraço de Coala (tentei mais não consegui achar a letra da musica... !! rsr)... Quer coisa mais linda.. ?? Fora que ela esta conhecendo e imitando todos os bichos imagináveis pq o Go, Diego, go! vive numa espécie de safari (ou sei lá o que?! rs).

Sei que é uma fase e que logo ela vai preferir outro desenhos menos bebes... mas por enquanto vou curtindo essa fase de NickJr e BabyTv.
*
Atualizando: A semana acabou e eu sobrevivi sem maiores dores ou traumas.. pronta para outra! rsrsrs

06 outubro 2011

Sling.. pose.. e minha pequena crescendo!

Hoje o post é em fotos.. pode?! rsrsrs

É assim que nós saímos pela manha.. mas confesso que carregá-la nessa posição é bem mais fácil quando ela esta dormindo.. vai toda linda.. !!! Só respondendo... Levei uma bolsa com as coisas dela, só na segunda feira, como já faço normalmente.. nos outros dias é só a minha bolsa.. ela e mais alguma coisinha que precisar.. Estou conseguindo.. a semana está acabando!!!Com Laís acordada ela vai falando e fazendo graça em todo o percurso.. apesar de ser mais agitado.. é mais fácil carregá-la assim..Ontem correu tudo bem no Ped. Apesar do grannnnnnde escândalo que ela sempre faz, ela já esta bem melhor e esta só com uma irritação na garganta.. o ped passou um anti-inflamatório e disse que hj ela já estaria melhor... e ela já esta.. !!! rsrsMinha bebe esta linda.. e está crescendo muito rápido!! rsrs

05 outubro 2011

Laís e as musicas!

Laís é uma criança musical.. desde sempre.. O que é uma coisa incrível, pq eu não tenho nem radio em casa e, apesar de gostar de todo tipo de musica, não é uma das coisas mais importantes para agente. Acontece que Laís adora...muito..

Começou com um Cd de cantigas que veio numa revistinha... depois a paixão pelo Pula-Pula da Aline Barros...Galinha Pintadinha.. Luan Santana... Mais Cantigas.. mais as musiquinhas que inventamos... vira uma diversão!!!

Há algum tempo nós incentivamos ela a completar a a letra da musica que cantamos para ela.. E sempre foi a coisa mais linda vê-la completando as frase.. super ultra mega empolgada...

Entre as suas preferências estiveram o "Bois da cara Peeeeeeeeeeta", o "Pintinho Malilinho", o Amaaaaaarrrrr (Meteoro da paixão do Luan Santana.. Ela adoora!), Hakuna Matata, do Rei leão, Nananananananan, Pula-pula (que antes elas só cantava o nanananananana...).

Minha mãe conta que ela fica escolhendo as musicas na hora de tirar a soneca, ela só dorme com minha mãe cantando... mas vai escolhendo.. Ota vovó, essa não.. ota.. e assim vai indo..

Às vezes ela chega com uma cantiga diferente que eu nem sabia ou lembrava me surpreendendo total. Tipo Serra serrador... ela se joga toda para traz e termina contando: um, dox, sete...

Tem que ver coisa mais linda ela cantando nana nenem:
Nana neneeeeeeeeem,
Tuta pegaaaaaaaa...
Papai foi oça,
Mamãe foi baiaaaaaaa! (quando ela esta muito inspirada ela fala tabaiaaaaa)

A ênfase nas letras, é pq ela faz assim mesmo.. alonnnnga as palavras... em alto alto mesmo e bom som!!!

Daí essa noite eu reparei em uma coisa.. quanto ela está absorvendo rápido as letras das musicas.. Incentivada por um pos da Laís, mãe da Malu, ensinei a Musica do Trem maluco para a pequena... cantei algumas vezes e ela já vai completando as frases.. e mais.. as palavras que ela não tem segurança para dizer.. ela vai cantando na cabecinha dela e mexendo a boquinha tentando absorver a palavra e cantar na próxima rodada.. Fiquei boba!

