Menu

29 setembro 2011

Visita!

Post rápido só para contar que Laís está me visitando no trabalho.... imaginem???

To doidinha.. ela esta aqui toda empolgada.. desenhando.. falando alto.. fazendo o maior auê!!!!
Ai ai ai...q ideia fui arrumar!!!

O bom é que dei um descanso para minha mãe.. e mato a saudade que fico dela... !!!
Só não sei se vou conseguir terminar alguma coisa!! hehehe

27 setembro 2011

Gravidez é remédio!!!

Sabe aquela frase que todo mundo que não esta carregando uma barrigona diz... sobre gravidez não ser doença... eu assino em baixo. No meu caso foi um remédio!!!

Eu sempre fui fui do verbo não sou mais, tá?! uma pessoa chata.. cheia de coisas. meu pai dizia que quando eu engravidasse, ele iria passar 9 meses viajando. vejam bem: Meu pai disso isso, é pq o causo era sério.

Era Rinite alérgica, era falta de ar, era crise no estômago, era uma anemia que não melhorava nunca, era um monte de coisa... as vezes tudo junto.. as vezes um de cada vez.. (um em cada semana, para deixar meu chefe bem brabo! rs) O fato é que eu tinha consciência de que podia me tornar uma grávida chata... porre, sabe.. daquelas q reclamam de tudo e de todos..

Mas.. como nem tudo está perdido nesse mundo.. tive um crise bem fraca de alergia logo no inicio da gravidez... e depois mais nada.... nada... Zero... nem mesmo a anemia q é fiel companheira de muitas na gravidez... passou longe de mim... fora as pernas q doíam um pouco por causa do inchaço, não tive mais nada durante os meses seguintes.

Daí veio o parto... e minha maior preocupação era a recuperação da cirurgia. Eu já tinha feito uma, bem no estilo e tinha sofrido muito na recuperação (mole.. minha mãe repetia q eu nunca conseguiria o PN!!)... Esse era um dos motivos que eu queria o PN. Não foi possível... passou!!..

No segundo dia já no Hospital eu já andava para todos os lados... Ficar sem falar por causa de gases??? Já saí do centro cirúrgico falando pelos cotovelos. E continuei falando.... Lembro de subir e descer da cama normalmente. Fazer tudo sem problemas..

Quando fomos para casa minha mãe brigava o tempo todo q era para eu descansar, ficar quieta, deitada, parada... Aff... dava uma gastura.. Sempre fiz tudo com Laís na boa.. E até hj.. assobio, chupo cana e ainda solto pipa, se precisar!!

Só que o efeito passou... (nisso entra aquela trilha: qüe-qüe-qüe-qüeeeeee....)

Esse final de semana eu me danei... primeiro comecei a sentir uma ingua na garganta, depois a garganta fechou e depois veio aquele mau estar que vc não consegue fazer mais nada a não ser ficar na cama. Mas ninguém contou isso para minha pequena!

Trabalhei na sexta só carregada pelas roupas.. mas aí Laís tbm ficou meio ruinzinha e eu PRECISEI melhorar no sabado. Mas inventei de fazer faxina... Atacou a rinite. Mas atacou de uma forma q dois comprimidos do anti-alérgico não deram jeito... Cara inchada de tanto espirrar..

No domingo amanheci melhor... mas meu estômago, q já estava doendo desde quinta, piorou muiiiiiito e parecia q tinha uma bomba no meu estômago.. Eu nem lembrava a quanto tempo isso não acontecia... a noite a gripe voltou.. com força total..

Ai ai ai... Murphy voltou a lembrar de mim... e eu vou ter que procurar o alergista, o clinico, o gastro... ai ai ai!!!!

Hj estou aqui.. lembrando com saudade do peso da barriga!!! hehehehe
Gentem... segundinho ainda não, heim.. vou curtir a pequena mais um pouco... hehehehehe!!!

O Bug quase me pegou!!!

Estou gripadaça... daí quase não acessei o blog e a internet desde sexta feira..
Aí ontem a Mi me mandou um e'mail me avisando do Bug que estava rolando e me passando um link com as orientações para resolver o problema (Mi... BrigadU!).. dei uma lida, acessei o blog.. estava tudo bem!!!!
Para não correr risco, fiz uma atualização do backup do blog... e tudo tranquilo.. !!!

Daí hj chego no trabalho e abro o blog, como sempre faço (que ninguem me ouça!! rsrs) e ele simplesmente travou... abriu uma tela vermelha de perigo meu coração quase saiu pela boca e não deixava eu entrar nem no painel...

Mas.. quem tem amigo não morre pagão, certo?! Minha amiga querida, Manu, que estava conseguindo visualizar da casa dela, acessou e tirou o contador de visitas, o blogsroll, e o link do blog que estava aparecendo como Malwere (Obrigado amiga).

Ufa.. consegui acessar... !!!!! Vamos ver até quando o blogger vai ficar maluco assim!!!

Link com as orientações: Elaine Gaspareto

23 setembro 2011

Como estamos com a alimentação...

Então.. desde aquele post sobre minha duvidas sobre a alimentação.. e aquele outro sobre minhas considerações, muita coisa mudou lá em casa.

- As mamadas ficaram mais reguladas, mas não com horários fixos. Durante a semana ela tem mamado pela manhã - dormindo ou acordada; quando chego do trabalho - só para ter um aconchego, pq normalmente ela esta de barriga cheia, e antes de dormir. Às vezes temos alguma mamadinha nesse meio tempo, por enjoo, sono, ou pq ela já esta com fome para jantar. Nos finais de semana a mamada da tarde acontece um pouco mais cedo, lá pelas 14/15hs para ajudar na soneca. E tbm temos aquelas esporádicas beliscadinhas. Desmame está longe de nos encontrar.

- As porções das refeições ficaram um pouco menor. Isso ajudou muito. Agora ela não se assusta com a quantidade de comida e vai indo bem. As vezes não termina a refeição, outras vezes pede mais (mas não come muito mais q duas colheres, nesse repeteco).

- Os lanches são mais difíceis lá em casa, na minha mãe fluem melhor. Ela normalmente toma café bem: queijo, pão, iogurte ou fruta. A tarde come uma fruta depois do almoço e depois uma mamadeira. O engraçado da mamadeira é que vai super bem na minha mãe.. e não pode sentir nem o cheiro lá em casa... já me conformei. Mas ela tem tomado bem o leite + farinha láctea + fruta ou o suco de chocolate (sustagem)

- Laís enjoa rápido dos alimentos. Ficou uns dois meses tomando sustagem quase todos os dias, pedia, brigava pelo suco de "ate" ou de "moango". Agora só vai quando não tem mais nenhuma outra opção. Ela enjoa de alguns legumes e até de biscoitos. Aí tem q tirar da frente dela...

- Mas tbm tem os preferidos. E no momento TOMATE é o maior deles. Juro que a pequena já pediu tomate até dormindo. O danado não pode ficar visível em nenhum lugar que ela já começa a pedir: Eu telo tomate... EU teloooo tomateeeee!!! e vai aumentando a medida que agente vai ignorando (alguem lembra da propaganda do menininho que pede brócolis? é mais ou menos assim... !! rsrsrs). Das preferências tbm estão o quiabo, a linguiça, o tamaão (macarrão)... Preferências que salvam na hora q nada funcina.

- Temos os dias de comilança e fome o dia inteiro. E nesses dias ela come tudo q vê pela frente e nada atrapalha as refeições. Pode aparecer com queijinho, moango, dute (iogurte), o que for... que na hora da comida ela vai comer bem.

- E tem aqueles dias que nada... isso mesmo NADA entra pela boca da pequena. E quando entra é em quantidades mínimas. Nesses dias o peito ainda é salvador.