Fico tentando aprender novas musicas ou lembrar das velhas para ir incentivando.. e acho q vou colocar algum mini instrumento musical na lista de desejos de presente da pequena.. quem sabe!?!?!
*
Uma coisa.. Laís continua com febre.. e hj vamos encarar o Ped só nós duas pela primeira vez!!! me desejem sorte, pq a noite passada foi Punk!
*
Mais tarde vou tentar colocar foto nossa "vestidas" com o Sling para ilustrar o ultimo post! Obrigado pelas palavras de incentivo.. a semana está quase acabando... !!!!

04 outubro 2011

Eu consigo! (?)

Eu não sou do tipo de pessoa acomodada.. não mesmo... Já até disse aqui.. que se precisar assovio, chupo cana e solto pipa... tudo ao mesmo tempo! E sempre fui assim.. Já estudei longe de casa... e andava de busão para baixo e para cima pelo Rio todo na boa sem muito perrengues. Mas é claro que os cenários mudam e o meu, hj, é bem diferente daquela época.

Trabalho “perto” de casa e vou e volto de carro com marido. É uma tanto quanto cômodo, eu sei... e abuso muito disso! (rsrs) Só que tem ocasiões que minha mordomia acaba e tenho que me virar.

Assim.. não sei dirigir.. Não tenho trauma, não tenho grandes medos, não tenho nada que me impeça de dirigir.. Nada alem do meu comodismo de antes de Laís nascer.. Hoje sofro com isso, pq Laís não me dá tempo de aprender a pelo menos me virar. E entrar numa auto-escola nesse fim de ano está fora de cogitação $$$ não sei o q adianta ser tão caro se isso não faz os motoristas serem mais responsáveis...

O fato é que.. tenho possibilidade, mas acabo ficando presa por conta da minha dependência. Daí acontecia que em situações que marido não podia ser motorista estava, eu me mudava de mala e cuia para minha mãe...

Dessa vez arrisquei a fazer diferente. Fui firme (apesar da cara que minha mãe ficou) e resolvi me virar de busão mesmo. Levando e trazendo Laís. O Máximo que iria acontecer era eu desistir no primeiro dia, ou chegar super atrasada, ou Laís fazer um escândalo no ônibus, ou eu sentar e chorar..ou até todas num mesmo dia!!!

Mas, ó.... isso não aconteceu! Ontem saí com Laís + Bolsa com roupa para a semana (normal nas segundas) + Minha Bolsa (tipo carteira) + Guarda chuva + Chuva + um bom pedaço até o ponto = EU CONSEGUI!!!

Tudo correu bem.. Laís nem acordou e foi aconchegadinha no Sling #pausa Eu compre antes de Laís nascer e pouco usei, não tinha muito apoio nisso (era sempre: a criança ta com calor, esta torta, vai cair, isso.. aquilo... Afff). Depois usei um tanto quando ela já estava maiorzinha e eu colocava ela enganchada, presa pelo Sling... e por fim.. ele foi pro fim do guarda roupa pq estava pesado demais.. Só que ele foi minha maior arma nessa minha jornada. Laís foi protegida, meus braços livres, não fiquei com grandes incômodos para levar tudo que eu precisava... Sling é a grande arma da mulher/mãe moderna!!! #despausa

A noite voltamos para casa e eu estava com uma sensação de vitoria, sabe?! De que posso muito alem do que estou acostumada. E que, quando queremos, não tem barreiras. Tem readaptações... tem novas situações.. Mas tudo é superável.. !!!

Mas.... nem tudo são flores.. hj Laís teve febre de manha.. acordou.. não quis entrar “nisso”, não queria o sacaco (casaco).. queria era cama e peitinho da mamãe. Foi mais difícil sair, mas difícil o caminho, mais pesado, mais cansativo.. Ai .. to aqui batendo cabeça!!!

Será que consigo terminar essa semana?! rsrs