- Os horários são bem regulados. Só a janta que não adianta oferecer antes das 21h pq não vai funcionar. Dormimos tarde. todos nós. Ela toma vitamina, depois mama, depois toma café com agente... não adianta adiantar o relógio que nada engana ela.

- O peso já não foi um problema na ultima consulta com o pediatra. Ela engordou umas 700/800gr desde a ultima consulta a 3 meses. O q foi suficiente para ela subir o tanto necessário naquela curva de crescimento. Dr Ped. ficou bastante feliz e nem receitou outras vitaminas ou suplementos.

- Não adianta eu olhar para outras crianças fofuchas e gordinhas pq o biotipo de Laís não é esse. Laís está com 84cm e com 10,550kg. Ela é mion, magrelinha, Top model... cheia de saúde!

- Sobre as bobagens... Laís gosta de chocolate, mas não come mais q umas bolinhas de mm's ou meio bis. Não toma refrigerante pq sempre temos outra opção para ela, se não tem vai agua mesmo. Não come bala, pirulito ou coisas do tipo. Mas isso tudo, não é pq sou neurótica com isso... é só pq ainda não vi nenhuma necessidade nessas coisas. Por enquanto esta bom assim.

Assim estamos...

21 setembro 2011

Post Vip - A importância de brincar com os filhos

Para recomeçar com gás novo, hoje vou receber a visita de uma pessoa muito Especial, Micheli, mãe da pequena Clara, do Blog Tagarelices e Pensamentos. O convite partiu da minha felicidade pelos 15 mil acessos ao blog e pela ideia da Flavia, do Astronauta e a vontade de ter outras palavras nesse cantos que não sejam as minhas... rsrs

A "proposta" foi aceita pela Mi, que nos brindou com um texto perfeito sobre as brincadeiras com as crianças. E olha que ela é expert na arte de entreter os pequenos!!

Assim... voltamos a programação normal em grande estilo...
Quando a Martha me pediu para escrever este post, pensei na responsabilidade de escrever em um blog tão querido para mim e pensando no tema que seria interessante abordar. Uma das sugestões que ela me deu seria falar sobre brincadeiras, talvez porque isso seja um ponto forte no meu relacionamento com a minha filha. Juntas criamos muitas brincadeiras e nos divertimos de montão. Com ela eu volto a ser criança, nosso vínculo aumenta e nas brincadeiras com a mãe (e com o pai sempre que pode) ela desenvolve ainda mais as suas qualidades.

Escuto muitas pessoas me dizerem que gostariam de ter o tempo e a paciência que tenho para brincar com a Clara. Pessoas mais velhas falam que antigamente a mãe não podia sentar e brincar com a criança, tinha de dar conta dos afazeres domésticos. E até me questionam como faço para dar conta de fazer ambas as coisas. Hoje muitas mães trabalham fora e o tempo que sobra com os filhos, muitas vezes, fica limitado aos cuidados necessários que se deve ter com uma criança. Pelo que eu ouço de algumas pessoas, percebo que nem todos dão a devida importância para a brincadeira na vida da criança e nem pensam no quão prazeroso pode ser dividir esses momentos com os pequenos.

Sou privilegiada por poder trabalhar meio período e, assim, ter mais tempo para a minha filha. Ainda assim não é fácil dar conta de tudo. Apenas priorizo o tempo com ela e no nosso tempo juntas, aproveito ao máximo para brincar com a pequena. Claro que sou uma pessoa como todo mundo e também tenho meus dias de cansaço, sono, falta de vontade. Mas muitas vezes a alegria daquele momento juntas me faz superar tudo isso.

Mesmo pais que não tem muito tempo, podem experimentar explorar mais esse tempo nesse sentido. Mesmo que falte paciência ou pique. Eu mesma até ser mãe, não sabia mais como brincar como uma criança. A gente aprende com eles.

Outras pessoas me perguntam como tenho criatividade, de onde tiro as ideias para nossas brincadeiras. Com artes, por exemplo, foi fundamental montar uma caixa de materiais. Ali incluo desde tesouras, cola, papel colorido, até material reciclado, como latas e potes de danoninho. Não guardo sabendo exatamente para que eu vou usar muitas vezes, mas, no dia que decidimos usá-las, junto tudo em uma mesa ao lado dela e vamos inventando. Conforme surgem ideias simples, outras vão aparecendo. E, aos poucos, nós mesmas vamos ficando "treinadas" para pensar em outras atividades lúdicas.

Só que para isso, foi preciso começar. Sei que para esse tipo de brincadeira, tenho de estar com tempo e disponibilidade, por conta da sujeira. Ou seja, não dá para brincar com tinta, recorte e colagem ou massinha em qualquer momento. É fundamental perceber isso para não frustrar a criança com reclamações ou se estressar.

Claro que tudo é uma questão de afinidade. Não adianta queremos forçar e brincar com a criança de algo que a gente não suporte. Meu marido pode até aceitar a proposta de brincar de bonecas com a Clara, porém, se eles pegarem uma bola, com certeza a brincadeira será muito mais divertida. O inverso ocorre comigo. Ele nem chega perto das tintas e materiais de arte em geral, que eu adoro, mas se a proposta for brincar de correr, mesmo que cansado, as gargalhadas estarão garantidas.

Em uma realidade tão tecnológica, resgatar as brincadeiras de nossa própria infância com os filhos pode ser um ótimo caminho, além de prazeroso para ambos os lados.

Aprendemos muitas coisas quando temos filhos. Marido não tinha afinidade com livros, mas, com a paixão da pequena por eles, aprendeu a contar histórias. Eu me animei com a empolgação da pequena com o teatro de bonecos e até fiz um de caixa de papelão para as nossas brincadeiras com fantoches.

Agora me pergunte se eu pensava que seria assim antes de ser mãe. Não, aprendi, na prática, o prazer de sentar no chão e auxiliar a montagem de um quebra-cabeças, do elogio, do incentivo para que a minha filha vença seus limites e encontre soluções para as dificuldades que vê frente ao um jogo ou brinquedo.

Na teoria muitos sabem da importância da brincadeira na infância, mas, na prática, isso muitas vezes é encarado como um passa tempo ou uma forma de fazer a criança gastar as suas energias.

Porém, brincar é muito mais do que isso. A brincadeira impulsiona o desenvolvimento intelectual da criança, ensina-a a ser sociável e a lidar com as situações do seu cotidiano. É uma forma da criança aprender valores, de desenvolver a atenção, a memória, a imaginação e a linguagem, de estimular a concentração, a autonomia, a curiosidade e a confiança em si mesmo. Através da brincadeira a criança transforma a realidade através da imaginação e reflete sobre o ambiente em que vive. É uma forma completa de comunicação da criança com o mundo.

Brincadeiras lúdicas não requerem muitos brinquedos, muito menos aqueles caros. Incrível como para a criança até mesmo objetos simples pode fazer um grande sucesso e ser usado com grande imaginação.

Quando eu propunha uma situação de faz de conta para a Clara e ela não entendia em um primeiro momento ou me questionava, eu dizia a ela, apontando o dedo em minha cabeça: é tudo uma questão de imaginação. Hoje ela já entende bem o que essa frase significa.

E os pais, onde entram nisso tudo? Ao brincar com o adulto, a criança se sente mais estimulada e espelha-se nele, o que a ajuda a crescer. Os pais podem estimular os filhos a desenvolver a imaginação e despertar novas ideias. Além de tudo, essa experiência fortalece o vínculo afetivo entre o filho e seus pais.

Eu não tenho lembrança na minha infância de ter um adulto que sentasse para brincar comigo. E não uso isso como desculpa para fazer o mesmo com a minha filha.

Talvez até por ter bastante esse tempo de brincadeiras com os pais, hoje a imaginação da Clara é tão forte brincando sozinha ou conosco, que ela até exige mais criatividade de nós. Nem sempre acompanhamos a história que ela inventa com as (os) bonecas (os), confesso. Mas que é gratificante e uma delícia de se ver, isso é.

Por isso eu recomendo: sente no chão e brinque com o seu filho no tempo que vocês tiverem juntos. Vale muito a pena e você perceberá todos os benefícios, para ambos.

Se você, como eu, já é adepta dessa ideia, pode pensar que isso é algo óbvio. Mas pelo que ouço de muitas pessoas, percebo que não é tanto assim, o que é uma pena.

Micheli, ex-estudante de design, jornalista e fotógrafa nas horas vagas, mãe em tempo integral da Clara e autora do blog Tagarelices de uma filha, Pensamentos de uma mãe.

20 setembro 2011

Sobre o Minha pequena e eu... e minha ausência!! Update!

Eu normalmente não respondo os comentários... mais, por achar que ninguém vai voltar lá nos comentários para ler do que por falta de vontade.. então resolvi vir aqui e fazer um update do post para responder as pessoas tão queridas que vieram aqui “prestar solidariedade” e dizer que gostam do nosso cantinho!

Manu – Realmente vejo que a relação na blosgsfera é de troca: as pessoas não vem se não formos nelas tbm. E até não acho isso errado... o objetivo disso aqui é interação. E foi por essa interação que nos tornamos tãããão próximas... Pode se enxergar lá no tãããão sim, viu!

Fabi – Isso de não receber comentários em coisas q consideramos importantes que foi um estopim para toda essa minha crise existencial. Mas acabei chegando a mesma conclusão que vc. O objetivo é o meu registro diário e realmente é isso que vale.

Nine – Seu canto é uma inspiração.. já disse isso né?! Muitas vezes eu acabo “abandonando” o meu canto pq me intero tanto dos cantos dos outros, das historias e experiências dos outros, que quando vou ver, já disse tudo que queria dizer através dos comentários. rs

Rapha – Pode deixar que vou continuar registrando todas as gracinhas da pequena e compartilhando nossas experiências. Essa troca faz muito bem!

Renata – É isso aí.. a Blogsfera materna é mesmo uma troca constante de idéias, ideais e experiências.. vou passar lá e dar minha contribuição na sua duvida.

Dani – O coração esta mandando continuar por aqui... essa terapia é bem mais barata!!!

Si - Bom saber que foi importante dar o primeiro comentário e ser a primeira seguidora. Isso realmente faz muita diferença para agente que sabe que é cada uma (um) de nossas seguidores. Sinto o mesmo que vc... é uma relação.. e não simplesmente uma pessoa que adiciona lá no googles. Sempre que alguém adiciona sem comentar.. eu saio fuçando para conhecer um pouquinho da pessoa..
Sobre seu sentimentos em relação ao blog... engraçado como vc disse algumas coisas que eu tbm sinto, mas que não tinha conseguido passar para o papel. Mas sabe o que penso disso. A blogsfera é enorme e tem espaço para todo mundo. Para a blogs’celebridades que saem no jornal, para as que são ativas e não deixam de postar, comentar, participar... e até para as que postam uma vez ou outra, comentam uma vez ou outra...
Fico muito feliz que façamos parte da sua vida e pelo carinho que vc tem por nós e pelo canto.

Jana – Sabe que percebi que vc estava meio ausente, mas como eu tbm estava (estou) não me dei ao trabalho de ir ver o q estava acontecendo (que feio!)... mas ó.. vc viu né.. todas passamos por essas fases... elas vão e voltam.. Até pq a vida “aqui fora” não para e nem sempre conseguimos dar conta de tudo.

Obrigado pelo carinho de todas vcs... e de todos que passam por aqui...! Isso me dá um gás novo para continuar!!!

19 setembro 2011

Sobre o Minha pequena e eu... e minha ausência!!

Oi pessoas queridas... tenho sentido falta daqui e nem posso dizer que é por falta de tempo que não tenho passado por aqui ou visitado os cantinhos das amigas... pq se fosse assim nem teria criado o blog (afinal meu dia podia ter 48 horas e eu ainda ia precisar de mais tempo). Acho q dei uma esfriada.. sei lá..

O que acontece?

Eu já disse algumas vezes pq criei o blog e como cheguei aqui. Mas esse troço é um troço viciante. Eu eu admito: estava estou viciada nisso. Juro!!! Tudo q acontecia eu já pensava: Vou postar! Quando vi alguma coisa ou situação lembrava de uma das amigas virtuais que passou por aquilo. As gracinhas e caretas da Laís.. minhas duvidas... e até meu estado de espírito... tudo eu queria compartilhar no blog.

Daí chegou um momento que aquele bichinho do comentário (ou da falta de) me mordeu e eu postava já pensando nos comentários. E eu deixava de postar pq a ultima postagem não tinha recebido comentários. Aí eu ficava frustrada!

Aí não dá né?! Não dá para manter uma coisa q me estresse mais do que me ajuda né. Aí travei! Pensei.. pensei.. quase não li o q rolou na blogsfera... pensei.. pensei.. e ainda estou pensando... !

Às vezes eu acho esse canto meio esquisito. (a vida é meio esquisita e isso aqui é a vida na tela). Às vezes penso em exposição. Às vezes penso nessa internet sem fronteiras de perfils fakes e gente maldosa. Às vezes penso que não tenho nada a dizer ou acrescentar nesse espaço que tem tantas mães ativas e que tem tanto o que expressar e discutir. Às vezes penso que não quero um canto só para colocar fotinhas ou escrever as gracinhas q Laís faz.

Aí penso tbm que isso me faz tão bem. Escrever, colocar para fora. Que nesse pouco mais de um ano de Blog e quase dois acompanhando eu já cresci tanto e tive tanto retorno as minhas duvidas, crises e anseios. Todos que me visitam e que comentam são sempre tão carinhosos. Nunca tive um problema de comentário maldoso. Já devo ter ajudado alguém que estava com uma duvida que eu considerava boba, mas que para a pessoa pode ter sido importante ou de alguma ajuda. Já babei muito a fofura extrema da minha pequena. Me sinto tãããããããão próxima de pessoas que estão tão distantes fisicamente, mas q parece que fazem parte do meu dia-a-dia.

Muitos pontos contras muitos a favor...

To sem tempo, é verdade. Tenho deixado a desejar nas visitas e comentários (até pq ainda acho q isso é o que “move” o blog) e tenho me sentindo meio desinteressada. Mas acredito que isso é uma fase. Preciso fazer algumas coisiquitas básicas que dependem de mim.. e outras que não dependem.

Das que dependem é tentar me organizar nas visitas e postagens e criar uma regularidade para isso.. Tudo nessa vida precisa de uma rotinha básica apesar de eu não levar isso ao pé da letra. Outra coisa é tentar me desprender da necessidade de receber comentários as minhas postagens. O blog é um canto MEU. Apesar de achar que os comentários são a roda disso aqui não posso escrever pensando nos outros.. Todos os comentários serão muito bem vindos.. e os que só quiserem ler ou dar uma passadinha rápida tbm.

Das coisas que dependem dos outros a mais importante é mudar essa cara do canto. Não agüento mais essa overdose de verde, lilás e rosa.... Mas não tenho talento algum para criar e minhas finanças estão restritas por conta do Niver de Laís. Então estou esperando uma resposta de um orçamento para ver se consigo fazer uma coisa mais no meu estilo.

Assim... vicei mesmo nesse troço. Não tem jeito. Estou aqui.. e daqui não saio, daqui ninguém me tira. Espero que entendam pq quis escrever esse tantão e explicar minha relação com essa blogsfera materna. Meu sumiço se deu basicamente por isso... rsrsrs

08 setembro 2011

na falta de tempo.. vale fotos???

Fotos da minha princesa no ultimo final de semana..

Ela está linda... concorda???

Fez sucesso com seu look.. andando a cavalo.. estreando na arte de balançar.. e com um picolé de uva!!!!Amanha eu volto.... hj tem pediatra.. torçam para dar tudo certo!

05 setembro 2011

Medo de ficar sozinha?

Ontem aconteceu uma coisa que não tinha acontecido antes... em lugar nenhum.

Estávamos arrumando as coisas para voltar para casa (estávamos na minha vó, no interior) e o dia tinha sido bem cansativo, com festinha, calor/frio, Laís dormindo quase nada, uma dia completamente diferente da nossa rotina. Estávamos arrumando as coisas, a mala do carro, olhando tudo para ver se não tínhamos esquecido de nada, afinal são 4 horas de viagem, não dá para esquecer nada!!!

Daí que ouço Laís chorar... saí correndo igual doida para ver onde ela estava. Nos fundos da casa da minha vó tem uma escada que vai dar no quintal.. foi o meu primeiro pensamento... mas a porta estava fechada, ela não tinha ido para lá. Ela estava chorando sozinha no quarto, meio perdida, chamando por mim. Não tinha acontecido nada de mais, na verdade nada que tivesse machucado ela. Mas tinha acontecido uma coisa de mais sim.. ela tinha se sentido sozinha.

Ai... q raiva. !!! Q agonia.. Ela nunca ficou assim... sempre reclamei até que ela era mais independente do que eu queria. e q é um perigo pq ela se sente segura e vai embora..

Mas lá... na minha vó... com todo mundo na sala.. eu e ed na varanda de fora... ela se sentiu perdida e sozinha dentro do quarto (eu acho!).... 

Peguei ela e fiquei um bom tempo até ela se acalmar.. acho q o sono contribuiu um pouco (pq logo depois ela tropeçou nas prorprias pernas e caiu e desatou a chorar de novo)... mas esse episódio fez acender uma luzinha...Nem sempre uma criança independente e segura é tão independente e segura assim..!!! 

*Ah.. nunca deixo Laís sozinha assim (marido até acha ruim comigo por isso)... mesmo quando ela esta sozinha brincando no quarto dela eu fico com "um olho no padre outro na missa".... acho q o q aconteceu foi uma mistura de cansaço (de todas as partes) + muita coisa para fazer + rapidez da pequena + sei lá o q... (alguém esta sentindo cheiro de culpa?!) 

Vou prestar mais atenção!!!

01 setembro 2011

Papo de mulher - "Regra" e Prolactina

Antes...
O que essa nova cara do blogger??? AMEI-E!!! Dá até um animo novo na pessoa.. uma vontade de escrever e escrever..de visitar.. e blogar... Aprovadíssimo!! só espero que ele dê menos pau do que o antigo!! Acho que vou ali fazer um backup do blog só para me garantir!!! rs!! Isso me lembrou tbm que preciso de uma cara nova para esse cantinho.. esse rosa esta me dando nos nervos!!!
*
Eu sei que chamar menstruação de regra é coisa meio antiga.. mas confesso que acho a palavra tão feia.. hehehe!!

Então.. voltando um pouquinho no tempo... a coisa é meio complicada. Tive cisto que "estourou", deu hemorragia e me fez fazer uma ooferectomia (retirada de um ovário) e salpingectomia (retirada de uma trompa)... depois tive ovário com micro-policistos... uma TPM brabissima, com dor e muita irritação... varias trocas de remédio... Aí resolvemos engravidar...

A médica na época (tive ela e mais outro até chegar no obstetra que fez o parto da Laís) não queria que eu parasse de tomar o remédio até que investigássemos o que tinha acontecido. Eu não quis esperar.. e tbm não voltei mais nela. Meu rosto encheu de espinha pela falta do remédio e a TPm tbm ficou bem mais forte. Agora vejo que isso poderia ter dado mais errado do que certo.. mas deu certo e engravidei 4/5 meses depois. Tudo resolvido?

Depois que Laís nasceu o médico disse que não precisaria me preocupar com os policistos pq, com certeza, a gravidez tinha dado uma equilibrada na coisa (não sei se foi isso q ele disse, mas foi o q eu entendi! rsrs). Eu fique uns 10 meses sem que a menstruação viesse ou desse algum sinal, por menos que fosse, da sua presença. (tão bom! rs!). Quando veio, foi num momento de muito estresse... e acho q foi isso que fez a não tão querida voltar.

Se antes, mesmo com todos os "problemas" o ciclo era certinho, quando voltou foi louquinho. Meses com ciclo mais curto, meses super certinho... e por fim.. para meu inteiro desespero, meses com ciclo maior..... Primeiro o medo de uma nova gravidez num momento não planejado, depois o medo que o problema fosse maior.. fosse um problema de saúde, com o útero ou o ovário.. sei lá.. passam muitas coisas pela cabeça.

Meu querido obstetra/gineco japa é mais difícil do que o presidente, passei meses tentando um consulta e nada. Desisti! Quando eu resolver engravidar de novo bato na porta dele. Mas esses tipo de médico não dá para ir no escuro, né?! fiquei com medo de simplesmente ir em algum de plantão e ficar com mais duvidas ainda... Uma amiga me recomendou um outro japa (um pouquinho mais longe) tão procurado quanto, mas que faz encaixes em sua agenda que são uma mão na roda... rs

Esses Japas são mesmo bons... adorei... saí de lá super-ultra-mega tranquila!!! Ele tbm é obstetra/gineco e entende das coisas. Fui logo contando minha historia e ele ouvindo paciente, mais sem aquela cara de "pamonha que não esta nem aí pro que vc esta dizendo" que muitos médicos fazem... Ele ia me interrompendo para explicar uma coisa ou outra. Nem ficou tão preocupado quando eu acabei de fazer meu "relato" e ficou menos ainda quando eu fechei dizendo que eu ainda amamentava.

Me examinou, disse que esta tudo na mais perfeita ordem e que nem precisaríamos investigar mais a fundo. Que a causa dessas alterações era a produção de Prolactina no meu organismo. Que quando se amamenta com regularidade, em quase 100% dos casos, a regra (por isso eu usei essa palavra no titulo do post) não vem, e quando se prolonga a amamentação a tendência é que não fique regular mesmo. Não sei explicar da forma mais científica, o que entendi e que uma coisa interfere na outra (e o Mister Google já confirmou tudinho!)

A outra noticia boa é que ela não recomenda que eu suspenda a amamentação. Ele disse que a produção tende a diminuir cada vez mais e que a coisa vai indo gradualmente, mas que se eu quiser interromper de uma vez ele passaria um remédio, o que ele não via necessidade. Além disso, disse que as mamas vão ficar menos desiguais com o termino da amamentação, mas que não era coisa para se preocupar naquele momento.

Ai.. gostei.. acho q voou trocar de japa..!! rsrsr
De verdade.. Além de o homem dizer tudo que eu precisava ouvir, me passou muita segurança, o que é fundamental nessa relação médico/paciente.

Achei que seria bom compartilhar isso aqui no meu canto, pq sei q (apesar de todos os estímulos contra) tem muita gente que esta na mesma situação que eu em relação a amamentação prolongada... e pode ser que tudo esteja seguindo normalmente, mas se a coisa der uma variada, ninguém fica se descabelando!! rsrs